Mercado financeiro
-
acho que com as proporções que o fórum tomou, já era hora de tratarmos do tema “ bolsa de valores “ de forma mais profissional.
me chamo felipe barreto, atualmente trabalho como corretor de ações, e nesta mesma corretora que trabalho já trabalhei também como analista chefe de café.
com esse tópico, dou início a uma série que tem como intuito principal esclarecer esse tema que gera tanta incerteza e controvérsia.
vamos lá. o início pode ser difícil por se tratar de vários conceitos, mas depois destes conceitos serem digeridos, o restante vem bem mais fácil.
algumas idéias aqui citadas eu retirei de um livro de nome: entenda o mercado de ações de um colega na xp investimentos chamado leandro hirt rassier. recomendado como leitura inicial.
como assunto inicial gostaria de falar sobre a bolsa de valores em geral e o motivo dela existir.
hoje temos uma única instituição de nome: bmfbovespa
site: www.bmfbovespa.com.br
ela foi criada em 2008 com a integração entre a bolsa de mercadorias e futuros ( bm&f ) e a bolsa de valores de são paulo ( bovespa ). juntas hoje elas formam a maior bolsa no continente latino-americano e a segunda maior das américas.
e qual a função da bolsa de valores??
em princípio a bolsa é uma forma de financiamento para as empresas.
exemplo:
uma grande empresa de 3 sócios e valor de mercado de 500 milhões de reais necessita de um empréstimo de 100 milhões de reais para iniciar seu plano de expansão. se ela for buscar esse financeiro emprestado no mercado, ela terá que pagar uma taxa x a poucos credores e assim receber este financeiro, outra alternativa é ela achar um sócio capaz de emprestar todos os 100 milhões, o que convenhamos, é difícil.
agora imagine, se você tem a possibilidade de ao invés de encontrar um banco para te emprestar esse financeiro, você pode na verdade buscar a alternativa de contar com 10.000 novos sócios ao seu negócio cada um com 10.000 reais. com certeza já é mais fácil, ou então encontrar 100.000 novos sócios cada um com 1.000 reais… assim como é mais fácil, essas pessoas se tornarão seus novos sócios, ou seja, é um financeiro que entra para a empresa comprometido a um determinado projeto ( nesse caso de expansão ) onde esses sócios estão participando diretamente do resultado, ou seja, se a expansão efetivamente for benéfica, o capital volta para os sócios em forma de dividendos, juros sobre capital, etc...
então qual o motivo da empresa ir até a bolsa é para se capitalizar.
e a função da bolsa afinal é resumidamente, ser o ambiente onde todas estas empresas se reúnem e são negociadas. de forma chula, é como se fosse o feirão de automóveis do estádio mineirão em belo horizonte. é lá que se encontram os veículos para se comprar, e lá onde se encontram os compradores de veículos . . .
com esse crescimento a bolsa impulsiona a economia.
o financeiro que entra no caixa faz a empresa crescer, esta contrata mais funcionários, os funcionários tem seu poder de compra aumentado com novos pagamentos, esse capital vai girar na economia que pode fazer com que aumenta o capital que circula e este capital volte para a empresa na forma de novos consumidores. é o círculo virtuoso da economia funcionando . . .
por favor sintam-se a vontade para deixarem aqui suas dúvidas, etc que sempre que possível passarei aqui para comentar.
-
é uma alternativa interessante, sem dúvida. um único problema é que ( em referência ao próprio mercado ) é uma ação/fundo sem muita liquidez. na mesma categoria que o pibb11 existe o bova11 que é um produto hoje administrado pelo blackrock no brasil. e se for pesquisar a fundo, tem taxa de administração ainda mais baixa .
como se trata de um protudo para diversificar, o bova11 mantém uma boa quantidade dos papéis de sua carteira alugados para o mercado, assim gerando uma receita extra que é adminsitrada de forma a reduzir totalmente o custo da administração.
aqui a taxa de administração de forma mais clara.
taxa de administração‡0,54% índice relacionadoíndice ibovespa
‡faz parte da política do fundo a realização de operações de empréstimo de ações que compõem sua carteira, buscando, conforme aplicáveis, receitas adicionais ao fundo. sempre que, em um determinado mês, tais receitas forem inferiores a 0,10% a.a. sobre o p.l. médio do mês, a administradora devolverá ao fundo a parcela da taxa de administração necessária para completar este referencial de receitas. assim, o custo de taxa de administração, descontadas as receitas de empréstimo de ações, terá seu efeito econômico limitado a 0,44% a.a. do p.l. do fundo.
aqui algumas das diferenças entre um fundo de ações comum dos encontrados em bancos, e um fundo de ações negociado em bolsa, como o pibb11 e o bova11
espero ter contribuído.
fala brutal,
qual a sua opnião sobre o pibb 11? vc acha que é um bom negócio pra quem tem pouco capital começar? ví que tem a menor taxa de administração do mercado.