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Ajuda fiat 1.6 16v t

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  • B Offline
    B Offline
    biriba
    escreveu em última edição por
    #176

    nao tem nada a ver com aula nao cara, é só compartilhamento da experiência que eu tive

    nao sei como a iaw-1ab trata, pois nao da pra ter certeza desse tipo de coisa. cada sistema pode tratar de um jeito. nao acredito que o motor bata pino com essa pressao e o uso de alcool como combustivel, porém, o ponto inadequado rouba potência e força o motor a toa. é perigoso sim passar de 1 bar sem gerenciamento. eu conheco bem o conceito de injecao eletronica, mas nao como cada modelo o aplica. isso muda muito de equipamento pra equipamento. no caso de batida de pino, normalmente a estrategia adotada é atrasar a ignicao em x graus, caso ocorra batida mesmo tendo esse atraso, atrasa mais, entao enquanto nao tem batida, vai voltando devagar. sistemas mais novos criam um mapa de correcao, onde se em uma determinada situacao sempre bate pino ele ja atrasa um pouco mesmo antes de acontecer pois tem uma memoria . o problema é que em um sistema original, o map nao le pressao, e ainda pode assumir que o map está fora de escala quando entra a pressao, sendo necessario o uso de um clamper (que nem sempre funciona bem)

    sobre como funcionam gerenciadores que atrasam o ponto, depende muito do gerenciador. a maneira técnica de se atrasar o ponto é o equipamento ficar entre a i.e. e a bobina, e aplicar um retardo entre o acionamento e desligamento da bobina, sendo esse retardo calculado em funcao da rpm e quantos graus o sistema quer atrasar, assim como uma pistola de ponto com regulagem faz. mas pra isso, o equipamento no minimo deve ter um sensor de pressao pra que se possa esperar dele que aplique o retardo gradualmente conforme a pressao. uma regulagem por rotação tambem é interessante :pix:

    entendi.

    eu deixei o sensor da roda fônica o mais atrasado possível, pra evitar um ponto muito alto. quando começa a dar pressão a luz da injeção acende, mas pra isso estou providenciando um clamper. na verdade to bolando um esquema com diodo zenner mesmo.

    sobre os gerenciadores, o que eu não entendia era como atrasava x graus sendo que ele deve atrasar a ignição por tempo, por exemplo x ms, porém esse mesmo x ms a 7000rpm significa um atraso maior, que 2500rpm. mas agora entendi, ele faz um calculo de acordo com a rpm atual. agora ficou mais claro.

    não sei se existe, mas seria interessante um equipamento que leia o sinal da knock e mandasse uma saida pra ligar um led quando estivesse batendo pino.

    tenho muito medo do tal ponto de ignição.

    hehe

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    • L Offline
      L Offline
      Lost
      escreveu em última edição por
      #177

      nao tem nada a ver com aula nao cara, é só compartilhamento da experiência que eu tive

      nao sei como a iaw-1ab trata, pois nao da pra ter certeza desse tipo de coisa. cada sistema pode tratar de um jeito. nao acredito que o motor bata pino com essa pressao e o uso de alcool como combustivel, porém, o ponto inadequado rouba potência e força o motor a toa. é perigoso sim passar de 1 bar sem gerenciamento. eu conheco bem o conceito de injecao eletronica, mas nao como cada modelo o aplica. isso muda muito de equipamento pra equipamento. no caso de batida de pino, normalmente a estrategia adotada é atrasar a ignicao em x graus, caso ocorra batida mesmo tendo esse atraso, atrasa mais, entao enquanto nao tem batida, vai voltando devagar. sistemas mais novos criam um mapa de correcao, onde se em uma determinada situacao sempre bate pino ele ja atrasa um pouco mesmo antes de acontecer pois tem uma memoria . o problema é que em um sistema original, o map nao le pressao, e ainda pode assumir que o map está fora de escala quando entra a pressao, sendo necessario o uso de um clamper (que nem sempre funciona bem)

      sobre como funcionam gerenciadores que atrasam o ponto, depende muito do gerenciador. a maneira técnica de se atrasar o ponto é o equipamento ficar entre a i.e. e a bobina, e aplicar um retardo entre o acionamento e desligamento da bobina, sendo esse retardo calculado em funcao da rpm e quantos graus o sistema quer atrasar, assim como uma pistola de ponto com regulagem faz. mas pra isso, o equipamento no minimo deve ter um sensor de pressao pra que se possa esperar dele que aplique o retardo gradualmente conforme a pressao. uma regulagem por rotação tambem é interessante :pix:

      entendi.

      eu deixei o sensor da roda fônica o mais atrasado possível, pra evitar um ponto muito alto. quando começa a dar pressão a luz da injeção acende, mas pra isso estou providenciando um clamper. na verdade to bolando um esquema com diodo zenner mesmo.

      sobre os gerenciadores, o que eu não entendia era como atrasava x graus sendo que ele deve atrasar a ignição por tempo, por exemplo x ms, porém esse mesmo x ms a 7000rpm significa um atraso maior, que 2500rpm. mas agora entendi, ele faz um calculo de acordo com a rpm atual. agora ficou mais claro.

      não sei se existe, mas seria interessante um equipamento que leia o sinal da knock e mandasse uma saida pra ligar um led quando estivesse batendo pino.

      tenho muito medo do tal ponto de ignição.

      hehe

      claro que existe. tem até varios faça você mesmo na internet… ou voce pode até ligar um hallmeter nele. bata no parafuso do knock com um martelo e veja o que acontece no hallmeter...

      nao se asuste pois com o funcionamento normal do motor, o ruido de fundo vai acender algumas luzes do halmenter... mas a batida de pino vai ser diferente e visivel com certeza...

      rapaz, liga essa megasquirt ae

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      • G Offline
        G Offline
        Gui_Jpa
        escreveu em última edição por
        #178

        não sei se existe, mas seria interessante um equipamento que leia o sinal da knock e mandasse uma saida pra ligar um led quando estivesse batendo pino.

        tenho muito medo do tal ponto de ignição.

        hehe

        esse equipamento existe, ja vi na internet.

        teve um que vi que tinha ate uma escala de leds pra vc notar a intensidade do knock.[clique aqui](clique aqui)

        [clique aqui](clique aqui) para um modelo pra utilizar com mega squirt

        mas, ja teve aqui no pp um link ([clique aqui](clique aqui)) para voce montar um sistema sonoro pra identificar a batida de pino.

        eu cheguei a comprar todas as pecas, porem acabei vendendo o carro e nao montei.

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          biriba
          escreveu em última edição por
          #179

          orra interessante.

          vou dar estudar melhor o sistema.

          o sinal que o sensor manda é 0-1v, ou alguma coisa do tipo?

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #180

            orra interessante.

            vou dar estudar melhor o sistema.

            o sinal que o sensor manda é 0-1v, ou alguma coisa do tipo?

            É um sinal de tensao, o quanto depende da pancada. ele é praticamente um microfone. como a corrente é baixissima, mesmo que passe de 1v nao vai ter problema pro hallmeter ou qualquer coisa que esteja lendo. voce tb pode ligar na entrada aux do radio do carro e ouvir o motor :pix:

            1 Resposta Última resposta
            • B Offline
              B Offline
              biriba
              escreveu em última edição por
              #181

              dessa vez não é pergunta heheh

              como não é muito comum a preparação desses motores aqui no br, é bem difícil encontrar algumas coisas. e a dica que eu vou deixar são dos parafusos arp.

              já vi muita gente refazendo a rosca do bloco, e usar parafusos arp de motor ap. mas eu entrei em contato com o pessoal da arp e com algumas medidas eu consegui um parafuso que de certo no meu motor.

              eles inclusive tem um programinha em excel que você entra com os dados da rosca, profundidade, altura etc, e eles geram o código pra você.

              no meu motor é mesmo do duratec 2.5, e é prisioneiro e porca. que eu prefiro.

              se alguém precisar um dia, é só comprar por esse código:

              151-5405

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                tripazzzz
                escreveu em última edição por
                #182

                ow biriba, boa dica… vc tem idéia se é o mesmo para o 8v ???

                meu bloco atual fiz as roscas para colocar os de ap mas no outro que tenho já posso colocar esses de ford...

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #183

                  dessa vez não é pergunta heheh

                  como não é muito comum a preparação desses motores aqui no br, é bem difícil encontrar algumas coisas. e a dica que eu vou deixar são dos parafusos arp.

                  já vi muita gente refazendo a rosca do bloco, e usar parafusos arp de motor ap. mas eu entrei em contato com o pessoal da arp e com algumas medidas eu consegui um parafuso que de certo no meu motor.

                  eles inclusive tem um programinha em excel que você entra com os dados da rosca, profundidade, altura etc, e eles geram o código pra você.

                  no meu motor é mesmo do duratec 2.5, e é prisioneiro e porca. que eu prefiro.

                  se alguém precisar um dia, é só comprar por esse código:

                  151-5405

                  opa, será que tem parafuso pro fire? vou tentar levantar os dados dos parafusos :todoido:

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    biriba
                    escreveu em última edição por
                    #184

                    eu tenho o arquivo em excel.

                    posso mandar pra vocês, aí eh soh mandar pra eles.

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      Desastre.man
                      escreveu em última edição por
                      #185

                      dessa vez não é pergunta heheh

                      como não é muito comum a preparação desses motores aqui no br, é bem difícil encontrar algumas coisas. e a dica que eu vou deixar são dos parafusos arp.

                      já vi muita gente refazendo a rosca do bloco, e usar parafusos arp de motor ap. mas eu entrei em contato com o pessoal da arp e com algumas medidas eu consegui um parafuso que de certo no meu motor.

                      eles inclusive tem um programinha em excel que você entra com os dados da rosca, profundidade, altura etc, e eles geram o código pra você.

                      no meu motor é mesmo do duratec 2.5, e é prisioneiro e porca. que eu prefiro.

                      se alguém precisar um dia, é só comprar por esse código:

                      151-5405

                      cara,

                      muito legal essa dica

                      já acompanhava o forum a algum tempo e resolvi entrar pra agradecer.

                      valeu.

                      fiz um a troca dos tuchos recentemente e procurei a morrer por estes parafusos.

                      da proxima vez já sei

                      1 Resposta Última resposta

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