Futuro do país…
-
**antes de gerar polêmica e, possívelmente, ofender quem não desejo ofender:
caros amigos concursados, a matéria do uol não se dirige a vocês, pelo contrário admiro o estudo e a conquista de um bom cargo público, mas é impossível não traçar tal paralelo, haja vista a palhaçada de nomeações e delegações que vivemos nessa merda de país, besta seriamos se não percebermos que o rumo que a carruagem está tomando é esse…**
sei que alguns devem conhecer essa histórinha, mas ai vai:
um professor de economia a exercer numa universidade, num dado dia, disse:- “nunca chumbei um só aluno antes, mas, uma vez, chumbei uma turma inteira”.
esta turma em particular tinha insistido que o comunismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e “justo”.
o professor então disse: – “ok, vamos fazer uma experiencia comunista nesta turma. ao invés de dinheiro, usaremos as vossas notas em provas.”
todas as notas seriam concedidas com base na média da turma, e, portanto seriam justas. isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém chumbaria. isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia 20 valores…
logo que a média das primeiras provas foi tirada, todos receberam 14 valores. quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram, ficaram muito felizes com o resultado.
quando o segundo teste foi realizado, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam da média das notas, portanto, agindo contra as suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos.
em resultado, a segunda média dos testes foi 10 valores. ninguém gostou.
depois do terceiro teste, a média geral foi um 5 valores.
as notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela turma. a busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. no fim de contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da turma. portanto, todos os alunos chumbaram… para sua total surpresa.
o professor explicou que a experiencia comunista tinha falhado porque ela fora baseada no menor esforço possível da parte de seus participantes.
preguiça e mágoas foi o seu resultado.
“quando a recompensa é grande”, disse, o professor, “o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós, mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem o seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável.”
agora a matéria do uol:
governo de cuba cortará meio milhão de empregos públicos até 2011
publicidade
da efe, em havana
mais de meio milhão de servidores públicos de cuba perderão seus empregos nos próximos meses, ao mesmo tempo em que é anunciada uma transformação radical nos modelos salariais e de trabalho para atenuar a grave situação econômica. a mudança, que há semanas corria como um rumor pela ilha, se tornou pública nesta segunda-feira em um comunicado divulgado pela ctc (central de trabalhadores de cuba), que aprovou a medida para manter o controle sistemático do andamento do processo .
jornalista confirma declaração de fidel de que modelo cubano não funciona
fidel diz que estava sendo irônico ao afirmar que modelo cubano não funcionava
dissidentes cubanos ironizam entrevista de fidel
análise: reaparição de fidel castro pode indicar apoio a reformas de irmão
modelo econômico cubano não funciona mais para nós , diz fidel castro
o comunicado informa sobre a redução de mais de 500 mil postos de trabalho no setor estadual e, paralelamente, o aumento no setor privado , e detalha que este processo será realizado durante o próximo ano, mais precisamente até o primeiro trimestre de 2011 .
alguns órgãos do partido comunista de cuba – único no país -- já foram instruídos para que expliquem aos trabalhadores o que está por vir, enquanto outros já orientaram os funcionários a elaborarem listas de pessoas mais ou menos necessárias.
o economista juan triana, pesquisador do centro de estudos da economia cubana, reconheceu que a medida de abrir mão de meio milhão de funcionários é difícil em um país onde a força de trabalho é de três milhões, mas lembrou que já existe meio milhão de trabalhadores no setor privado.
as contas do estado já estão saturadas e é muito duro para qualquer governo, mas já não existe mais remédio , disse triana, além de acrescentar que a absorção desses desempregados deverá ficar a cargo de pequenas empresas, cooperativas e empresas familiares, pois não acho que cuba possa inventar nada novo .
o comunicado da ctc não garante uma nova função aos desempregados, mas sugere um horizonte de opções com novos tipos de empregos não estatais como arrendamento, usufruto, cooperativas e o trabalho por conta própria para onde se deslocarão milhares de trabalhadores nos próximos anos .
controle
em cuba existem centenas de atividades e de negócios que fogem ao controle público, seja em transporte, alimentação, turismo ou quase todos os tipos de serviço, como pode ser comprovado por qualquer visitante convidado em plena rua a comprar vários tipos de produtos.
mas se todas essas atividades não são legalizadas é pela enorme burocracia exigida da iniciativa privada, como lembra o economista dissidente óscar espinosa chepe, que acredita que os problemas poderiam ser resolvidos através do desenvolvimento de um modelo tributário mais eficaz.
paradoxalmente, o discurso de chepe e de outros economistas contrários ao regime parece cada vez mais com o do próprio governo: o comunicado da ctc reconhece hoje que há mudanças necessárias e inadiáveis a serem introduzidas na economia e na sociedade para transformar e tornar mais eficiente o atual processo de trabalho .
foi o presidente raúl castro que insistiu na necessidade de introduzir mudanças e enxugar o governo inchado, o que acabou sendo feito em excesso com mais de um milhão de pessoas.
o presidente, em discurso realizado no dia 1º de agosto, quis tranqüilizar a sociedade: ninguém ficará abandonado a sua própria sorte porque o estado socialista oferecerá o apoio necessário para uma vida digna .
na semana passada, o ex-ditador cubano, fidel castro, surpreendeu o mundo ao declarar a uma revista americana que o modelo cubano não funciona mais nem para cuba, e embora tenha explicado dois dias que não se referia ao sistema capitalista, muitos em havana acham que não havia outra interpretação.
pelo que foi analisado, fidel --considerado o ideólogo frente ao pragmático raúl castro-- dava um respaldo a seu irmão nesta nova readaptação do socialismo cubano cuja última atualização passa por dolorosos eufemismos tão frequentes em outros lugares como os ajustes de emprego .
não quero ser dono da razão, apenas dar mais um nicho para vossa reflexão.
abraços.
-
curiosidade a parte, eu ia mandar exatamente esse texto.
o brasil vai quebrar, a petrobrar vai quebrar e é tudo uma questão de tempo.
o dinheiro público não é infinito, pelo contrário, só tem porque o povo paga imposto.
alias, como uma empresa como a petrobras chegou no seu limite de endividamento? se não fosse essa oferta pública de ações, ia p/ roça.
garcia, sabe porque querem ir p/ petrobrasó olha os beneficios e quando os funcionarios recebem de participação nos lucros.
tinham que privatizar de uma vez. petrobras, correios, etc…
-
mas isso que foi escrito, com certeza alcanca uma fatia infema da sociedade. a grande maioria nao tem acesso nem estudo suficiente, e ficam a merce doq algumas pessoas dizem e pensam.
sao os populares maria vai com as outras. e triste? eh, soh que nao vai mudar tao cedo.
-
o pré sal é uma cilada..
eles sabem que tem petroleo lá, mas eles nem sabem se conseguem chegar lá..
esse pré sal já era conhecido há anos, porém nunca se fez publicidade em cima por não ser economicamente viável a sua exploração..
agora o sr molusco fica falando que o pre sal vai dar grana pro povo, emprego e um monte de firula sendo que nem tem tecnologia para chegar lá..
podem até conseguir chegar lá, mas o custo envolvido é gigantesco…imagina o custo do barril do petroleo tirado de lá..
-
já trabalhei algumas vezes na petrobras, terceirizado, obviamente.
a cada vez que eu entro lá, eu vejo que o panis et circenses é tão claro quanto água limpa lá dentro. trabalhar na petrobras, hoje, é só status, ou pra conseguir comprar um fusion em 99 prestações sem entrada.
uma coisa que sempre disse para quem trabalha lá, e nego ainda fica bravo comigo… se o lula antes de ser candidato quisesse realmente subir, ele no mínimo faria concurso para operador de refinaria, mas em isso aquele sapo barbudo fez.
esse país vai se acabar logo logo, ainda mais com a rainha da sucata no poder.