Melhorar torque da sportage 2.0 16v
-
nesse site tem um comparação bem interessante entre os tipos de superchager e turbo:
http://www.blower.com.br/cmi/pagina.aspx?192
o do mazda millenia parece ser do tipo parafuso e que tem melhor eficiência em baixas rotações, além do motor da sportage também ser mazda (apesar de ser o 4cc 2.0 16v), pode ser que dê a sorte de ser mais fácil de adaptar.
o que eu não gostei e estou quase descartando a possibilidade é que esse supercharger do mazda millenia usa o óleo do motor. além de ter que furar o cárter, é uma coisa a mais que pode dar problema.
-
eu cheguei a pensar em trocar o motor antes de fazer a retífica, mas só se fosse o 2.8 mwm, mas além de não caber no cofre é muito caro.
eu queria algo bem simples do tipo só instalar o supercharger sem alterar as configurações originais do motor, se é que é possível e seguro. talvez os superchargers da eaton sejam mais seguros e fáceis de instalar por utilizar óleo próprio (não compartilhar com o motor do carro) e não precisar de intercooler. até dá para importar um supercharger por um preço razoável, a instalação que eu tenho medo da facada.
-
eu cheguei a pensar em trocar o motor antes de fazer a retífica, mas só se fosse o 2.8 mwm, mas além de não caber no cofre é muito caro.
eu queria algo bem simples do tipo só instalar o supercharger sem alterar as configurações originais do motor, se é que é possível e seguro. talvez os superchargers da eaton sejam mais seguros e fáceis de instalar por utilizar óleo próprio (não compartilhar com o motor do carro) e não precisar de intercooler. até dá para importar um supercharger por um preço razoável, a instalação que eu tenho medo da facada.
não precisar de intercooler é relativo, se você comprime o ar.. gera calor… com o ic você diminui o calor, claro que se for usar pouca pressão esse calor não é absurdo.. tem que avaliar bem o que se quer..
-
bugalaws, o que eu gostaria é colocar uma pressão que não fosse necessário trocar mais nada, só fazer a instalação do superchager e no máximo reprogramar a injeção. li no link acima que se colocar 0.4 não precisaria trocar nada (acho que nem reprogramar a injeção), eu queria saber de vocês se essa informação é verdadeira. quero pouca pressão para poupar o conjunto todo porque eu acho que não iria ser confiável, ainda nas situações que eu uso o jipe, e para poupar meu bolso também. não preciso de muito mais torque, só quero o suficiente para compensar a diferença dos pneus maiores que eu coloquei. outra solução seria mudar as relações da caixa de transferência, mas não existe kit pronto pra ela.
ricardo, isso que me dá medo, naturalmente o motor da sportage tem fama de aquecer. por isso que coloquei 2 ventoinhas elétricas para ver se segura o tranco.
-
pouca pressão = sem torque
não existe essa de até 0,4 não alterar nada… colocou 0,1 de pressão pra dentro já terá que ver combustível a mais.
o problema de turbo/charger + trilha é que a sobrepressão aumenta e muito a temperatura do motor, como na trilha o barato anda quase parando, não tem ventilação no radiador, fica tudo na obrigação da ventoinha. se pegar um barro no radiador já acaba mais cedo a brincadeira
e a adaptação é coisa do capeta, terá que fabricar suporte pro charger, rolamentos guia e trocar a correia auxiliar por uma maior. se não for perfeitamente adaptado, terá problemas de alinhamento de polia e correia partindo toda a semana
resumo: tem que ser alguém bom no assunto e vai custar caro
-
se vc for um cara insistente, fique sabendo que terá mtas dores de cabeça e alguns sacos de dinheiros a menos para ter esse carro em ordem.
-
supercharger m45 mercedes kompressor (com acoplamento magnético assim vc só liga quando precisar na trilha)
-
gerenciador de bico extra com atraso de ponto (fireplus, techrace, etc)
-
suporte p/bico extra/bico monza alcool
-
escapa novo adequado para a nova potência (mto nego pindura compressor e acha que vai se livrar do escape)
-
suporte pro compressor, correia, polias, pressurização e corpo de borboleta modificado (adição da segunda borboleta de alivio)
só conheço duas empresas que podem fazer essa instalação com sucesso.
-
-
de boa, tem um camarada aqui da cidade q tem um jpx com ap 1.6 flex. tava andando com supercharger (q se não me engano era de c230 mesmo) até esses dias, mas tirou pq na trilha o motor cozinhava de tão quente q ficava.
só trocar o trocar o motor do jpx não adianta nada. não era o motor desse jipe que dava problema, era exatamente o sitema de arrefeciemento que não dava conta do recado.
-
obrigado pelas dicas, a mvs me mandou um orçamento, estou desistindo do $upercharger… antes de fazer o meu motor por pouco não coloquei um motor da hr que é o mesmo da l200, mas acabei achando que não valeria a pena. trocar o meu motor ou o carro está fora de cogitação.
sinceramente o carro vai bem na trilha porque o eu engato a marcha reduzida e vai de boa, o problema é no asfalto quando está em alta que tem que ficar cambiando toda hora, pior quando vem umas ecosport pedindo passagem nas rodovias, rs. não que eu goste de correr, ou queira correr com um 4x4, mas um pouquinho de torque a mais em baixa redução já iria ajudar bastante inclusive na segurança.
alguma outra sugestão (sem ser turbo ou $upercharger) para melhorar um pouco o torque em baixa rotação desse 2.0 16vó tinha uma época que eu estava pensando em reprogramar a central para tentar alterar curva de torque, mas eu cheguei a conclusão que se isso fosse possível já sairia de fábrica assim, meio que desacreditei nisso.
eu acho que o ap 1.6 é muito pouco motor para o jpx, tinha que ser pelo menos o 1.8 ou 2.0, eu já tive um 1.8 mi em uma parati, era muito bom. já tive um 1.6 mi em um gol que era bom tb, mas eu acho pouco pro jpx. não sei se o sistema de aferrecimento do jpx é igual o original das primeiras sportages que é de acoplamento viscoso, apesar de ser mais robusto não acho tão confiável. por isso acabei adaptando duas ventoinhas elétricas, sem contar com a do ar condicionado.