Dicas para gol g5 1.6 aspirado
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fala paulo,
cara, comando 290 é muita coisa, lenta vai ser lenda e teu motor nem vai aproveitar esse comando, não tem como conciliar comando muito alto e baixa regular sem algum variavel .
a principio defina quanto vc pode gastar, preparação vai do bolso, não entre nessa de negligenciar etapas que vc vai acabar gastando beeem mais do que esperava e não vai ter um carro 100%, preparação tem que ser homogênea.
um upgrade que eu nunca ví usarem é o cabeçote do 1.0 16v, a principio é o mesmo bloco, teoricamente deve caber, ficaria muito interessante.
enfim, pensando no que vc tem, um comando até 270 vai te dar o que vc quer, com 1,5mm de lift a mais que o original, a carlini faz uns muito bons.
em meteria de válvulas eu não sei nada desse cabeçote, só abrindo mesmo ou tempo um aberto, vá lá, uma foto, pra saber o que é possível.
esse motor (ea111) no exterior chegou a usar 1.8lts de deslocamento, mas era pelo curso de virabrequim e usava supercharger (famoso g60). um pouco a mais de taxa para uso apenas com álcool é bem vinda.
borboleta maior é bem vinda, mas tem que ser estudado pois pode perder fluxo na adm, e para um aspirado isso é muito indesejável, as vezes um rebored na sua ja seja mais que suficiente.
para escapamento tem varias opções nacionais, no sul tem a tete e a satti, em sp a 4d e varias outras, é questão de definir as medidas e eles fazem, faça isso com bom senso pois muito grande faz perder velocidade nos gases de escapamento, o que tbm não é desejável, se vc pretende manter bom torque em baixa e não pretende girar acima dos 7,5/8 mil rpms, um 4x2x1 com primários longos bem feito vai ser ideal pra vc.
eu aconselharia a mudar os bicos, trabalhar muito proximo dos 100% de eficiência é perigoso e vai te trazer dores de cabeça em um futuro próximo, pro seu projeto é possível usar bicos de linha , baratos e faceis de achar, que não vão te trazer dor de cabeça, mas pelo amor de deus, não retrabalhe os seus.
fueltech não é necessário, uma reprogramação da sua ecu ou até mesmo um stand-alone ja daria conta sem problemas do seu projeto.
bom, isso vai depender tbm do seu bolso, mas é basicamente isso.
abraço e boa sorte.
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fala paulo,
cara, comando 290 é muita coisa, lenta vai ser lenda e teu motor nem vai aproveitar esse comando, não tem como conciliar comando muito alto e baixa regular sem algum variavel .
a principio defina quanto vc pode gastar, preparação vai do bolso, não entre nessa de negligenciar etapas que vc vai acabar gastando beeem mais do que esperava e não vai ter um carro 100%, preparação tem que ser homogênea.
um upgrade que eu nunca ví usarem é o cabeçote do 1.0 16v, a principio é o mesmo bloco, teoricamente deve caber, ficaria muito interessante.
enfim, pensando no que vc tem, um comando até 270 vai te dar o que vc quer, com 1,5mm de lift a mais que o original, a carlini faz uns muito bons.
em meteria de válvulas eu não sei nada desse cabeçote, só abrindo mesmo ou tempo um aberto, vá lá, uma foto, pra saber o que é possível.
esse motor (ea111) no exterior chegou a usar 1.8lts de deslocamento, mas era pelo curso de virabrequim e usava supercharger (famoso g60). um pouco a mais de taxa para uso apenas com álcool é bem vinda.
borboleta maior é bem vinda, mas tem que ser estudado pois pode perder fluxo na adm, e para um aspirado isso é muito indesejável, as vezes um rebored na sua ja seja mais que suficiente.
para escapamento tem varias opções nacionais, no sul tem a tete e a satti, em sp a 4d e varias outras, é questão de definir as medidas e eles fazem, faça isso com bom senso pois muito grande faz perder velocidade nos gases de escapamento, o que tbm não é desejável, se vc pretende manter bom torque em baixa e não pretende girar acima dos 7,5/8 mil rpms, um 4x2x1 com primários longos bem feito vai ser ideal pra vc.
eu aconselharia a mudar os bicos, trabalhar muito proximo dos 100% de eficiência é perigoso e vai te trazer dores de cabeça em um futuro próximo, pro seu projeto é possível usar bicos de linha , baratos e faceis de achar, que não vão te trazer dor de cabeça, mas pelo amor de deus, não retrabalhe os seus.
fueltech não é necessário, uma reprogramação da sua ecu ou até mesmo um stand-alone ja daria conta sem problemas do seu projeto.
bom, isso vai depender tbm do seu bolso, mas é basicamente isso.
abraço e boa sorte.
boa tarde paulo.
tb acho que nao vale apena vc trabalhar os bicos originais trabalhar 100% eh muito risco…. senao me engano os do astra 2.0 daria conta trabalhando em 80% de sua capacidade...
abraço:
e boa sorte com o projeto.
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fala paulo,
cara, comando 290 é muita coisa, lenta vai ser lenda e teu motor nem vai aproveitar esse comando, não tem como conciliar comando muito alto e baixa regular sem algum variavel .
a principio defina quanto vc pode gastar, preparação vai do bolso, não entre nessa de negligenciar etapas que vc vai acabar gastando beeem mais do que esperava e não vai ter um carro 100%, preparação tem que ser homogênea.
um upgrade que eu nunca ví usarem é o cabeçote do 1.0 16v, a principio é o mesmo bloco, teoricamente deve caber, ficaria muito interessante.
enfim, pensando no que vc tem, um comando até 270 vai te dar o que vc quer, com 1,5mm de lift a mais que o original, a carlini faz uns muito bons.
em meteria de válvulas eu não sei nada desse cabeçote, só abrindo mesmo ou tempo um aberto, vá lá, uma foto, pra saber o que é possível.
esse motor (ea111) no exterior chegou a usar 1.8lts de deslocamento, mas era pelo curso de virabrequim e usava supercharger (famoso g60). um pouco a mais de taxa para uso apenas com álcool é bem vinda.
borboleta maior é bem vinda, mas tem que ser estudado pois pode perder fluxo na adm, e para um aspirado isso é muito indesejável, as vezes um rebored na sua ja seja mais que suficiente.
para escapamento tem varias opções nacionais, no sul tem a tete e a satti, em sp a 4d e varias outras, é questão de definir as medidas e eles fazem, faça isso com bom senso pois muito grande faz perder velocidade nos gases de escapamento, o que tbm não é desejável, se vc pretende manter bom torque em baixa e não pretende girar acima dos 7,5/8 mil rpms, um 4x2x1 com primários longos bem feito vai ser ideal pra vc.
eu aconselharia a mudar os bicos, trabalhar muito proximo dos 100% de eficiência é perigoso e vai te trazer dores de cabeça em um futuro próximo, pro seu projeto é possível usar bicos de linha , baratos e faceis de achar, que não vão te trazer dor de cabeça, mas pelo amor de deus, não retrabalhe os seus.
fueltech não é necessário, uma reprogramação da sua ecu ou até mesmo um stand-alone ja daria conta sem problemas do seu projeto.
bom, isso vai depender tbm do seu bolso, mas é basicamente isso.
abraço e boa sorte.
rapaz.. sabe que eu até pensei em colocar o cabeçote 16v nesse carro? ja vi e cabe certinho.. mas desisti pq teria que usar com ctz um injeção programavel e tbm nao sei até onde da pra melhorar o fluxo desse cabeçote e qnt vou gastar a mais nessa brincadeira, pq ja vai 1 comando e o cabeçote a mais no orçamento, as valvulas e o trabalho quase nao deve mudar o preço qnd sera que sai esse cabeçote? alguem tem algum projeto dele num 1.6?
o comando vai ser da carlini mesmo.. ele tem um la pronto que pode colocar em carro original que fica liso.. nao embaralha nada, lobe center 114º permanencia 280º e 5,9mm de levante, mas como ele faz sobe encomenda com o mesmo preço estava pensando em dar uma melhoradinha nesser comando, talvez uns 6,5mm de levante e uns 285º de permanencia ja que 290º é muito e qual bico vai nesse carro?
mas a ideia do 16v ainda pode vir a acontecer =)
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num sei como está a preparação aspirada destes motores não…
aqui em brasília um conhecido penou bastante com uma saveiro g5 que ele turbinou.
foi ficando tão puto com a injeção, com o controle da borboleta eletrônica que resolveu montar com ft.
num é um foguete não... mas anda bem legal a saveirinho com 0.7 bar
vamos ver aqui como fica com uma preparação aspirada.
poderia começar com o kit basico aspirado (chip+comando+se possivel mais taxa no cabeçote+filtro+escape).
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chip e filtro eu ja tenho.. ficou bom mas sobre o comando.. alguem tem alguma dica?
vou mandar fazer na carlini.. ele tem um pronto, lobe center 114º permanencia 280º e 5,9mm de levante o que acham?
pouco? é feito pra melhorar o original, por isso que estou pensando em outro mais bravo.. talvez 6,5 de levante, permanencia por até deixar no 280 mesmo e o lobe center uns 112, meu medo é ficar embolando muito quero um carro meio liso pq nao vai ser muito forte, eh triste aquele carro embaralhando a lenta e dps nao anda muito, fica feio aiushdiudash
dicas e dicas por favor =)
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cara, eu tenho um voyage 1.6 da família g5 tbm…
e ja fui atrás de algumas informações
1º o cabeçote dos 1.0 16v não servem pq o centro do pístão é diferente. já o cabeçote 16v dos 1.4 16v dos seat ibiza servem.( tem o mesmo linha de centro, relação tamanho do pistão e fixação)
2º http://www.carlinicompetizione.com.br/especificacoes.html deve ajudar na escolha dos comandos. só ver ql é o melhor pro que vc pretende.
eu vi tbm uns calculos, vou procurar e depois posto aqui, mas o conjunto pistão/biela dos ea111 vht num aguentam mais de 6900rpm...teria que trocar por algo mais leve...
achei um texto que eu tenho no meu pc, que um amigo me passou com base em alguns calculos.
como nao entendo tanto qto ele, vou colar o texto aqui
bielas vw no mercado 136, 144, 149, 152, 159, 164
tipo de r/l
de 0,100 a 0,300 = excelente girador
acima de 0,301 = péssimo
como calcular a r/l ?
r/l = (curso do virabrequim / 2) / comprimento da biela
vamos passar pra faze 2 para diferenciar um mtor de rua e um motor de pista
motor de rua
necessita girar pouco até as 7000 é considerado giro alto acima das 3300rpm
a aplicação correta para um bom aspirado ou turbo 0,21 a 0,30 para trabalhar com boa faixa de torque
1,0 a 2,0 liros (considerado motores esportivos de fabrica)
aplicação utilizada para motores comerciais diesel
0,30 a 0,40 ( motores de baixa rotação extrema limite 4500rpm)
motor que posibilita melhores pegadas em baixa rotação e mantem o torque muito proximo do giro inicial de 1800 a 2800rpm
como calcular o limite de giro de meu motor ?
um resumo um motor original normalmente vem com material cast ( baixa resistencia)
um motor totalmente cast consegue alcançar com segurança ate 20m/s
como calcular ?
simples
a formula é bem grande mas resumi pra vcs aqui
20m/s => 600/ curso do virabrequim => rpm máximo de seu motor
questões para analise de um motor a ser preparado
r/l = tem que ser inferior a 0,300
- caso seja superior haverá necessidade de retrabalho de r/l para ficar aproximada a 0,300
agora vamos ver um motor de pista e seus materiais para biela
liga de aluminio especial para uma corrida - até 22m/s
forjados para ate 24m/s
liga de titânio com forjamento 30% para até 28m/s
liga de titanio com forjamento 50% até 32m/s
titânio puro acima dos 32m/s
liga do pistão
aluminio forjado hipereutetico - até 22m/s
aluminio forjado t6 - até 24m/s
aluminio com liga de titanio com forja - ate 28m/s
tungstênio - ate 30m/s
titanio - até 35m/s
motor novo vht 1,6 voyage
modelo: 1.6 vht, bicombustível.
disposição: transversal.
número de cilindros: 4 em linha.
cilindrada: 1.598 cm³.
diâmetro e curso: 76,5 mm x 86,9 mm.
comprimento biela 152mm
válvulas: 8.
alimentação: injeção eletrônica multiponto bosch me 7.5.30.
taxa de compressão: 12,1:1. (limite da gasolina e começo do álcool)
potência máxima: 101 cv (gasolina) a 104 cv (álcool) a 5.250 rpm.
torque máximo: 15,4 kgmf (gasolina) a 15,6 kgmf (álcool) a 2500 rpm.
combustível recomendado: álcool (e100)/gasolina (e22).
calculando a r/l = (86,9/2)/152= 0,285 ( bom girador)
giro max = 600/86,9 = 6900rpm (corte em 6500) aproveita 94% de seu rendimento
desempenho
velocidade máxima: 191 km/h (gasolina) a 193 km/h (álcool).
aceleração (0 a 100 km/h): 10,1 s (gasolina) e 9,8 s (álcool).
consumo (nbr 7024 - km/l):
cidade – 13,1 (gasolina) e 8,8 (álcool)
estrada – 18,5 (gasolina) e 12,4 (álcool)
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problema desses motores modernos é que a ie tira o pelo do motor original, mas se modificar mecanicamente ela fica louca.
não tem como nao perder torque em baixa com comando que renda em alta. se isso fosse possivel a fabrica já teria feito.
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cara, eu tenho um voyage 1.6 da família g5 tbm…
e ja fui atrás de algumas informações
1º o cabeçote dos 1.0 16v não servem pq o centro do pístão é diferente. já o cabeçote 16v dos 1.4 16v dos seat ibiza servem.( tem o mesmo linha de centro, relação tamanho do pistão e fixação)
tem fonte dessa informação? não entendi direto o porque não caberia.
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cara, eu tenho um voyage 1.6 da família g5 tbm…
e ja fui atrás de algumas informações
1º o cabeçote dos 1.0 16v não servem pq o centro do pístão é diferente. já o cabeçote 16v dos 1.4 16v dos seat ibiza servem.( tem o mesmo linha de centro, relação tamanho do pistão e fixação)
tem fonte dessa informação? não entendi direto o porque não caberia.
familia at, ou ea … os 1.0 16vt e o power por exemplo são da familia ea porem com numeração diferente 111, os mais antigos piorou são at, portanto não cabem no ea113... ja os 1.4 se cabe de fato devem ser ea113...
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por isso não tô entendendo leonardo. o motor do power 1.6 é ea 111, como o 1.0 16v. o 2.0 que é ea 113. por isso eu perguntei dessa do cabeçote do 1.0 16v não caber no 1.6.
os smiles não foi pra vc não … mas esses motores é uma confusão só salada de letras e numeros...
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é gente.. o custo que eu vou ter pra fazer esse aspro vai ser alto com todas essas peças e nao vou conseguir a potencia que eu to querendo sem perder torque em baixa, entao to vendo que o negocio é turbo mesmo
com essa grana da pra comprar um turbina top, vou continuar com torque em baixa e em alta vem o pipoco
gostaria mais de andar num aspro.. mas o turbo esta ganhando =/
pra eu ter uma ideia.. que turbina seria boa? uma garrett gt28?
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/catelog/turbochargers/gt28/gt2854r_471171_9.htm
vai o kit, a turbinha, uma fueltech turbo, um bico e ja era? sera que precisa de intercooler? meta de 180/190cv
vlw todo mundo =d
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é gente.. o custo que eu vou ter pra fazer esse aspro vai ser alto com todas essas peças e nao vou conseguir a potencia que eu to querendo sem perder torque em baixa, entao to vendo que o negocio é turbo mesmo
com essa grana da pra comprar um turbina top, vou continuar com torque em baixa e em alta vem o pipoco
gostaria mais de andar num aspro.. mas o turbo esta ganhando =/
pra eu ter uma ideia.. que turbina seria boa? uma garrett gt28?
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/catelog/turbochargers/gt28/gt2854r_471171_9.htm
vai o kit, a turbinha, uma fueltech turbo, um bico e ja era? sera que precisa de intercooler? meta de 180/190cv
vlw todo mundo =d
manda um sc mesmo, potencia e força o tempo todo
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considerando sua meta de potência (e esse motor original não aguenta mais do que isso mesmo), eu não usaria turbina maior que de uma apl, eixo de 49mm (no máximo), caixa quente .36 (.48 no máximo), fria .42.
e novamente, você vai ter problemas com essa sua injeção. pouca gente acerta ela no turbo - o fabio da nascar eu tenho certeza q faz, mas vai pedir um rim pelo serviço.
se enfiar uma turbopro com bico auxiliar vai precisar de um clamper também, e ainda assim essa ie vai tentar corrgir o excesso de alta.
intercooler sempre é bom. não que seja obrigatório, até dá para andar sem ele, mas com ele você consegue manter a temperatura do ar na admissão em níveis mais aceitáveis.
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considerando sua meta de potência (e esse motor original não aguenta mais do que isso mesmo), eu não usaria turbina maior que de uma apl, eixo de 49mm (no máximo), caixa quente .36 (.48 no máximo), fria .42.
e novamente, você vai ter problemas com essa sua injeção. pouca gente acerta ela no turbo - o fabio da nascar eu tenho certeza q faz, mas vai pedir um rim pelo serviço.
se enfiar uma turbopro com bico auxiliar vai precisar de um clamper também, e ainda assim essa ie vai tentar corrgir o excesso de alta.
intercooler sempre é bom. não que seja obrigatório, até dá para andar sem ele, mas com ele você consegue manter a temperatura do ar na admissão em níveis mais aceitáveis.
mesmo com um clamper eu vou ter problemasó que treta..
entao vc acha que eu nao preciso de uma turbina grande como a que eu mostrei no link? uma turbina que estaria dentro do que vc falou é a gt1548 da garrett.. http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/catelog/turbochargers/gt15/gt1548_466755_3.htm não é pequena não?
estou querendo garrett pq me falaram que ela enxe mais rapido que essas nacionais, perdendo a lag que normalmente tem os turbos.. isso confere?
seria melhor entao eu usar uma fueltech racepro 1fi? com essa eu posso usar os bicos originais e um axiliar ou tenho que trocar os 4?