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Cálculo bicos injetores

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  • G Offline
    G Offline
    Graxinha
    escreveu em última edição por
    #3

    há tava esquecendo

    a formula que fiz e a seguinte

    bico de 150lbs/h = 1,575ml/m (150 x 10.5 = 1,575)

    para saber quantos ml/m ele vai injetar no cilindro ultilizando 80% da capacidade dele a 3bar,e so dividir por 5

    o que seria (1,575 / 5 = 315 ml/l) intão esse bico de 150lbs em um minuto ultilizando 80% de sua capacidade injetaria 315ml/m no cilindro

    há me repondam tbm se está formula e certa ou não ?

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    • A Offline
      A Offline
      Adriano Sushi
      escreveu em última edição por
      #4

      olha cara essas formulas eu nem analisei, mas na pratica eh bem diferente…

      tem mts fatores que geram perdas na vasão, e tb comparar bicos de baixa com de alta impedancia eh complicado, cada um tem um dead time diferente.

      fora que as maquinas de limpeza de bicos não são mt precisas no teste de vasão de bicos.

      uma coisa eh certa, o fabio usa 8 bicos gigantes desses, mas com certeza não usa nem 70% da vasão total...

      1 Resposta Última resposta
      • J Offline
        J Offline
        jgl
        escreveu em última edição por
        #5

        pelo que vi tá certo sim, única coisa que eu estranhei foi a disparidade do bico 100% aberto pra 80%, deu muita diferença. não estou duvidando do seu teste apenas estranhei o resultado.

        mas assino embaixo do adriano sushi, as maquinas de tyeste de bicos são muito imprecisas, e o dead time dos bicos influencia muito.

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #6

          o que vc descreveu não tem sentido… qdo vc mede o bico todo aberto vc deixa de levar em consideração o deadtime do bico, tempo que ele leva pra abrir e efetivamente entrar em vazão constante, e qdo ele deixa de receber o pulso o tempo que ainda flui alguma coisa de vazão até fechar totalmente...

          normalmente o dead time de um bico varia na casa dos 0,8 a 1,2ms

          outra coisa... dc de 80% ?... certo..mas qual o período ?

          explico...

          80% de um período de digamos 100 segundos... ele fica aberto por 80segundos... 0,8ms de dead time num vai mudr praticamente nada no quanto flui de combustivel...

          80% de um periodo de digamos 2 ou 3ms ja influencia pacas...

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #7

            o que vc descreveu não tem sentido… qdo vc mede o bico todo aberto vc deixa de levar em consideração o deadtime do bico, tempo que ele leva pra abrir e efetivamente entrar em vazão constante, e qdo ele deixa de receber o pulso o tempo que ainda flui alguma coisa de vazão até fechar totalmente...

            normalmente o dead time de um bico varia na casa dos 0,8 a 1,2ms

            outra coisa... dc de 80% ?... certo..mas qual o período ?

            explico...

            80% de um período de digamos 100 segundos... ele fica aberto por 80segundos... 0,8ms de dead time num vai mudr praticamente nada no quanto flui de combustivel...

            80% de um periodo de digamos 2 ou 3ms ja influencia pacas...

            aí vem o problema de pulsa o banco todo simultaneamente. a frequencia dos injetores quando acionados fullgroup é o dobro da rotação do motor, ou seja, com o motor a 6000 rpm, os injetores estao trabalhando a 12000 pulsos/min, ou 200 pulsos/s, o que da um intervalo de 1000/200=5ms entre cada pulso. levando em consideração usar 80% do ciclo apenas 5ms0.80=4ms. levando em consideração uns 0.6ms de deadtime se usar peak and hold, sobram 3.4ms de tempo de injeção realmente util. entao eu calcularia 3.4ms/5ms, o que da 68% da vazão estática. ou seja, se em vazao estática sao 160lbs/h, pulsando a 6000 rpm fullgroup com 80% do ciclo, com deadtime de 0.6ms, vc teria por volta de 160lbs/h0.68=108lbs/h (aproximadamente)

            aí ainda tem que ver se as 160lbs/h sao de gasolina. se for, com alcool ja deve cair um pouco a vazao pois o alcool é mais espesso . sobre o metanol nao sei em comparação com a gasolina… acredito que seja mais espesso tambem.

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #8

              viajei? alguem concorda? alguem discorda? po, trancar topico sux…

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #9

                ah lost, nao sei exatamente como funcionam os bicos, mas levado em conta a parte matematica ao meu ver esta correto, isso ainda desconsiderando qq perda, e trabalhando com uma pressao fixa na linha, acho q por isso q a pressao ainda varia nos carros pelo menos entre lenta e a fase aspirada, sem levar em conta a fase turbo

                1 Resposta Última resposta
                • 1 Offline
                  1 Offline
                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  aí vem o problema de pulsa o banco todo simultaneamente. a frequencia dos injetores quando acionados fullgroup é o dobro da rotação do motor, ou seja, com o motor a 6000 rpm, os injetores estao trabalhando a 12000 pulsos/min, ou 200 pulsos/s, o que da um intervalo de 1000/200=5ms entre cada pulso. levando em consideração usar 80% do ciclo apenas 5ms0.80=4ms. levando em consideração uns 0.6ms de deadtime se usar peak and hold, sobram 3.4ms de tempo de injeção realmente util. entao eu calcularia 3.4ms/5ms, o que da 68% da vazão estática. ou seja, se em vazao estática sao 160lbs/h, pulsando a 6000 rpm fullgroup com 80% do ciclo, com deadtime de 0.6ms, vc teria por volta de 160lbs/h0.68=108lbs/h (aproximadamente)

                  aí ainda tem que ver se as 160lbs/h sao de gasolina. se for, com alcool ja deve cair um pouco a vazao pois o alcool é mais espesso . sobre o metanol nao sei em comparação com a gasolina… acredito que seja mais espesso tambem.

                  full-group seria 1x por volta, não??

                  acho que a sua estimativa é razoável, mas o resultado deve ser discretamente maior que o esperado, pois a agulha não abre instantaneamente.

                  mas eu ainda acho melhor pensar do final para o começo…

                  os 160lbs tão alimentando 600cv @ 6500 rpm (na verdade é um pouco mais) +- numa ft com 95% de duty cycle.

                  eu só faria uma estimativa diferente, levando em conta um dead-time maior para descontar o efeito da agulha abrir totalmente :

                  a ft pulsa os bicos a cada volta, correto é então cada pulso aproveita 95% de uma janela de 9,1ms, ou seja, 8,6ms... isso com o dead-time incluso; e sendo bem pessimista, 1,1ms de abertura (aí já nem precisamos levar em conta o tempo q a agulha demora pra abrir 100%).

                  são 7,5/9,1 = 82,5% da vazão estática (131lbs). como estamos descartando o q vaza qndo a agulha começa a abrir até finalizar a abertura o resultado é um teco menor, mas ainda sim bate com o que vem de potência pela massa de combustível.

                  graxinha,

                  vc não pode comparar desse jeito pelo q já explicaram aí. cada bico tem suas características (tempo de abertura, como ele abre etc). se quiser um comparativo mais fiel, descartando esses fatos, só se vc medi-los com 100% de abertura (sem pulsar).

                  os iwp-115 (1.6/1.8 flex) tem 20.5lbs/h de vazão, e são menores que os iwp043.

                  ah, temos q levar em conta também a máquina q se mede. máquina com driver de bico vagabundo aumenta significativamente o dead-time e os bicos vazam bem menos, apresentam diferença entre eles, mesmo q estejam perfeitos.

                  são vários fatores pra se chegar a um resultado coerente e que permitem uma boa comparação

                  meus 2c...

                  1 Resposta Última resposta
                  • 1 Offline
                    1 Offline
                    16volts
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    e só completando…

                    sua máquina tá no rol das que tem driver de acionamento vagabundo ou tem algo errado com ela heehhehehe ...

                    o 043 é pra vazar uns 240ml/min @ 3bar aberto

                    flws

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lost
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      ah lost, nao sei exatamente como funcionam os bicos, mas levado em conta a parte matematica ao meu ver esta correto, isso ainda desconsiderando qq perda, e trabalhando com uma pressao fixa na linha, acho q por isso q a pressao ainda varia nos carros pelo menos entre lenta e a fase aspirada, sem levar em conta a fase turbo

                      é que eu nem considero a hipotese de nao ter um dosador 1/1 mantendo a pressao diferencial constante. pressao fixa = diferencial constante. a pressao que tem que ser levada em consideração é a diferencial…

                      full-group seria 1x por volta, não??

                      acho que a sua estimativa é razoável, mas o resultado deve ser discretamente maior que o esperado, pois a agulha não abre instantaneamente.

                      mas eu ainda acho melhor pensar do final para o começo…

                      os 160lbs tão alimentando 600cv @ 6500 rpm (na verdade é um pouco mais) +- numa ft com 95% de duty cycle.

                      eu só faria uma estimativa diferente, levando em conta um dead-time maior para descontar o efeito da agulha abrir totalmente :

                      a ft pulsa os bicos a cada volta, correto é então cada pulso aproveita 95% de uma janela de 9,1ms, ou seja, 8,6ms... isso com o dead-time incluso; e sendo bem pessimista, 1,1ms de abertura (aí já nem precisamos levar em conta o tempo q a agulha demora pra abrir 100%).

                      são 7,5/9,1 = 82,5% da vazão estática (131lbs). como estamos descartando o q vaza qndo a agulha começa a abrir até finalizar a abertura o resultado é um teco menor, mas ainda sim bate com o que vem de potência pela massa de combustível.

                      graxinha,

                      vc não pode comparar desse jeito pelo q já explicaram aí. cada bico tem suas características (tempo de abertura, como ele abre etc). se quiser um comparativo mais fiel, descartando esses fatos, só se vc medi-los com 100% de abertura (sem pulsar).

                      os iwp-115 (1.6/1.8 flex) tem 20.5lbs/h de vazão, e são menores que os iwp043.

                      ah, temos q levar em conta também a máquina q se mede. máquina com driver de bico vagabundo aumenta significativamente o dead-time e os bicos vazam bem menos, apresentam diferença entre eles, mesmo q estejam perfeitos.

                      são vários fatores pra se chegar a um resultado coerente e que permitem uma boa comparação

                      meus 2c...

                      em full-group, o gerenciador deveria pusar o grupo todo pra cada cilindro fazendo admissao, ou seja, 2x por volta do virabrequim. se trabalhar com 1 pulso por volta, voce terá alimentação com intervalo entre o pulso e a admissao diferentes, o que fará com que haja diferença na alimentação de um cilindro pra outro. bom, nao sei como a ft trabalha, mas se for 1 pulso x volta eu considero muito ruim.

                      duty cycle de 95% é a mesma coisa que 100%, nao se deveria usar mais que 85%

                      o tempo de abertura de bicos de baixa impedancia, sem o uso de resistores é aproximadamente 0,6ms@13.8v. com o uso de resistores deve sim ir pra proximo de 1ms

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Graxinha
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        intão galera entendi mais ou menos

                        mais minha tal duvida e essa q tipo ngm respondeu

                        eu chego em uma loja e peço bicos de 160lb/h ,ai esse bico em um minuto totalmente aberto dispara 1,6 litros ?

                        e no caso do iwp043 em um minuto,ele montado no carro dispara 40ml é e em libras esse seria um bico de quantas libras ?

                        abraços ai a todos

                        desde de ja obrigado

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          um bico de 160lbs/s se 100% aberto deixa fluir 160 libras de gasolina por segundo, isso vai dar algo perto de 1.208g/min.

                          ml num é medida de vazão… o pessoal que fabrica maquina de limpar bicos que fizeram essa confusão... teria que ser ml/min ou ml/s ou ml/h e medidos 100% aberto que é chamado de vazão estática (q)

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Graxinha
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            um bico de 160lbs/s se 100% aberto deixa fluir 160 libras de gasolina por segundo, isso vai dar algo perto de 1.208g/min.

                            ml num é medida de vazão… o pessoal que fabrica maquina de limpar bicos que fizeram essa confusão... teria que ser ml/min ou ml/s ou ml/h e medidos 100% aberto que é chamado de vazão estática (q)

                            vlw overspeed pelo menos sakei mais um pouco, esses povo aprontam a maior confusão msm

                            abç vlw

                            1 Resposta Última resposta

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