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Aumento de cilindrada nos gm ii

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • S Offline
    S Offline
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    #6

    hum interessante, isso é bom, ainda mais levando em conta que se trata de um aspirado…

    essa cilindrada extra deve fazer a diferença...

    o bloco dos 2.2 é muito maior que os dos 1.8 e 2.0 ?

    no caso de fazer um 2.2 usando o bloco baixo será que saida do pistao para cima do bloco nao pode ser compensada com um pistao mais baixo ou plainando um pistao original ?

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
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      #7

      uhm… qual a carroceria ?...se for num carro leve como um corsa/celta eu faria um 1.8 16v com comando do 2.4, vai gira altisismo e com excelente r/l

      comecei um projeto de um bloco alto com biela longa e curso do 1,8 e pistão special order pra ter 2 litros... mas ficaria caro demais... ai acabei desistindo da ideia

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      • S Offline
        S Offline
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        #8

        o carro vai ser um corsa mesmo…

        temos motor e caixa de um kadett que vai pra ele...

        a ideia é usar comandos originais por enquanto, o motor ainda contará com 4 borboletas e 4x1... será que compensa manter a cilindrada em 1.8 ?

        o carro vai ser de rua com uso eventual em arrancadas...

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        • M Offline
          M Offline
          matt5
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          #9

          carro levinho, não tem necessidade de um motor com tanta cc. se fosse exclusivo para arrancada seria até compreensível… mas sendo de uso misto, mais de rua, não há necessidade. é possivel usar bielas de bloco baixo gm(145mm se não me engano) e pistões com pino bem deslocado para ser usado com o vira do 2.2, mas seria um motor com muita vibração, é necessario equalizar os pesos de bielas e pistões e fazer balanceamento dinamico com vira em conjunto de volante, polia e prisioneiros. vai andar, render bem, mas não será o ideal, ainda mais visto que a unica coisa que muda mesmo é o bloco e bielas, o resto é tudo aproveitado. mas se quiser ir alem pode usar bielas de bloco alto em um bloco baixo com pistões mais baixos, aí sim vai ter um baita girador, com durabilidade bem maior.

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          • S Offline
            S Offline
            smk. 0
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            #10

            conversando com meu colega ontem ele comentou em manter o virabrequim, mas tentar aumentar os pistoes… tentando um motor 1.9...

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            • S Offline
              S Offline
              smk. 0
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              #11

              uma receita que andei lendo é que da pra montar vira de 1.8, bielas de 2.2 e pistoes de 2.0, sendo que os pistoes saem quase por volta de ~1,75mm acima do bloco, aí usinaria os pistoes… o problema são as cavas para as valvulas do 16v...

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              • V Offline
                V Offline
                Vasco Soliani
                escreveu em última edição por
                #12

                uma receita que andei lendo é que da pra montar vira de 1.8, bielas de 2.2 e pistoes de 2.0, sendo que os pistoes saem quase por volta de ~1,75mm acima do bloco, aí usinaria os pistoes… o problema são as cavas para as valvulas do 16v...

                virabrequim 1.8 tem 79,5 mm de curso, 2.0 tem 86 mm de curso, 2.2 tem 96 mm de curso e 2.4 100,5 de curso.

                pistões tem 1.8 tem 84,8 mm de diametro, 2.0 e 2.2 tem 86 mm de diametro e 2.4 tem 87,5 mm de diametro.

                bielas tem 143 mm na versão 1.8 e 2.0 e 148 mm nas versões 2.2 e 2.4.

                os blocos 1.8 e 2.0 são rigorosamente iguais, as versões 2.2 e 2.4 são 5 mm mais altos que os menores.

                nunca mexi com esses motores, mas amigo fez conversão pra alcool de um 2.2 16v original somente usando os pistões do 2.0 16v , a taxa subiu pra mais ou menos 12:1 boa pra usar alcool.

                voce quer turbinar, deixar aspirado mais forte original, o que quer fazer???

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                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  pistões do 2.0 16v ?… nomalmente o pessoal usa de monza a alcool pra subir a taxa pra estes 12:1, faz as cavas e pronto...da algo perto de 11,8:1

                  comoa biela do 2.2 é 5mm maior e o bloco tbm, se usar o pistão do 2.0 16v a taxa deve se manter parecida (9,6~9,8:1)

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                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    fui rever as contas… se pegar os pistões do 2.0 16v que tem 141cv deve subir mesmo (ele tem 10,8:1 original) num sei se chega a 12 na pratica mas com certeza deve ficar perto...

                    se usar de monza a alcool vai pra cerca de 13:1 no 2.2 hehehe

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                    • V Offline
                      V Offline
                      Vasco Soliani
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      fui rever as contas… se pegar os pistões do 2.0 16v que tem 141cv deve subir mesmo (ele tem 10,8:1 original) num sei se chega a 12 na pratica mas com certeza deve ficar perto...

                      se usar de monza a alcool vai pra cerca de 13:1 no 2.2 hehehe

                      exatamente, o pistão do 2.0 alcool vai dar em torno de 12,5:1 no 2.2 , o unico trabalho é usinar as cavas das valvulas de adimissão por isso cai um pouco a taxa.

                      o 2.2 16v com pistão do 2.0 16v dá exatamente 12:1 de taxa. os dois pistões tem a mesma altura, e cavas usinadas iguais, o 2.0 é plano e 2.2 tem um rebaixo no meio pra destaxar, essa é a unica diferença.

                      a idéia do amigo em usar gira do 1.8 com biela de 148 mm e pistão de 2.0 vai fica mais ou menos 1,5 mm pra fora , fiz as contas aqui só de curiosidade, se for pra turbinar, seria legal usar o gira do 1.8 com bielas de 148 mm e pistão de 87,5 do 2.4 que fica destaxado. sei lá, acho mais facil deixar tudo original do que fazer essa gambiarras todas. bota o gira e pistão do 2.0 que é mais facil..

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                      • V Offline
                        V Offline
                        Vasco Soliani
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        a tem outra que esqueci de citar, cabeçote 8v , se quer original, usa o comando de valvulas do omega e suprema 2.0 alcool 93 e 94, melhor comando original da gm, só não lembro o código agora e 16v , todos os cabeçotes são rigorosamente iguais, da versão 2.0 até a 2.4, seria otimo achar o cabeçote do calibra ou vectra gsi. a indeco faz copia do comando desse cabeçote pra versão nacional, só não sei quanto custa e mesmo assim as valvulas dos gsi eram maiores assim como dutos, borboleta enfim, totalmente diferentes.

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                        • M Offline
                          M Offline
                          matt5
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          o c20xe é um projeto da opel junto a cosworth… não precisa dizer mais nada... o motor do vectra 97 2.0 16v é o c20xev , é um motor meio termo entre o x20xev e o c20xe, mas não tenho como confirmar.

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                          • G Offline
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                            G u s t a v o
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            **existe diferença de eficiencia até do cabeçote ks pro cosworth, será bloco de zafira ou do kadett 1.8?

                            eu sugiro fazer um 2.2 16v**

                            1 Resposta Última resposta

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