Dicas gerais de segurança para motos
-
fotos: divulgação
o brasil é apontado como o segundo país no ranking de vítimas fatais em acidentes de moto. porém, muitos desses acidentes podem ser evitados com medidas corretas de segurança, atenção e preparo dos pilotos para enfrentar as dificuldades e imprevistos do trânsito.
se você também é um adepto do transporte sob duas rodas, casual ou cotidianamente, confira as dicas abaixo e fique sempre atento à sua segurança, do seu garupa e dos que estão ao seu redor pelas vias.
equipamentos de segurança
os equipamentos de segurança são a maior proteção em caso de quedas. eles ajudam a evitar fraturas e esfoliações – nunca deixe de usar:
-
capacetes – além de ser obrigatório por lei, esse é o principal item de segurança para um motociclista. a variedade de modelos de capacetes no mercado possibilita o piloto escolher a opção que mais combina com seu estilo e bolso;
-
luvas – para proteger as mãos principalmente nos dias mais frios;
-
jaquetas – normalmente de couro, as jaquetas protegem o corpo em caso de acidentes, além de ser um dos itens que mais caracterizam um motociclista;
-
joelheiras e cotoveleiras – para proteger as articulações;
-
calçados bem grossos – normalmente botas, ajudam a proteger pés e calcanhares.
comportamento
há muitas medidas que podem ser tomadas visando diminuir os ricos de um acidente, seu comportamento no transito é decisivo para a sua segurança (veja outras dicas de como se comportar no trânsito aqui).
-
visibilidade – é muito importante estar sempre visível aos outros condutores, principalmente os de grandes veículos, por isso recomenda-se manter os faróis acesos mesmo durante o dia e usar roupas claras.
-
localização – fique sempre atento para não se localizar nos chamados pontos cegos, que são pontos onde outros condutores não consegue ve-lo. para evitar que isso aconteça, mantenha sempre uma distância adequada: quanto maior a velocidade da via, maior deve ser essa distância. mantenha-se à direita em pistas rápidas e nunca transite entre dois veículos, isso impedirá que você desvie de um obstáculo sem colidir.
-
sinalização: nunca mude de faixa ou faça uma curva sem dar seta, os outros condutores precisam saber o que você irá fazer para decidir com segurança suas ações.
atenção
outros momentos em que se deve ter atenção redobrada:
-
curvas – nunca ultrapasse outro veículo durante uma curva, pois o condutor pode não conseguir vê-lo.
-
sinalização – respeite toda a sinalização de transito, dos semáforos às placas, todas elas foram criadas exatamente para que acidentes sejam evitados.
-
estradas – muitas estradas mais antigas e sem manutenção podem apresentar pontos de desgaste entre as placas de concreto, que se tornam em obstáculos que podem levar a queda se não forem visualizados com certa antecedência.
-
obstáculos: fique atento à estrada para desviar de qualquer obstáculo, como pedras, cascalhos, animais ou objetos caídos de outros veículos.
-
mantenha uma aceleração constante e nunca freie saem motivo ou sinalização.
verifique sempre as condições de uso da moto, e procure sempre respeitar o prazo de manutenção. conhecer cada item é fundamental para a conservação de cada peça (conheça aqui a diferença entre os pneus).
-