Avaliação “ kawasaki ninja 300 2014
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fotos: eduardo azeredo
a kawasaki ninja 300 é uma moto que me proporcionou agradáveis surpresas desde o início, pois tinha a expectativa de encontrar simplesmente uma versão melhorada da antecessora ninja 250r, mas as mudanças encontradas foram muito além do que imaginei e encontrei praticamente um projeto diferente, muito melhor e que mostra com propriedade a que veio, desbancando sem medo a concorrência atual no mercado nacional.
dotada de motor 296 cm³ com 2 cilindros, gerando 39 cv de potência a 11.000 rpm e 2,8 kgf.m de torque a 10.000 rpm, e câmbio de 6 marchas com trocas precisas, a pequena esportiva oferece ao piloto um comportamento nervoso, com pouquíssima vibração, que começa a mostrar todo seu potencial a partir dos 6-7 mil giros, chegando facilmente aos 150 km/h, com performance invejável que leva até próximo dos 200 km/h, mas a estrutura é magrela e não dá tanta segurança para que o piloto queira voar baixo.
a 300 trabalha melhor em alta rotação, com isso deixou a desejar um pouco em algumas retomadas, exigindo redução de marcha pra conseguir elevar rapidamente o giro e retomar o embalo.
o consumo durante os testes oscilou entre 20,7 km/l e 24,7 km/l, dependendo da tocada, que é muito bom diante da performance que a máquina tem com seu valente motor. associando à capacidade de 17 litros de gasolina no tanque, temos uma boa autonomia para viagens.
o modelo testado foi a versão sem freios abs, com disco duplo na dianteira e disco único na traseira, mas se comportou muito bem, com frenagens seguras, mesmo em situações de acionamento mais brusco. tive a oportunidade de pilotar também a versão com abs e os ganhos são excelentes em relação à segurança e qualidade da frenagem.
na estrada fiquei muito satisfeito com a performance em curvas. a pequena exibe um jogo de cintura invejável pela sua ciclística muito bem elaborada, e bom conjunto de suspensão, mas há um limitador, por culpa da própria kawasaki, que é o jogo de pneus que vem de fábrica. tenho certeza de que com pneus melhores, com mais aderência, que acompanhem o rendimento da moto, permitiriam mostrar todo o potencial escondido nesse belo projeto.
seu comportamento no uso urbano foi fantástico, pois justamente por ser levinha, pesando apenas 172 kg, e com boa manobrabilidade, se sai bem nos corredores, com grande agilidade e versatilidade. sendo uma ótima opção inclusive pra encarar o trânsito do dia-a-dia.
a ninjinha tem design é imponente, agressivo, com faróis duplos e linhas que remetem às grandes esportivas da marca. o painel de instrumentos é bonito, bem distribuído e com fácil leitura, evidenciando o grande conta-giros analógico na parte central e o velocímetro nos instrumentos digitais.
o conforto é um ponto onde não houve tanta evolução em relação à versão 250, pois continua com a mesma posição, tanto para o piloto quanto para a garupa, que é confortável, mas bastante limitada quanto à possibilidade de ajustes. não consegui, por exemplo, colocar os manetes de freio e embreagem na posição ideal para a minha altura, além dos bancos serem pequenos e duros. somando tudo a fazem uma motocicleta desconfortável para trajetos mais longos.
quem for pegar uma pode escolher entre as cores lime green, ebony, pearl white ou special edition e desembolsar r$ 17.990,00 na versão sem abs ou r$ 19.990,00 na versão com abs, preço sugerido pela fábrica, sem frete, para motos 2013.
em resumo a kawasaki ninja 300 é uma ótima opção para quem quer ter sua primeira esportiva. uma moto valente, que se destaca com sobra diante das concorrentes, oferecendo design diferenciado, excelente desempenho, bom conforto e alta performance, dentro das suas possibilidades, para encarar uma cidade, estrada ou pista.
*ficha técnica:
motor: 4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida
cilindrada: 296 cc
diâmetro x curso: 62,0 x 49 mm
taxa de compressão: 10,6:1
sistema de válvulas: dohc, 8 válvulas
potência máxima: 29 kw (39 cv) / 11.000 rpm
torque máximo: 27 n¢m (2,8 kgf¢m) / 10.000 rpm
sistema de combustível: injeção eletrônica
sistema de ignição: digital
sistema de partida: partida elétrica
sistema de lubrificação: lubrificação forçada (cárter úmido)
transmissão: 6 velocidades
sistema de acionamento: corrente de transmissão
relação de redução primária: 3,087 (71/23)
relação da 1ª marcha: 2,714 (38/14)
relação da 2ª marcha: 1,789 (34/19)
relação da 3ª marcha: 1,409 (31/22)
relação da 4ª marcha: 1,160 (29/25)
relação da 5ª marcha: 1,000 (27/27)
relação da 6ª marcha: 0,857 (24/28)
relação de redução final: 3,000 (42/14)
sistema de embreagem: multidisco, em banho de óleo
tipo de quadro: tubular em aço de alta elasticidade
inclinação / trail: 27° / 93 mm
suspensão dianteira: garfo telescópico de 37 mm
suspensão traseira: uni-trak com amortecedor a gás e com pré-carga da mola ajustável em 5 níveis
curso da suspensão dianteira: 120 mm
curso da suspensão traseira: 132 mm
pneu dianteiro: 110/70-17m/c (54s)
pneu traseiro: 140/70-17m/c (66s)
freio dianteiro: disco de 290 mm em formato margarida e pinça de pistão duplo
freio traseiro: disco de 220 mm em formato margarida e pinça com pistão duplo
ângulo de direção (esq. / dir.): 35° / 35°
dimensões c x l x a: 2.015 mm x 715 mm x 1.110 mm
distância entre eixos: 1.405 mm
distância do solo: 140 mm
altura do assento: 785 mm
capacidade do tanque: 17 litros
peso em ordem de marcha: 172 kg / 174 kg (abs)*dados do fabricante