Galeria de memórias - os primeiros anos da lamborghini
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galeria de memórias - os primeiros anos da lamborghini
em 1969, apenas seis anos após sua fundação, um jovem húngaro estudante de engenharia foi parar na fábrica da lamborghini. aqui estão suas fotografias de miuras, espadas e enormes v12s.
józsef erdősi era um estudante em intercâmbio na [universidade de bolonha](universidade de bolonha), seguindo os passos de dante alighieri e nicolau copérnico. diferente dos antigos alunos da milenar universidade, ele não estudava para seu um poeta ou astrônomo. o futuro de józsef estava na engenharia agrícola. ele passou um tempo estagiando na lamborghini trattori, a fabricante de tratores fundada na itália do pós-guerra [pelo homem](pelo homem) que mais tarde estaria nos pesadelos de enzo ferrari.
por meio de contatos com as pessoas certas, józsef teve autorização para se transferir por algumas semanas para a outra fábrica da lamborghini – automobili lamborghini – na vila de [sant agata bolognese](sant agata bolognese) um vilarejo na província de emília-romanha entre bolonha e módena. foi lá que ferruccio lamborghini fundou sua fabricante de carros esportivos em 1963 para enfrentar a ferrari da vizinha maranello.
como estudante de engenharia, józsef passou seus dias nas áreas de montagem de freios e motores. ele teve ainda acesso à sala onde os miuras passavam pela manutenção programada.
não era só muito trabalho e pouca diversão para o sr. erdõsi. um dia, uma enigmática pergunta lhe foi lançada, a respeito de seu estado cardiovascular. após responder positivamente, ele entendeu o porquê de tudo isso. o jovem futuro engenheiro estava prestes a ganhar uma carona no mais rápido carro de passeio da época: o lamborghini miura.
o banco era extremamente baixo. me prendi ao cinto de corrida com quatro pontos. então, enquanto saíamos da fábrica, o piloto de testes pisou fundo. era diferente de tudo o que havia experimentado. ele engatou a segunda marcha a 144 km/h, terceira marcha a 201, quarta a 225 e foi até a quinta, alcançando impressionantes 257 km/h , lembrou ele em uma conversa recente. uma plantação se aproximava em alta velocidade. estava me preparando para um inevitável passeio por um campo de milho, quando o motorista virou o volante e fez uma curva a uma velocidade improvável. isso continuou por outros quarenta minutos .
segundo a memória de józsef, o piloto de testes com quem andou naquele dia foi o mecânico de provas de lorenzo bandini – piloto da ferrari na fórmula 1 e outras categorias – até o trágico fim de bandini no grande prêmio de mônaco de 1967.
fotógrafo ávido, józsef tirou diversas fotos em um filme preto-e-branco ilford. suas fotos mostram um pouco da fábrica da lamborghini na década de 60, ainda em seus primórdios. quatro anos mais tarde, ferruccio lamborghini deixaria de ser o dono da fábrica, enquanto fabricantes de carros em toda a parte se deparavam com a incompatibilidade de v12s monstruosos e a crise do petróleo de 1973.
a lamborghini sobreviveria a tudo isso nas décadas seguintes, até se estabelecer como subsidiária de um gigante alemão, produzindo [carros fabulosos](carros fabulosos) em uma novíssima fábrica construída pela audi no mesmo lugar.
crédito das fotos: józsef erdõsi.
__um miura em revisão, sem a cobertura do motor.