Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Óleo leitoso na tampa de óleo

Óleo leitoso na tampa de óleo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
8 Posts 4 Posters 11.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    Rix
    escreveu em última edição por
    #1

    pessoal, seguinte:

    nos dois carros daqui de casa (fiesta endura-e e clio 1.0 16v) usamos óleo da elf (20w50 no endura, 10w40 no clio).

    ontem percebi algo que me intrigou.

    o motor do fiesta tá baixando óleo. baixou +/- 600ml em 3000kms, deixando o nível abaixo do mínimo na marcação da vareta.

    comprei óleo novo, mesma marca, mesma espercificação e completei.

    ao abrir a tampinha para completar o óleo, notei que tem um pouco de gosma branca na tampa e no gargalo. aquela mesma gosma que faz quando mistura água com óleo.

    verifiquei o nível d água, que parecia estar normal. aparentemente não baixou água. e essa gosma só tem na tampa, quando puxei o óleo da vareta, tanto antes de completar, quanto depois de completar, não tinha gosma.

    no clio (que não baixou óleo, mas baixou dois dedos d água do reservatório, mesmo assim, estava dentro do intervalo da marcação entre o máximo e o mínimo) tenho a mesma situação de gosma branca na tampa que se usa para colocar óleo. o nível do óleo está perfeito, e também não tem gosma na varet de óleo.

    estou encucado com isso.

    ambos motores funcionam à álcool ( o clio é flex, o fiesta foi convertido).

    será que essa meleca branca está relacionada ao vapor d água, vindo da água que tem no álcool? curioso que tive um palio flex que não fazia isso, e tive um corsa convertido que tb não fazia isso.

    essa baixada d água no clio, foi a primeira vez em quase 70000 kms (tirei ele zero km…)

    estou preocupado. devo trocar o óleo dos 2 motoresó (pela km, ainda faltam aproximadamente 2000kms para cada motor, do ford troco com 5mil kms, do clio com 7500kms).

    quero ver se consigo soltar as velas do fiesta e ver se elas têm sinal de oxidação/carbonização. do clio, vai ser mais complicado de soltar as velas, já que a chave que tenho não cabe nos dutos do cabeçote, vou ter que pedir pra algum mecânico tirar pra mim (já vou aproveitar e trocar as velas, já chegou na km pra isso).

    qual a opinião da galera, que já viu de tudo?

    devo me preocupar?

    posso relaxar?

    abs, obrigado, e desculpem pelo texto longo, minha cabeça tá quente por isso.

    1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #2

      se for pouca coisa é normal… agua no alcool, ai evapora e sobe e mistura no óleo... se for pouca coisa... se for muito é bom pesquisar um pouco... por precaução... troque o óleo e filtro

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #3

        júnior, obrigado pela sua opinião.

        cara, em ambos motores, é pouco. pouco mesmo.

        mas, por precaução, vou mudar o óleo sim. dos dois motores. é uma despesa que não estava nos meus planos, mas a gente dá um jeito.

        obrigado

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #4

          nem stressa em trocar o óleo agora, isso é normal principalmente no endura que liga a ventoinha com 105ºc… olha pela vareta, se tiver limpo o óleo tá de boa... na tampa é comum

          no mais, experimenta trocar de posto... daqui a pouco esse alcool tá batizado...

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Rix
            escreveu em última edição por
            #5

            hum… interessante... porque no clio a ventuinha arma quente pra caramba também.

            hoje abasteci, já em posto diferente. usava um shell, agora tô usando um ipiranga. vamos ver no que dá.

            abs

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              AnD_20V
              escreveu em última edição por
              #6

              e no clio e bom ficar esperto com a bomba d agua já que tá baixando o nivel, é defeito cronico (nos d4d), começa pingando bem pouco na propria bomba mesmo.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Rix
                escreveu em última edição por
                #7

                opa, atualizações:

                mandei trocar o óleo ontem. desceu limpinho sem meleca, e tava clarinho ainda. ainda bem

                limpei o que deu pra limpar da tampa e do bocal de óleo.

                colocaram filtro novo (fram), e 4 litros de mobil 10w40 sm. :p

                deu a partida, a luz do óleo apagou rapidamente, certinho. ficou beem silencioso.

                @freakzoid: a água baixou muito pouco naquela vez. e ontem, observando bem, parece que vazou epla tampa do reservatório, que poderia não estar bem apertada. esse mal da bomba d água dos d4d/d4f eu já conhecia. curioso que a bomba d água do meu até canta um pouco. vou ficar de olho nisso, se a água voltar a baixar, vou pedir uma bomba da urba pro meu motor. a parte difícil vai ser achar um mecânico de confiança pra trabalhar no renault. outra curiosidade é que tive um palio, que, com 20 mil kms, a bomba d água pediu arrego, vazava a ponto de fazer poça no chão.

                já no fiesta, o óleo desceu muitíssimo escuro, e também, sem a meleca. coloquei um óleo 15w40sl, mais fininho, porque as distâncias percorridas com aquele carrinho são curtas (12km/dia).

                estou bem mais leve.

                preciso providenciar uma borracha de vedação nova pra tampa do óleo do clio, acho que pode estar entrando umidade.

                o rapaz que me atendeu me falou que tem muitos motores flex fazendo isso, dessa meleca. muito estranho.

                pessoal, muito obrigado pelas orientações e suporte

                abs

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  fuja de bomba d agua urba. vá de schadek ou vmg

                  1 Resposta Última resposta

                  • Login

                  • Não tem uma conta? Cadastrar

                  • Primeiro post
                    Último post
                  0
                  • Recente
                  • Usuários