Taxa x combustivel
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não é a melhor coisa a se fazer…
explico, para render bem no gnv vc precisa ter bastante ponto, o que pode ser feito no chip, porém com taxa+ponto a mistura na camara fica mais quente e por isso precisa de mais combustivel para mantê-la fria...
minha sugestão é, se for taxar use o arquivo pra conversão normal e mais um dosador com 1bar a mais... lembre-se de que o que traz economia num é menos combustivel, é melhor rendimento do combustivel injetado...e isso se dá nem sempre com mistura mais pobre que a estequiométrica...
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estou pensando em taxar o motor do meu carro pra ganhar um folego no gnv, aproveitaria pra passar pro alcool (trocando bomba de combustivel pra de um c4/307 flex e remapeando a i.e) dai veio uma duvida, posso fazer a i.e injetar menos combustivel (alcool) pra ter mais economia ?
so com mais taxa eu já teria um ganho de potencia, correto é (meu carro tem taxa de 10.1:1, pretendo usar 13.5:1) diminuindo a quantidade de combustivel injetado, manteria a potencia original e ganharia no consumo ?
amigo, a primeira coisa que voce tem que entender é que, adiantando o ponto de ignição voce vai melhorar o consumo pelo simples fato de aproveitar melhor a queima com gnv. a queima desse combustivel é mais lenta, portanto precisa de mais ponto pra explosão ocorrer no tempo correto. para ter idéia, quando andei com gnv em um ap 2.0 mi gasolina original, usava 15 graus de avanço no alcool e 18 no gnv. se voce taxar o motor em 35% conforme escrito, não é necessario avançar o ponto e a relação dos combustiveis alcool e gnv são proximas. para uma conversão correta para alcool voce precisa de pelo menos 35 a 40% a mais de alcool do que em relação a gasolina, isso pode ser feito aumentando a vazão dos bicos ou a pressão da linha, e se seu kit gnv tiver o recurso de variador de avanço voce terá de programar ele para um menor avanço quando o uso do gnv, pois com taxa maior o motor fica mais fragil a batidas de pino.
outra coisa, com essa taxa, e gnv que tem resistencia dielétrica bem maior que gasolina, voce terá que fechar mais ainda o gap das velas como todo manual de gnv recomenda, ou adotar uma ignição de alta potencia para essa pressão maior nas camaras.
eu não abriria esse motor, tentaria melhorar a regulagem dele mantendo o miolo original, só de acertar o ponto voce vai ganhar bastante e desempenho e economia.
abraços
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estou pensando em taxar o motor do meu carro pra ganhar um folego no gnv, aproveitaria pra passar pro alcool (trocando bomba de combustivel pra de um c4/307 flex e remapeando a i.e) dai veio uma duvida, posso fazer a i.e injetar menos combustivel (alcool) pra ter mais economia ?
so com mais taxa eu já teria um ganho de potencia, correto é (meu carro tem taxa de 10.1:1, pretendo usar 13.5:1) diminuindo a quantidade de combustivel injetado, manteria a potencia original e ganharia no consumo ?
andre,
reitero o que o vasco soliani disse, e insisto que vc invista num amplificador de ignicao.
tive um santana gasolina/gnv.
antes da ignicao (aquela que é ou era proibida citar aqui) o carro era xoxo no gnv (motor 2.0 + cambio automatico sem variador de avanco).
depois da ignicao, o carro pra mim era tao bom quanto a gasolina.
era muito tesao de dirigir.
gnv deveria ser obrigatorio ter alguma especie de amplificador de faisca.
e pela taxa que vc quer colocar, já vai ficar bem proximo de ser obrigatorio mesmo.
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andre,
reitero o que o vasco soliani disse, e insisto que vc invista num amplificador de ignicao.
tive um santana gasolina/gnv.
antes da ignicao (aquela que é ou era proibida citar aqui) o carro era xoxo no gnv (motor 2.0 + cambio automatico sem variador de avanco).
depois da ignicao, o carro pra mim era tao bom quanto a gasolina.
era muito tesao de dirigir.
gnv deveria ser obrigatorio ter alguma especie de amplificador de faisca.
e pela taxa que vc quer colocar, já vai ficar bem proximo de ser obrigatorio mesmo.
não é proibido indicar nenhum produto, o que é proibido na verdade é falar mau de algum produto, ou fazer comparações de forma a desmerecer algum concorrente.
não existe mais bloqueio no forum e a ignição que uso é a cm plus da cm racing.
eu usava 1,2 mm de gap no gnv com 10:1 de taxa (gasolina original) e 15° de ponto inicial, lembando que gap original é 0,8 e com gnv manda fechar pra 0,7. o carro era muito bom mesmo no gnv, na gasolina grilava, por isso já abri os bicos na epoca pra andar com alcool.
hoje é alcool puro, 14,3:1 de taxa, velas bpr7eix e 1 mm de gap, sem a ignição falha bastante acima das 4.000 rpm, pra não dizer que o motor morre.
abraços
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não é proibido indicar nenhum produto, o que é proibido na verdade é falar mau de algum produto, ou fazer comparações de forma a desmerecer algum concorrente.
não existe mais bloqueio no forum e a ignição que uso é a cm plus da cm racing.
eu usava 1,2 mm de gap no gnv com 10:1 de taxa (gasolina original) e 15° de ponto inicial, lembando que gap original é 0,8 e com gnv manda fechar pra 0,7. o carro era muito bom mesmo no gnv, na gasolina grilava, por isso já abri os bicos na epoca pra andar com alcool.
hoje é alcool puro, 14,3:1 de taxa, velas bpr7eix e 1 mm de gap, sem a ignição falha bastante acima das 4.000 rpm, pra não dizer que o motor morre.
abraços
não sabia que tinham abolido a censura
mas andre, a ideia é essa mesma.
o importante nesse seu projeto é instalar um amplificador de faisca.
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a problematica toda é que esse carro não usa bobina e sim uma caixa comutadora que serve como bobina e distribuidor recebendo o sinal da i.e, dai não saberia como usar um amplificador.
no caso das minha velas, já estão com gap 0.6 e variador de avanço, no gnv ele é otimo, a perda de rendimento é percepitivel, mas não é inaceitavel, parece mais um 1.6 8v (ele é 1.8 16v) mas sem o arranque vigoroso dos 8v.
na gasolina nem se fala, é uma maravilha, mas a minha vontade seria transformar pra alcool por causa de na taxa ganharia um gas a mais no gnv, mas manteria, no alcool, com mais ou menos a mesma potencia que original na gasolina, so que com um pouco mais de economia, algo perto do que se gasta na gasosa.
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a problematica toda é que esse carro não usa bobina e sim uma caixa comutadora que serve como bobina e distribuidor recebendo o sinal da i.e, dai não saberia como usar um amplificador.
no caso das minha velas, já estão com gap 0.6 e variador de avanço, no gnv ele é otimo, a perda de rendimento é percepitivel, mas não é inaceitavel, parece mais um 1.6 8v (ele é 1.8 16v) mas sem o arranque vigoroso dos 8v.
na gasolina nem se fala, é uma maravilha, mas a minha vontade seria transformar pra alcool por causa de na taxa ganharia um gas a mais no gnv, mas manteria, no alcool, com mais ou menos a mesma potencia que original na gasolina, so que com um pouco mais de economia, algo perto do que se gasta na gasosa.
entra em contato com o pessoal da techrace e ve se tem modulo pro teu carro.
a proposito, qual o carro/modelo ?
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peugeot 306 sedan 1.8 16v ano 2001 gasolina motor xu7jp4
cara, vi a peça pelo google.
é uma bobina (diferente, mas é.)
nao tem muito o que discutir.
ela recebe o sinal e dispara a centelha (como faz, nao importa).
certeza absoluta que tem um modulo amplificador pro seu caso.
abraco
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já não recomendo o modulo da techrace, tive grandes problemas com ele… inclusive problemas com o suporte tecnico, que ficou com meu modulo mais de um mes largado lá na bancada sem nem sequer olhar pra ele...
ai fiquei puto com eles, e liguei brigando. nisso falaram que estava pronto. no fim das contas o modulo voltou pra mim com o mesmo defeito. e ainda por cima queimou a saida de ignição da minha pandoo.
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peugeot 306 sedan 1.8 16v ano 2001 gasolina motor xu7jp4
tenho certeza que a cm racing tem essa ignição, entra na pagina deles e pede mais informações.
não tem mistério, é muito simples de instalar, mais baratas que as concorrentes importadas e de lambuja voce consegue varias dicas sobre praparação na empresa. a unica dificuldade, alias é trabalho, não dificil, é fazer o isolamento correto dos cabos, chupetas e velas, pois a ignição é muito forte, e se não isolar é natural que tenha fugas de corrente. tech race prefiro não comentar pois nunca usei, a plus eu tenho a dois anos e recomendo.
abraços
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é ai que esta o problema, isolamento, porque as velas desse carro ficam bemmmmmmmm no fundo do cabeçote, tive que comprar duas chaves pra sacar velas e soldar uma na outra pra conseguir tira-las, teria que usar esse amplificador e mais cabos, sendo que os cabos teriam que já vir de fabrica bem isolados pois não entrariam no compartimento das velas.
no caso dos amplificadores do cm, sei lá, nada contra ele muito menos quero criar confusão, mas de tanto que eu li a respeito, ate do pos-venda, fico com receio de ter algum problema e não ser bem atendido, acabo preferindo pagar mais caro e ter um atendimento completo.
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no caso dos amplificadores do cm, sei lá, nada contra ele muito menos quero criar confusão, mas de tanto que eu li a respeito, ate do pos-venda, fico com receio de ter algum problema e não ser bem atendido, acabo preferindo pagar mais caro e ter um atendimento completo.
é só fazer como ele pede pra fazer que não tem erro e o que ele fala sempre é a verdade, mas as vezes a verdade dói, hehehe
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É só fazer como ele pede pra fazer que não tem erro e o que ele fala sempre é a verdade, mas as vezes a verdade dói, hehehe
sinceramente, ameaçar meter bala em alguém que divulga as fotos do sistema dele cheio de pedras (pelo menos foi o que falaram uma vez, aliás todo mundo fala deste cara), num acho quie seja bem o motivo que o pessoal fala mal dele. numa boa confio mais no bin ladem do que no equipamentos do cm,
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sinceramente, ameaçar meter bala em alguém que divulga as fotos do sistema dele cheio de pedras (pelo menos foi o que falaram uma vez, aliás todo mundo fala deste cara), num acho quie seja bem o motivo que o pessoal fala mal dele. numa boa confio mais no bin ladem do que no equipamentos do cm,
zé, é tudo uma questão de colocação, como voce mesmo disse, ouviu falar que o pessoal disse . antes de comprar a cm plus a dois anos pesquisei na net e a primeira vez que troquei e-mail com o cezar, fui com um pouco de receio em função de todos os ouvi dizer , e tudo mais que está na net.
já conversei com ele varias vezes, inclusive sobre parte fisica do motor, e não ignição que é o que ele vende, e sempre foi muito prestativo. o que posso dizer é que, em materia de ignição, ele conhece muito, e não é esse bicho de sete cabeças que o povo pinta.
mas voltando ao assunto de taxar o motor, só indicamos a maior dificuldade de centelhar, e a necessidade de um sistema de ignição mais forte que o original, afinal ele quer crescer 35% a taxa, e usar alcool e gnv, que tem resistencia dielétrica muito maior que a gasolina. indiquei o produto que uso, e só tenho opinião daquilo que uso, nunca fui atraz de estórias.
abraços