Por que o brasileiro não entende as categorias de veículos e suas utilizações?
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no meio do monte de lorota que tem no na, um texto do qual gostei.
b-car, c-car, d-car… porque no brasil isso não é levado a sério? porque brasileiro comum não entende que existem categorias de veículos e que eles são projetados visando atender esse tipo de utilização? culpa das montadorasó culpa dos consumidoresó não…
acho mesmo que a culpa é da imprensa, que auto intitula-se especializada, (revistas, sites de portais, etc) que teimam em fazer comparativos ridículos como ecosport x crossfox, ou honda fit x fiat idea x chevrolet meriva, entre outros que não tomarei como exemplo.
esse tipo de comparativo leva o consumidor a pensar que o ecosport é meramente um fiesta com suspensão aumentada para parecer um suv, como é o crossfox. na verdade não é, e não falo isso porque tenho conhecimento, mas sim porque ele um produto baseado no fiesta, mas de concepção e construção diferentes para atender aos anseios dos consumidores que desejavam um carro com aparência mais robusta como um suv mas com a praticidade e dimensões externas de um b-car, o que é muito diferente da simplicidade oferecida pelas modificações estéticas em um modelo já existente no catalogo, adornando-o com molas maiores, estepe preso à tampa do porta-malas e para-choques mais agressivos.
para não parecer tendencioso, já que meu nickname supõe que gosto dos carros da marca do oval azul, criei um questionário de perguntas para mim mesmo sobre outro case que julgo bastante interessante: honda fit.
• o honda fit é um monovolume assim como a fiat idea e chevrolet meriva? sim.
• isso faz deles carros com conceitos parecidosó não
o honda fit é um carro hatchback, projetado para servir ao mesmo tipo de pessoa que compraria um carro plataforma b qualquer, como um volkswagen polo. a grande sacada é fornecer espaço interno interessante com o mesmo tamanho externo habitual na categoria.
entretanto mas ele não tem a altura da minivan que busca seus filhos na escola, o que acaba de vez com suas semelhanças, o que deveria extinguir por completo qualquer chance de matéria comparativa entre os carros.
isso abre espaço para mais uma situação interessante de ser analisada pela pesquisa que teve a mim como único participante:
• o honda fit é um carro caro pelo tamanho que possui? sim
• é certo delimitar o preço de um veículo pelo tamanho que ele possui? não
• a honda tem todo o direito de vender o honda fit por preços mais caros do que seus reais concorrentesó sim
se você acha que os concorrentes do fit chamam-se fiat idea, chevrolet meriva e nissan linica, ledo engano. acho que a honda sabe muito bem que o volkswagen polo, chevrolet agile, ford new fiesta hatch, citroën c3, peugeot 207, e demais que ocupam o nicho ridículo denominado no brasil como o dos compactos premium realmente são os que devem ser atingidos.
se eu consigo oferecer um produto pequeno por fora, grande por dentro posso pedir mais caro por isso e o consumidor pode sentir-se satisfeito por estar levando um ótimo produto para casa.
pode parecer uma antítese ao falar sobre isso neste texto, pois começo falando que os carros no brasil são mal interpretados pelos consumidores e agora defendo o direito da honda vender seu pequeno b-car ao preço de um c-car?
pensem bem: se eu paguei 60 mil em um b-car porque queria algo que me proporcionasse espaço interno similar a um c-car, sem ter que me preocupar com vagas maiores nos estacionamentos, preciso entender que ele não terá necessariamente as outras características inerentes a um c-car.
o mercado vai ser o responsável por aceitar este tipo de carro ou não, mas o perigo mora na generalização criada pela banalização dos comparativos divulgados na imprensa.
quantos comparativos vocês viram ao longo dos anos entre honda fit, citroën c3 e volkswagen polo? quem venceria este embate mais facilmente?
o conforto e estilo peculiar, quase infantil e feminino do pequeno francês, a pegada esportiva e jovial, praticamente pedante como todo jovem que melhorou de vida, do pequeno alemão, ou a praticidade cosmopolita do japonês de olhos arregalados, estranhamente simpático, como todo bom anime da terra do sol nascente?
o que seria mais fácil, vencer um comparativo contra carros com características tão distintas, apesar de pertencerem ao mesmo grupo, ou contra carros destinados desde a sua criação a terem como maiores emoções em singela vida, coisas prosaicas como o derramamento de um pote de danoninho, ou quem sabe, algo mais perigoso como o vazamento de uma fralda descartável?
respondam vocês mesmos e tirem as suas próprias conclusões. uma imprensa séria vai render mais frutos para nós consumidores. textos viciados em obter páginas de publicidade apenas renderão distorções futuras que serão refletidas em nossos bolsos.
para isso se tornar realidade é fácil. basta entendermos que carros são bens de consumo e como tal, não podem ser enquadrados em algo tão tosco quanto a delimitação por faixa de preço.
seriam muito interessante termos produtos de todos os tipos nas mais variadas faixas. que tal um sedan c-car básico custando o mesmo que um hatch b-car. você apenas precisaria pensar no que tem em mente ao utilizar este veículo. as reportagens comparariam apenas carros similares independente do seu preço.
nem sempre o mais caro é o melhor quando estamos analisando o propósito existencial de um veículo classe b. neste mundo perfeito, seria totalmente compreensível a vitória do renault sandero sobre o honda fit em um comparativo. infelizmente isso não vai ocorrer nunca, pois, no mundo brasileiro nenhuma a fábrica gostaria de ver seu modelo de 60 mil sendo vencido por um simples carro de origem romena que em versões mais em conta custa metade do preço.
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tipo…
falou, falou e não disse nada.
bem a cara do na.
concordo.
esses dias estava conversando com um amigo sobre este tema, fizemos uma comparação entre a ecosport e o focus (ambos da mesma marca), dentre vários exemplos.
ecosport freestile 1.6 por 47mil, focus 1.6 por 52 mil, qual vc compraria?
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mulher pegaria a cacasport. homem pegaria o focus.
olha essa passagem no texto:
esse tipo de comparativo leva o consumidor a pensar que o ecosport é meramente um fiesta com suspensão aumentada para parecer um suv, como é o crossfox. na verdade não é, e não falo isso porque tenho conhecimento, mas sim porque ele um produto baseado no fiesta, mas de concepção e construção diferentes para atender aos anseios dos consumidores que desejavam um carro com aparência mais robusta como um suv mas com a praticidade e dimensões externas de um b-car, o que é muito diferente da simplicidade oferecida pelas modificações estéticas em um modelo já existente no catalogo, adornando-o com molas maiores, estepe preso à tampa do porta-malas e para-choques mais agressivos.
quem escreve uma pérola como essa não pode ser levado a sério.
e o pior… e não falo isso porque tenho conhecimento ...
acho que 99% dos brasileiros entendem melhor a categoria, como ele disse, do que ele mesmo. a diferença é que não aplicam, muitas vezes pela falta de possibilidade de ter 2 carros, e realizar a vontade de ter aquele carro em específico, mesmo que não seja o ideal para o dia a dia, e sim para o final de semana mas ter o tesão atendido.
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e mais
essa bolha capotável de suv colocada em plataforma de fiesta mal serve pra se arrastar na cidade com motor 1,6l. naãããão, mas tem o superhipermegafodão duratec 2.0 16v 4x4, pra quê? se pegar uma inclinação lateral de meio grau é capaz de sair rolando.
imprensa automotiva teria tomado outro rumo se alborgueth tive se especializado .
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[media]http://www.youtube.com/watch?v=qr2hjej1-3m[/media]
video datado de 2009 o bonitão foi mostrar pra galera o lançamento off-road da fiat.
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[media]http://www.youtube.com/watch?v=qr2hjej1-3m[/media]
video datado de 2009 o bonitão foi mostrar pra galera o lançamento off-road da fiat.
acho que alguem vendeu para ele como anfibio.
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pior a mulher tirando água de dentro do carro com um potinho…