Dúvidas no projeto - ford ka 1.6 turbo
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bom pessoal, pesquisei algumas coisas, mais me restam dúvidas, recorro aos mais experientes para me ajudar, apesar de não participar ativamente no fórum estou sempre de olho, afinal, como sou inexperiente, mais aprendo do que tenho a ensinar.
possuo um ford ka (modelo novo) 1.6 flex e o mesmo será turbinado, seguem dados do que o carro possui hoje:
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motor zetec rocam 1.6 flex bloco/cabeçote/injeção originais
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taxa de compressão estática 12,3:1
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comando de válvulas carlini 270º simétrico, lobe center 114º, 5,7mm levante
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escapamento 2
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volante do motor aliviado
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cai para admissão de ar
dúvidas:
esta referente à taxa de compressão dinâmica do motor que será atingida com adoção de turbo, sei que a mesma varia de acordo com várias condições, e tem-se como parâmetro, que em motores originais a taxa dinâmica não deve ultrapassar 24:1 (taxa de compressão estática*(1+pressão turbina)), dúvida:
este parâmetro de 24:1 se baseia em que? pode variar entre motoresó achei como leigo, que este é um cálculo muito simplório, levando em conta que a taxa dinâmica de um motor com aspiração natural não é igual a taxa de compressão estática 100% do tempo, pois esta varia, também não considero no cálculo simples que o meu motor possui comando de válvulas, o que deve aumentar também sua taxa dinâmica no motor aspirado. pretendo atingir no máximo 20:1 de taxa dinâmica no motor, para ter margem de erro, porque qualquer erro vai ser buum..
então, considerando o cálculo simples teria uma pressão da turbina de aprox. 0,6kg
como faço para considerar nessa taxa dinâmica o aumento do rendimento obtido através de um comando? do aumento do limite rpm? ou da utilização de um coletor plenum por ex? pois isso faria a mesma aumentar, fazendo com que possa talvez ultrapassar os 24:1 de limite de taxa dinâmica.
ajuda com a questão, até quanto de pressão utilizariam no meu lugar considerando estes fatoresó
o carro será turbinado utilizando a injeção original mais bico aux. na pressurização, utilizando gerenciador + atraso de ponto. qual um parâmetro inicial para atraso do ponto, e como verificar o limite de atraso, quando o mesmo não está mais ajudando e sim prejudicando?
pretendo utilizar uma turbina k16, a qual possui wastegate integrada com regulagem, mas qual o mínimo de pressão que consigo colocar pra ela abrir? é possível regulá-la para uma pressão tão baixa?
toda essa configuração, com o escapamento sendo mantido em 2”, gerará algum problema para uso civil? considero que em carro turbo, ao contrário de um aspirado, necessitamos do escapamento o mais livre possível, gerando diferença considerável no rendimento. penso na seguinte solução:
manter o escapamento existente em 2” para uso normal, dia-a-dia, e utilizar um cut-out no escapamento “direto” para conduções extremas.
espero que tenha sido claro, desculpem pela bíblia, e aguardo sugestões abraços.
lembrando que não tenho a mínima pretensão de ter um carro extremamente forte e anti-social, apenas um carro prazeroso de dirigir, tendo o melhor custo/potência/confiabilidade possível.
abraços
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eu particularmente acho que esse lance de estimar potência em preparação aspirada é furada. turbo é relativamente fácil e normalmente casa com a estimativa, mas aspirado (troca de comando)… osso hein.
pergunta de quem não conhece nada de ford: vc sabe exatamente o qto suporta de potência os componentes internos desse seu motor (pistões e bielas)? esses motores novos não costumam aguentar quase nada...
escape de 2 em turbo é um crime. pra essa aplicação sua 2,5 tá de bom tamanho. tem sim a opção de usar cut-out, mas não é tão simples assim de encontrar quem faça...
na gringa tem esse que eu não usaria nunca, mas acho bem legal, pq não usa nada elétrico:
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justamente amigo, sei que meu gargalo não é a potência que estimo, nem quero saber (a potência simplesmente será o máximo que eu conseguir tirar com essa configuração com segurança), e sim a relativa fragilidade do motor, que nem em si é fragilidade, é apenas um motor que não vai admitir tanto erro, o problema está na taxa dinâmica que será alcançada com uma turbina, até mesmo um ap com 12,3:1 de taxa e turbina com 1kg voaria tudo pra tudo quanto é lado.
exatamente por isso é que o meu parâmetro de limite é a taxa dinâmica que não quero ultrapassar 20:1, já que o limite considerado seguro para qualquer motor não forjado é de 24:1.
sendo o cálculo para calcular a taxa dinâmica: (taxa de compressão estática * (1+pressão a ser utilizada em bar)
sendo assim utilizaria 0,62kg de pressão máxima para me manter seguro.
porém, esse cálculo só leva em consideração o motor original, não considerando que a taxa dinâmica também foi alterada devido ao comando de válvulas por ex. o que eu gostaria de saber, é quanto seria considerando estes fatores um valor de pressão máxima a ser utilizada com segurança.
no rocam 1.6 gasolina, já vi funcionar direto com 0,9kg sem problemas. o problema é a taxa, de frágil o motor não tem nada.
a idéia seria usar o escape diariamente (condições de pé normal) com o escape em 2 , e na hora de abusar abrir o cut-out, a partir daí estando com um escape direto só no toco(não vejo condição de melhor saída de gases do que um escape direto). era essa a idéia, queria saber se é viável.
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desencana dessa de limite considerado seguro de 24:1 de taxa dinâmica….tem motor que aguenta bem mais que isso original, outros com metade disso explodem...cada caso é um caso e não se deve tomar esse valor como verdade absoluta
o escape de 2 , mesmo fazendo o esquema do desvio, vai ser um baita gargalo no motor....vc fazendo isso está assumindo um risco alto de queimar até as válvulas de escape por conta da alta contrapressão, mesmo com o desvio aberto...não se esqueça que os gases saem quente do motor e ainda há alguma expansão até sair da turbina....num motor turbo esses gases têm que ser expulsos de forma eficiente, mas dependendo da bitola, chega uma hora que a vazão fica próxima do limite....aí vc tem problema da pressão aumentar, a vazão não acompanhar e ficar aquele monte de gás quente entopindo o escape....nessa suas válvulas pedem as contas e fritam
o comando de válvulas que você usa tem cruzamento de 42 graus....esse valor é baixo, apesar da duração maior que o original....se for medir a compressão de um zetec rocam flex original (12,8:1 de taxa de compressão - info do site da ford) e o seu, a diferença vai ser muito pequena...o comando em si, pelo fato de ser manso, altera pouco o enchimento volumétrico do motor....o que ele fez no seu caso é aumentar a faixa de rpm útil...
vc subiu rpm de corte do seu motor, ou chegou a passar ele em um dinamômetro?
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já vi essa diferença entre motores zetec rocam, porém a informação do manual do carro é de taxa de 12,3:1.
obrigado quarteto, matou a charada, dúvida solucionada com relação ao escape. vai ser refeito em 2,5
já que não posso considerar esse cálculo como parâmetro, meu parâmetro será experiência de outro colega com um rocam 1.0 flex turbo, que roda com 0,5kg sem problemas, e sem atraso de ponto. pretendo então utilizar 0,6kg aproximadamente. quanto é um parâmetro inicial para atraso de ponto gradativo no gerenciador?
não, não passei o carro no dino, e nem alterei o limite de rpm, porém há necessidade.
com o comando no carro aspirado comparando ao carro sem, o torque acima dos 3000rpm aumentou significativamente, o carro sobe de giro com mais força. chegaram a me dizer que seria melhor sem o comando, descordei, apesar de não ajudar no enchimento do motor, não terei piora no rendimento com o mesmo em conjunto da turbina correto?
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não terá piora, mas pra aproveitar o que o motor vai te oferecer, vai ter que aumentar a rpm de corte….se não tiver como, aí pode ser que o motor seja podado muito cedo, ainda com a curva de potência subindo....nesse caso melhor voltar pro original mesmo....agora, se subir o corte, aí a coisa muda de figura
essa questão do atraso de ponto é complicado...não gosto de chutar nada a respeito...o melhor a se fazer é acertar o carro em dinamômetro e ver o que é necessário
faça um escape com 2 abafadores que o carro fica com barulho tranquilo e não vai entopir em alta....procure respeitar as posições dos silenciadores originais e o comprimento do cano que sai do abafador final...isso diminui bastante as ressonâncias...não se esqueça que o próprio turbo abafa o barulho do motor
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bom, vou dar meus 2cents….
como disseram o escape de 2pol vai matar o carro... tenho um corsa 1,6 que usei escape de 2pol no inicio (0,6kg q nem vc). depois que troquei por 3pol o carro passou a pressurizar com 500rpm antes, e chegou a ficar magro, pois o backpressure atrapalha no enchimento do motor... além de andar muito mais...
agora tenho um escape reserva de 1,75pol para o controlar (original). qdo coloca ele mata o carro... deve perder uns 30% da potencia (claro que sem fazer reacerto).
quanto a k16: é o que uso no meu corsa 1,6. a minha é aquela com refluxo e rotor em titanio. enche o motor muito rapido... a 2000rpm está assoviando e a 3000rpm já tem >1kg... ando com 1,5kg. motores fam i tendem a dar toque alta e potencia cedo e no meu deu 45kgf @ 4.500rpm e 300cv@ 5200rpm, e.... mantendo acima de 280cv até 6500rpm o corte. logo... esta turbina nao deve dar ficar pequena para seu motor.
a minha também é valvulada. ela já trabalhou, sem problemas, com 0,6kg na valvula e regulou tranquilo.
o comando é o que disseram: se o overlap for pequeno ele vai bem... caso contrário volta para o original. voce vai saber facinho... se a k16 nao encher antes de 3000rpm vc está com muito overlap. só cuidado para nao faltar alimento no início da curva de pressao, senao ele dá uma letargia para encher mesmo.
cai: mundo aspro... esqueça... só garanta que a tomada de ar nao pegue água.
bico extra: é o que uso: alimenta e se é uso civil vai bem... o maior problema que tenho é que ao tirar o pé ele dá um pequeno excesso, mas nada preocupante. solução simples, prática e fácil de fazer. eu iria por aí mesmo, mantendo os bicos originais e colocando um boa bomba para alimentar isto... uso duas gti em paralelo e elas estao, para mim, no limite. nao dá para subir pressao. e por favor... use as bombas em paralelo pois o que vc precisa e vazao e nao pressao... e use mangueiras largas, pois a perda de carga é grande.... eu uso 9 ou 10mm.
taxa dinamica... bullshit... a escolha do comando e mesmo a eficiencia do cabecote já fodem com este seu calculo...
por fim... cuidado com as bielas da ford este motor rende bem, entao é capaz que vc nao consiga passar muito desta pressao, com bom acerto, sem fazer as bielas passearem....
o que vc vai usar de gerenciador? pela config a la fordhp será unichipo
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enfim, sem dúvidas que o escape mataria o desempenho, mais é que a princípio pensei de na hora de pisar pra valer abrir o cut-out, sendo assim, teria um escape direto, o que mesmo em 2 dá mais vazão do que um escape completo com abafador em 2.5 . porém, essa era a grande charada que pensava e não soube dizer, como você falou, seu carro fica gordo se restringir o escape, porque o acerto foi feito para o escape maior, daí o problema em usar duas configurações diferentes. mas com relação a isso já estou convencido e vou faze-lo em 2.5 .
vou utilizar a kkk16, sem dúvida, qual a configuração da sua caixa quente? meu preparador disse que poderiamos sim utilizar a wastegate original, mas que aconselharia pra termos uma melhor precisão no acerto usar uma wastegate no coletor e travar a da turbina, eu concordei porque a regulagem da wastegate integrada se dá através da mola, o que não me deixa muito confiante.
a k16 que encontrei tem eixo em alumínio. a pegada muda muito??
com certeza, só identifiquei as especificações do meu carro hoje, mas sei sim, esses itens não vão ter utilidade pra mim posteriormente.
penso exatamente em utilizar um gerenciador de bico extra, pensei no techrace, que possui atrazo de ponto, o uso do carro é totalmente civil, estou ciente que nem que eu queira algo bruto, não é possível com essa taxa e coletor plástico, por isso vou ficar na maciota, quero utilizar 0,5 ou 0,6bar.
um carro de aproximadamente 180 a 190cvs acredito eu.
o unichip é uma boa, mas é muuuito caro, faz seu papel, mas não tem bom custo benefício, com o valor dele eu ponho uma stand alone fácil fácil, por falar nisso já penso nisso mesmo com essa configuração. pois só o gasto que vou ter com gerenciador (aprox. 500reais) + chip (aprox. 600reais) + bico extra e etc, já paga uma injeção stand alone. só creio que não vá partir pra algo assim, porque os custos pra uma stand alone não se limitam apenas a injeção.
a princípio acho que não precisarei de bomba extra pra alimentar os 0,6bar, caso ver que dê falta, aí vou ter que colocar.
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até onde sei pra variar a pressão máxima na wastegate integrada só trocando a mola, ela é fixa. já nas wastegate externas possui a mola, mais é possível variar a carga da mesma através de um parafuso externo, eai você regula o quanto precisar, tem mais precisão do que ficar trocando mola pra ver qual da a pressão correta.
agora; se existe wastegate integrada com regulagem melhor ainda. mas desconheço.
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acompanhando o topico pois acabei de adquirir um bloco lindo do zetec 1.6 flex do ka que estava parado la no trampo,e o bicho vai pro escort 89 e com turbo,to pensando em por cabeçote a gasolina sera que dara muita diferença na taxa?