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Dimensionamento de turbina

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    menegotto
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    #3

    ou minha estimativa de ve está horrível ou meu motor é um monstro e não sabia :hauhau: :d :d

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #4

      97,64 x 6250 x 120% (55% + 1,2 de boost) / 3456 x 100

      211cfm = 0,10m3/s

      acho que fica mais razoavel… 70% de eficiência na turbina @ 1,2 bar... porém não é tudokidá, pois esse turbo vai até 75% de eficiência...

      confirma a tese que é um bom turbo até motor 1.4… 1.6 só se usar pouca pressão... na busca do gráficos das k24

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      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #5

        baixa o manual da garret, la te ensina o meio correto de dimensionar o turbo compressor

        1- calcula qual a massa de ar necessária pra atingir o seu objetivo de potência

        2- calcula qual a pressão necessária pra atingir essa massa de ar

        3- plota no grafico massa e vazão e verifica que valor ficará…

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        • P Offline
          P Offline
          Pisca
          escreveu em última edição por
          #6

          vc teve q achar isso na net?

          se eu te contar q existe um tópico aki no pp q uma porrada de mapas da kkk?

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          • G Offline
            G Offline
            goiano
            escreveu em última edição por
            #7

            capiroto,

            calcula pro meu milissete turbo-c com oficaria essas paradas aí…..quer dizer.....pra eu ter uma ideia onde a turbna ia entupir.... :hauhau:

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            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #8

              pisca, vou dar uma vasculhada aqui… mas eh dificil essa busca dar retorno...

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #9

                goiano precisa definir qual modelo de turbo vai usar, ou então pegar uma penca de gráficos e ver qual se adequa mais ao seu projeto… que afinal nem está definido ainda :hauhau: :d :d :d :d

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  seguindo o método garrett recomendado pelo overspeed:

                  wa = hp x a/f x bsfc/60

                  wa = fluxo de ar

                  hp= obvious

                  a/f = air fuel rate

                  bsfc= brake specific fuel comsuption… está ligado ao rendimento térmico do motor

                  wa= 220 x 12 x 0.55/60 = 24,2lb/min = 0,18kg/s = mesma coisa que calculei antes

                  mapreq = wa x r x (460 + tm) / ve x (n/2) x vd

                  mapreq = pressão requerida pra atingir o alvo de potência

                  r = constante

                  tm = temperatura ar admissão

                  n = rotação máxima

                  vd = volume motor ( x litros x 61,02 = y cu.in)

                  **mapreq = 24,2 x 639,6 x (460 + 60) / .85 x 6250/2 x 97,632

                  mapreq = 8048726,4 / 259335 = 31,03 psiabsoluto

                  31,03 - 14,7 = 16,33psi de boost = 1,1kg**

                  a garrett assume 2psi como perca na pressurização e 1 psi na sucção do turbo, logo

                  **31,03 + 2 = 33,03 psi na saída da turbina

                  14,7 - 1 psi = 13,7 psi na sucção

                  pressure ratio = 33,03 / 13,7 = 2,41**

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
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                    #11

                    com 2,4 de pressure ratio e 0,18kg/m, estou com 73% de eficiência na turbina e beliscando as 140.000rpm na coitada… digamos que está bem dimensionado...

                    estou curtindo essas doideras... uma pena as nacionais não ter os gráficos disponíveis...

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      esse é pro goiano

                      wa = 500hp x 12 x 0.55/60 = 55lb/min

                      mapreq = 55 x 639,6 x (460 + 20) / .90 x 8500/2 x 103,74

                      mapreq = 16885440 / 396805,5 = 42,55psi absoluto

                      42,55 - 14,7 = 27,85 = 1,9bar

                      goiano, olha o milisete girador dos inferno se apresentando… na teoria, com 90% de ve que um bom cabeçote te garante, e com o pico de potência em 8500 rpm vem os 500cv...

                      o pessoal na turbo-c anda com bem mais que isso... bem provavel que seja a turbina que limite...

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        fisioluiz
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        aproveitando o tópico do menegotto, alguém tem informações sobre a holset he221w é para usar no mesmo motor fiat 1.6…

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          matt5
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          o fluxo de cabeçotes de diferentes não influencia nessa conta? ou melhor, a eficiência volumétrica de cada powertrain?

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            matt, o mapreq divide por .90 ali no do goiano

                            se olhar na descrição da fórmula mais acima, esse .90 é a ve no pico de potência…

                            luiz arruma o gráfico dela na net... vou procurar aqui se achar eu posto

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              luiz,

                              turbo holset he-221w****holsetvw: worker 8.150e / 9.150e 150cv

                              ford: cargo c-815e 150cv

                              motor: cummins isbe4150cv em diesel é tenso ein… as s10 tem 138 snme e usam t2 .35/.48 com eixo 35... olhei a foto dessa he-221w e achei bem pequeninha...

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                goiano
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                valeu capiroto :hauhau:

                                me diz uma coisa…...aumentando a capacidade volumetrica do motor, o efeito de turbina pequena piora até que ponto ?

                                digo no sentido de que ontem estava falando com um amigo que comentou o seguinte:

                                já que a turbina é o limite, voce tem que aumentar tudo o que não for limitado, como motor grande, taxa baixa pra melhor enchimento volumetrico dos cilindros e cabeçote de acordo com o motor e turbo , ou seja, nada exagerado nem comandaralho…..

                                seria motor girando 7 pau mas com faixa util desde os 4.500 rpm.....cambio longo e tracionando igual trator.

                                dissertem sobre o assunto...rs.... :d

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  matt5
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  goiano, acredito que o problema do aumento da eficiência volumétrica é que a turbina morra mais cedo, ja que vc esta pressurizando desde baixas rotações devido ao volume que o motor gera. o que vejo acontecer muito com os hondinha b16 quando se usa uma turbina pequena, que em outros 1.6 ficaria otima, quando o motor começa a girar pra valer a turbina já ficou . o volume de ar é muito maior do que o de um motor 1.6 qualquer por isso a turbina fica limitadíssima.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    andersonbastos
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    a turbina vai limitar sempre a potência máxima que o motor vai atingir, seja ele 1.6, 1.8 ou 2.0. a maior vantagem em se usar um motor maior, é que a entrega de potência consegue ser mais linear.

                                    mas nesse sentido, de nada adianta usar comandos altos e cabeçotes com super fluxo, se no final a turbina não deixará o motor render tudo que pode.

                                    se for para usar um motor de uns 450 cv, que a curva de potência e torque seja a mais plana possível, sem picos ou variações bruscas, facilitando a transferência da potência as rodas, e isso se consegue com motores grandes e com taxas mais altas.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      menegotto
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      goaino, se analisar a teoria da garret vai chegar a duas conclusões:

                                      fluxo: depende somente do hp requerido… depende tb do bsfc, mas motor ap é tudo igual... se fosse compara um ap com um k20 ai mudaria o bsfc e precisaria menos fluxo no k20 pra render o mesmo hp do ap

                                      logo, 500cv num ap 2.0 ou num motor 1,5 são o mesmo fluxo.

                                      pressão: bom ai vem a treta... a pressão necessária para atingir um alvo de potência é função da cilindrada, ve e rpm...

                                      quanto maior a cilindrada, maior a ve e maior a rpm de pico, menor a pressão necessária...

                                      o problema dos turbo-c é que consegue encher 1,7, no máximo 2kg de pressão... isso é o limite da turbina...

                                      num motor 2.0, vem os 500cv com 2kg e com pio de rotação inferior, coisa de 6k... no 1.6 consegue o mesmo resultado porém em 8,5k rpm...

                                      vc tem que decidir o que quer pro seu projeto... o feijão com arroz ou uma novidade que pode dar muito certo

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        menegotto
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        e pra terminar… quem conhece motor, sabe de longe que ap 2.0 não tem nada de linear... a bosta afunda torque e sai fritando tudo e morre cedinho...

                                        quer linearidade na entrega do torque? motor pequeno + altas rpm

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
                                          S Offline
                                          SemControle
                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          nunca medi pra ver a curva, mas como gosto de usar o turbo em estrada, eu gosto de por uma 3 pra frente e encher, gosto mesmo de 5 sem pressurizar nada e comecar la de baixo, acho tao suave como cresce a forca, é mais pra alta mesmo e teve quem disse q ia ficar muito grande a turbina no meu motorzinho 1.6, mas acho q o fluxo cruzado no cabecote ajudou ou sei la…..sou tiozao, pro meu gosto esta otimo, passa bem pro chao, mesmo qnd estica 2 com pressao, primeira nem tento, meus reflexos de tiozao sao lentos, nao da tempo acelerar e trocar antes do corte :hauhau: apanhei muito outro dia depois de chover, mas parei de acelerar, se nao consegue tracionar, nao vai frear tmb

                                          o q vi qnd tava montando o meu, q muitas teorias caem por terra na pratica, mas acho legal estimar as coisas com esses calculos, sabendo os limites das turbinas ja da pra tentar evita-los pelo menos na teoria

                                          1 Resposta Última resposta

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