Por que danica patrick não vence corridas?
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por que danica patrick não vence corridas?
já dissemos anteriormente que estamos cansados da máquina de marketing [em volta de]([i]em volta de [/i]) _[danica patrick](danica patrick)_. mesmo assim, ainda há uma pergunta importante – será que ela é capaz de vencer? leighton irwin do [the garage blog]([i]the garage blog[/i]) diz que a resposta deve vir [neste ano]([b][i]neste ano[/i][/b]).
danica patrick provavelmente é a piloto mais famosa da indy. sua máquina de publicidade, junto com suas fotos sensuais e propagandas para [seu patrocinador](seu patrocinador), tornaram seu rosto popular entre milhões de pessoas. ela deve ser a competidora mais bem paga da indy, com um faturamento próximo a de vários pilotos da nascar. e isso para alguém que só conseguiu vencer uma vez em toda a sua carreira – resultado de um excelente trabalho nos boxes e estratégia de prova, além do tropeço dos engenheiros de prova de hélio castroneves. ela sequer venceu uma prova no caminho até a indy.
durante sua carreira na indy, até este ano, esteve na maior parte do tempo disputando posições no pelotão intermediário, especialmente em ovais. teve alguns resultados muito bons, geralmente devido a uma boa estratégia. ela sempre teve alguma dificuldade em circuitos tradicionais, apesar de ter feito sua carreira fora dos ovais. sua atitude conquistou apelidos não muito elogiosos entre os fãs. os mais comuns são “a princesa” e depois de provas fracas na nationwide series “princesa que tomou voltas”. muitas pessoas que acompanham o automobilismo de perto fazem piada com as suas constantes “you know like,” (algo como o nosso “tipo assim”), “uh” e durante as provas “it’s looooose ” (“está solto”, em referência ao sobre-esterço).
mais revelador é o fato dela ter um estrategista e engenheiro de prova diferente a cada ano na indy. está com o segundo par deles neste ano, e mais de um mecânico já se recusou a trabalhar em sua equipe. [[i]n. do e.: na corrida disputada no anhembi, em são paulo, danica era unanimidade: a mais intocável e reclamona]
neste ano ela parece ter regredido como competidora. seu desempenho foi horrível em circuitos mistos e medíocre em ovais, exceto em texas. sua reputação por fechar de propósito é bem conhecida, até mesmo fechando colegas de equipe. ela não é nem nunca foi o tipo de piloto que fica na cola do oponente por mais de uma ou duas voltas. ela sempre tira o pé. para alguém que cresceu nos circuitos mistos, sua conhecida falta de habilidade em acertar o próprio carro é intrigante. parece que ela nunca se esforçou muito em tentar entender como ajustar a dirigibilidade do carro, e depende do engenheiro ou colega de equipe para que façam isso por ela. ela exige que o carro seja firme (ou seja, sub-esterço). até certo ponto, isso funciona na indy, mas ela leva isso ao extremo. se o carro começa a sair um pouco de traseira, ela desacelera e começa a reclamar.
para fazer um stock car andar rápido em um oval ele precisa estar um pouco solto, mas ela não consegue aceitar isso apesar de já terem dito a ela que é preciso saber contornar isso. danica continua a exigir um carro mais “firme”. até que aprenda a lidar com a realidade, nunca vai ser rápida na nationwide series, muito menos competitiva na sprint cup. em diversas ocasiões neste ano ela nem ao menos teria começado a prova devido ao seu tempo na classificação, mas pelas regras da nascar os competidores participam segundo a pontuação do carro. e os outros competidores no carro número 7 inscrito por dale earnhardt jr. já terminaram bem o bastante para garantir isso. o canadense j.r. fitzpatrick terminou a prova de montreal neste final de semana na sétima colocação, o que deve garantir o carro pelas próximas provas.
ela nem ao menos se preocupou em aprender as coisas mais básicas sobre o funcionamento do carro, e aprendeu recentemente sobre um recurso básico que permite ajustar a dirigibilidade de um stock car. os pilotos não precisam ser mecânicos, mas eles precisam saber o que pode ser alterado e que efeito isso terá. todo piloto com quem trabalhei sabia o básico das configurações, alguns muito mais que outros.
ela não gosta de andar próxima dos outros carros por mais de uma ou duas voltas, e na nascar você precisa estar a centímetros do oponente volta após volta. atualmente quase todos os pilotos da indy e a maioria na nascar se exercitam regularmente, com rotinas de treinamento. até onde eu pude checar, não é o caso dela.
apesar de todos esses pontos ela é uma competidora veloz e conseguiu alguns bons resultados. está em uma das melhores equipes da indy, e na nationwide seu carro é um dos que tem o melhor orçamento na categoria. mas neste ano os bons resultados passaram longe dela na indy, e na nascar a coisa é muito pior. ela realmente parece mais interessada em sessões de fotos e em aparecer na tv.
imagino que suas aparições nas pistas estejam garantidas enquanto a godaddy assinar os cheques. mesmo assim, suas aparições na tv estão diminuindo. a abc e espn ainda babam por ela, mas não tanto quanto antes. e se o interesse da mídia realmente diminuir, os patrocinadores farão o mesmo.
para mim, a grande dúvida é porque ela nunca se esforçou em aprender os porquês da dirigibilidade. nem ao menos tenta cultivar uma boa relação com os mecânicos. se o carro ou a corrida não for do jeito que gosta, ela destrói a equipe em público. o que não é uma boa maneira de fazer com que eles trabalhem duro por você.
então por que danica se tornou uma competidora pior neste ano? não tenho uma resposta para isso, mas prevejo que ela estará fora das pistas em um ou dois anos, a não ser que recupere a forma que já mostrou anteriormente. eu não acredito que ela vá disputar títulos, mas ela poderia ser bem mais competitiva do que é agora.
este post foi [publicado originalmente]([i]publicado originalmente[/i]) no [the garage blog]([i]the garage blog[/i]). e teve a sua republicação autorizada. e podemos garantir que a bia figueiredo é dez vezes melhor e mais gente boa.
mimada pela midia, deu no que deu.
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brasileirinhas já..