Projeto celta 1.8t 16volts
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fzr o que se vw ap é o motor mais popular aqui no brasil?
as pessoas conhecem muito mais sobre esse motor do que sobre os outros. normal que tópicos de ap tenham maior número de pessoas colaborando.postar pra escrever besteira como muitos usuarios aqui fazem, alem de muitos erros horriveis de portugues??
como nao conheco nada de mecanica gm prefiro ficar de olho e aprender no melhor estilo
ninja o projeto
parabens
abracao
wagner luis -
salve galera do mau….
desculpem a demora, mas fim de ano, trampo, mecânico, etc...hehhee
entaum, nesse meio tempo, o cabeçote chegou da retífica e os novos desafios para montarmos o carros seriam:
- como fazer o ajuste da correia do alternador alternador?
parece besteira, mas o suporte do alternador da meriva que comprei, não serviu de nada e acabei utilizando o original do celta para fazer uma adptação. ficou excelente.
- como fixar a bobina de ignição?
para a parte da bobina após algumas pesquisas e ensaios mentais acabei utilizando o suporte + bobina do astra, porém, o suporte tive que comprar em lugar alternativo, uma vez que na gm pediram 352,00 mangos somente no suporte.
- quais cabos de velas usar?
os originais com certeza não funcionariam de alta e os msd ou accell são as chupetas retas e ficaria muito estranho. foi ai que depois de dias e dias de pesquisa, encontrei na europa um cara usando uns cabos tipo msd, porém, de outro fabricante que serviam perfeitamente.
fui atrás das informações deste fabricante e vi que os cabos são de altíssima qualidade (fato que constatei pessoalmente) quando o produto chegou. fiquei com medo de que os cabos fossem tipo finaparts.até ai beleza, peças na mão era só jogar o cabeçote pra cima e botar fogo na criança.... mas....... na primeira partida começamos a ouvir barulho na parte de baixo do motor (esta parte foi montada na antiga oficina e como o carro não tinha andado 15km optamos por não mexer) e não teve jeito, tivemos que desmontar tudo e juntamente com isso mais custos....
jogo de bronzinas e jogo de anéis, porém, são anéis npr com as medidas 1.0/1.0/2.0 de 81mm... cara... em são paulo não acha... achei somente no cara que comprei o jogo de pistões que por sorte quando ele trouxe os meus mandaram um jogo a mais.
para ilustrar com 15km rodados na antiga oficina a parte de baixo do meu motor estava sem brunimento, com as bronzinas montadas invertidas e com folga axial na bronzina central do virabrequim.... eh phoda....
depois de tudo isso no dia 31/12/2009 demos a partida no motor e com as 16 válvulas com tucho mecânico parecendo um vespeiro.... e que aparentemente vai ficar bem legal depois de corrigirmos alguns detalhes.
agora a pegada está para no início de janeiro botarmos ele no chão, amaciar o motor, acertar o carro e testar ele no rachinha em interlagos no dia 23 para ver como ele se comportará.
abaixo umas fotos das últimas peças compradas.
é isso ai galera… no decorrer de janeiro vou postando mais infos.
abços.
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é sei bem, cada hora uma complicacao
mas ja ta funfando
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massa o celtinha…
quero fazer o uno no mesmo estilo... mas 1.6 16v... turbo tbm...
por que não usa o corsa lunga e faz 1.9 16v turbo?
esse uno é do raimundo neto, do ceará. ele montou esse uno para ser um turbo a e utiliza tudo fueltech. é um motor 1.9 com cabeçote 16v. pistoes iapel e bielas forjadas. cabeçote feito pelo moises do ceará e comandos de valvulas argentinos da circelli. usa tambem com turbina turbonetics roletada. essa potencia de 529cv no motor é real. ele me mandou os graficos do dinamometro top dyno, um dinamometro conhecido por não mostrar potencias absurdas, o mesmo que tinha na satti soldas e hoje pertence ao branco motors. o proximo passo nesse carro é o ice cooler e a roda fonica, pois ainda anda com distribuidor tambem.
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massa o celtinha…
quero fazer o uno no mesmo estilo... mas 1.6 16v... turbo tbm...
por que não usa o corsa lunga e faz 1.9 16v turbo?
esse uno é do raimundo neto, do ceará. ele montou esse uno para ser um turbo a e utiliza tudo fueltech. é um motor 1.9 com cabeçote 16v. pistoes iapel e bielas forjadas. cabeçote feito pelo moises do ceará e comandos de valvulas argentinos da circelli. usa tambem com turbina turbonetics roletada. essa potencia de 529cv no motor é real. ele me mandou os graficos do dinamometro top dyno, um dinamometro conhecido por não mostrar potencias absurdas, o mesmo que tinha na satti soldas e hoje pertence ao branco motors. o proximo passo nesse carro é o ice cooler e a roda fonica, pois ainda anda com distribuidor tambem.
até hoje eu só havia pensado na idéia… não precisava tentar me matar do coração.. hahahaha
pelo jeito o carrinho é top, turbonetics, aeroquip, etc...
corsa lunga é aquele motor 1.6 16v que vinha nos brava, com vira de 78,4mm, que usando pistões de 88mm vira 1.9??? e as bielas??? as do 1.6 com vira de 67,4mm tem 129mm, as do corsa lunga tem quanto de entre-centros???
o que acha do 1.8 16v dos brava hgt????pelo jeito a ventoinha do radiador tbm foi pro espaço... queria muito saber o que ele fez pra ter chão em arrancada com o uno... tenho umas idéias aqui mas não sei se funciona, falta conhecimento sobre... o estepe é uma das coisas que vão pro porta-malas, junto com a bateria, já bolei até suportes para ambos...
daqui uns dias eu posto fotos da cobaia(mille fire 02 )....
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massa o celtinha…
quero fazer o uno no mesmo estilo... mas 1.6 16v... turbo tbm...
por que não usa o corsa lunga e faz 1.9 16v turbo?
esse uno é do raimundo neto, do ceará. ele montou esse uno para ser um turbo a e utiliza tudo fueltech. é um motor 1.9 com cabeçote 16v. pistoes iapel e bielas forjadas. cabeçote feito pelo moises do ceará e comandos de valvulas argentinos da circelli. usa tambem com turbina turbonetics roletada. essa potencia de 529cv no motor é real. ele me mandou os graficos do dinamometro top dyno, um dinamometro conhecido por não mostrar potencias absurdas, o mesmo que tinha na satti soldas e hoje pertence ao branco motors. o proximo passo nesse carro é o ice cooler e a roda fonica, pois ainda anda com distribuidor tambem.
até hoje eu só havia pensado na idéia… não precisava tentar me matar do coração.. hahahaha
pelo jeito o carrinho é top, turbonetics, aeroquip, etc...
corsa lunga é aquele motor 1.6 16v que vinha nos brava, com vira de 78,4mm, que usando pistões de 88mm vira 1.9??? e as bielas??? as do 1.6 com vira de 67,4mm tem 129mm, as do corsa lunga tem quanto de entre-centros???
o que acha do 1.8 16v dos brava hgt????pelo jeito a ventoinha do radiador tbm foi pro espaço... queria muito saber o que ele fez pra ter chão em arrancada com o uno... tenho umas idéias aqui mas não sei se funciona, falta conhecimento sobre... o estepe é uma das coisas que vão pro porta-malas, junto com a bateria, já bolei até suportes para ambos...
daqui uns dias eu posto fotos da cobaia(mille fire 02 )....
**não precisa ser do brava hgt, pode ser do marea 1.8 16v tb que tem a vera por aí sö vou ficar te devendo as configurações necessárias, as combinações mas já vi que tu tá bem adiantado no negócio.
o lance não é nem ter esses 530cv, mas por exemplo…. vc conseguindo ter 400cv num 1.9 16v num uno levinho é igual ter 600cv num astra.**
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**não precisa ser do brava hgt, pode ser do marea 1.8 16v tb que tem a vera por aí sö vou ficar te devendo as configurações necessárias, as combinações mas já vi que tu tá bem adiantado no negócio.
o lance não é nem ter esses 530cv, mas por exemplo…. vc conseguindo ter 400cv num 1.9 16v num uno levinho é igual ter 600cv num astra.**
tem um uno aqui de curitiba que o dono tá montando o 1.8 16v do marea…. disse q os suportes e etc são todos de linha, sem fabricação específica... vou conversar direito com ele... pelo q contam vai ser turbo, etc... to só esperando...
vendo alguns fiats por aí, uno principalmente... .hoje, eu me animo muito mais a montar o 1.8 16v aspirado ou um 1.25 16v turbo... nada muito torcudo, sem passar mto dos 300cv... mais q isso o fiat não traciona sem slicks, e com mto peso na frente ele fica inútil nas curvas... a queda maior ainda é pelo 1.25 16v fire... maaaass.... antes vou dar um jeito de andar menos de 60km por dia com o carro... hahahaha
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**não precisa ser do brava hgt, pode ser do marea 1.8 16v tb que tem a vera por aí sö vou ficar te devendo as configurações necessárias, as combinações mas já vi que tu tá bem adiantado no negócio.
o lance não é nem ter esses 530cv, mas por exemplo…. vc conseguindo ter 400cv num 1.9 16v num uno levinho é igual ter 600cv num astra.**
tem um uno aqui de curitiba que o dono tá montando o 1.8 16v do marea…. disse q os suportes e etc são todos de linha, sem fabricação específica... vou conversar direito com ele... pelo q contam vai ser turbo, etc... to só esperando...
vendo alguns fiats por aí, uno principalmente... .hoje, eu me animo muito mais a montar o 1.8 16v aspirado ou um 1.25 16v turbo... nada muito torcudo, sem passar mto dos 300cv... mais q isso o fiat não traciona sem slicks, e com mto peso na frente ele fica inútil nas curvas... a queda maior ainda é pelo 1.25 16v fire... maaaass.... antes vou dar um jeito de andar menos de 60km por dia com o carro... hahahaha
é bacaninha o 1.2 16v, mas bem limitado tambem. pistoes até que nao saem tao caros na iapel, 900 reais com aneis mas tem que mandar amostra pois nunca fizeram um, e bielas da pra usar do t-jet, parece que suportam até por volta dos 400cv. bielas forjadas saem por volta de 1800 reais. mas nao sei como ficaria o virabrequim e mesmo o volante no caso de arrancada de verdade com tanta potencia. teria que melhorar muita coisa. da pra usar varias peças do t-jet.
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é bacaninha o 1.2 16v, mas bem limitado tambem. pistoes até que nao saem tao caros na iapel, 900 reais com aneis mas tem que mandar amostra pois nunca fizeram um, e bielas da pra usar do t-jet, parece que suportam até por volta dos 400cv. bielas forjadas saem por volta de 1800 reais. mas nao sei como ficaria o virabrequim e mesmo o volante no caso de arrancada de verdade com tanta potencia. teria que melhorar muita coisa. da pra usar varias peças do t-jet.
interessante… a idéia é mesmo montar com várias peças do t-jet, e ficar por volta dos 200cv, não vai ser carro de arrancada...
tenho muito o q resolver antes de turbinar ele...
vou estudar o consumo de gasolina nos próximos meses e numa dessa eu já instalo a parte de baixo completa do 1.4 fire e faço no alcool...
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eu tava vendo em sites italianos, q tem uma turbina lá, garrett gt14, roletada e refrigerada a água, que é usada nos t-jet de 180cv… pensei em montar com uma dessas... e imitar algumas peças abarth, tipo intercooler, coletor de escape e escape, etc...
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eu tava vendo em sites italianos, q tem uma turbina lá, garrett gt14, roletada e refrigerada a água, que é usada nos t-jet de 180cv… pensei em montar com uma dessas... e imitar algumas peças abarth, tipo intercooler, coletor de escape e escape, etc...
puxa, turbinar usando turbininha original cara… faz isso nao... pelo menos uma gt25 ai né..
uso uma k16 e o motorzinho consegue enche-la legal.
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eu tava vendo em sites italianos, q tem uma turbina lá, garrett gt14, roletada e refrigerada a água, que é usada nos t-jet de 180cv… pensei em montar com uma dessas... e imitar algumas peças abarth, tipo intercooler, coletor de escape e escape, etc...
**essa turbina é de uso exclusivo da fiat, nem existe no site garret. exclusiva para fabricantes, se vc achar uma certamente será usada.
vc pode melhorar as peças originais com um coletor melhor, um ic melhor, mas o coletor do abarth é de iconel, a caixa quente da gt1446r é de inox, tem muita coisinha chata pra modificar. eu não sei se aguenta 400cv mas que aguentam 230cv em ritmo de corrida aguenta e com câmbio 6 marchas botando pra moer, aproveitando bastante o motor.**
na boa, coloca um tritec 1.8 16v da fiat e turbine, esse sim fica o cão. -
puxa, turbinar usando turbininha original cara… faz isso nao... pelo menos uma gt25 ai né..
uso uma k16 e o motorzinho consegue enche-la legal.
qual sua faixa de rotação usual?? com quantos cvó
pico de potência é fácil de conseguir… isso só ganha campeonato de dinamômetro... eu gosto de carro com média de potência boa...**essa turbina é de uso exclusivo da fiat, nem existe no site garret. exclusiva para fabricantes, se vc achar uma certamente será usada.
vc pode melhorar as peças originais com um coletor melhor, um ic melhor, mas o coletor do abarth é de iconel, a caixa quente da gt1446r é de inox, tem muita coisinha chata pra modificar. eu não sei se aguenta 400cv mas que aguentam 230cv em ritmo de corrida aguenta e com câmbio 6 marchas botando pra moer, aproveitando bastante o motor.**
na boa, coloca um tritec 1.8 16v da fiat e turbine, esse sim fica o cão.mas e o peso do tritec??? o uno já tem 65% do peso na frente… com o fire 1.0... quero pesa tudo, o carro é pra mim, espero nunca ter q vende-lo.... não gosto de fazer as coisas na correria...
400cv só é útil em tração traseira ou 4x4...
230cv no mille seria descomunal já... a idéia do kit do t-jet é a confiabilidade... vou aumentar a potência em 30% no máximo (partindo dos 150 do t-jet)... é o suficiente...
canso de ver carro bom quebrado.. pq exageram na potência... quebra câmbio demais, destraciona demais, manutenção alta...to procurando uma parte de baixo do fire 1.4, vou montar no 8v mesmo... depois(final do ano) eu penso no 16v...