Bateria no porta-malas
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procurei topicos sobre esse assunto mas nao encontrei, alguem sabe qual bitola de cabo usar pra colocar a bateria no porta malas?? deve ser mais grosso que o cabo original??
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procurei topicos sobre esse assunto mas nao encontrei, alguem sabe qual bitola de cabo usar pra colocar a bateria no porta malas?? deve ser mais grosso que o cabo original??
sim, tem que ser mais grosso que o original pra evitar de ter perdas.
agora o quanto mais grosso, nao faco ideia.
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quem determina o diametro dos cabos é mto mais a voltagem x corrente doque o comprimento.
só observar os fios que vão de uma cidade a outra nas torres: são relativamente finos em função da elevadissima tensão que trabalham, apesar da corrente ser enorme ( chegam até a roncar ) mas fosse pelo comprimento seriam mto mais grossos doque são.
pelo certo pelo errado, um cabo um pouco mais grosso não vai fzer mal algum.
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nesse link tem as informações: http://carsom.blogspot.com/2007/03/importncia-e-dimensionamento-de-cabos.html
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eu usava bateria na frente com amplificador de som na mala, usava cabo com bitola 8 (pra um amplificador de 300w rms) por recomendação do instalador, por causa do aquecimento, quando em uso, com bitola maior ele esquentava menos e usando o som no talo, o cabo so ficava morno.
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o dimensionamento correto leva em consideração 2 coisas:
1 - corrente suportada em caso de curto circuito já que é impossivel usar um fusível, mas como vc já sabe a bitola original do cabo, basta ter certeza de que o cabo novo nunca será igual ou menor pois a corrente de curto é a mesma (exceto se vc trocar a bateria)
2- perda de tensão, como o cabo é maior a perda de tensão é maior, vi uma pick-up que colocou a bateria no porta-malas, ai o motor de arranque ficava pesado (principalmente na partida), o dono comprou uma de caminhão de 120ah e mesmo assim a partida ainda ficava dificil, só resolveu quando usou cabos bem mais grossos.
tipicamente r = p x l/a assim p ( rô em grego) é a resistividade do fio, pra um de cobre vc pode considerar algo na casa dos 0,018
digamos que os cabo positivo tenha 5 metros contra 0,5m do cabo original, para que a perda de tensão seja a mesma vc precisa aumentar 10x a bitola do fio
r¹ = r², portanto l¹/a¹ = l²/a² , substituindo-se 0,5/a¹ = 5/a² , a²/a¹ = 10 ou seja a área deve ser multiplicada por 10, na pratica isso acaba sendo impossivel ai vc precisa usar cabos o mais grossos possivel e ainda usar uma bateria com maior capacidade, pois assim durante a partida a tensão não cai até um valor que o motor não consigua se autosustentar e iniciar a marcha lenta.
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http://www.cofimet.com.br/tabelas/cobrenu.htm
segundo essa tabela, qto maior a espessura menor a resistência, entendam que os elétrons fluem pelo cabo, quanto maior o diâmetro, menor a resistência, ou maior o fluxo…
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http://www.cofimet.c…las/cobrenu.htm
segundo essa tabela, qto maior a espessura menor a resistência, entendam que os elétrons fluem pelo cabo, quanto maior o diâmetro, menor a resistência, ou maior o fluxo…
e menor resistencia significa menor aquecimento do cabo que significa que o cabo não vai incendiar o seu carro se a bateria for muito exigida
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eu uso 25mm pra ligar uma bateria na outra, sendo uma no cofre e outra na mala.