Cálculo bicos injetores
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há tava esquecendo
a formula que fiz e a seguinte
bico de 150lbs/h = 1,575ml/m (150 x 10.5 = 1,575)
para saber quantos ml/m ele vai injetar no cilindro ultilizando 80% da capacidade dele a 3bar,e so dividir por 5
o que seria (1,575 / 5 = 315 ml/l) intão esse bico de 150lbs em um minuto ultilizando 80% de sua capacidade injetaria 315ml/m no cilindro
há me repondam tbm se está formula e certa ou não ?
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olha cara essas formulas eu nem analisei, mas na pratica eh bem diferente…
tem mts fatores que geram perdas na vasão, e tb comparar bicos de baixa com de alta impedancia eh complicado, cada um tem um dead time diferente.
fora que as maquinas de limpeza de bicos não são mt precisas no teste de vasão de bicos.
uma coisa eh certa, o fabio usa 8 bicos gigantes desses, mas com certeza não usa nem 70% da vasão total...
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pelo que vi tá certo sim, única coisa que eu estranhei foi a disparidade do bico 100% aberto pra 80%, deu muita diferença. não estou duvidando do seu teste apenas estranhei o resultado.
mas assino embaixo do adriano sushi, as maquinas de tyeste de bicos são muito imprecisas, e o dead time dos bicos influencia muito.
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o que vc descreveu não tem sentido… qdo vc mede o bico todo aberto vc deixa de levar em consideração o deadtime do bico, tempo que ele leva pra abrir e efetivamente entrar em vazão constante, e qdo ele deixa de receber o pulso o tempo que ainda flui alguma coisa de vazão até fechar totalmente...
normalmente o dead time de um bico varia na casa dos 0,8 a 1,2ms
outra coisa... dc de 80% ?... certo..mas qual o período ?
explico...
80% de um período de digamos 100 segundos... ele fica aberto por 80segundos... 0,8ms de dead time num vai mudr praticamente nada no quanto flui de combustivel...
80% de um periodo de digamos 2 ou 3ms ja influencia pacas...
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o que vc descreveu não tem sentido… qdo vc mede o bico todo aberto vc deixa de levar em consideração o deadtime do bico, tempo que ele leva pra abrir e efetivamente entrar em vazão constante, e qdo ele deixa de receber o pulso o tempo que ainda flui alguma coisa de vazão até fechar totalmente...
normalmente o dead time de um bico varia na casa dos 0,8 a 1,2ms
outra coisa... dc de 80% ?... certo..mas qual o período ?
explico...
80% de um período de digamos 100 segundos... ele fica aberto por 80segundos... 0,8ms de dead time num vai mudr praticamente nada no quanto flui de combustivel...
80% de um periodo de digamos 2 ou 3ms ja influencia pacas...
aí vem o problema de pulsa o banco todo simultaneamente. a frequencia dos injetores quando acionados fullgroup é o dobro da rotação do motor, ou seja, com o motor a 6000 rpm, os injetores estao trabalhando a 12000 pulsos/min, ou 200 pulsos/s, o que da um intervalo de 1000/200=5ms entre cada pulso. levando em consideração usar 80% do ciclo apenas 5ms0.80=4ms. levando em consideração uns 0.6ms de deadtime se usar peak and hold, sobram 3.4ms de tempo de injeção realmente util. entao eu calcularia 3.4ms/5ms, o que da 68% da vazão estática. ou seja, se em vazao estática sao 160lbs/h, pulsando a 6000 rpm fullgroup com 80% do ciclo, com deadtime de 0.6ms, vc teria por volta de 160lbs/h0.68=108lbs/h (aproximadamente)
aí ainda tem que ver se as 160lbs/h sao de gasolina. se for, com alcool ja deve cair um pouco a vazao pois o alcool é mais espesso . sobre o metanol nao sei em comparação com a gasolina… acredito que seja mais espesso tambem.
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ah lost, nao sei exatamente como funcionam os bicos, mas levado em conta a parte matematica ao meu ver esta correto, isso ainda desconsiderando qq perda, e trabalhando com uma pressao fixa na linha, acho q por isso q a pressao ainda varia nos carros pelo menos entre lenta e a fase aspirada, sem levar em conta a fase turbo
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aí vem o problema de pulsa o banco todo simultaneamente. a frequencia dos injetores quando acionados fullgroup é o dobro da rotação do motor, ou seja, com o motor a 6000 rpm, os injetores estao trabalhando a 12000 pulsos/min, ou 200 pulsos/s, o que da um intervalo de 1000/200=5ms entre cada pulso. levando em consideração usar 80% do ciclo apenas 5ms0.80=4ms. levando em consideração uns 0.6ms de deadtime se usar peak and hold, sobram 3.4ms de tempo de injeção realmente util. entao eu calcularia 3.4ms/5ms, o que da 68% da vazão estática. ou seja, se em vazao estática sao 160lbs/h, pulsando a 6000 rpm fullgroup com 80% do ciclo, com deadtime de 0.6ms, vc teria por volta de 160lbs/h0.68=108lbs/h (aproximadamente)
aí ainda tem que ver se as 160lbs/h sao de gasolina. se for, com alcool ja deve cair um pouco a vazao pois o alcool é mais espesso . sobre o metanol nao sei em comparação com a gasolina… acredito que seja mais espesso tambem.
full-group seria 1x por volta, não??
acho que a sua estimativa é razoável, mas o resultado deve ser discretamente maior que o esperado, pois a agulha não abre instantaneamente.
mas eu ainda acho melhor pensar do final para o começo…
os 160lbs tão alimentando 600cv @ 6500 rpm (na verdade é um pouco mais) +- numa ft com 95% de duty cycle.
eu só faria uma estimativa diferente, levando em conta um dead-time maior para descontar o efeito da agulha abrir totalmente :
a ft pulsa os bicos a cada volta, correto é então cada pulso aproveita 95% de uma janela de 9,1ms, ou seja, 8,6ms... isso com o dead-time incluso; e sendo bem pessimista, 1,1ms de abertura (aí já nem precisamos levar em conta o tempo q a agulha demora pra abrir 100%).
são 7,5/9,1 = 82,5% da vazão estática (131lbs). como estamos descartando o q vaza qndo a agulha começa a abrir até finalizar a abertura o resultado é um teco menor, mas ainda sim bate com o que vem de potência pela massa de combustível.
graxinha,
vc não pode comparar desse jeito pelo q já explicaram aí. cada bico tem suas características (tempo de abertura, como ele abre etc). se quiser um comparativo mais fiel, descartando esses fatos, só se vc medi-los com 100% de abertura (sem pulsar).
os iwp-115 (1.6/1.8 flex) tem 20.5lbs/h de vazão, e são menores que os iwp043.
ah, temos q levar em conta também a máquina q se mede. máquina com driver de bico vagabundo aumenta significativamente o dead-time e os bicos vazam bem menos, apresentam diferença entre eles, mesmo q estejam perfeitos.
são vários fatores pra se chegar a um resultado coerente e que permitem uma boa comparação
meus 2c...
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ah lost, nao sei exatamente como funcionam os bicos, mas levado em conta a parte matematica ao meu ver esta correto, isso ainda desconsiderando qq perda, e trabalhando com uma pressao fixa na linha, acho q por isso q a pressao ainda varia nos carros pelo menos entre lenta e a fase aspirada, sem levar em conta a fase turbo
é que eu nem considero a hipotese de nao ter um dosador 1/1 mantendo a pressao diferencial constante. pressao fixa = diferencial constante. a pressao que tem que ser levada em consideração é a diferencial…
full-group seria 1x por volta, não??
acho que a sua estimativa é razoável, mas o resultado deve ser discretamente maior que o esperado, pois a agulha não abre instantaneamente.
mas eu ainda acho melhor pensar do final para o começo…
os 160lbs tão alimentando 600cv @ 6500 rpm (na verdade é um pouco mais) +- numa ft com 95% de duty cycle.
eu só faria uma estimativa diferente, levando em conta um dead-time maior para descontar o efeito da agulha abrir totalmente :
a ft pulsa os bicos a cada volta, correto é então cada pulso aproveita 95% de uma janela de 9,1ms, ou seja, 8,6ms... isso com o dead-time incluso; e sendo bem pessimista, 1,1ms de abertura (aí já nem precisamos levar em conta o tempo q a agulha demora pra abrir 100%).
são 7,5/9,1 = 82,5% da vazão estática (131lbs). como estamos descartando o q vaza qndo a agulha começa a abrir até finalizar a abertura o resultado é um teco menor, mas ainda sim bate com o que vem de potência pela massa de combustível.
graxinha,
vc não pode comparar desse jeito pelo q já explicaram aí. cada bico tem suas características (tempo de abertura, como ele abre etc). se quiser um comparativo mais fiel, descartando esses fatos, só se vc medi-los com 100% de abertura (sem pulsar).
os iwp-115 (1.6/1.8 flex) tem 20.5lbs/h de vazão, e são menores que os iwp043.
ah, temos q levar em conta também a máquina q se mede. máquina com driver de bico vagabundo aumenta significativamente o dead-time e os bicos vazam bem menos, apresentam diferença entre eles, mesmo q estejam perfeitos.
são vários fatores pra se chegar a um resultado coerente e que permitem uma boa comparação
meus 2c...
em full-group, o gerenciador deveria pusar o grupo todo pra cada cilindro fazendo admissao, ou seja, 2x por volta do virabrequim. se trabalhar com 1 pulso por volta, voce terá alimentação com intervalo entre o pulso e a admissao diferentes, o que fará com que haja diferença na alimentação de um cilindro pra outro. bom, nao sei como a ft trabalha, mas se for 1 pulso x volta eu considero muito ruim.
duty cycle de 95% é a mesma coisa que 100%, nao se deveria usar mais que 85%
o tempo de abertura de bicos de baixa impedancia, sem o uso de resistores é aproximadamente 0,[email protected]. com o uso de resistores deve sim ir pra proximo de 1ms
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intão galera entendi mais ou menos
mais minha tal duvida e essa q tipo ngm respondeu
eu chego em uma loja e peço bicos de 160lb/h ,ai esse bico em um minuto totalmente aberto dispara 1,6 litros ?
e no caso do iwp043 em um minuto,ele montado no carro dispara 40ml é e em libras esse seria um bico de quantas libras ?
abraços ai a todos
desde de ja obrigado
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um bico de 160lbs/s se 100% aberto deixa fluir 160 libras de gasolina por segundo, isso vai dar algo perto de 1.208g/min.
ml num é medida de vazão… o pessoal que fabrica maquina de limpar bicos que fizeram essa confusão... teria que ser ml/min ou ml/s ou ml/h e medidos 100% aberto que é chamado de vazão estática (q)
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um bico de 160lbs/s se 100% aberto deixa fluir 160 libras de gasolina por segundo, isso vai dar algo perto de 1.208g/min.
ml num é medida de vazão… o pessoal que fabrica maquina de limpar bicos que fizeram essa confusão... teria que ser ml/min ou ml/s ou ml/h e medidos 100% aberto que é chamado de vazão estática (q)
vlw overspeed pelo menos sakei mais um pouco, esses povo aprontam a maior confusão msm
abç vlw