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Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc

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    G Offline
    goiano
    escreveu em última edição por
    #1

    saudações amigos.

    agora definitivamente estou comprometido na reforma e montagem do gol do meu amigo fernando que faleceu 4 anos atrás em um acidente de carro. quem esteve no 13° festival força livre em curitiba no camarote pp conheceu ele…

    quem quiser dar uma olhadinha no projeto e proposta de patrocinio pode clicar abaixo:

    https://cid-b9603bc9d40a860a.office.live.com/view.aspx/projeto%20gol%20arrancada/projeto%20%20in%20memoriam%202.doc?bsrc=docmail&bpub=sdx.docs

    o motor ficou todo corroido devido aos anos parado e enxarcado de agua vazada do cabeçote, então vou ter que começar a montagem praticamente do zero. se fosse montar com o setup-que tá lá, seria um vira 2.0 retificado pra 0,25 com pistões powertech antigos de 83,50mm e pino deslocado (não gosto muito não) e bielas cuningham 144mm….essas sim são top

    foi daí que surgiu a ideia de vender isso tudo e partir pra um setup mais leve, barato e girador, com pistões menores e bielas chinesinhas mesmo, já que turbo-c é fraquinho.....rs.... :d

    andei pensando sobre o gargalo da categoria, que é a turbina, onde a maior restrição ocorre por conta do minusculo eixo de 49,5mm (apl) e imaginei que quanto maior o motor em cilindrada, maios a necessidade de fluxo de cabeçote e consequentemente pior será a restrição causada por um eixo tão pequeno.

    -a ideia então seria partir pra um setup 1.6/1.7 peças internas bel leves/aliviadas com um cabeçote e comando pra gerar potencia lá em cima, criando assim um fluxo menor de gases do que um motor grande mas com uma velocidade maior de escoamento pra passar bem rapido pelo coletor (muito bem dimensionado) e eixinho da turbina e gerando assim boa potencia em alta rpm que é também onde sem tem melhor tração depois de embalar .

    queria saber a opinião de voces sobre essa teoria.

    -quanto às peças internas, as duvidas são:

    virabrequim 1.6 antigo de 8 contrapesos ou os novos flex de apenas 4 ?

    a intensão é aliviar bem o vira e volante.

    pistões o mais barato que achar de 83mm pra usar com junta de ferro original sem problemas. preferencialmente cabeça plana pra acelerar o fluxo do cabeçote e facilitar possiveis alterações de taxa de compressão.

    bielas ching-ling com parafusos arp e é aqui o x da questão, pois considerando o bloco curto original e bielas de 144mm a r/l de já ótimos 0,268

    agora matutando com meus botões, usando pistões de ap 2.0 nessas bielas eles ficariam 7,7mm mais baixos, o que proporcionaria usar bielas maiores.

    andei pesquisando bielas de 152mm e ví que são usadas nos motores de opala 4 cilindros e nos atuais motores ea111 vht. as de opala não sei mas parece que as de ea111 ja existe forjadas, confere ?

    isso deixaria o r/l com fodásticos 0,255 e junto com um cabeçote muito bem feito faria esse motorzinho espetar 10.000 rpm toda hora e provavelmente sem tantos estresses mecanicos.

    quanto ao comando fico aberto a sugestões tambem, tanto em duração e levante como lobe center. estava pensando num desse tipo aqui: carlini w7.1 de 320°/13,5mm/114 lobe :)

    http://www.carlinicompetizione.com.br/especificacoes.html

    e então pessoal…...... mandem bala

    abraços

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #2

      a idéia é bacana goiano, sempre acreditei que um motor de menos cilindrada girando muito tem mais potencial que 2.0…

      isso pq o grande desafio da turbo-c não é a potência... motor 1.6 com 2kg vem 400cv que é o limite da turbina nos 2.0... o grande problema é tração

      se seu motor jogar torque lá em cima e um pico de potência suave, tem tudo pra dar certo.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #3

        biela de opala 6 , tem aos montes pra vender… ela tem exatos 152,4mm... além de melhorar a r/l que diminuirá as perdas de rendimento, tb vai te ajudar a subir o pico de potência mais pra cima... porém o custo não ajuda, 2 mil reais contra 800 das de ap

        fuja do pistão reto, biela longa é mais propicia a detonação, inclusive o ponto pra esse setup tem que ser bem fraquinho.

        no mais, providencia uma bomba de óleo externa se não quer dor de cabeça... a idéia é virar 10mil rpm...e no sistema original de lubrificação é tenso

        o resto é o basicão, balanceamento dinâmico e os segredinhos de retifica (brunimento fino, folga de mancal, etc etc etc)

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          smk. 0
          escreveu em última edição por
          #4

          turbo c nao pode bomba de oleo externa, mas uma bombinha da ta com um calcinho no bypass deve melhorar bastante a lubrificação de alta…

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            goiano
            escreveu em última edição por
            #5

            biela de opala 6 , tem aos montes pra vender… ela tem exatos 152,4mm... além de melhorar a r/l que diminuirá as perdas de rendimento, tb vai te ajudar a subir o pico de potência mais pra cima... porém o custo não ajuda, 2 mil reais contra 800 das de ap

            fuja do pistão reto, biela longa é mais propicia a detonação, inclusive o ponto pra esse setup tem que ser bem fraquinho.

            no mais, providencia uma bomba de óleo externa se não quer dor de cabeça... a idéia é virar 10mil rpm...e no sistema original de lubrificação é tenso

            o resto é o basicão, balanceamento dinâmico e os segredinhos de retifica (brunimento fino, folga de mancal, etc etc etc)

            só tenho que ver se o mancal do opala/ea 111 é o mesmo dos ap.

            bomba externa nao pode, como foi falado…

            e sobre rpm tem que ver o que o dino vai dizer, mas acho que bater marcha com 9000rpm com carro rendendo tá de bom tamanho...

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              smk. 0
              escreveu em última edição por
              #6

              maior problema dos turbo c é a turbininha :s

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              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #7

                as bielas de citroen 2.0 xu10j4 (zx coupé, 306 s16 etc) antigos tem 152mm de comprimento

                e são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito grossas.

                o pino de pistão é 22mm

                acho q vc deveria dar uma olhada nelas.

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  Buddy Guy
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  saudações amigos.

                  agora definitivamente estou comprometido na reforma e montagem do gol do meu amigo fernando que faleceu 4 anos atrás em um acidente de carro. quem esteve no 13° festival força livre em curitiba no camarote pp conheceu ele…

                  quem quiser dar uma olhadinha no projeto e proposta de patrocinio pode clicar abaixo:

                  https://cid-b9603bc9d40a860a.office.live.com/view.aspx/projeto%20gol%20arrancada/projeto%20%20in%20memoriam%202.doc?bsrc=docmail&bpub=sdx.docs

                  o motor ficou todo corroido devido aos anos parado e enxarcado de agua vazada do cabeçote, então vou ter que começar a montagem praticamente do zero. se fosse montar com o setup-que tá lá, seria um vira 2.0 retificado pra 0,25 com pistões powertech antigos de 83,50mm e pino deslocado (não gosto muito não) e bielas cuningham 144mm….essas sim são top

                  foi daí que surgiu a ideia de vender isso tudo e partir pra um setup mais leve, barato e girador, com pistões menores e bielas chinesinhas mesmo, já que turbo-c é fraquinho.....rs.... :d

                  andei pensando sobre o gargalo da categoria, que é a turbina, onde a maior restrição ocorre por conta do minusculo eixo de 49,5mm (apl) e imaginei que quanto maior o motor em cilindrada, maios a necessidade de fluxo de cabeçote e consequentemente pior será a restrição causada por um eixo tão pequeno.

                  -a ideia então seria partir pra um setup 1.6/1.7 peças internas bel leves/aliviadas com um cabeçote e comando pra gerar potencia lá em cima, criando assim um fluxo menor de gases do que um motor grande mas com uma velocidade maior de escoamento pra passar bem rapido pelo coletor (muito bem dimensionado) e eixinho da turbina e gerando assim boa potencia em alta rpm que é também onde sem tem melhor tração depois de embalar .

                  queria saber a opinião de voces sobre essa teoria.

                  -quanto às peças internas, as duvidas são:

                  virabrequim 1.6 antigo de 8 contrapesos ou os novos flex de apenas 4 ?

                  a intensão é aliviar bem o vira e volante.

                  pistões o mais barato que achar de 83mm pra usar com junta de ferro original sem problemas. preferencialmente cabeça plana pra acelerar o fluxo do cabeçote e facilitar possiveis alterações de taxa de compressão.

                  bielas ching-ling com parafusos arp e é aqui o x da questão, pois considerando o bloco curto original e bielas de 144mm a r/l de já ótimos 0,268

                  agora matutando com meus botões, usando pistões de ap 2.0 nessas bielas eles ficariam 7,7mm mais baixos, o que proporcionaria usar bielas maiores.

                  andei pesquisando bielas de 152mm e ví que são usadas nos motores de opala 4 cilindros e nos atuais motores ea111 vht. as de opala não sei mas parece que as de ea111 ja existe forjadas, confere ?

                  isso deixaria o r/l com fodásticos 0,255 e junto com um cabeçote muito bem feito faria esse motorzinho espetar 10.000 rpm toda hora e provavelmente sem tantos estresses mecanicos.

                  quanto ao comando fico aberto a sugestões tambem, tanto em duração e levante como lobe center. estava pensando num desse tipo aqui: carlini w7.1 de 320°/13,5mm/114 lobe :)

                  http://www.carlinicompetizione.com.br/especificacoes.html

                  e então pessoal…...... mandem bala

                  abraços

                  massa pra caramba,meu camarada goiano.e vc com esta idéia destas bielas,me fez ficar curioso com isto.pois se vc achar bielas do nipe que vc disse por aí,que sirvam no ap,tentarei salvar um bloco que tenho aqui e que dá para fazer um 1.7 ou 1.9.que inclusive está até prontinho(usinado para 83mm,brunido e com buchas de comando loko zeradas).vou ficar de olho neste seu tópico por cá.pois este assunto destas bielas que sirvam no ap,muito me interessa abração

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    se os passat aspiradinho da copa classic aqui do rs viram 9mil, não vai ser um turbo-c que vai se michar pra virar 9 ou 10… o problema é a lubrificação...

                    e o negocio é procurar o eixo 49,5 com menor quantidade de pás possível...

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      Buddy Guy
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      rapazes,eu me lembro de ter visto uma receita de 1.7(não me lembro onde),que usava vira de 1.6,bielas 149mm(do golf sr)+ pistão de 2.0.agora,novela mexicana é encontrar estas bielas,né?

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        mas dai tem que fatiar o bloco…

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          Buddy Guy
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          mas dai tem que fatiar o bloco…

                          com quais bielas tú diz,com as de 149mm e pistões do 2.0? pensei que ficaria dia face a face com topo do bloco eu estava de idéia aqui,de descolar um jeito de montar o 1.7 aspro,mas que os pistões ficassem faceados com o topo do bloco.tentei com os pistões do fusca 1500 e as bielas do ap 144mm.e nesta configuração,os pistões saem para fora do bloco 2,5mm.e daí,como fazer neste caso? conversei com um camarada da torneadora,para tentar fazer buchas de bielas deslocadas,nas bielas 144mm do ap,para poder usar os pistões do fusca.mas tememos enfraquecer as bielas.pensei em fatiar a cabeça dos pistões.mas daí,tirar 2,5mm na cabeça dos pistões,é foda né?

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            goiano
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            as bielas de citroen 2.0 xu10j4 (zx coupé, 306 s16 etc) antigos tem 152mm de comprimentoe são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito grossas.o pino de pistão é 22mmacho q vc deveria dar uma olhada nelas.

                            mas voce ach que as originais aguentam o tranco ou tá mandando eu procurar as forjadas?

                            se achar deve ser europeia e caaaaaaraaaa…..... :medo:

                            se os passat aspiradinho da copa classic aqui do rs viram 9mil, não vai ser um turbo-c que vai se michar pra virar 9 ou 10… o problema é a lubrificação...e o negocio é procurar o eixo 49,5 com menor quantidade de pás possível...

                            pois é…....simbora

                            mas dai tem que fatiar o bloco…

                            com quais bielas tú diz,com as de 149mm e pistões do 2.0? pensei que ficaria dia face a face com topo do bloco eu estava de idéia aqui,de descolar um jeito de montar o 1.7 aspro,mas que os pistões ficassem faceados com o topo do bloco.tentei com os pistões do fusca 1500 e as bielas do ap 144mm.e nesta configuração,os pistões saem para fora do bloco 2,5mm.e daí,como fazer neste caso? conversei com um camarada da torneadora,para tentar fazer buchas de bielas deslocadas,nas bielas 144mm do ap,para poder usar os pistões do fusca.mas tememos enfraquecer as bielas.pensei em fatiar a cabeça dos pistões.mas daí,tirar 2,5mm na cabeça dos pistões,é foda né?

                            montei um motor com vira 1.8 + bielas kombi diesel + pistao fusca 1500 de 83mm.

                            cara…...ficou um tank de guerro o bagulho......as bielas/pistoes/aneis são parrudos que dá medo.....pode enfiar pressao de turbo.

                            leve nao fica nao, mas é uma ignorancia de forte

                            ps: dêem uma olhada nesse meu topico no hot campinas pra gente ir trocando ideia e respondendo por aqui....só pra cruzar informação e aumentar a base de dados....hehehe....

                            abraço

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              Buddy Guy
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              as bielas de citroen 2.0 xu10j4 (zx coupé, 306 s16 etc) antigos tem 152mm de comprimentoe são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito grossas.o pino de pistão é 22mmacho q vc deveria dar uma olhada nelas.

                              mas voce ach que as originais aguentam o tranco ou tá mandando eu procurar as forjadas?

                              se achar deve ser europeia e caaaaaaraaaa…..... :medo:

                              se os passat aspiradinho da copa classic aqui do rs viram 9mil, não vai ser um turbo-c que vai se michar pra virar 9 ou 10… o problema é a lubrificação...e o negocio é procurar o eixo 49,5 com menor quantidade de pás possível...

                              pois é…....simbora

                              mas dai tem que fatiar o bloco…

                              com quais bielas tú diz,com as de 149mm e pistões do 2.0? pensei que ficaria dia face a face com topo do bloco eu estava de idéia aqui,de descolar um jeito de montar o 1.7 aspro,mas que os pistões ficassem faceados com o topo do bloco.tentei com os pistões do fusca 1500 e as bielas do ap 144mm.e nesta configuração,os pistões saem para fora do bloco 2,5mm.e daí,como fazer neste caso? conversei com um camarada da torneadora,para tentar fazer buchas de bielas deslocadas,nas bielas 144mm do ap,para poder usar os pistões do fusca.mas tememos enfraquecer as bielas.pensei em fatiar a cabeça dos pistões.mas daí,tirar 2,5mm na cabeça dos pistões,é foda né?

                              montei um motor com vira 1.8 + bielas kombi diesel + pistao fusca 1500 de 83mm.

                              cara…...ficou um tank de guerro o bagulho......as bielas/pistoes/aneis são parrudos que dá medo.....pode enfiar pressao de turbo.

                              leve nao fica nao, mas é uma ignorancia de forte

                              ps: dêem uma olhada nesse meu topico no hot campinas pra gente ir trocando ideia e respondendo por aqui....só pra cruzar informação e aumentar a base de dados....hehehe....

                              abraço

                              massa mas quantos milímetros os pistões ficam abaixo do topo do deck? com que taxa ficou?precisou plainar o bloco? será que daria para montar esta configuração com bielas mais leves do md,para rodar aspirado? como fica o r/l com este esquema?

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                matt5
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                gaucho, acho que vc se referiu as bielas dos zx dakar e xsara vts (motor xu10rs).

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  goiano
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  massa mas quantos milímetros os pistões ficam abaixo do topo do deck? com que taxa ficou?precisou plainar o bloco? será que daria para montar esta configuração com bielas mais leves do md,para rodar aspirado? como fica o r/l com este esquema?

                                  ficaram rentes.

                                  taxa fica entre 8 e 9 dependendo do cabeçote.

                                  pra aspirado acho que nao compense não…

                                  aspirado eu faria vira 1.8 + biela 144 original + pistao monza 1.8 (84,8mm) e pronto...

                                  r/l de combi diesel (136mm) com vira 1.8 fica de 0,317

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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    massa mas quantos milímetros os pistões ficam abaixo do topo do deck? com que taxa ficou?precisou plainar o bloco? será que daria para montar esta configuração com bielas mais leves do md,para rodar aspirado? como fica o r/l com este esquema?

                                    ficaram rentes.

                                    taxa fica entre 8 e 9 dependendo do cabeçote.

                                    pra aspirado acho que nao compense não…

                                    aspirado eu faria vira 1.8 + biela 144 original + pistao monza 1.8 (84,8mm) e pronto...

                                    r/l de combi diesel (136mm) com vira 1.8 fica de 0,317

                                    poxa,ficou bacana então.se fica rente e não precisa mexer no bloco,seria uma saida interessante.bom saber do esquema

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                                    • G Offline
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                                      #18

                                      pessoa, e um meio termo, tipo um milinovezinho tradicional, com pistão 83mm e biela 144mm fica com 1.870cc e 0,30 batido de rl …....... :biba:

                                      ps: qual a velocidade media dos pistões aceitavel pra umas configurações turbo dessas ?

                                      abraços.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #19

                                        axo que em motores de rua, o bom é n passar de 20m/s . vi q os da f1 chegam a 28 m/s, e alguns motores renault ja chegaram a 32m/s sem quabras

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                                          #20

                                          tem um monte de rua e até de pista indo alem desses 20m/s ou 21m/s sem problemas…

                                          1 Resposta Última resposta

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