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Fiat sevel 1.6 tipo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    menegotto
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    #22

    lancia, o meu após umas 10 limpezas está como o seu de polietileno tb hehehe… mais limpo que isso não fica infelizmente

    o vira de brava encaixa como uma luva, sem alterações. o de linea sinceramente nunca peguei em mãos, mas na argentina só usam ele... como é fiat pode ter alguma diferença ehehehe mas é coisa minima

    você precisa providenciar uma retificadeira de 1/4 e rebolos... pois os parafusos de 3 bielas pegam no bloco, precisa dar uma desbastada para livrar eles. como o bloco tem muita variação na parede (fundição) alguns pegam mais e outros menos.

    o sistema de polias permanece o mesmo.

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #23

      É uma adaptação simples porém trabalhosa, e como toda adaptação as vezes precisamos de serviço de tornearia. agora estou empenhado em mudar o sistema de engrenagens para as do motor 16v, podendo assim usar correia de 23mm de hnbr (golf sr 1.6) e não a de 15mm de policloropreno do tipo (fraquissíma para alta rotação)

      a do comando auxiliar já está pronta. só falta agora a do virabrequim. na argentina isso tb é muito utilizado.

      http://foro.enfierrados.com/ - só não morra com os aspirados deles… cada um melhor que o outro heheheeh

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      • S Offline
        S Offline
        svcglobal
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        #24

        menegotto, retificadeira eu já tenho, a ar comprimido.

        vou olhar com carinho a passagem das bielas e retocar o mínimo indispensável mas com boa margem de segurança.

        aliás, assim que for fazendo a coisa vou postando fotos ilustrando a modificação.

        você teve alguma informação de alguém que já tenha feito e ficado satisfeito?

        quanto ao reservatório que não mancha vou ver se existem ainda em turim. se tiver trago um para ti, sem problemas.

        realmente a dentada com 23mm é muito mais segura e deve vibrar bem menos, com certeza mas vou manter a minha como está já que duvido que irei passar 6000rpm, ainda mais com o vira longo…

        vou dar uma olhadinha nos hermanos, talvez tenham boas soluções como as encontradas por aqui.

        outra coisa, onde escrevi 124 aí nos meus dois posts acima, leia-se 128. falha da ansienidade do garoto aqui.

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        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #25

          todos os relatos dessa montagem são bons, fica com muito torque em baixa e não fica amarrado de alta. eu tenho umas fto guardadas qui no pc, vou procurar e postar aqui.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            svcglobal
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            #26

            cool

            outra coisa, fiz umas contas sobre cilindrada aqui e me corrijam se estiver errado:

            volume de cada câmara dos cilindros (usando pistão gm s10 2.4 gas cava de 6,4cm3): r=43,75mm h=78,4mm v=471,43 cm3

            volume de cada camara das velas e válvulas do cabeçote (ver manual fiat): 33,7 cm3

            total cilindro mais cabeçote= 471,43 + 33,7 = 505,13 cm3

            total motor 505,13 x 4 = 2020,52 cm3 ou +- 2,0 l

            o valor da cava do pistão que felizmente é mais funda no gm irá influenciar enormemente na compressão resultante.

            então tenho um cálculo preliminar aproximado de 12:1 levando em conta junta sabó gasolina de 1,6mm e o corte no cabeçote de 0,3mm para planificá-lo.

            tenho que levar isso abaixo de 11:1 senão sobraria só para pódium ou álcool (este último nem pensar).

            acho que encomendar junta mais grossa é mandatório, única solução no meu ver.

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            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #27

              lancia esse motor fica com 1885cm3,ou 1,88lts pq o volume do cabeçote não entra no cálculo de cilindrada. isso pq quando se inicia a admissão o volume da câmara está preenchido de mistura queimada, ou seja, inerte, assim o motor não admite aquela quantidade.

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              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #28

                quanto a compressão, o pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. está considerando isso no seu cálculo de taxa????

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  Pellegrino
                  escreveu em última edição por
                  #29

                  lancia, vc é o crackboy da oktane? reconheci por citar o dyno da multi e as bobinas no tipo

                  que software vc usou pra comandar a monomotronic com 4 bicos?

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                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #30

                    quanto a compressão, o pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. está considerando isso no seu cálculo de taxa????

                    sim, porque a minha ideia é cortar o topo do bloco não só para eliminar este degrau de 5 décimos como para corrigir a face já um pouquinho corroída dele.

                    por mais que a ecu tenha sensor de knock no bloco seria interessante não ultrapassar os 12:1 de compressão.

                    então subtraindo os 33.7cm3 do cabeçote fecha a conta nos 1885,72 cm3, valeu.

                    pellegrino, não sou o rafael crackboy porém sou o pai dele quem me dera ter 33 anos de novo…

                    software e hardware necessários para contemplar as modificações mecânicas foram feitos por mim tanto na bosch do tipo como na marelli de tempra 16v.

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                    • S Offline
                      S Offline
                      svcglobal
                      escreveu em última edição por
                      #31

                      já comprei os pistões gm na rabrune.

                      os anéis também.

                      só me falta o vira pois estou procurando um com preço mais acessível. se não achar então vamos de caro mesmo…

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                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #32

                        lancia, se o motor tiver condições de rodar um tempo e vc tiver paciência, de uma segurada na desmontagem… peça dificil de achar é sempre assim, quando queremos custa uma fortuna, depois que compramos aparece alguém queimando uma por trocado

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          svcglobal
                          escreveu em última edição por
                          #33

                          amigão, o motor está perfeito mas não resisti e comprei o do linea usado por 700 mangos.

                          pelas fotos parece em boas condições e até talvez não seja necessário raspar os .250

                          antes dei uma passadinha na única autorizada aqui de tere e consegui os módicos preços:

                          estes são 1.6 16v - brava r$2.467,00 o do marea r3.059,00 (ô loco sô).

                          já o do linea seriam meros r$1.777,77.

                          enquanto isso, numa região do mundo no hemisfério norte, acima do equador, um vira corsa lungha fiat 1.6 16v novo custa 299 euros.

                          até pagando 60 euros de frete valeria a pena não contando a demora do correio.

                          vai explicar…

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #34

                            na argentina custa 700 reais… como explicar????? brasilllllllllllllllllll

                            1 Resposta Última resposta

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