Primeira volta “ fiat linea 2015 chega renovado
-
fotos: marcus lauria
o fiat línea é um carro difícil de se ver nas ruas do brasil, apesar de ser um excelente sedan médio, a marca não consegue emplacar seus modelos nesse segmento. tentando mudar essa dificuldade, a marca resolver investir mais no línea e trazer algumas novidades para deixar o carro mais atraente e entra novamente na concorrência do mercado nacional.
a linha 2015 sofreu pequenas mudanças na parte interna e externa. o seda, lançado em 2008, ganhou nova grade dianteira, tampa traseira e para-choques. por dentro, o línea ganhou um novo painel, agora bem mais moderno e atraente, que vem com três opções de acabamento. além disso recebeu um novo quadro de instrumentos, sistema de áudio, painéis de porta e revestimentos.
ainda por dentro, o modelo oferece recursos inéditos como regulagem elétrica dos faróis, acionamento intermitente das luzes de direção ao frear bruscamente para alertar os demais motoristas e sensores de estacionamento com visualizador gráfico e luzes de direção que piscam por cinco vezes em caso de acionamento leve do comando.
vendido em duas versões, o modelo parte de r$ 58.850 para a versão essence, chegando a r$ 66.450 para a topo de linha absolute. na versão de entrada essence, o modelo traz de série freios com sistema antitravamento (abs), ar-condicionado, bolsas infláveis frontais, controle elétrico de vidros com função um-toque, computador de bordo, apoio de braço central traseiro, volante com regulagem de altura e distância, faróis de neblina, rádio/cd com mp3 e porta usb, volante de couro com comandos para o áudio, controlador de velocidade, rodas de alumínio de 15 pol., banco traseiro bipartido e porta-óculos.
opcionalmente oferece faróis e limpador de para-brisa automáticos, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, sensores de estacionamento traseiros, apoio de braço central dianteiro, sistema blue & me de interface bluetooth, retrovisor interno fotocrômico, bancos revestidos parcialmente em couro, ar-condicionado automático, câmbio automatizado monoembreagem dualogic com seleção das marchas no volante, blue & me com navegador, rodas de 16 ou 17 pol. e bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina.
a versão topo de linha absolute chega com os mesmo itens da essence e acrescenta câmbio dualogic com alavancas no volante, blue & me, cortina para-sol no vidro traseiro, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado automático, volante de couro com comandos do rádio bancos de couro e rodas de 17 pol. como opcional são oferecidos retrovisor fotocrômico, navegador com operação por comandos de voz, faróis e limpador automáticos, áudio superior com subwoofer e as bolsas laterais e de cortina. ambas as versões usam o motor e-torq de 1,75 litro e 16 válvulas, que rende 132 cv e torque de 18,4 m.kgf com gasolina e 132 cv e 18,9 m.kgf com álcool.
primeira volta
são paulo/sp “ por fora as mudanças foram discretas, mas se comparado ao modelo de 2008, é nítida as alterações estéticas aplicadas ao sedan da fiat. a dianteira ficou mais requintada, a grade e o novo para-choque fez a diferença. na lateral a única alteração fica por conta das rodas, que são diferentes para o essence (aro 16) e absolute (aro 17), as da versão topo de linha são mais bonitas. a traseira ficou com um ar mais esportivo, com o novo aplique em preto na base do para-choque, e a placa agora passa para a tampa do porta-malas.
por dentro, tudo novo, o painel segue a linha do novo punto, a qualidade dos materiais, os encaixes perfeitos e o visual geral do acabamento chama a atenção de quem entra no modelo. durante o teste foi possível ver que a fiat não economizou no tratamento acústico, o silêncio à bordo é sentido em todos os momentos. seja em piso liso ou mesmo passando em buracos e lombadas. a posição de dirigir é fácil de achar graças as regulagens de banco e volante.
nunca tinha dirigido em um linea e me surpreendi quando tive a experiência de estra atrás do volante. a posição ideal e o motor suficiente para empurrar o sedan dão conta do recado e tratam o motorista e os passageiros como se deve. motor e-torq de 1,75 litro e 16 válvulas, que rende 132 cv e torque de 18,4 m.kgf com gasolina e 132 cv e 18,9 m.kgf com álcool fez sua parte, as acelerações são lineares e a suspensão deixa o carro firme em qualquer situação. o câmbio dualogic plus foi a surpresa do teste, pensei que ia ficar recebendo os trancos durante os 130 km de teste de são paulo até bertioga, mas não, a viagem foi tranquila e o câmbio não deu trancos fortes, ao contrário, bem suaves e agradáveis. agora e esperar um modelo da frota de imprensa para testar ele no dia a dia.
*viajem a convite da fiat do brasil