Ignição: voltagem ou amperagem?
-
pessoal … conversando com um amigo, foi levantada a questão: o que é mais importante para o motor? voltagem ou amperagem? essa dúvida apareceu ao pesquisar bobinas e notar que algumas, jogam a voltagem para o alto e a amperagem nao sobe tanto. já em outras, acontece o contrário ... a amperagem sobe em uma proporção muito maior do que a voltagem.
e ai ... o que vale priorizar? voltagem ou amperagem?
valeu
-
então, pra começar não é amperagem, e sim corrente…
bobina gera energia... milijoule... corrente é outro departamento...
quanto mais tensão, mais fácil se obtem a faísca, ou seja, pode se usar um gap maior na vela ou pressões maiores na camara...
potência (milijoules) está relacionado com o tempo de duração dessa faísca, ou seja, quanto mais milijoules, mais tempo a faísca permanece, tendo uma melhor queima...
ou seja, os dois parâmetros tem o seu valor e os dois não podem ser desconsiderados... porém, de nada adianta uma bobina de 60kv e usar um gap de 0,8 num motor aspirado... nesse caso vale mais ter muitos milijoules para ter uma faísca maior do que tensão alta....
-
opa … ok vamos usar o termo certo então ... corrente
para tornar a conversa um pouco mais tangível, vamos tomar como base as duas bobinas abaixo:
http://www.summitracing.com/parts/msd-8261/
http://www.summitracing.com/parts/maa-29440/
a que tem o pico de voltagem maior (mallory), tem o pico de corrente menor. a outra (msd), é o contrario. o pico de voltagem é menor e o pico de corrente é absurdamente maior.
ai fica a questao: são bobinas para aplicações diferentes, onde cada uma se sobressai em uma determinada situação?
o ponto em que temos que analisar o tempo de permanência da centelha e a indultância, é ok.
um ponto que eu notei que é bem discrepante entre as bobinas em questão, é a resistência. seria por causa disso, que esta bobina permitiria uma voltagem maior de trabalho?
-
então, pra começar não é amperagem, e sim corrente…
bobina gera energia... milijoule... corrente é outro departamento...
quanto mais tensão, mais fácil se obtem a faísca, ou seja, pode se usar um gap maior na vela ou pressões maiores na camara...
potência (milijoules) está relacionado com o tempo de duração dessa faísca, ou seja, quanto mais milijoules, mais tempo a faísca permanece, tendo uma melhor queima...
ou seja, os dois parâmetros tem o seu valor e os dois não podem ser desconsiderados... porém, de nada adianta uma bobina de 60kv e usar um gap de 0,8 num motor aspirado... nesse caso vale mais ter muitos milijoules para ter uma faísca maior do que tensão alta....
ok … entao pelo o que você esta falando, pouco importa o pico de corrente que uma bobina pode chegar? mesmo as bobinas tendo valores tão discrepantes, eu posso descosiderar este ponto? o que importa é apenas a voltagem?
-
xiiii.. essa turma daqui gosta de assuntos polêmicos
o que eu penso. posso até estar errado, e certamente estou e se estiver, me corrijam
a tensão está ligada ao tamanho do arco voltaico. isto é, ao gap das velas.
a corrente está ligada à quantidade de energia que passa nesse arco voltaico.
já levou um choque por eletricidade estática? já viu que gera uma faísca? ela é gerada porque a tensão é alta.
mas já percebeu que o tranco desse choque é pequeno? porque a corrente é baixa.
nesse caso, para um gap de vela maior, você precisa de mais tensão. assim, faz um arco voltaico maior.
mas se a corrente for baixa, você não terá tanta potência (elétrica). e não sei o que concluir disso. sorry.
abs
-
a tensão é o que faz a faísca saltar entre o dielétrico (leia materia isolante, no caso mistura de ar e combustivel), portanto qto maior a tensão maior o gap que a faísca salta, sò que corrente e tensão trabalham juntas, se não tiver corrente suficiente (leia entaum potência p = u x i) a faísca não salta da mesma forma…
com tensão baixa, não vence o dielétrico... com tensão alta, mas corrente insuficiente ...idem...
por definição p = u x i, mas u = r x i portanto p = r x i² = u²/r por isso andam sempre juntas estas 3 grandezas...
-
a tensão é o que faz a faísca saltar entre o dielétrico (leia materia isolante, no caso mistura de ar e combustivel), portanto qto maior a tensão maior o gap que a faísca salta, sò que corrente e tensão trabalham juntas, se não tiver corrente suficiente (leia entaum potência p = u x i) a faísca não salta da mesma forma…
com tensão baixa, não vence o dielétrico... com tensão alta, mas corrente insuficiente ...idem...
por definição p = u x i, mas u = r x i portanto p = r x i² = u²/r por isso andam sempre juntas estas 3 grandezas...
depois dessa … com certeza a dúvida foi solucionada
valeu
-
antes de tudo, comparando essas duas bobinas…
seu motor é o que?
original?
turbo?
turbo soviético (mais de 2 kg)?
aspirado?
aspirado taxadão???
tudo depende...num motor turbo precisa de muita tensão para conseguir sair a faísca... já num aspirado interessa mais uma faísca muito forte para ter uma queima melhor da mistura...
como eu disse e o resto do pessoal, os dois parâmetros tem o seu valor e os dois não podem ser desconsiderados…