Barrichello: o último (grande) piloto brasileiro
-
o último piloto brasileiro
por [teo josé](teo josé) | [blog do teo josé](blog do teo josé) – 12 horas atrás
meu amigo e companheiro de trabalho, coordenador de automobilismo da band, fernando svevo, teve vontade de escrever sobre rubens barrichello. eu gostei e resolvi colocar aqui no nosso espaço. o twitter dele é @fernandosvevo.
acabou…
simplesmente vimos o adeus do último piloto, de verdade aquele que chora, que tem a emoção à flor da pele, que ama correr mais do que a si próprio. dinheiro não interessa, apenas o esporte. o sentido da vida é acelerar, mesmo que não consiga chegar em primeiro… sente o vento, a emoção, a pressão. aquilo é seu oxigênio.
o último piloto que dividiu uma curva na fórmula 1 com senna, prost e schumacher, provavelmente os maiores de todos os tempos. viu esses gênios do melhor lugar, ao lado, dentro da pista. o último que não pede bênção para um assessor antes de falar, que deixa o coração aberto em um meio onde as punhaladas são tão bem calculadas como os carros, que já não exigem como antes.
pilotou com câmbio manual, pneus de todos os jeitos e viu a morte de perto. pode não ter levado um título, mas e daí? button levou, raikonnen também e nenhum será lembrado com tanto carinho. suportou brincadeiras e topou tudo com um sorriso no rosto, como se estivesse dizendo: eu faço o que amo, e vocêsó o automobilismo brasileiro ficou orfão, de novo, depois de tantos anos.
_foi o último suspiro de uma era. foi o último que esteve em meio aos maiores…
É possível que descubra fora da pista alegrias tão grandes ou maiores. filhos, esposa, família. mas nós, brasileiros, que amamos esse esporte e ainda mais nossos heróis, vamos chorar..._
quem brincou com você vai dizer aos netos o quanto foi grande, importante. quem sabe, um dia, vão pedir desculpas por tudo o que falaram. mas quer saber, deixa falar, você é o cara. a cara do brasil na pista há quase vinte anos, desde aquela curva em 94.
você assumiu, cedo, novo, a responsabilidade de substituir um gênio. aprendeu que gênios são insubstituiveis. assim como você. choramos juntos as vitórias, nos revoltamos com as ordens tiranas e sonhamos também. seja feliz, assim como nós fomos. mas, infelizmente, não podemos desejar o mesmo para o esporte, que não tem mais você…
obrigado.
fernando svevo
–----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
nunca ví uma análise tão séria, conhecedora e humana sobre esse grande piloto que simplesmente não brilhou da forma que nós brasileiros-tecnicos-medicos-experts em tudo, achamos que deveria.
viva rubinho
-
só acho que o rubinho deveria entender que o tempo dele lá acabou e fazer uma festa de despedida.
uma última corrida com alguma dignidade ainda.
de resto é isso ai, bem ou mal, o cara sempre foi ele, falou as merdas dele e fez de tudo pra correr, mesmo nunca sendo campeão e tendo várias críticas aqui no brasil.
-
mas fala sério neh, quem pilota mais, barrichello ou bruno senna???
até os 19 anos bruno não subia num carro de corrida pois a mãe não deixava, e rubinho cresceu dentro do kart… isso foi uma fela da putagem das grande da willians segurar o rubinho todo esse tempo, pq no fim da temporada jah não dispensaram o cara, assim ele teria chance de correr por outra equipe tão mediocre quanto a willians
-
uma coisa é fato, na ferrari rubinho sempre era segundo… ser segundo é uma bosta mas era pra ninguém menos que um dos genios do automobilismo, e ainda por cima com ordens de equipe
o que nunca ninguém aceitou é que a ferrari pagava o salário do cara... falar pra ele tomar decisões por vontade própria, mas todo mundo chega no trabalho e baixa as orelhas pros chefes
jah o massa, coitado, não consegue nem a pau andar junto do alonso... rubinho nunca ganhou mas quando teve carro andava lado a lado do primeiro piloto da equipe
-
calcula-se 50 milhoes de reais em salários ao longo da carreira…
e fazendo o que gosta..
e a gente?
-
calcula-se 50 milhoes de reais em salários ao longo da carreira…
e fazendo o que gosta..
e a gente?
cara, o rubinho tem fácil 200 milhões.
-
http://revistaalfa.abril.com.br/estilo-de-vida/corrida/por-que-nao-parou-nao-parou-por-que/
ops..
era 60 milhoes de dólares em salário….
-
o melhor tezto que já li sobre o barrica:
[roberto da silva zullino](roberto da silva zullino)
**acho que as opiniões sobre o rubens tem que ser entendidas dentro de um contexto, seria absurdo falar em valores absolutos. qualquer um que sente a bunda em um carro de corrida já é uma pessoa diferenciada ou se quiserem privilegiada. merece respeito só por isso, mas respeito é um coisa meio fora de moda.
não acho que os que falam mal do rubinho acreditem no que escrevem, apenas manifestam suas opiniões dentro da relatividade da formula 1.
muitas das opiniões são circunstanciais e dentro do espírito perco o amigo, mas não perco a piada , bobagens inconsequentes, nem o que escreveu acredita, apenas surgiu a ocasião da blague e mandou bala.
um cara que foi duas vezes vice-campeão, ganhou mais de uma dezena de gps e ficou quase 20 anos na f1, certamente tem um valor imenso, o número de pessoas que tiveram esse tipo de carreira na f1 não enche os dedos de uma mão, e temos 14 bilhões de mãos no mundo.
não acho que o rubinho ligue a mínima para isso, lá fora é respeitadíssimo.
a decisão da williams de dispensá-lo foi baseada em uma escolha empresarial, a equipe precisa primeiro de dinheiro e depois de um ótimo piloto com experiência, o ano de 2011 mostrou que de nada adianta ter um piloto como rubens se não se tem dinheiro e talento para projetar o carro.
resolveram fazer diferente, apenas isso, nada tem a ver com qualidades ou defeitos de a ou b. mudaram a metodologia e ele não se encaixava.
como de certa forma as outras equipes menores tem o mesmo dilema as portas vão se fechando.
no entanto, pode-se garantir que se o rubens optasse por ser piloto pagante o valor que pediriam dele seria menos da metade que pedem dos outros, aliás, em algumas correria de graça a hora que quiser. quem não gostaria de ter um piloto desses na equipe? o cara é rápido, sabe o que faz, não quebra carro, não bate mesmo saindo lá atrás, tem senso de oportunidade e mais um monte de vantagens. apenas custa caro e a maioria não pode pagar.
eu sempre tive severas críticas à administração da imagem do rubens no início de carreira, aqueles comerciais da arisco e da nokia totalmente fora de posicionamento correto. querem saber? não fizeram a menor diferença, ele deu certo da mesma maneira.
quer coisa mais superior do que um piloto conseguir tudo que ele conseguiu apesar de posicionamento mercadológico discutível? no mínimo é por que guia muito.**