Avaliação - fiat 500 sport air 1.4 multiair (manual) 2014
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fotos: marcus lauria
a linha 2014 do fiat 500 chegou cheia de novidades, entre elas o destaque fica pelo moderno motor multiair que agora passa a ser flex. o simpático carrinho italiano, importado do méxico e fabricado na unidade da chrysler em toluca, ficou ainda mais atraente com esse novo propulsor. suas belas formas e seu interior arrojado fazem do 500 uma ótima compra para quem usa o carro no dia a dia, ou em viagens curtas.
além do motor, o 500 sport air traz de série vários equipamentos de segurança que fazem a diferença na hora de escolher entre os concorrentes do mercado, onde alia preço e oferta de itens de série, ele traz ess (sinalização de frenagem de emergência), hill holder, freios com sistema abs e ebd, asr (controle de tração), esp (controle de estabilidade), isofix e sete air bags.
o grande destaque do fiat 500 sport air avaliado pelo site por 15 dias é o motor multiair 1.4 16v flex, que também equipa a versão cabrio air. segundo a montadora, esse propulsor foi totalmente desenvolvido pela equipe de engenharia powertrain, em betim (mg). ele sofreu um aumento da taxa de compressão (que cresceu em 8%, para 11,7:1) e uma nova calibragem em relação à admissão do ar, controlada eletronicamente através das válvulas de admissão.
o motor faz por onde e mostra disposição a todo momento, seja em baixa ou em alta velocidade, mantendo sempre o torque total, o que otimiza também a queima do etanol. para tal feito, a marca teve que mexer em alguns componentes, como: pistões de baixo atrito, novas bronzinas e junta do cabeçote, ambas de origem no motor t-jet, nova junta de cabeçote metálica e com multicamadas, além do coletor de aspiração com quinto bico injetor para partidas a frio mais eficientes. devido ao uso do novo coletor, novos chicotes de motor também foram acrescentados. além de as velas e injetores (ev6p) novos.
com os novos componentes e a nova calibração do motor, sua potência chega aos 105 cv com um torque máximo de 13,6kgfm com gasolina e 107 cv com torque de 13,8kgfm quando alimentado com 100% de etanol. os avanços tecnológicos deram ao modelo uma melhor resposta dinâmica. seu consumo em nosso teste foi de 10,5 km/l em trajeto misto, sendo usado nos centros urbanos e uma pequena parte em estradas.
em conjunto com o motor, na versão avaliada, está o câmbio automático aisin sequencial de 6 marchas (de série ele traz um câmbio manual de 5 marchas), com novos ajustes, e que oferece as funções kick-down (reduz rapidamente as marchas em caso de retomada), brake assistant (reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas), sensor up-down slope (para adaptação das marchas do veículo à inclinação), função cornering (inibe o avanço das marchas em curvas de baixa aderência) e função fast-off (impede a subida de marcha quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador). o câmbio não tem trancos e as marchas são trocadas suavemente.
para facilitar as manobras e diminuir o esforço do uso diário, o modelo chega com direção elétrica dual drive, com dois modos de direção (normal ou sport). além do teto-solar sky-dome, 7 air bags e o sistema hill holder – o veículo não desce enquanto o motorista controlar a embreagem corretamente, garantindo uma arrancada fluida e segura.
ele oferece ainda, para os amantes de um bom som, o novo sistema de som composto por rádio/cd/mp3 alpine associado com dois tweeters, um em cada coluna a; dois woofers high motor force de neodímio, um em cada porta; dois alto-falantes de longo alcance, um em cada painel posterior; um woofer abaixo do banco dianteiro direito; e amplificador com sete canais de equalização personalizada localizado no porta-malas. o fiat 500 sport air tem garantia de dois anos e preços que iniciam em r$ 49 390 (mt) ou r$ 53 430 (at).