Motor sem pressão de óleo
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cara sempre, sempre afrouxe o filtro faça subir oleo girando no motor de arranque ou furadeira, com o cabo da bobina desligado…
só depois de subir oleo no cavalete faça o motor ligar, é quase sempre assim, na primeira partida dificilmente sobe oleo... vou até te falar... no seu lugar ja me preparava para trocar as bronzinas... esse tempo aí funcionando sem oleo pode ter dado zebra.... comigo deu...
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li e ia falar sobre esses 2 minutos sem oleo q ficou em lenta, nao corre o risco de ter virado alguma bronzina?
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virado bronzina acho que não. ontem depois de arrumar deixei o motor funcionar bastante tempo e tá lisinho, sem nenhum barulho.
quando montei o motor deixei tudo bem embebido em óleo, até os cilindros. e quando funcionou sem ficou só a vazio, tomei cuidado de desligar antes que esquentasse o motor pra não queimar as bronzinas.
mas a verdade só vou saber a hora que encher a turbina na estrada. na pior das hipoteses vou morrer com outro jogo de bronzinas.
abraço
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uma boa tb é esgotar o oleo e ver se não sai limalhas junto. uma vez montamos uma bronzina de mancal com furo do lado errado, ficou alguns minutos na lenta e só depois de andar alguns kms comecou a rajar a biela que tava sem oleo. por sorte, nem bronzina roletou. desmontamos e tava lá, vira riscado e bronzina tudo vermelha. passamos uma lixa 400 no vira, bronzina nova e acelerei muito ainda depois disso até fazer o vira direito.
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minha embreagem quando montei fazia barulho também parecido com motor grilando, so quando o rolamento encostava na membrana da embreagem, quando afastava parava e quando pisava até o final tambem parava o barulho. meu problema era no rolamento se vc pegar ele na mao vai ver que ele se meche para os lados na sua pista é so centralizar ele que resolve o meu foi isto…
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tirei o cambio e localizei o problema.
a trava de um dos lados do rolamento saiu do lugar, e o rolamento girou uns 90graus no eixo.
com isso o garfo passava direto por ele…
problema resolvido, agora estou passando um sufoco pra encaixar o cambio de volta no motor.
até desisti por hoje, fazer isso com o carro no chão e soziho tá duro.
amanhã eu tento denovo.
abraços
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ai irmão,se preciasr de uma força por ai e de repente vc me falar que tem pelo menos uma meia duzia de geladas por ai,pode pá que num da outra,chego ai rapidim rsrsrsr
brincadeira nego,mas se precisar de uma mão ae,pode chamar que eu colo pra gente encaixar este câmbio,blz mano
abç
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finalmente consegui montar, precisei da ajuda de um amigo pra mexer o motor enquanto eu empurrava o cambio.
entrou facinho, e consegui dar uma volta no carro hoje.
o motor tá lisinho, a diribilidade melhorou muito com mais taxa, principalmente a frio.
a embreagem ficou uma manteiga, mas ainda não sei se não vai patinar.
e o acerto que eu tinha não veste mais o motor. tá dando excesso em lenta e quando vem a turbina tá pipocando, mesmo com lambda em 0,9. to com a wastegate com o parafuso frouxo e tá vindo 0,8 a 1kg, to tirando o pé quando vem 1kg pq to com muito avanço, já que andava com taxa baixa.
vou ver se dou uma acertada no feriado e tenho que zerar uns barulhinhos de correia, escape e um vazamendo de combustível junto do filtro.
abraços
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bom q aparentemente nao deu nada o lance do oleo e o barulho foi facil tirar
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valeu pessoal, consegui fazer sair óleo daquela porcaria.
liguei a furadeira lá com uma ponta feita na dremel e deixei girando bastante tempo, nem sinal de óleo…
aí afrouxei o filtro de óleo, deixei ele quase solto e girei a bomba denovo. saiu muito óleo pelo cavalete.
apertei denovo o filtro, virei a bomba denovo e veio óleo na boa.
fechei o motor, dei na partida e a luz de óleo apagou na mesma hora.
agora o que explica isso? filtro tava travado? tinha ar nele comprimido bloqueando o fluxo de óleo?
um problema resolvido.
agora só falta o da embreagem. vi uns boletins da luk falando que acontece do rolamento se delocar durante a instalacao do motor ou cambio, e com isso o garfo passa por ele, pegando direto na mola do plato.
tá bem com cara de ter sido isso, pois tive que soltar a alavanca de acionamento e girar ela um monte até encostar a embreagem...
to criando coragem pra soltar o cambio e dar uma olhada nisso, acho que vai ficar pro final de semana.
to devendo uma cerveja pra voces, eu já ia abrir a parte debaixo do motor, não conhecia esse esquema de furadeira no lugar do distribuidor.
abraços
imagino que seja pelo fato da bomba ser nova e estar sem óleo algúm(sei lá,uma hipótese).por vezes me pergunto,se o ideal não seria colocar óleo na bomba de um motor recentemente retificado(tipo uma maneira de deixar a bomba já cheia,até mesmo o filtro de óleo),para eliminar possíveis vácuos de uma bomba sem óleo que creio que deva ter sido este o lance que ocorreu por aí contigo. algúm tipo de vácuo ou coisa do tipo,impedia a bomba de puxar o óleo do carter,para começar a pressurizar creio que deva ter sido isto.e olha,por incrível que pareça,este dias aqui(como estou montando um ap novo,recém retificado),este lance de a bomba estar vazia e poder ocorrer este tipo de coisa que ocorreu contigo por aí,me passou pela cabeça bom saber que este lance é verdadeiramente passívo de ocorrer.que quando eu for funcionar qualquer motor recém retificado que seja por aqui,eu irei sempre verificar este esquema se a bomba está puxando o óleo e pressurizando normalmente.vou ficar coelho com este lance daqui pra frente
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isso qe acontece de não subir oleo é um dipo de ar qe pega entre a bomba e o filtro,se não deixar o filtro solto o ar não sai ai não sobe oléo
o certo antes de ligar o carro e fazer como falarão acima ou dar partida com o filtro solto para sair um pouco do oleo,ou girar a bomba com aulguma ferramenta
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se bem que se a gente for parar pra pensar,creio que este procedimento de girar a bomba até que a mesma faça circular o óleo por todo o motor(antes de dar a primeira partida em um motor novo),deveria ser algo padrão .creio que este lance seria o correto por que imagina só,se a caso o motor venha a funcionar logo de cara,logo na primeira partida,sem que a bomba comece a pressurizar e enviar óleo para partes vitais(como é o caso das bronzinas)?imagina que espécie de dano poderá causar as bronzinas e partes móveis mais delicadas do motor? vixi,nem quero pensar nisso.bem como eu disse à cima anteriormente:daqui pra frente,vou ficar coelho com isto e sempre antes de dar a primeira partida em qualquer motor novo,recém retificado que seja,vou fazer circular o óleo primeiro e ver se a bomba está pressurizando de cara se bem que o correto mesmo é sempre deixar a parte de faísca,inativa(inicialmente),no caso da primeira partida de todo motor novo,né? para que coisas desta natureza(do tipo o motor pegar de primeira),sem que o óleo já tenha circulado pelo motor),venha ocorrer.e com isto danifique as partes vitais do motor é pra pensar
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tentar colocar cambio sozinho no lugar pra mim é coisa de loko…
tirar é fácil... pra colocar até eu eu meu mecanico ja desistimos juntos uma vez, com o carro no chao, pra colocar meu 2ndo cambio quebrado no lugar.. passamos 2 horas e nada... o mecanico ja tava desistindo...
foi quando eu pedi pra por os 2 cambios lado-a-lado pra ver se tem coisa errada, e pasmem, o cambio que vem da parati bola nao entra no gol bola caso vc nao retirar todos os suportes de calsos e substituir pelo do seu cambio, ou seja, na parati o motor e cambio é o mesmo, porem a posicao dos suportes/calcos sao diferentes, somente quando transplantamos todas as pecinhas externas do meu cambio para o novo de parati, a coisa rolou...
ah... enchemos de oleo tooda a bomba de oleo nova antes de por no motor...
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o problema é encher o filtro de óleo e deixar ar na bomba… dai a bolha de ar não deixa a bomba puchar pq não sai, o filtro trava a bolha de ar pq tá cheio de óleo...
ou deixa tudo seco e gira a bomba com uma furadeira até carregar tudo, ou enche bomba e filtro e faz funcionar sem a cebolinha do óleo...
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tira o filtro de oleo pra ver se esta vindo oleo ate eli, e pode sim ser a bomba de oleo ruim, ja peguei um caso desses.. abraços
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como sempre tivemos ap em casa eu e meu pai (mecanicos de fim de semana, eu tec mecanica e meu pai prof do senai) sempre mechemos nos nossos carros e sofremos muito com isso, chegando ao ponte de uma vez eu desmontar o motor e testar a bomba fora (a bomba estava boa) comecei a estudar o porquê disso, cheguei a seguinte conclusão, o grande defeito da bomba de oleo do ap, não possui valvula de retenção (igual aos gm s) então não adianta encher a bomba e montar, o oleo desce, então cheguei a conclusão que o ideal é primeiro colocar o oleo no carter, depois coloque o filtro no lugar, se quiser pode encher o filtro, mas se colocar o filtro primeiro, não adianta pois cria um bolsão de ar na bomba que impede a entrada de oleo e enquanto a bomba estiver seca ela não puxa oleo, e para as ocasiões de primeira partida após a montagem, o ideal é ter essa ferramenta para girar a bomba, mas se não tiver, retire as velas e gire no arranque até apagar a luz do oleo, pois assim terá a certeza que o motor não vai girar seco.
isso vale tb para qdo for trocar o oleo, primeiro coloque o oleo, depois o filtro…...
outra boa pra faze e tira aas velas do carro e da a partida pq dai naoo tem compresa e e menos perigozo de bate a parte de cima do motor
tirar as velas não tem a ver com bater a parte de cima, mas sim com a de baixo, pois quem aguenta todo o peso da compressão são as bronzinas.
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tudo bem mas que bate aparte de baixo mas para cabeçote com balanceiros ou patins pq os que ussam tuchos c descarega os tuchos e vc ligar o carro sem ter carregados antes atropela valvula com certeza, e uma boa forma e aliviando a presao tirando as velas ou to errado???