Coletor tubular pra turbo…
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tava olhando uns coletores tubulares, achei os coletores abaixo…
sendo que este primeiro é o mais caro, mais comprido e com mais curvas, seria este melhor que os curtosó alguem tem experiencia em coletores pode explicar o que levar em conta na hora de comprar um coletor...
ah este primeiro coletor o downpipe sai reto ja no coletor abaixo logo na saida da turnbina o escape teria que fazer uma curva, seria este um fator pra ele ser melhor?
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de olho no topico tava conversando com um amigo ontem mesmo a respeito, das diferença entre coletor de ferro fundido e esses tubular, da pra sentir a diferença? muda em q a pegada?
abçs: jonathan
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de olho no topico tava conversando com um amigo ontem mesmo a respeito, das diferença entre coletor de ferro fundido e esses tubular, da pra sentir a diferença? muda em q a pegada?
abçs: jonathan
+1
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vou falar algo com base no q sempre vi o pessoal buscar e comentar
eu acho q o mais curto possivel, deixando a turbina mais proxima a saida dos gases do motor, pelo calor dos mesmos, e acredito q qnt menos curvas tmb seja melhor
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vou falar algo com base no q sempre vi o pessoal buscar e comentar
eu acho q o mais curto possivel, deixando a turbina mais proxima a saida dos gases do motor, pelo calor dos mesmos, e acredito q qnt menos curvas tmb seja melhor
acho que eh bem porai também, mas tenho dúvida quanto ao tamanho dos tubos de cada cilindro, pois em aspirados/superchargers tende-se a deixar todos os canos com o mesmo tamanho para terem em tese contra-pressões iguais ou parecidas, não sei se no turbo que é pressurizado isso seria interessante, ou o fato de ser mais curto e chegar na turbina mais cedo já seria mais interessante.
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na teoria nunca chegam os gases dos 4 cil juntos pq queimam de 2 em 2, entao nao sei sobre essa questao de ficar com os 4 no mesmo comprimento
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na verdade queima de 1 em 1. 2 cilindros sobem por meia revolução…mas só um está comprimindo para explodir...o outro está empurrando os gases para fora.
o que ele quis dizer, é que com comprimentos iguais de primários, o tempo entre uma budafa e outra no secundário vai ser a mesma, e com menor espaço.
se fizer com comprimentos diferentes, pode acontecer de 2 bufadas chegarem ao mesmo tempo (mesmo não sendo produzidas o mesmo tempo)...e consequentemente passar mais tempo sem bufadas. com isso o fluxo seria prejudicado..já que você vai ter o mesmo diametro de escapamento para gases de 2 cilindros simultaneamente.
eu tenho dúvida quando a carro turbo. em um coletor de escapamento de um turbo, há pressão que pode até ser maior que a gerada pelo turbo na admissão. noste caso, como há compressão dos gases, e uma grande singularidade (turbina do turbocompressor) impedindo os gases fluirem...talvez não exista vantagem em um coletor simétrico.
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a pressao sera maior no escap, pouca coisa a mais q na admissao, pq a wg vai ta la pra igualar as pressoes, ela vai ta ligueiramente maior apenas na subida da pressao, andando me meias cargas nao sei como fica…
é tanto q tem os coletor pulsativos e mono, tem diferencas sim e devem ter suas vantagens tmb
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há o rendimento primeiro da turbina, depois do compressor. ele varia de acordo com o fluxo e pressão diferencial. fora isso há o tamanho da caixa, do eixo..
se você pegar o vídeo do teste da fullpower com algumas turbinas, você vai ver como as vezes a diferença chega próximo de 1 bar (se não estou enganado..postaram aqui no pp uma vez esse vídeo) isso mesmo, 1 bar a mais no escape do que na pressurização. e pode ter certeza que receitas brasileiras de .50 com carcaça quente .36 pioram ainda mais essa característica
e como eu falei, existe o rendimento da turbina.
se você estiver trabalhando com uma pressão alta a ponto de sair muito fora da ilha de rendimentp máximo, mais energia do escape a turbina vai ter que utilizar para gerar a mesma pressão na admissão. a wastegate só vai abrir de acordo com a pressão na admissão…então mesmo com 3bar no escape e 1 bar na admissão (hipotético)..e sua wg ajustada para abrir a 1.5 bar...a wastegate vai estar fechada e suas valvulas de escape vão estar literalmente fritando...fora o motor amarrado...
sacou?
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hummmmm sera q por isso eu fritei a junta entre o coletor e turbina a ponto da turbina ter perdido aperto dos prisioneiros pq simplesmente evaporou a junta
pensando assim, fica uma briga entre socar ar pressurizado pras camaras e tirar os gases das camaras pro escap q no caso ta super pressurizado tmb, nunca tinha parado pra pensar por esse lado, ainda bem q minha turbina é pequena e leve pra girar, eu estava pensando errado, num rendimento tipo 1:1, a diferenca de pressao seria so o atraso na subida da admissao mesmo hehehe
mas pensando pelo lado do comprimento dos canos, acho q deixando todos do mesmo tamanho, vai ser sequencial a chegada da baforada, e continua, ai nao to entendendo o lance dos coletores pulsativos q unem um e outro par de cilindros, cada saida vai dar uma baforada, vai demorar a vir outra, eu nao entendo muito e ficou uma grande duvida em varios aspectos q eu considero muito tecnicos
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se for olhar os carros de arrancadas são todos tubulares e bem longos, mas como dizem que carros de arrancadas são projetos bem diferentes dos carros de rua.
eu usei um tubular da german mas não senti uma diferença.
pelo risco de uma das soldas se soltar e descer pelo escape se encontrando com o eixo e estraçalhando tudo, igual aconteceu comigo acho que não vale a pena. ficaria com um ferro fudido mesmo
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se for olhar os carros de arrancadas são todos tubulares e bem longos, mas como dizem que carros de arrancadas são projetos bem diferentes dos carros de rua.
eu usei um tubular da german mas não senti uma diferença.
pelo risco de uma das soldas se soltar e descer pelo escape se encontrando com o eixo e estraçalhando tudo, igual aconteceu comigo acho que não vale a pena. ficaria com um ferro fudido mesmo
qual coletor de fofo (ferro fundido) você estava usando e não sentiu difrença para o da german?
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hummmmm sera q por isso eu fritei a junta entre o coletor e turbina a ponto da turbina ter perdido aperto dos prisioneiros pq simplesmente evaporou a junta
pensando assim, fica uma briga entre socar ar pressurizado pras camaras e tirar os gases das camaras pro escap q no caso ta super pressurizado tmb, nunca tinha parado pra pensar por esse lado, ainda bem q minha turbina é pequena e leve pra girar, eu estava pensando errado, num rendimento tipo 1:1, a diferenca de pressao seria so o atraso na subida da admissao mesmo hehehe
mas pensando pelo lado do comprimento dos canos, acho q deixando todos do mesmo tamanho, vai ser sequencial a chegada da baforada, e continua, ai nao to entendendo o lance dos coletores pulsativos q unem um e outro par de cilindros, cada saida vai dar uma baforada, vai demorar a vir outra, eu nao entendo muito e ficou uma grande duvida em varios aspectos q eu considero muito tecnicos
no pulsativo voce tem uma area menor para cada dupla de cilindros na turbina e no pequeno secundário do coletor de escape.
no normal, você tem uma área de por exemplo 5cm² para a passagem de cada baforada , supondo o coletor simétrico e uma situação perfeita. no pulsativo, a baforada terá metade da área para passar…dessa forma haverá maior perda de carga distribuída, mas também haverá aceleração dos gases. como velocidade é uma forma de energia...a turbina acaba enchendo um pouco mais rapido. a ilha de rendimento tem uma forma um pouco diferente.
mas como você deve estar imaginando, há uma vantagem em rotações mais baixas...só que em altas, onde o fluxo é muito maior, essa area menor acaba atrapalhando.
coletor pulsativo é bom para o fluxo para o qual ele foi desenvolvido. na maioria dos casos, ele é superdimensionado...sendo muito maior do que o necessário, ja que aqui ninguem sabe calcular nada. dessa forma ele não amarra em alta, mas não mostra todo o seu potencial em baixa rotação...como mostraria se fosse 100% dimensionado.
mesmo superdimensionado, para as nossas turbinas nacionais de eixo pesado e rendimento baixo, acaba sendo bom.
ainda há o fator patada que acaba sendo suavizado...mas aí deixa para a carol, fluff e outros com muita experiencia prática te explicarem mais a fundo..
pessoal aqui (no brasil) escolhe turbina por caixa...até porque não temos os graficos da turbinas nacionais. mas porque holset, kkk, bullzeye e outras são tão melhores que as nacionais de mesmo eixo, rotor, caixas...? rendimento...o formato da pá, o local onde a massa do rotor está concentrada, a propria qualidade da usinagem e rugosidade superficial...isso falando de turbocompressores de mancal hidrodinâmico. ainda tem as roletadas...onde praticamente não há perdas nos mancais, fazendo com que o rendimento geral da turbina seja maior quando ela não tem a força de cisalhamento da camada de óleo.
ahh, sobre sua junta queimar e tal..
tem um cara aí que tem um vectra 2.0 com uma apl240 .42 .48 e escape de 2,5 com uns 3 abafadores. é praticamenete uma junta de coletor de escape por mês. ja tentou a metalica original...agora de cobre..mas não tem jeito aheuahea.
deve tar fritando tudo ali, fora o backpressure no coletor de escape...massss assim como tudo na vida, tem gente que gosta de aprender para não ser enganado, e tem gente que gosta de ser enganado a vida inteira
bom, falei muito...muita besteira...fui
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basicamente:
- quanto mais longo o coletor de escape:
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maior a rotação em que a turbina pega (boost threshold)
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maior a rotação em que aparece o torque máximo e a potencia máxima
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maior o lag da turbina
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menor o calor que vai pra turbina, portanto ela tente a coqueificar menos o óleo (durabilidade maior)
ou seja vc ganha potência, mas perde muito em lag (aumenta barbaridade) e resporta ao acelerador… num carro de pista é válido, num carro de rua nem tanto... um coletor mais curto permite respostas mais rápidas ao acelerador e vc tme potencia mais cedo qdo troca de marcha...
é bom pensar tbm no eixo.. um eixo pesado (como se usa em arrancada) num vai pressurizar em marchas mais baixas..em compensação em marchas mais longas qdo vc troca ele num perde velocidade e tende a vir até mais pressão
qto a igualdade de comprimento, qto mais igual melhor, claro... mas é bom se lembrar que vários carros turbo de fabrica não se preocupam com isso entaum não deve impactar muito em pegada da turbina ou torque em baixa rotação... já em alta é impossivel dizer
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legal…
entao, trocando em miudos o coletor longo aumenta o lag, e dá uma vida util um pouco maior a turbina, e o curto diminui o tempo de resposta da turbina, mas em compensação faz com que ela tenha um desgaste maior comparado ao coletor longo ?
informaçoes bem uteis, com isso já dá pra ter uma noção legal do que levar em conta na hora de escolher o coletor...
valeu
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entao por isso que principalmente no coletor longo as curvas e comprimento dos tubos tem q ser bem calibradas para que os gases de escape cheguem a turbina em boa velocidade e ritmo, já no curto em comparação, nao tem tanta perda de velocidade do fluxo..
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nossa rbsmontemor, q aula….
o meu ta apresentando n problemas, nao fritou mais a junta hehehe to usando uma metalica, vamos ver, eu nao sei qual estava antes, mas nao é possivel q era junta normal hehehe, mas nao duvido, o retorno da turbina ta pegando e marcando o eixo, vou levar na oficina pra tirar a turbina e fazer a retifica, e ai ja montando deixo um acerto razoavel pra ir direto pra um preparador
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estou acompanhando a aula sobre coletores tubulares que os srs estão dando justamente pq entre dezembro e janeiro estarei montando o meu… segue + uma dúvida:
- ainda não foi citado nada sobre o diâmetro dos canos usados no coletor... este fator influenciava muito nos antigos 4x1 p/ aspro que eu andava então consecutivamente deve influenciar no coletor tubular...
alguém tem uma idéia de qual medida usar p/ turbo rua, forjado rua e forjado pista?
abs