Acerto com sonda wide em turbo
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em nenhum momento fui agressivo… tão pouco ignorante.... ignorante é quem julga a opnião de outra pessoa como merda ...
mas tudo bem, isso aqui não é um fórum de discussão onde cada um coloca sua opnião... deve ser de repente um mural de recados de procura-se namoradas ...
sei lah, na minha consciência sonda narrow não tem precisão alguma para avaliar um instrumento mais preciso que ela...
é como avaliar o desvio de um micrometro com um paquimetro, entende chefe???
consertar algo com um martelo é viavel... agora avaliar o funcionamento de um instrumento de medida com outro de menor resolução/precisão é ridiculo
a unica solução é a que o ricardo citou... coloca outra sonda wide e tira uma conclusão... agora analisar a leitura duma wide com uma narrow é muito amadorismo...
mas tudo bem... cada um com sua opnião de merda ...
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em lambda 1 a sonda narrow é precisa, e nessa situação pode ser comparada com uma wideband. foi só isso o que foi explicado, quem não entendeu foi você.
é como comparar um micrômetro com um gabarito, o famoso passa-não passa . na medida exata do gabarito, ele tem sua precisão, e pode ser comparado com o micrômetro, no caso da dúvida em relação ao mesmo. não pode substituir o micrômetro, mas em caso de dúvida, pode ser usado como ferramenta de comparação.
o junior não falou nenhum absurdo e você está exagerando em suas palavras.
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em lambda 1 a sonda narrow é precisa, e nessa situação pode ser comparada com uma wideband. foi só isso o que foi explicado, quem não entendeu foi você.
É como comparar um micrômetro com um gabarito, o famoso passa-não passa . na medida exata do gabarito, ele tem sua precisão, e pode ser comparado com o micrômetro, no caso da dúvida em relação ao mesmo. não pode substituir o micrômetro, mas em caso de dúvida, pode ser usado como ferramenta de comparação.
o junior não falou nenhum absurdo e você está exagerando em suas palavras.
perfeito, acabou de falar tudo
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a ferramenta mais precisa é o cérebro… infelizmente tem gente com ele descalibrado
se o qualquer instrumento me diz que algo mede 1cm... este algo é maior do que eu, então a minha altura (que variou ao longo de meus quasenta anos) consegue ser mais preciso que este intrumento..seja lá o que for ... e seguramente eu preciso jogar ele fora e adquirir outro que preste... infelizmente cérebro vc num pode jogar fora o que não esta aferido e adquirir um outro... no máximo comparar com outros e ver se ele está fora da realidade ou não... e se estiver fora do que a maioria dos outros intrumentos-cerebros dizem se contentar em calibra-lo de acordo com a realidade.
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no tempo que wide era coisa de rico , eu acertava minha saveiro com a narrow mesmo. e tenho certeza que muita gente daqui já fez isso também.
ia engordando até pipocar de excesso em alta, depois ia tirando. rezava a lenda que 0,90 ~ 0,92 mv era valor seguro, o foda é que se desse um monte de puxadas seguidas já parava de marcar corretamente - talvez pelo excesso de temperatura no escape… e nem toda sonda conseguia ler até esses valores, tinham umas que estacionavam em 0,80 e poucos e não subia mais a leitura nem a pau.
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mengotto, vou descordar de vc.
já acertei carro turbo sem sonda, somente no feeling e na cor das velas e não deu pau. lembro que uma vez levei meu carro pra trocar embreagem e o preparador começou a perguntar quando de pressão de turbo eu tava, quanto de pressão de combustivel, etc etc.
ai eu falei, não sei, não tenho nenhum reloginho no carro, e ele fico me mulando até kkkkkkk. até trocar a embreagem e dar uma volta e perceber que o carro tava realmente acertado.
quando comecei a usar sonda narrow, levei um tempo até aprender a usar ela. ai somei mais isso ao meu conhecimento.
hj uso sonda wide, mas mesmo assim eu não confio cegamente nela, qq vasamento no escapamento antes dela dá uma diferença absurda.
se for pra confirmar um defeito, que seja da maneira mais economica possivel, uma sonda wide não é barata, e comprar uma somente pra teste e acabar descobrindo que a sua não está danificada e gastou grana a toa não é nem um pouco gostoso hehehe.
abraços
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essa é uma discussão non-sense… nem vou me ater nela...
porém como o ricardo colocou, temperatura de escape altera o valor da sonda narrow, mesmo em lâmbda 1...
quem quiser acreditar que sonda narrow mede lâmbda=1 precisamente, que acredite.. eu continuo com meu conhecimento e opnião...
sushi, concordo 100% com vc nenhum reloginho substitui o feeling e analisar as velas... porém defendo a minha tese de que nem em lâmbda 1 sonda narrow tem precisão...
de repente meu cerebro mesmo está desregulado... fazer o que... ossos do oficio...
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essa é uma discussão non-sense… nem vou me ater nela...
porém como o ricardo colocou, temperatura de escape altera o valor da sonda narrow, mesmo em lâmbda 1...
quem quiser acreditar que sonda narrow mede lâmbda=1 precisamente, que acredite.. eu continuo com meu conhecimento e opnião...
sushi, concordo 100% com vc nenhum reloginho substitui o feeling e analisar as velas... porém defendo a minha tese de que nem em lâmbda 1 sonda narrow tem precisão...
de repente meu cerebro mesmo está desregulado... fazer o que... ossos do oficio...
só lembre que a tempe de escape num sob o sufiente em lenta e em pequenas cargas…. só sob malucamente quando vc pisa, então para verificar fator lambda um ela é precisa sim... claro que temp de escape pode subir muito se tiver problemas no ponto outro problema de acerto, mas em condições normais ela é precisa sim em lambda um e posso dizer que quase se quipara a wid band nesta condição (só nesta). bom, espero que isso te abra a mente....
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purpose and function.
oxygen sensors are used to detect the amount of excess oxygen in the exhaust gas after combustion to indicate the relative richness or leanness of mixture composition.
the oxygen sensor contains two porous platinum electrodes with a ceramic electrolyte between them. it compares exhaust gas oxygen levels to atmospheric oxygen and produces a voltage in relation to this.
the voltage produced by the oxygen sensor will be typically as small as 100 mv [lean] up to a maximum of 900 mv [rich]. an active oxygen sensor would cycle between these two points as the engine management system drives the mixture rich and lean to achieve an average sensor voltage of ~465mv. this would represent the mixture ratio of 14.7:1.
this type of operation is normal for a narrow band style of sensor; these are used for the majority of standard vehicle applications.
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pessoal, ta todo mundo falando a mesma coisa
o importante de olhar as velas é ver se a queima esta pelomenos igual em todos os cilindros, pois é a unica coisa que vc conseque ver que esteve diretamente à frente da chama
1o mecanica, depois eletronica
ai sim, vc confia na wide.
sem mais.
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o meu motor, desde a lenta, até o final da fase aspro deixo com uns 0,94. até 1kg tento o alvo de 0,88. acima disso até 2 kg deixo com 0,84.
com mistura em 0,82 sinto o motor amarrando por excesso, a 0,78 ja da sintoma de querer apagar. (alcool como combustivel).
ando com curva igniçao avançadinha, quando se usa ponto bem conservado, da para alisar bem mais a mistura.
qual amplificador de faiscas vc usa? quanto de gap nas velasó quanto de taxa? qual o comando? qual eixo vc usa na turbina?
uso o spark pro, com bobina de mi, gap em 0,6 na vela. motor com 8,5:1 com comando samcams 261º/261º com 11,8 de levante e 111 de lobe center e turbina biagio .70/.84 - 56/58
detalhe, ando somente na banana