Veneno pra fiasa…
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pergunto isso pq estou para fazer o meu cabeçote… vou gastar algo em torno de 1500 num 8v top... porém li boatos que um 8v top fica o mesmo cfm do 16v originebas...
óbviamente, o gasto para colocar um 16v fica equivalente ou até menos... e ganho um comportamento mais suave, sem comando embaralhando, válvulas gigantes flutuando, etc...
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no site do guy croft, vi alguns laudos de medição dos cabeçotes de sevel 8v feito por ele… perto de 100cfm, mas isso um cabeçote feito por um gênio da preparação... adm 42mm, 35 escape...
cabeçote de motor s16 (peugeot 2.0 16v) tem 142cfm originebas... o cabeçote fiat não pode ser tão ruim de não ter pelo menos 100cfm...
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como meu motor é 1300, se eu usasse a biela do motor 1000, que é maior, daria a deferença da altura do pistao? pq se o pistao cht e mais baixo que o original, talvez eu conseguisse tirar essa diferença na biela. vc saberia me dizer a medida do curso da biela e a diferença da altura dos pistoes???
e ae galera,
alguem poderia me explicar como é o precedimento para montar pistao ap ou cht no motor fiasa??? a troca de peças é só do pistão ou tem que trocar vira, biela???qual é o mais indicado???
obrigado
não compensa colocar pistão de cht pra ganhar 1mm de diâmetro, pois vc terá que usinar o pistão na regiao do pino pra caber a trava, além disso vai destaxar o motor, uma vez pino do pistão o cht é deslocado um pouco para cima (em relação ao do fiasa).
pistão de ap nem dá pra coloar, tendo em vista que o pistão do fiasa em 76mm de diametro, dos aps devem ter mais de 80mm dependendo da cilindrara, por este motivo se vc tentar adapta-los, as paredes entre cilindros ficará muito fina.
ao fazer este negócio mirabolante, eu investiria um um carburador melhor ou trabalho do cabeçote.
meu carro ta com 2e, ta virando legal, coloquei o comando do palio e ficou da hora, que carbura vc indica que eu coloque pra ficar melhor?sobre o trabalho do cabeça, o q quer dizer?valvulas maiores, polimento d dutos…ão que mais eu poderia fazer para obter melhoras???
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fala rapaz, bom o projeto, o cabeçote do torque , step 1 e 2 não servem no sevel. o cabeçote do sevel consegue um bom fluxo mas é claro que um cabeçote 16v vai conseguir muito mais cmf s, visto que suas valvulas dão pelo menos 30% a mais de vazão ainda original. montaria um torque da familia fiat até 2000 poir tem uma camara maior, o que permite valvulas maiores.
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como meu motor é 1300, se eu usasse a biela do motor 1000, que é maior, daria a deferença da altura do pistao? pq se o pistao cht e mais baixo que o original, talvez eu conseguisse tirar essa diferença na biela. vc saberia me dizer a medida do curso da biela e a diferença da altura dos pistoes???
a biela do 1.0 é ligeiramente menor, então vai destaxar mais ainda.
no fiasa já te disse que não comepnsa fazer esta salada de biela, pistão de cht, virabrequim do 1.5 no 1300, esqueça.
ser vc tem um 1.300 e quer um fiasa de maior cilindrada de verdade, vc terá que adquirir um bloco com vira e bielas do 1.5.
o restante é intercambiável
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desculpe minha ignorância, mas, se o virabrequim do 1.5 tem o curso maior e, o pistao do 1.0 1.3 e 1.5 é igual, a diferença está na biela certo ?
sendo assim, se o curso do 1.5 é maior que o do 1.0, a biela do 1.0 será maior, e nao menor…certo???
os blocos são todos iguais tanto com relação ao combustível quanto em relação à cilindrada. eu li isso numa revista quatro rodas de 1979.
como meu motor é 1300, se eu usasse a biela do motor 1000, que é maior, daria a deferença da altura do pistao? pq se o pistao cht e mais baixo que o original, talvez eu conseguisse tirar essa diferença na biela. vc saberia me dizer a medida do curso da biela e a diferença da altura dos pistoes???
a biela do 1.0 é ligeiramente menor, então vai destaxar mais ainda.
no fiasa já te disse que não comepnsa fazer esta salada de biela, pistão de cht, virabrequim do 1.5 no 1300, esqueça.
ser vc tem um 1.300 e quer um fiasa de maior cilindrada de verdade, vc terá que adquirir um bloco com vira e bielas do 1.5.
o restante é intercambiável
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se não me engano o bloco dos 1.0 e 1050 tem a altura um pouco menor que os 1.3 e 1.5.
desculpe minha ignorância, mas, se o virabrequim do 1.5 tem o curso maior e, o pistao do 1.0 1.3 e 1.5 é igual, a diferença está na biela certo ?
sendo assim, se o curso do 1.5 é maior que o do 1.0, a biela do 1.0 será maior, e nao menor…certo???
os blocos são todos iguais tanto com relação ao combustível quanto em relação à cilindrada. eu li isso numa revista quatro rodas de 1979.
como meu motor é 1300, se eu usasse a biela do motor 1000, que é maior, daria a deferença da altura do pistao? pq se o pistao cht e mais baixo que o original, talvez eu conseguisse tirar essa diferença na biela. vc saberia me dizer a medida do curso da biela e a diferença da altura dos pistoes???
a biela do 1.0 é ligeiramente menor, então vai destaxar mais ainda.
no fiasa já te disse que não comepnsa fazer esta salada de biela, pistão de cht, virabrequim do 1.5 no 1300, esqueça.
ser vc tem um 1.300 e quer um fiasa de maior cilindrada de verdade, vc terá que adquirir um bloco com vira e bielas do 1.5.
o restante é intercambiável
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acho que as bielas são as mesmas, talvez as d0 1.5 sejam maiores.
se não me engano o bloco dos 1.0 e 1050 tem a altura um pouco menor que os 1.3 e 1.5.
desculpe minha ignorância, mas, se o virabrequim do 1.5 tem o curso maior e, o pistao do 1.0 1.3 e 1.5 é igual, a diferença está na biela certo ?
sendo assim, se o curso do 1.5 é maior que o do 1.0, a biela do 1.0 será maior, e nao menor…certo???
os blocos são todos iguais tanto com relação ao combustível quanto em relação à cilindrada. eu li isso numa revista quatro rodas de 1979.
como meu motor é 1300, se eu usasse a biela do motor 1000, que é maior, daria a deferença da altura do pistao? pq se o pistao cht e mais baixo que o original, talvez eu conseguisse tirar essa diferença na biela. vc saberia me dizer a medida do curso da biela e a diferença da altura dos pistoes???
a biela do 1.0 é ligeiramente menor, então vai destaxar mais ainda.
no fiasa já te disse que não comepnsa fazer esta salada de biela, pistão de cht, virabrequim do 1.5 no 1300, esqueça.
ser vc tem um 1.300 e quer um fiasa de maior cilindrada de verdade, vc terá que adquirir um bloco com vira e bielas do 1.5.
o restante é intercambiável
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desculpe minha ignorância, mas, se o virabrequim do 1.5 tem o curso maior e, o pistao do 1.0 1.3 e 1.5 é igual, a diferença está na biela certo ?
sendo assim, se o curso do 1.5 é maior que o do 1.0, a biela do 1.0 será maior, e nao menor…certo???
os blocos são todos iguais tanto com relação ao combustível quanto em relação à cilindrada. eu li isso numa revista quatro rodas de 1979.
a revista 4 rodas de 79 falou isso pq nesta época só tinha o motor 1050. o 1300 veio no começo da década de 80 e o 1.5 veio lá pra 1988.
a diferença entre os fiasas estão nos virabrequins e blocos… a biela do 1050 e do 1.0 é minima coisa menor que do 1300 e 1.5 (que tem a mesma medida).
já fuço em fiasa há quase 10 anos, repito pra vc que não dá pra fazer com o fiasa o que o pessoal faz com o ap ( fazer 1.7, 1.9, etc)
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nesse video dá pra ver a diferença.
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desculpe minha ignorância, mas, se o virabrequim do 1.5 tem o curso maior e, o pistao do 1.0 1.3 e 1.5 é igual, a diferença está na biela certo ?
sendo assim, se o curso do 1.5 é maior que o do 1.0, a biela do 1.0 será maior, e nao menor…certo???
os blocos são todos iguais tanto com relação ao combustível quanto em relação à cilindrada. eu li isso numa revista quatro rodas de 1979.
a revista 4 rodas de 79 falou isso pq nesta época só tinha o motor 1050. o 1300 veio no começo da década de 80 e o 1.5 veio lá pra 1988.
a diferença entre os fiasas estão nos virabrequins e blocos… a biela do 1050 e do 1.0 é minima coisa menor que do 1300 e 1.5 (que tem a mesma medida).
já fuço em fiasa há quase 10 anos, repito pra vc que não dá pra fazer com o fiasa o que o pessoal faz com o ap ( fazer 1.7, 1.9, etc)
79 já tinha o 1.3 sim, no gls e no rally
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filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...
o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.
não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).
o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.
sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.
se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau… isso resulta em maior fôlego em alta.
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falei em reduzir o 1.5 pra 1.3 pra ter espaço pra meter uma turbina ou um sc (claro, desde que dê uma rebaixada no bloco pra adequar a taxa, que vai ficar extremamente baixa), e ainda desfrutar do cabeçote do 1.5 que tem válvulas maiores (aliás, tem mesmo? isso é verdade?)
tb sou fã do 1.3
no uruguai eles têm palio 1.3 mpi fiasinha… da hora.
abs
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a parte de baixo do meu motor é 1300, com pistao reto, porém o cabeçote dele é 1500, com as valvulas maiores, e está com o comando do palio 1.5. vc teria como me dizer mais ou menos a taxa de compressao que isso resulta???
estou pensando de montar uma parte de baixo 1.5, vc acha que é melhor que o 1.3 pra andar aspirado???
pq dizem que pra turbinar é melhor o 1300…
filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...
o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.
não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).
o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.
sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.
se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau… isso resulta em maior fôlego em alta.
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pra destaxar o meu 1300 pra socar pressão, eu usei o cabeçote do 1.050 com as vavulas de 36,5 mm na admissão (do 1.5) e de 31mm de escape da ultimas stradas 1.5 fiasa.
com este cabeçote, fiquei com uma taxa de 7,2:1… por isso disse que alterar bloco e pistão do fiasa não compensa.
qto ao carro do amigo (1.300 com cabeçote do 1.5), ele deve ter uns 11 de taxa se estiver std, até uns 12 de taxa se fatiado.... bom para um aspro leve carburado.
qto ser melhor o 1.30o ou 1.5, eu prefiro o 1.3 (sendo turbo ou aspro), o 1.5 acho mais vantagem turbo.
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olha eu aki de novo…rs
eu vi num site do clube do uno (cdu) um cara falando de usar oleo sintético no motor fiasa, pelo modo de falar dele me parece conhecer bem o assunto.
vc saberia me dizer se isso ajuda ou nao no motor e qual oleo deveria usar se fosse o caso?
outro ponto é sobre o rotor, ele indica o rotor de final 300 da bosh, qual seria?
ele tbm fala sobre a weber 34/34, vc sabe em que modelo saiu esse carbura?
o que seria velas de multiplos massa?
o que significa a sigla spi do uno 1.5 alcool?
obrigado pela atenção...
valeu
filme esclarecedor esse… mas então é possível reduzir um 1.5 pra 1.3 e fazer dele um cara girador...
o 1.300 já é girador por natureza. aliás considero o melhor fiasa de todos.
não tem o pq vc reduzir um 1.5 p/ 1.3, até pq o 1.5 já é um 1.3 aumentado (bloco e curso de virabrequim aumentado em 10mm).
o vídeo acima acima esclarece tudo, tinha procurado mas não achei.
sobre o 1.300, realmente ele saiu no rallye 1979, mas o bloco do 1300 é quase 20mm maior.. isso eu to falando pq eu tenho os 3 motores (1050, 1.300, 1.5) aqui comigo, já fiz todos os tipos de comparações possíveis.
se o amigo quer melhorias, ao inventar moda com pistão , biela, etc, compra um cabeçote do palio, pode ser do 1.0 mesmo.. no 1.300, como tem pistão plano, vai dar uns 12,5 de taxa. os dutos de admissão maiores e válvula de adm de 36,5mm, contra 34 mm do 147. além disso, o comando do palio tem lob center menor em 2° em relação ao do 147, isso eu constatei medindo com o disco de grau… isso resulta em maior fôlego em alta.
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to te enchendo de perguntas que pra vc deve ser um pé no saco né, mas pq vc acha o 1300 melhor?vc ja montou os dois ou é por comparação de conjuntosãou seja, vc fala isso na pratica ou na teoria?vc acha que o 1300 tem mais futuro entao?
po cara, nao sei o que faço, meu carro quebrou um pistao ( fudeu a cabeça dele todo, parece que deu pra um cachorro mascar), vc sabe o que pode será será falta de combustivel ou de pressão de comb?
e o pior, eu acho que tem mais um quebrado, eu troquei o tal pistao, porem o carro ainda fuma pelo respiro…
vc ta salvando meu carro, valeu mesmo...rs
pra destaxar o meu 1300 pra socar pressão, eu usei o cabeçote do 1.050 com as vavulas de 36,5 mm na admissão (do 1.5) e de 31mm de escape da ultimas stradas 1.5 fiasa.
com este cabeçote, fiquei com uma taxa de 7,2:1… por isso disse que alterar bloco e pistão do fiasa não compensa.
qto ao carro do amigo (1.300 com cabeçote do 1.5), ele deve ter uns 11 de taxa se estiver std, até uns 12 de taxa se fatiado.... bom para um aspro leve carburado.
qto ser melhor o 1.30o ou 1.5, eu prefiro o 1.3 (sendo turbo ou aspro), o 1.5 acho mais vantagem turbo.