Citroën 2cv cruza as américas até chegar ao brasil para a copa do mundo
-
fotos: divulgação
percorrer as américas desde o canadá até a argentina e, então, entrar no brasil para assistir à copa do mundo 2014. este roteiro, por si só inusitado e altamente aventureiro, ganha ainda mais charme e emoção a bordo de um citroën 2cv 6 especial, fabricado em 1988 e… pintado como uma bola de futebol da década de 1970. a escolha dos países, a aquisição do carro e sua caracterização é apenas o começo da história dos franceses eric carpentier e pierre pitoiset ao decidir assistir à copa no brasil.
não se trata de uma viagem meramente recreativa. ela faz parte do projeto pan american futbol, elaborado pela ong a cup of the world. o desafio de chegar ao rio de janeiro, partindo da frança ” onde o carro embarcou em navio para o canadá ” e percorrendo mais de 25.000 km em cerca de 180 dias, foi permeado por encontros em torno do futebol. a ideia é usar o esporte para juntar pessoas e criar uma convivência com diferentes povos e culturas durante a viagem. _um desafio lúdico da viagem era jogar futebol todos os dias com as pessoas com quem encontrávamos. fizemos o tanto quanto possível, tendo, em média, um jogo a cada três dias de viagem. para nós, era um meio eficaz de encontro, uma forma única de convergência e troca com as pessoas_, explicam eric e pierre.
no brasil, mais especificamente em porto alegre, a tripulação do citroën 2cv ganhou um terceiro integrante, o também francês marec ludovic, temporariamente morando na guiana francesa. os três afirmam ter muitas coisas boas para falar do brasil: _a recepção e a hospitalidade das pessoas é surpreendente! além da dimensão continental (que eles puderam conhecer na prática durante a viagem entre porto alegre e rio de janeiro), outro ponto que chamou muito nossa atenção foi a diversidade cultural. evidentemente, o país respira o futebol, não havendo pessoas indiferentes: conhecemos todos os times e campeonatos do brasil somente perguntando para as pessoas qual o seu time do coração_, brinca eric. mas, não satisfeitos com os 25.000 km rodados, os três aventureiros ainda têm um grande desejo: estacionar o citroën 2cv dentro do maracanã!
o citroën 2cv 6 especial foi enviado de navio da frança ao canadá. após os processos alfandegários, eric e pierre dirigiram até nova york, estados unidos. de lá, seguiram para washington, atlanta, nova orleans, chegando a nuevo laredo, já na fronteira mexicana. dirigiram então até a cidade do méxico, seguindo pela rodovia pan-americana para atravessar a guatemala, el salvador, honduras, nicarágua, costa rica e panamá. entre colon e cartagena, o percurso foi feito de barco. já na colômbia, a dupla retomou a pan-americana e seguiu para o equador, peru e chile, até a localidade de coquimbo.em seguida, eric e pierre subiram para a cordilheira dos andes por paso jama, **boa parte desta subida em primeira marcha, devido ao ar rarefeito, já que estávamos acima de 5.000 metros de altitude**, afirma pierre. passando para o lado argentino, a dupla buscou entrar no brasil pela cidade de são borja, no rio grande do sul. a partir daí, o roteiro em solo brasileiro passou pelos estados de santa catarina, paraná, são paulo e rio de janeiro. o restante da rota ainda não está definido: _vai depender do tempo que teremos. talvez conhecer as regiões centrais, como as cidades de belo horizonte e a capital brasília_, afirmam.
o carro: citroën 2cv 6 especial
mas por que utilizar um pequeno citroën 2cv para uma viagem tão longa? eric, proprietário do carro utilizado na viagem, responde: _o 2cv corresponde ao espírito do projeto, tanto em forma quanto em função. seu desenho arredondado remete a uma verdadeira bola de futebol. bastou adicionar algumas linhas para formar os gomos… no fundo, o deuche (apelido do 2cv na frança, derivado do nome em francês - deux chevaux) corresponde aos valores que queremos destacar: popularidade, universalidade e paixão. ele foi o primeiro carro amplamente acessível na frança devido à sua valentia e robustez, conquistando o coração de várias gerações de consumidores. um verdadeiro ícone_, conta.
o citroën 2cv foi comprado por eric no final de dezembro de 2013, um mês antes do início da viagem. tudo começou com o contato com uma congregação de freiras na frança. _lá ficamos sabendo que havia uma irmã que tinha o carro há mais de 20 anos. negociamos e compramos o veículo, mas com a promessa de visitar uma das unidades da comunidade na américa do sul. mais precisamente em vallenar, no chile. de 2cv…_.
uma atenção especial foi dada para a manutenção do carro durante a viagem. lubrificações, limpeza, trocas de óleo… tudo para manter la deuche o menor tempo possível parada. _tivemos que realizar alguns acertos e adaptações na carroceria, uma troca de bobina, regulagens na marcha lenta e uma reparação do freio de mão (quando da travessia panamá - colômbia). também tivemos trocas de pneus: 2 vezes cada pneu da frente, nunca atrás (mas vamos ter que trocar). mas nunca tivemos um pneu furado!_, complementa eric.
mas e depois da viagem? eric confessa ainda não saber quais os próximos passos com o citroën 2cv. o carro precisa voltar para a frança, mas ainda não sei como… talvez fique no brasil, argentina ou chile até a homeless cup, em santiago, participando depois do encontro internacional de citroën 2cv em coquimbo, no final de outubro. aí vou repatriá-lo. estou trabalhando para obter a verba necessária para isso.
o pan american futbol
embora legalmente estabelecida em mouvaux, no norte da frança, a associação a cup of the world não tem sede física. o projeto pan american futbol tem como objetivo aproveitar a popularidade e universalidade do futebol. o slogan do brasil na copa ( todos juntos num só ritmo) foi um forte inspirador. ao final da viagem, eric e pierre pretendem lançar um livro e um dvd sobre a experiência.
em 2012, a a cup of world implantou um programa de ajuda na índia denominado small ball, big kids, com envio de treinadores, organização de torneios e inscrição de jovens em campeonatos locais de futebol. em janeiro e fevereiro de 2012, eric andou 1.200 km com a bola no pé entre as cidades de lille e marseille, a fim de arrecadar recursos para a implantação de dois programas de futebol em orfanatos indianos. mais informações podem ser obtidas na página da acow no facebook (www.facebook.com/acupofworld).
citroën 2cv: para saber mais
o 2cv nasceu de uma decisão lógica de marketing, para empregar uma expressão atual. em 1935, o grupo michelin, sendo proprietário da citroën, estava consciente da necessidade de diversificar a oferta de produtos da marca por meio de novos mercados. desta forma, encomendou o estudo de um veículo pequeno ” tpv (trés petite voiture) ”, um veículo de segmento inferior ao modelo traction avant, que já usava carroceria do tipo monobloco. estávamos em 1936/37…
destinado ao mundo operário e rural, como especifica o próprio caderno de encargos de pierre jules boulanger, diretor da citroën à época, o 2cv deveria ser muito leve, a fim de baixar os custos de produção. deveria ser acessível a uma clientela que até então não tinha possibilidade de adquirir um meio de transporte individual. nesta ordem de ideias, a concepção da carroceria deveria ser tão simples quanto possível. esta particularidade induziu ao desenvolvimento de uma suspensão móvel e com grandes amplitudes, aliando conforto e confiabilidade. além disso, um único farol assegurava a iluminação!
em 1939, cerca de duzentos veículos estavam prontos para serem expostos, mas, com a declaração da 2ª guerra mundial, todos foram destruídos, à exceção de quatro precisamente escondidos (enterrados no chão de uma das fábricas). durante o conflito, os estudos prosseguiram clandestinamente, com a disponibilidade e o tempo como aliados.
o conflito termina em 1945, e o 2cv apresentado três anos depois no salão de paris já é sensivelmente diferente ao modelo anterior, apesar de conceito geral equivalente. sob a direção do escultor e estilista flaminio bertoni, o aspecto melhora sensivelmente. o metal substitui o alumínio e o magnésio. molas helicoidais e amortecedores de fricção asseguram a suspensão. o motor, de 375 cm³, é arrefecido a ar.
estas novas características permitiram melhorar a montagem e reduzir os custos. o habitáculo evolui, apresentando um novo painel de instrumentos, dois limpadores de para-brisas (ao invés de um), novos bancos e a melhora significativa da iluminação através da utilização de dois faróis.
de 1948, ano da sua apresentação, a julho de 1990, data final da sua fabricação, foram produzidos 5.114.940 2cv (entre carroceria de passeio e furgão) nas fábricas de levallois e de ivry (frança), de vigo (espanha) e mangualde (portugal). além disso, o modelo e seus derivados também foram fabricados em países como argentina, chile, irã, costa do marfim e vietnã.
o motor passou de 375 cm³ e 9 cv para 602 cm³ e 33 cv. ele fez tudo, transportou tudo. foi um fenômeno, tanto mecânico quanto sociológico. estimado em todo o mundo, o 2cv que participou de tantas expedições, coletivas ou não, representou como indicava uma publicidade, o amor livre, o amor eterno.
fonte: citroën do brasil – relações públicas e imprensa