Mv agusta f3 chega ao brasil
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fotos: divulgação
a mv agusta brasil revelou no dia 28 deste mês o preço do segundo modelo da linha 800 a desembarcar no país: a nova f3 800. a motocicleta chega à rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto com preço público sugerido de r$ 56.000,00.
a emoção de uma superesportiva de 1.000 cm3 com a diversão e a condução ágil e fácil de uma 600 cm3. o torque de uma v-twin no limite de rotação de uma quatro cilindros. essa é a definição da nova f3 800, que assim como os demais modelos da nova linha mv agusta, traz inúmeras inovações para a categoria, além de mais potência, mais torque e muito mais adrenalina.
o resultado é uma motocicleta com condução excepcional, um avançado pacote eletrônico e um novo motor de 800 cm3 que alcança 148 cv e 88 nm de torque. juntamente com baixíssimo peso (173 kg), oferece relação peso/potência de 1,17 kg/cv que lhe permite brigar diretamente com superesportivas de maior cilindrada.
a nova f3 800 foi inspirada na f3 675, modelo que redefiniu o conceito das esportivas de média apresentando perfeito equilíbrio entre motor e chassi. o motor é a síntese da tecnologia italiana e o chassi oferece desempenho ímpar no segmento, tanto em rodovias como nas pistas. com essas e outras características, a f3 800 empurra os limites das superbikes de média cilindrada para um nível muito próximo das superesportivas, revolucionando o setor com uma moto que representa um indiscutível marco tecnológico e de desempenho.
o diâmetro permanece inalterado em 79 milímetros; o curso foi aumentado de 45,9 mm para 54,3 milímetros, resultando em um aumento de deslocamento de 675cc a 798 cc. a potência foi aumentada para incríveis 148cv a 13.000 rpm e alcançando torque máximo de 88 nm a 10.600 rpm.
a aceleração foi configurada para não superar as 13.500 rpm. o sistema possui duplo cabeçote com quatro válvulas de titânio por cilindro para beneficiar o alto desempenho das rpm. os injetores de combustível também são novos, garantindo uma taxa de fluxo mais elevada e de maior potência em comparação com as da f3 675.
este motor de três cilindros é o que poderíamos chamar de auge da engenharia motociclística: é extremamente leve e compacto (pesa apenas 52 kg) e o bloco, cujos cilindros vem da fundição, possuem o mancal do virabrequim integrado em sua outra metade modelo chamado de closed-deck. os circuitos de água e óleo são integrados ao atual cárter e suas respectivas bombas estão localizadas no interior do motor, com vantagens óbvias em termos de estilo, bem como compacidade. entre as inovações neste três cilindros mv está o virabrequim contra-rotativo, uma solução técnica que antes da f3 675 só estava disponível em modelos de motogp. o objetivo? reduzir o efeito de inércia rotacional durante mudanças de direção rápidas e para melhorar o equilíbrio da motocicleta resultando em uma pilotagem muito mais fácil e divertida. o desempenho consideravelmente maior se reflete, para a mesma massa de moto, em uma melhora da relação peso-potência (1,17 kg / hp) em relação a f3 675.
e isso não é tudo. a resposta à aceleração sob todas as condições e a uniformidade da distribuição de energia em média rpm foram notavelmente melhoradas. esses dois fatores cruciais aumentam imensamente o prazer da pilotagem na estrada e diminuem consideravelmente os tempos de volta em pista. a potência de 148 cv se traduz em uma velocidade máxima de 269 km/h combinada com uma modificação na relação de transmissão final que foi aumentada de 16/43 para 17/41. por último, o sistema de embreagem mecânica projetado e desenvolvido pela mv agusta permite o melhor desempenho possível, mesmo sob freadas bruscas.
o projeto da três cilindros mv agusta trouxe os componentes eletrônicos mais avançados já vistos na categoria média/alta cilindrada. a plataforma mvics (motor & vehicle integrated control system, ou sistema de controle integrado de motor & veículo) combina o controle eletrônico total do acelerador e do corpo de borboleta com o controle de tração. o full ride by wire é para todos os efeitos a base tecnológica da plataforma mvics: o sistema torna isso possível para a abertura ideal do corpo de borboleta a ser definido a qualquer momento no tempo, por isso não depende da rotação angular do aperto de torção. de fato não há restrições mecânicas entre acelerador e borboleta: o mapeamento
de injeção e ignição são o que define a mistura ar-combustível ideal para proporcionar o melhor desempenho em todos os momentos e em todas as condições. o mvics oferece uma abordagem multimapa, com três mapas elaborados por técnicos mv agusta e um que pode ser totalmente personalizado pelo piloto. o controle de tração é agora um pré-requisito vital: ele usa os mesmos critérios operacionais do elogiado sistema empregado na f3 675, com 8 níveis facilmente selecionados usando os controles do guidão e do compacto e totalmente digital painel de instrumentos.
a excelente maneabilidade da f3 675 está presente na mv agusta f3 800. começando com a distância entre eixos de 1.380 mm, que é uma conquista e funciona como a base da excepcional facilidade de manuseamento desta revolucionária três cilindros. o quadro é o resultado de uma combinação inteligente de uma estrutura principal em aço tubular e uma seção intermediária composta por um par de placas laterais em alumínio fundido, bem como o braço oscilante prolongado (576,5 mm), que foi projetado para fornecer tração máxima.
os sofisticados garfos dianteiros marzocchi com 43 mm de diâmetro e 125 mm de curso oferecem ajuste da pré-carga da mola e o acerto da recuperação da compressão. a suspensão traseira sachs com 123mm de curso possui reservatório de nitrogênio e ajuste totalmente separado para a pré-carga da mola, compressão e retorno.
a f3 800 conta com sistema abs de série, oferecendo uma frenagem de altíssima qualidade graças ao duplo disco flutuante dianteiro de 320 mm de diâmetro e as pinças de freio brembo radial monobloco com quatro pistões (32 mm de diâmetro). o freio traseiro conta com disco de 220mm, duplo pistão brembo de alto desempenho (34 mm de diâmetro). os pneus de série são pirelli diablo rosso corsa 120/70-zr17 na dianteira e 180/55-zr17 na traseira. cores disponíveis: vermelho/prata metálico e branco perolado/preto brilhante.
fonte: www.daframotos.com.br