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Fiat sevel 1.6 tipo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • C Offline
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    craste2010
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    #11

    depois de decidir o tipo de preparação, me diz qual a sua meta quer um carro para uso diário ou pista?????

    fera vou optar pelo turbo mesmo conprei um carro para venda e tinha um kit conpleto eu tive que retirar tudo antes da venda entao ta tudo na mao ja e so instalar por isso a opçao do turbo deixa um kit turbo numa caixa inferrujando da do entao vamo por pra roda o bicho optei por autera a cilindrada por motivo que o tipo e muito pesado entao um motor mais robustoficaria maior cilindrada ficaria legal se tiver uma dica de comando valvulas manda ai valeu a informaçao

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
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      #12

      se for andar de turbo, não cai na asneira de 1.9..

      com a grana em vira + pistão gm, vc pega um kit pistão forjado iapel e uma junta de aço pro 1.6… enrola na pressão e fica muito mais confiável do que 1.9

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      • S Offline
        S Offline
        svcglobal
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        #13

        boa noite a todos, primeiro post, aproveitando o mesmo tópico.

        somos velhos conhecidos, eu e o menegotto, e a muito não o via e fico feliz de tê-lo reencontrado por aqui, fórum este que sinceramente me surpreendeu pela qualidade das mensagens.

        bom, minha idéia será usar esta receita do sevel 1.9 para melhorar a eficiência do meu velho tipo (que tenho desde zero à 18 anos).

        já fiz muitas modificações nele, passei para mpi (sem usar o horrível intake mpi do tipo), um toquinho de leve na compressão, mudanças na injeção (passei a usar uma mm g7.2abf que tinha no armário), troca de comando por um do fiat 124 (ver foto dele nas mensagens do menegotto), mudança na ignição que agora é sequencial cop e por descarga capacitiva (made in home) e tive a satisfação de passá-lo no dino da multi (aqui no rj) e obtendo 112hp ainda com 1.6 de cilindrada.

        como na última troca de anéis percebi uma ligeira mas incomoda ovalização especialmente nos cilindros 3 e 4 (interessante que já não é a primeira vez que percebo isso em outros sevéis 1.6, sempre 3 e 4), vou remover o bloco na semana que vem para levá-lo à retífica e aproveito e coloco um vira 1.6 16v e tento ir aos 140hp só aspro.

        minhas duas perguntinhas:

        1. onde arranjo um vira decente? já virei a internet de cabeça para baixo e não achei (inclusive no ml). se alguém tiver um e deseja negociá-lo, por gentileza me avise.

        2. quem saberia informar onde embuchar o pistão monza para o pino sevel com qualidade? não me arrisco em fazê-lo localmente pois os torneiros daqui mal conseguem consertar um mosquiteiro.

        anexo vai a foto do motor no atual estágio de modificações:

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        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #14

          grandee lancia, coisa linda essa admissão ein vc que fez????

          virabrequim desses motores é uma tarefa árdua pelo menos aqui onde moro que é mais interior é mto dificil… e quando acha sempre precisa cortar pra 0.25mm

          na fiat acho inviável... a ultima cotação que fiz foi r$2460 por um de linea... mas é okm né

          o negócio é procurar nos desmanches de sp que vendem pela internet ou ao menos pelo fone e enviem por correios. mas já se acostume com a idéia de usar vira 0,25mm

          quanto a embuchar os pistões, na verdade vc precisa embuchar a biela pino de gm f2 é 21mm, contra 22mm do sevel. tem que trocar as buchas da biela por 21mm. não tem nenhuma boa retifica de motores aí perto????

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          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #15

            ahhh, e de uma analisada nas dimensões dos pistões

            http://www.suloy.com.br/imagens/pdf/3_catalogos.toda.linha.suloy.pdf

            o curso de 67.4 vai pra 78,4mm, aumento de 11mm, assim o pistão do tipo sai 5.5mm para fora do bloco. nessa que entra o pistão de gm f2.

            pistão do tipo tem altura de compressão de 33.30mm

            pistão de monza tem 30.40mm

            pistão de s10 2.4 tem 27.30mm

            33.30 - 30.40 = 2,90mm, pode esquecer vai sobrar ainda 2,6mm pra fora do bloco

            33.30 - 27.30 = 6mm, pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. como é aspirado sugiro uma plaina no bloco para zerar essa medida ou até subir o pistão 0,5mm pra fora do bloco.

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            • D Offline
              D Offline
              denis.hardware
              escreveu em última edição por
              #16

              vou acompanhar o tópico..

              já tive fiat tipo e sempre vou continuar gostando deste carro….

              sucesso para os proprietários...

              abraço..

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              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #17

                grande menegotto amigo, você como sempre surpreendendo.

                praticamente li todos os seus post neste e no outro site desde que tive que me afastar, maravilha, espero que estejas fazendo sucesso na profissão ai pelo rs.

                quanto ao intake seguem algumas fotos incluindo a do protótipo inicial que me levou ao correto após 11 meses me divertindo (total de 3 modelos).

                os dutos da serie dois estão sintonizados no torque (por volta dos 3000 rpm) e o intake final em 4000 rpm.

                ambos os plenums tem capacidade um litro, aproximadamente.

                tive vários fracassos ao longo deste tempo mas mais devido à tecnologia de materiais do que o projeto em si.

                aqui o primeiro usando o sistema de admissão original porém com quatro bicos iwp143.

                arrombei o tbi para eliminar o bicão e poder usar a ridiculamente pequena borboleta junto com seu tps (se vê também o pequeno resistor ntc preto como sensor de temperatura do ar).

                injeção usada foi a original bosch porém com novo software e mapas já sequencial na injeção.

                aqui o protótipo de número 2 feito com canos de cobre e borboleta de 3 de vw ap. daqui em diante substitui a bosch pela m.marelli após substituir o firmware tando das rotinas como dos mapas. interessante como elas se adaptaram bem ao manejo no firmware, como se fossem uma megasquirt, por exemplo.

                e finalmente o último, já em aço inox e plenum de alumínio, agora com borboleta de tempra 16v também de 3 e com desenho assimétrico na abertura.

                minha meta foi transformar o sevel para o que se chamava antigamente de gt (gran turismo).

                nunca imaginei 100% pista ou arrancada e sim boa dirigibilidade na cidade e apenas 20% de rodovia.

                agora menegotto, valeu pelas dicas e dimensões dos pistões, gratíssimo. os do s10 me parecem a escolha mais apropriada.

                imaginei mexer nos pistões para não submeter bielas a esforço de retrabalho mas irei seguir seus conselhos.

                grato pela tabela suloy.

                quanto a ajustes na compressão resultante irei com certeza dar uma rebaixada na face superior do bloco.

                ele já tem aquelas marcas de borboleta desenhadas nas passagens de água - afinal já está com 250.000 km reais.

                retífica aqui até que tem (uma ) e sinceramente não acredito que possam fazer coisas não ortodoxas com embuchar bielas.

                se alguém conhecer outra, seja lá onde for, eu agradeço imensamente. poderia mandar o material por sedex e recebê-lo de volta pela mesma maneira.

                virabrequim tem um monte na nafil, onde compro quase 90% do material que uso, mas nenhum do brava 1.6 16v.

                no único desmanche aqui de teresópolis o infeliz até que tem um mas só vende com o motor completo e por um preço ridiculamente alto.

                menegotto, o do linea então serviria? pela site reparador fiat (aliás outra boa dica sua) o codigo do linea é diferente do 71718092 do brava.

                quanto aos .25 não me assustam muito pois nunca usarei turbo e bronzinas/casquilhos desta medida não são difíceis de achar, correto?

                desculpem se eu estiver fora de tópico e se for necessário mover minhas mensagens para um local mais apropriado, sintam-se à vontade.

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                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  o de linea serve sim, inclusive na argentina é o que se encontra a venda novo, por 1400 pesos… (perto de 700 reais não chora tá) hehehehehe

                  tem outro part number pois ele tem um detalhe diferente na ponta da engrenagem, mas nada que impeça o uso.

                  off-topic: reservatório de expansão de água. é novo ou manteve ele limpinho assim desde 0???? o meu comprei virado num pote de barro e nunca consegui limpar nem encontrar novo a venda

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                  • M Offline
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                    menegotto
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                    #19

                    http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-196321921-fiat-linea-19-16v-conjunto-virabrequim-completo-zerado-_jm

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                    • S Offline
                      S Offline
                      spidddd
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                      #20

                      lancia vc ta usando bobina de scenic…

                      bem estudado seu projeto... hehehe tbm gostei da sua admicao feita de cuva de cobre bem criativa hehe

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                      • S Offline
                        S Offline
                        svcglobal
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        menegotto, 700 reais no vira para esse projeto não me assustaria, já achei um do linea (que não sabia se servia) por 800 com frete.

                        acho que vou nesse.

                        descer ao rio (200km ida e volta + engarrafamentos homéricos) para visitar desmanches na dutra na procura de um bom vai me custar quase isso.

                        esse do linea eu fico em casa, tranquilo, hehehe…

                        a diferença que o amigo comentou desse vira do linea impede a montagem da roda fônica/correias e do volante originais?

                        teria que trocar estes dois elementos também?

                        quanto ao reservatório ele é original e sempre usei água desmineralizada de boa procedência e 50% de aditivo.

                        mas também ele é de teflon, uma das poucas unidades produzidas para testes que pude guardar comigo.

                        tenho um de polietileno original, está manchado porém não muito (veja foto).

                        se quiser ele para ti passe seu endereço por mp que eu envio como brinde - suas dicas valem muito mais que isso.

                        ah esqueci de te dizer que o comando do 124 que estou usando vinha nitretado de fábrica, dá para ver na foto a cor dele toda cinza bem escuro.

                        outros tempos da fiat...

                        fausto, grato pelas palavras. sim, são bobinas renault de motor k4m. elas são sensacionais e super baratas.

                        tem baixa indutância e se prestam muito bem ao sistema de descarga capacitiva.

                        testei com 500 volts no inversor da descarga capacitiva, que é multi-spark abaixo dos 3000rpm e suportaram isso durante um mês sem abrir o bico.

                        atualmente trabalho com 380v resultando uma faísca de 38.000v que é mais do que suficiente.

                        os tubos de cobre são excelente para estudos e protótipos mas são pesados - portanto no projeto final sempre uso aço inox bem fino e a flauta em abs.

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                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          lancia, o meu após umas 10 limpezas está como o seu de polietileno tb hehehe… mais limpo que isso não fica infelizmente

                          o vira de brava encaixa como uma luva, sem alterações. o de linea sinceramente nunca peguei em mãos, mas na argentina só usam ele... como é fiat pode ter alguma diferença ehehehe mas é coisa minima

                          você precisa providenciar uma retificadeira de 1/4 e rebolos... pois os parafusos de 3 bielas pegam no bloco, precisa dar uma desbastada para livrar eles. como o bloco tem muita variação na parede (fundição) alguns pegam mais e outros menos.

                          o sistema de polias permanece o mesmo.

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                          • M Offline
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                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            É uma adaptação simples porém trabalhosa, e como toda adaptação as vezes precisamos de serviço de tornearia. agora estou empenhado em mudar o sistema de engrenagens para as do motor 16v, podendo assim usar correia de 23mm de hnbr (golf sr 1.6) e não a de 15mm de policloropreno do tipo (fraquissíma para alta rotação)

                            a do comando auxiliar já está pronta. só falta agora a do virabrequim. na argentina isso tb é muito utilizado.

                            http://foro.enfierrados.com/ - só não morra com os aspirados deles… cada um melhor que o outro heheheeh

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              #24

                              menegotto, retificadeira eu já tenho, a ar comprimido.

                              vou olhar com carinho a passagem das bielas e retocar o mínimo indispensável mas com boa margem de segurança.

                              aliás, assim que for fazendo a coisa vou postando fotos ilustrando a modificação.

                              você teve alguma informação de alguém que já tenha feito e ficado satisfeito?

                              quanto ao reservatório que não mancha vou ver se existem ainda em turim. se tiver trago um para ti, sem problemas.

                              realmente a dentada com 23mm é muito mais segura e deve vibrar bem menos, com certeza mas vou manter a minha como está já que duvido que irei passar 6000rpm, ainda mais com o vira longo…

                              vou dar uma olhadinha nos hermanos, talvez tenham boas soluções como as encontradas por aqui.

                              outra coisa, onde escrevi 124 aí nos meus dois posts acima, leia-se 128. falha da ansienidade do garoto aqui.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                menegotto
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                                #25

                                todos os relatos dessa montagem são bons, fica com muito torque em baixa e não fica amarrado de alta. eu tenho umas fto guardadas qui no pc, vou procurar e postar aqui.

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                                • S Offline
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                                  #26

                                  cool

                                  outra coisa, fiz umas contas sobre cilindrada aqui e me corrijam se estiver errado:

                                  volume de cada câmara dos cilindros (usando pistão gm s10 2.4 gas cava de 6,4cm3): r=43,75mm h=78,4mm v=471,43 cm3

                                  volume de cada camara das velas e válvulas do cabeçote (ver manual fiat): 33,7 cm3

                                  total cilindro mais cabeçote= 471,43 + 33,7 = 505,13 cm3

                                  total motor 505,13 x 4 = 2020,52 cm3 ou +- 2,0 l

                                  o valor da cava do pistão que felizmente é mais funda no gm irá influenciar enormemente na compressão resultante.

                                  então tenho um cálculo preliminar aproximado de 12:1 levando em conta junta sabó gasolina de 1,6mm e o corte no cabeçote de 0,3mm para planificá-lo.

                                  tenho que levar isso abaixo de 11:1 senão sobraria só para pódium ou álcool (este último nem pensar).

                                  acho que encomendar junta mais grossa é mandatório, única solução no meu ver.

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                                  • M Offline
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                                    menegotto
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                                    #27

                                    lancia esse motor fica com 1885cm3,ou 1,88lts pq o volume do cabeçote não entra no cálculo de cilindrada. isso pq quando se inicia a admissão o volume da câmara está preenchido de mistura queimada, ou seja, inerte, assim o motor não admite aquela quantidade.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      menegotto
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                                      #28

                                      quanto a compressão, o pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. está considerando isso no seu cálculo de taxa????

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                                      • P Offline
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                                        Pellegrino
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        lancia, vc é o crackboy da oktane? reconheci por citar o dyno da multi e as bobinas no tipo

                                        que software vc usou pra comandar a monomotronic com 4 bicos?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          quanto a compressão, o pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. está considerando isso no seu cálculo de taxa????

                                          sim, porque a minha ideia é cortar o topo do bloco não só para eliminar este degrau de 5 décimos como para corrigir a face já um pouquinho corroída dele.

                                          por mais que a ecu tenha sensor de knock no bloco seria interessante não ultrapassar os 12:1 de compressão.

                                          então subtraindo os 33.7cm3 do cabeçote fecha a conta nos 1885,72 cm3, valeu.

                                          pellegrino, não sou o rafael crackboy porém sou o pai dele quem me dera ter 33 anos de novo…

                                          software e hardware necessários para contemplar as modificações mecânicas foram feitos por mim tanto na bosch do tipo como na marelli de tempra 16v.

                                          1 Resposta Última resposta

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