Meche eua…
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na guerra da coréia os ianques tomaram um coro em dogfights pois haviam muitos russos pilotando aeronaves coreanas clandestinamente.
tambem há relatos de pilotos mercenários franceses e russos à serviço do egito na guerra dos seis dias.
o su é bom, mas o rafale não perde não hehehe.
o rafale é um baita avião tb, e vem consistentemente abatendo o f18 e o f22 stealth
agora esse sukhoi são simplesmente fodásticos
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então maran, teve rumores tambem de pilotos sovieticos no vietnam, dando sufoco aos f4 e f105… o lance do su é q ele em todos os sentidos mesmo q por pouco é superior aos oferecidos, o 37 do primeiro video é de igual pra igual com o f22 são caças de quinta geraçao, os de quarta geraçao o su 27 vai de igual pra melhor q os f15 o su35 neeeem se fala... e os f18 oferecidos ao brasil é um tosco sem os opcionais que existem na usaf, sendo a mesma coisa pros rafale, e a sukhoi sabendo da idoniedade brasileira ofereceu tudo de ponta com preço camarada... outro detalhe, o unico q consegue cobrir toda costa brasileira sem necessidade de reabastecimento é o su por ex, decola da base de manaus, vai até recife sem precisar parar, um rafale precisaria de uma escala em brasilia, e novamente uma em recife pra poder ter um pouco de autonomia de combate por exemplo... os pilotos da fab são considerados os melhores em termos de proporcionalidade de equipamento isto é, fazem muito tendo pouco, esses sukhois na mao desses caras, com certeza iam fazer estrago, iriamos ter superioridade aerea na america latina que atualmente se encontra na mao da venezuela com os su-30 que é uma versão pelada de exportaçao q a russia ofereceu como unica opçao ao fdp do chavez... e pro brasil tão fazendo um diferencial, mas ngm enxerga ...
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questão é dinheiro, custo de manutenção é o que esta pesando, o su tem um custo de manutenção elevado, tanto quanto dos caças americanos, o que tem o menor custo são os griffin suecos que, apesar de serem aviões novo em projeto (não testados exaustivamente como os demais concorrentes) é o que tem melhor autonomia, melhor custo de manutenção e a embraer precisa de menos custo de automação pra inicio de fabricação desta aeronave.
concordo que os su são muito superiores a todos os outros (f18 não pode nem ser considerado concorrente pela idade, autonomia e capacidade de manobra) mas pense que teremos aviões com uma manutenção inicialmente cara e com a embraer tendo que se adaptar pra construção dos aviões e peças de reposição, alem de que os motores não seram fabricados no brasil e isso tambem pesa contra os russos, pois tem os motores mais caros entre os outros concorrentes
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eu sou suspeito pra falar, adoro os sukhoi. os mig tb são excelentes.
autonomia de voo, capacidade de armamento e manobrabilidade sem iguais. é como um tanque ágil que sabe voar.
os rafale são caros demais pelo pouco que oferecem, e o saab coitado nem pronto ta ainda, além de ser uma formiguinha.
o f18 não é ruim não, é um avião excelente, com maior experiencia em combate de todos. o f22 nem se fala, de igual pra igual com o sukhoi 37 em termos de porte e manobrabilidade e com mais recursos eletronicos, porém custando muitas vezes mais.
a opção do brasil em escolher os rafale foi puramente estratégia comercial. se fosse analisar apenas a questão técnica da coisa, os sukhoi seriam a escolha óbvia.
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o que pega é: a decisão será política, pq quem bate o martelo nessa história é o presidente da república e um dos pesos maiores nessa decisão é a transferência de tecnologia…
neste quesito a proposta da saab é a melhor de todas, e a do f18 é a pior....tem certas tecnologias que eles não transferem nem se o obamis pedir de joelhos, enquanto a saab está disposta até a oferecer umas loiras diliça depravadas com carinha de anjo e umas caixas de absolut pro brasil...a proposta francesa tá mais ou menos no meio do caminho, mas, pelo jeito, não agradou muito a quem vai operar esses aparelhos...
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questão é dinheiro, custo de manutenção é o que esta pesando, o su tem um custo de manutenção elevado, tanto quanto dos caças americanos, o que tem o menor custo são os griffin suecos que, apesar de serem aviões novo em projeto (não testados exaustivamente como os demais concorrentes) é o que tem melhor autonomia, melhor custo de manutenção e a embraer precisa de menos custo de automação pra inicio de fabricação desta aeronave.
concordo que os su são muito superiores a todos os outros (f18 não pode nem ser considerado concorrente pela idade, autonomia e capacidade de manobra) mas pense que teremos aviões com uma manutenção inicialmente cara e com a embraer tendo que se adaptar pra construção dos aviões e peças de reposição, alem de que os motores não seram fabricados no brasil e isso tambem pesa contra os russos, pois tem os motores mais caros entre os outros concorrentes
f18 são excelentes, em manobrabilidade autonomia… porem, enquanto os eua desfrutam de toda tecnologia do mundo em seus f18, eles querem vender pra cá uma versão pelada sem nada, e por um preço nada convidativo, e de baixo custo os suecos não tem nada, alem do porte menor e eficiencia menor tambem... e sobre a embraer, em todos os casos ela ja tem um projeto avançado em pauta... se ela conseguiu automatizar um aviao da decada de 80 como o f5, adaptar o sistema nos ja preparados de fabrica sukhoi seria questão de tempo... por exemplo, um su ja vem de fabrica com o fly by wire praticamente pronto, os f5 a embraer teve q fazer todo sistema do zero... mas o lula ta enfeitiçado pelo sakorzi chupando suas bolas, então acho dificil os su s virem pra cá... nào em funcao de preço de manutençao q é compativel noq eles oferecem, mas sim por meras questões politicas...
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o que pega é: a decisão será política, pq quem bate o martelo nessa história é o presidente da república e um dos pesos maiores nessa decisão é a transferência de tecnologia…
neste quesito a proposta da saab é a melhor de todas, e a do f18 é a pior....tem certas tecnologias que eles não transferem nem se o obamis pedir de joelhos, enquanto a saab está disposta até a oferecer umas loiras diliça depravadas com carinha de anjo e umas caixas de absolut pro brasil...a proposta francesa tá mais ou menos no meio do caminho, mas, pelo jeito, não agradou muito a quem vai operar esses aparelhos...
o problema da saab é que o avião ainda não ta pronto, nunca entrou em combate e não atende as exigências do brasil. pouca capacidade de armamento, baixa autonomia, etc. pode ser bom para um país europeu, não pro brasil que tem esse tamanho todo.
a proposta americana realmente é pobre, descartada de cara. mas a qualidade do avião é indiscutível.
fica então entre rafale e sukhoi. mas ai prevaleceu o acordo comercial mais estreito com a frança.
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o problema da saab é que o avião ainda não ta pronto, nunca entrou em combate e não atende as exigências do brasil. pouca capacidade de armamento, baixa autonomia, etc. pode ser bom para um país europeu, não pro brasil que tem esse tamanho todo.
a proposta americana realmente é pobre, descartada de cara. mas a qualidade do avião é indiscutível.
fica então entre rafale e sukhoi. mas ai prevaleceu o acordo comercial mais estreito com a frança.
a boeing recebeu uma encomenda de mais de 2000 unidades do f18 para a marinha americana…vender 36 pro brasil é troco do pão e seria uma decisão política para eles...
como o brasil tem vários acordos com a frança (comerciais, educacionais, etc.), e o lula pretende fortalecer isso, então o rafale deve ser mesmo o escolhido...
não é uma decisão de todo ruim, já q o rafale é um excelente avião tb, briga junto com os melhores ianques e russos
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eu sou leigo de tudo, mas o que tenho lido por aí é que:
a transferência de tecnologia do grippen não seria total, mesmo pq ele usa várias peças americanas.
os su apresentam alto custo de manutenção porque suas peças não trocadas em unidades, e sim por módulos. pelo que entendi , vou fazer uma analogia tosca, mas é que se estragar a alavanca de seta eles trocam o painel inteiro, encarecendo muito a manutenção. fora que dizem que nem se fizesse um desmanche seria possível aproveitar nada, é tudo meio que descartável. outra coisa que andei lendo é que essa manobrabilidade toda dos su hj em dia valem muito pouco, já que nos combates de hj é quase não existe dogfight.
o rafale andou dando pau nos raptor e nos eurofighter naquelas simulações práticas, e os eua ficaram transtornados e querem pq querem abrir a caixa de pandora do caça francês.
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manobrabilidade e autonomia são cruciais em um avião de caça, existem inclusive manobras do su para desviar de misseis, e se o oponente tiver atras, passar a ficar a frente dele… o sukhoi cuja manutençao é excessivamente cara é o 37 e o 32 o 47 não conheço o bastante pra dizer. diga-se de passagem o 32 é ar ar, ar terra bem versatil viabilizando sua operação. os europeus foram feitos para europa, dá um peito em amsterdã sente o cheiro em berlim, aqui o buraco é mais embaixo, sofremos com os beberrões mirage e os ultrapassados f5... sobre o a4 vo nem comentar...
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detalhe, a russia faz combate entre eles, certa vez vi um ás russo dando taca num novato, ambos de su-35, o ás, executou a mesma manobra do video 1 aos 30s parece boba mas ele subiu, virou com o leme, o cara passou reto feito um foguete achando q ele fosse subir, ele quase q imediatamente contornou a manobra e voltou a subir pegando ele fazendo a curva lá encima, desesperado ele tentou fazer um purgachev cobra (inicia um looping e para dando cambalhota) e foi abatido … quem conhece aviaçao sabe o quão complexo e dificil fazer isso sem estolar ou entrar em parafuso em seu proprio eixo... ta certo q os combates de caças de quinta geraçao se baseiam a distancia, porem alem do sukhoi 35 e 37 terem essa capacidade, se chegarem a se enfrentar cara a cara com um f22 ou f35 coisa q nas simulaçoes ocorreram varias situaçoes... game over. o soda é saber q se hoje fosse iniciado um conflito contra a venezuela por ex, ela teria total superioridade aerea pcausa dos seus su-30mk.
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capacidade de manobra se faz necessario não só pra dogfight, mas pra se livrar de situações onde o armamento é disparado a distancia, o caça percebe que esta sendo alvejado por algum missil termoguiado ou teleguiado disparado por outro caça, as vezes pra se livrar de baterias anti-aereas tambem
f18 são excelentes, em manobrabilidade autonomia… porem, enquanto os eua desfrutam de toda tecnologia do mundo em seus f18, eles querem vender pra cá uma versão pelada sem nada, e por um preço nada convidativo, e de baixo custo os suecos não tem nada, alem do porte menor e eficiencia menor tambem... e sobre a embraer, em todos os casos ela ja tem um projeto avançado em pauta... se ela conseguiu automatizar um aviao da decada de 80 como o f5, adaptar o sistema nos ja preparados de fabrica sukhoi seria questão de tempo... por exemplo, um su ja vem de fabrica com o fly by wire praticamente pronto, os f5 a embraer teve q fazer todo sistema do zero... mas o lula ta enfeitiçado pelo sakorzi chupando suas bolas, então acho dificil os su s virem pra cá... nào em funcao de preço de manutençao q é compativel noq eles oferecem, mas sim por meras questões politicas...
o f18 que seriam vendidos ao brasil são todos da primeira linha (hornet) ainda com radares mecanicos e motor menos potente, por isso os eua dizem que estão abrindo mão da tecnologia e que poderiam passar (ainda assim não toda) 90% da tecnologia de construção e armamento do caça. os f18 que os eua usam são os superhornet com radares eletronicos, motores mais potentes e caracteristicas stealth. o gripen é de todos o mais barato em custo de manutenção sim, a diferença que ele ainda é um projeto e a suecia tem interesse de que a embraer ajude no desenvolvimento da aeronave, justamente pela capacidade da embraer de criar tecnologia para caças que são proprias e não copias de tecnologias já existentes, so que a embraer não tem interesse em ainda ter que desenvolver tecnologia pra um avião que nem testado ainda foi (leia-se: testado=combate, não necessariamente em guerra de fato) e o sukoy tem esse problema que o maran mencionou e isso o encarece em termos de manutenção.
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eu sou leigo de tudo, mas o que tenho lido por aí é que:
a transferência de tecnologia do grippen não seria total, mesmo pq ele usa várias peças americanas.
os su apresentam alto custo de manutenção porque suas peças não trocadas em unidades, e sim por mÓdulos. pelo que entendi , vou fazer uma analogia tosca, mas é que se estragar a alavanca de seta eles trocam o painel inteiro, encarecendo muito a manutenção. fora que dizem que nem se fizesse um desmanche seria possível aproveitar nada, é tudo meio que descartável. outra coisa que andei lendo é que essa manobrabilidade toda dos su hj em dia valem muito pouco, já que nos combates de hj é quase não existe dogfight.
o rafale andou dando pau nos raptor e nos eurofighter naquelas simulações práticas, e os eua ficaram transtornados e querem pq querem abrir a caixa de pandora do caça francês.
o rafale dá pau consistentemente nos f22 e f18 em exercícios, é por isso q eles estão doidos
outra coisa a se considerar é q o interesse é ter um avião mais versátil, que sirva pra missões de bombardeio e caça…se fosse pra comprar um interceptador puro o sukhoi era a melhor alternativa
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o rafale dá pau consistentemente nos f22 e f18 em exercícios, é por isso q eles estão doidos
outra coisa a se considerar é q o interesse é ter um avião mais versátil, que sirva pra missões de bombardeio e caça…se fosse pra comprar um interceptador puro o sukhoi era a melhor alternativa
onde vc viu isso? que eu saiba, os rafale são apenas razoáveis, abaixo dos f18 e f22.
mas independente de qqr coisa, precisamos de caças apenas para abater teco-teco de traficante que sobrevoa a amazônia. acho que nunca vamos entrar em guerra. e se for pra entrar, vamos tomar caramba de qqr jeito.
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rafale ta enquadrado em caça de quarta geraçao… su-37 e 47 f22 e f35 são caças de quinta geraçao... o problema muitas das vezes é o piloto...
e a sukhoi tem os frogfoot 25 e os 32 ar terra e ar ar sendo o 32 sem comentarios... um bomber com manobrabilidade de multirolefighter...
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onde vc viu isso? que eu saiba, os rafale são apenas razoáveis, abaixo dos f18 e f22.
mas independente de qqr coisa, precisamos de caças apenas para abater teco-teco de traficante que sobrevoa a amazônia. acho que nunca vamos entrar em guerra. e se for pra entrar, vamos tomar caramba de qqr jeito.
pra isso temos o emb-314 super tucano, considerado o avião com motor a explosão mais rapido do mundo
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um pais precisa de uma força armada, os teco teco ja temos aeronaves projetadas para isso…
pra isso temos o emb-314 super tucano, considerado o avião com motor a explosão mais rapido do mundo
cara o super tucano é um turboelice, motor pratt & whitney 700shp…
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um pais precisa de uma força armada, os teco teco ja temos aeronaves projetadas para isso…
cara o super tucano é um turboelice, motor pratt & whitney 700shp...
ops, desculpe, erro meu.
de qualquer forma é um avião pequeno, movido a helice e que tem capacidade suficiente pra por abaixo qualquer avião (fora os caças a jato) que invada nosso espaço aereo.
ahhhh e ele tem 1600hp
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leonardo, os rafale são melhores que os su, e tem maior capacidade de vôo oque seria ideal levando em conta o tamanho no país, se você quiser se informar mais, fala ae.
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leonardo, os rafale são melhores que os su, e tem maior capacidade de vôo oque seria ideal levando em conta o tamanho no país, se você quiser se informar mais, fala ae.
rafale melhor que sukhoi? mas nem em sonho. basta procurar pelo projeto fx e fx2 no site da defesanet.