Enquanto isso no motor…
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o carro liga no box e se dirige ao alinhamento…
motor de arranque: vamo lá pessoal, vamos acordar que a central tá chamando
vela grau 10: - o que é isso, o que está acontecendo? de onde vem essa enxurrada de combustível? pô pessoal (injetores), vamos maneirar aí que assim vocês vão nos afogar aqui dá um tempinho pra gente esquentar ao menos
injetores: - não temos culpa, são ordens lá de cima reclama para a bomba, pro dosador. nós aqui só recebemos ordem direto da central.
vela grau 10: - enquanto vocês ficam de burocracia o pessoal aqui tá se afogando, depois o motor todo afoga, falha e aí a chefia não vai gostar
sonda wide: - que zona é essa aí em cima??? tá jorrando álcool aqui atrás vocês afogaram as velas novamente???
injetores: - já falei que aqui só nos reportamos direto ao gerenciamento central.
vela grau 10: - olha aí ó a companheira do cilindro 3 já não tá aguentando, já tá começando a falhar... pelo amor da indústria automotiva, henry ford, nosso criador ao menos alguém fala pra bobina aumentar o dwell nós vamos morrer aqui afogadas
sonda wide: - não adianta... a bobina também só se reporta ao gerenciamento central... calma que o sensor de temperatura já tá avisando que a coisa vai melhorar. já tô identificando queima acima de lambda 0,65.
carter: - eu não queria falar nada, mas os anéis estão deixando passar tudo aqui pra baixo É compressão, é combustível... o óleo tá puro álcool e já e tá todo mundo se queixando da raspação. e vocês sabem que não dá pra gerar atrito aqui embaixo, porque o virabrequim e as bielas não se dão muito bem desde aquela vez que o mecânico tocou óleo mineral pra dentro...
pistão: - sempre que liga o motor é essa crise, vocês tem de se entender aí embaixo. as bielas são muito temperamentais, qualquer coisinha já fazem intriga com o virabrequim, com o bloco e no final quem sempre sofre são as coitadas das bronzinas. os anéis já tão vedando mais, tem que dar um tempo pra eles...
bloco: - não te faz de santo aí pistão tu e teus amigos anéis ficam dando cabeçada nas camisas, olha a barulheira que vocês tão fazendo
pistão: - não tenho culpa se o mecânico te arrombou pra 15 de folga...
bloco: - arrombada é a tua mãe tomara que venha injeção de nitro novamente, com mistura bem pobre e te faça maçarico nos cornos tomara que te abra um buraco bem no meio
pistão: - se isso acontecer eu não me entrego sozinho te arranho todo o cilindro
bloco: - vocês viram, ele vai me arranhar todo também, vai esperar o quê da única peça do motor que usa saia... não devia se chamar pistão, devia se chamar pistonette...
válvula de admissão interrompe aos gritos: - olha aí ó, to escutando o purga do nitro vem bomba novamente
velas grau 10 começam uma oração.
virabrequim: - não dá, não dá o óleo tá bêbado ainda da partida não tá segurando nada e cá pra nós, esse óleo semi-sintético pra mim é um embuste só faz um jeito, mas na hora do atrito ele corre de fininho
as bielas se pronunciam pela primeira vez, muito calmamente: - eu nunca gostei desse virabrequim de curso e nem desses pistões dome. isso não é configuração pra mim. quando o turbo começa a pressurizar os pistões me dão cada coice que eu quase entorto e virabrequim começa a girar que nem um louco. uma hora dessas eu vou dar uma esticada e deixar o pistão se estabacar contra o cabeçote. daí todo mundo vai achar ruim...
virabrequim: - mas não estamos girando nem oito mil...
pistão: - aí eu sou obrigado a concordar com a biela estamos girando a mais de 25 m/s e esse curso faz com que eu fique me esfregando com essa bichona do bloco
bloco: - bichona? não sei não, pelo que eu me lembre blocos usam camisas e o pistões usam saias... o pessoal aí que tire suas próprias conclusões...
biela: - eu podia estar num motor famoso de competição, de 1000 hp... com esses pistões dome a junta tá sempre abrindo as pernas. esse curso enorme não deixa o motor girar e a gente passa por todo esse esforço pra produzir só 300 hp... odeio motorzinho de rua uma hora dessas eu ou uma das companheiras aqui vamos acabar com essa palhaçada e sair daqui da pior forma...
bloco: - gulp...
virabrequim: - o piloto tá subindo o giro
válvula de admissão: - eu avisei, lá vem nitro
velas grau 10: recomeçam a oração.
bloco: - aahahahahaha agora aguentem pistões
pistão: - parou... acho que deu...
giro sobe e o piloto aciona o twostep.
válvula de escape: - baralho, vai dar problema aqui em cima tá saindo fogo direto pro coletor
piloto arranca com o carro.
bloco: - alguém fala pra essas bichas desses pistões pararem de se roçar em mim
biela: - cadê o óleo pra apartar isso aí p***a?
bomba de óleo: - ainda tá completamente encachaçado...
vela grau 10: - qual é a temperatura do motor??? to tendo um mau pressentimento
sensor de temperatura da água: - não deu oitenta aqui ainda...
vela grau 10: - vai dar merda hein
válvula de admissão: lá vem ni...
todos: - cala a boca
pistão 3: - o meu cilindro não tá queimando mais... aiaiaiaiai que merda é essa?
biela 3: - a vela 3 foi pro saco, deu choque térmico e quebrou a cerâmica. tô ouvindo tudo aqui de baixo...
bloco: vocês são muito moles mesmo É só uma esfoliaçãozinha
piloto coloca segunda e soca o pé no fundo.
pistão: p***a, mas esse cara é um animal? alguém manda ele tirar o pé ignição, injetores, alguém faz alguma coisa
o bico injetor do cilindro 2 titubeia: - quer que eu pare?
a confusão se instaura:
pistão: - sim, faz alguma coisa
o bloco concorda, mesmo contrariado: - É, essa burocracia tem que acabar, vamos fazer
um protesto...
virabrequim: - pessoal, eu acho que não é uma boa...
biela: - para de pulsar então pra você ver
piloto coloca a terceira marcha, liga o booster e aciona o nitro, para ver se limpa a falha...
o bico injetor do cilindro 2 trava, apesar dos protestos dos outros 3.
pistão 2: - aaaarrrgghhhh está o inferno aqui estou derretendo
bloco: - É uma bichona mesmo, até na hora de morrer ele dá esses gritinhos ah, esqueci que pistão quando derrete não morre, vira pó de estrela
os pistões 1 e 4 resolvem se vingar e dilatam, riscando as camisas. o bloco por sua vez revida ameaçando prender o motor.
virabrequim: - pessoal, por favor, parem com isso
biela 2: - agora chega não fico aqui por mais nenhum milissegundo
livra-se dos restos mortais do pistão 2 e dá uma marretada na lateral do bloco, abrindo uma grande janela. o resto do pistão atinge de cheio o cabeçote, a vela e as válvulas. o virabrequim empena e a biela morre com o impacto. caos total
o óleo vagabundo, ainda totalmente bêbado, sai pela janela gritando trôpego: - enfim, a liberrrrdadddde
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mais tarde, o piloto e o mecânico analisam o motor e concluem sabiamente:
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a biela não aguentou...
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É ... muito fraquinha...
autor do texto: vicente (sprint) - porto alegre
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