Óleo leitoso na tampa de óleo
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pessoal, seguinte:
nos dois carros daqui de casa (fiesta endura-e e clio 1.0 16v) usamos óleo da elf (20w50 no endura, 10w40 no clio).
ontem percebi algo que me intrigou.
o motor do fiesta tá baixando óleo. baixou +/- 600ml em 3000kms, deixando o nível abaixo do mínimo na marcação da vareta.
comprei óleo novo, mesma marca, mesma espercificação e completei.
ao abrir a tampinha para completar o óleo, notei que tem um pouco de gosma branca na tampa e no gargalo. aquela mesma gosma que faz quando mistura água com óleo.
verifiquei o nível d água, que parecia estar normal. aparentemente não baixou água. e essa gosma só tem na tampa, quando puxei o óleo da vareta, tanto antes de completar, quanto depois de completar, não tinha gosma.
no clio (que não baixou óleo, mas baixou dois dedos d água do reservatório, mesmo assim, estava dentro do intervalo da marcação entre o máximo e o mínimo) tenho a mesma situação de gosma branca na tampa que se usa para colocar óleo. o nível do óleo está perfeito, e também não tem gosma na varet de óleo.
estou encucado com isso.
ambos motores funcionam à álcool ( o clio é flex, o fiesta foi convertido).
será que essa meleca branca está relacionada ao vapor d água, vindo da água que tem no álcool? curioso que tive um palio flex que não fazia isso, e tive um corsa convertido que tb não fazia isso.
essa baixada d água no clio, foi a primeira vez em quase 70000 kms (tirei ele zero km…)
estou preocupado. devo trocar o óleo dos 2 motoresó (pela km, ainda faltam aproximadamente 2000kms para cada motor, do ford troco com 5mil kms, do clio com 7500kms).
quero ver se consigo soltar as velas do fiesta e ver se elas têm sinal de oxidação/carbonização. do clio, vai ser mais complicado de soltar as velas, já que a chave que tenho não cabe nos dutos do cabeçote, vou ter que pedir pra algum mecânico tirar pra mim (já vou aproveitar e trocar as velas, já chegou na km pra isso).
qual a opinião da galera, que já viu de tudo?
devo me preocupar?
posso relaxar?
abs, obrigado, e desculpem pelo texto longo, minha cabeça tá quente por isso.
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nem stressa em trocar o óleo agora, isso é normal principalmente no endura que liga a ventoinha com 105ºc… olha pela vareta, se tiver limpo o óleo tá de boa... na tampa é comum
no mais, experimenta trocar de posto... daqui a pouco esse alcool tá batizado...
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opa, atualizações:
mandei trocar o óleo ontem. desceu limpinho sem meleca, e tava clarinho ainda. ainda bem
limpei o que deu pra limpar da tampa e do bocal de óleo.
colocaram filtro novo (fram), e 4 litros de mobil 10w40 sm.
deu a partida, a luz do óleo apagou rapidamente, certinho. ficou beem silencioso.
@freakzoid: a água baixou muito pouco naquela vez. e ontem, observando bem, parece que vazou epla tampa do reservatório, que poderia não estar bem apertada. esse mal da bomba d água dos d4d/d4f eu já conhecia. curioso que a bomba d água do meu até canta um pouco. vou ficar de olho nisso, se a água voltar a baixar, vou pedir uma bomba da urba pro meu motor. a parte difícil vai ser achar um mecânico de confiança pra trabalhar no renault. outra curiosidade é que tive um palio, que, com 20 mil kms, a bomba d água pediu arrego, vazava a ponto de fazer poça no chão.
já no fiesta, o óleo desceu muitíssimo escuro, e também, sem a meleca. coloquei um óleo 15w40sl, mais fininho, porque as distâncias percorridas com aquele carrinho são curtas (12km/dia).
estou bem mais leve.
preciso providenciar uma borracha de vedação nova pra tampa do óleo do clio, acho que pode estar entrando umidade.
o rapaz que me atendeu me falou que tem muitos motores flex fazendo isso, dessa meleca. muito estranho.
pessoal, muito obrigado pelas orientações e suporte
abs