Freios sumindo
-
antes de dar um up no motor sevel do tipo transformando-o em 1.9 troquei os discos de freio dianteiros para 257mm ventilado e traseiros com discos sólidos de 240mm.
todos novos varga original.
as pinças são da tempra sw na frente e atrás que comprei num desmanche, reformei todas, tudo novo conforme fábrica.
seguinte, hoje voltando de petrópolis, apressado e descendo por uma serra de respeito, chegando quase ao final desta, o freio quase que sumiu.
eu diria sumiu de todo pois a pressão que tive que fazer no pedal foi muito grande para não sair pela tangente numa curva.
ao terminar a serra o sistema foi retornando ao normal.
sentia-se cheiro de lona queimada enquanto o freio ia sumindo.
perguntas, é o fluido varga dot4, novo, lacrado, que coloquei três meses atrás que não vale nada e ferveu;
ou são as pastilhas, também novas da fras-le na frente e cobreq atrás;
ou o tipo pesa mais que a tempra sw dando fading nos freios (essa resposta eu sei).
sinceramente estou preocupado com este problema.
estou projetando uma admissão para turbo e com os freios assim qualquer um desiste.
e se algum amigo tiver a resposta/solução ficam aqui meus agradecimentos antecipados.
-
lancia, tenho o mesmo sistema no meu carro, porém pinças do sedici valvole nas 4 rodas.
não sei se ando muito forte, mas já tirei fumaça das pastilhas e disco azul algumas vezes… minha opnião do que pode ter acontecido com o seu sistema:
-
dot4 varga não é uma maravilha.
-
sistema novo, sem a pastilha ainda estar curada
-
falta dos defletores de ar originais do 1.6
-
flexíveis inchando
isso desconsiderando uma sobrecarga no sistema, pois já deve ter feito o mesmo trajeto com o sistema original do tipo sem problemas. o tipo é uma legitima ancôra e isso exige muito zelo com os freios.
meu próximo up de freios será:
-
discos 257mm slotados powerbrakes (disco varga usinado por eles)
-
pastilhas de composto de cerâmica powerbrakes
-
dot 5.1 motul
-
direcionadores de ar para os discos
-
-
jonas, bem lembrado, vou estudar a solução dos dutos de piscina, obrigado.
menegotto, meus discos já são slotados acho que vou partir para pastilhas de cerâmica.
muito tempo atrás, me lembro agora, de termos reclamações dos freios teves nas tempras - vou tentar recuperar o que se disse e/ou que se fez na época.
a idéia do dt5.1 motul também é factível, vou providenciar.
quanto aos flexíveis estou usando uns de aço inox/teflon ingleses, marca hel. inclusive tenho um jogo sobrando que imagino possa lhe ser útil.
não estufam nem a pau.
me mande seu endereço por mp que os enviarei de brinde meu amigo, você merece.
-
pelo cheiro que sentiu,nao seria as pastilhas??
-
pode ser cilindro mestre? qual cilindro mestre vc está usando?
-
nos 106 com up de freio mas com cilindro mestre original, acontece exatamente isso, e o carro é leve leve…
-
pelo cheiro que sentiu,nao seria as pastilhas??
sim, creio que sim. mas pastilhas devem se aquecer, não haveria muito problema nisso.
o ruim é que se aquecendo fervem também a titica do óleo varga.
já comprei um frasco do motul e deve chegar até o fim desta semana, troco tudo e farei novo teste.
pode ser cilindro mestre? qual cilindro mestre vc está usando?
não creio que seja o cilindro mestre senão isso aconteceria sempre e não só num final de serra com muitas curvas, parece um carrocel este trecho da teresópolis-petrópolis.
pastilhas boas de preço e de desempenho sao as ceramax da fras-le dot 5.1 tambem ambos juntos, devem te dar um bom up e cara, aonde tu conseguiu esses flexiveis?
o flexíveis eu trouxe de londres, você não imagina o que se acha por lá (e na alemanha também) para a linha fiat.
onde acho tais pastilhas ceramax? tem em loja de internetá aqui em tere só tem roupas de malha vendida na feirinha aos sábado e isso quando não chove, hehehehe…
-
pode ser cilindro mestre? qual cilindro mestre vc está usando?
não creio que seja o cilindro mestre senão isso aconteceria sempre e não só num final de serra com muitas curvas, parece um carrocel este trecho da teresópolis-petrópolis.
eu conheço lancia, por acaso tenho um sítio aí em secretário, vizinha de pedro do rio. bom, sugiro colocar um dot 4 de competição e umas tomadas de ar para os freios, quem sabe os freios do marea turbo.
-
pois é gustavo, a escolha dos freios de upgrade recaiu no tempra sw (ou tipo 2.0 8v) para manter as rodas originais 14 da abarth.
freios maiores implicavam troca para 15 ou mais.
mas, conforme sugestão do menegotto estou trazendo um dot5.1 da motul, vamos ver se isso resolve.
outra, pastilhas ceramaxx só para veículos mais modernos.
acabei de ter esta notícia pesquisando o site da fras-le, fazer o que né?
torcer para o 5.1 dar certo.
-
pode tentar tb, entrar em contato com a ebc, pedindo pra cotarem as pastilhas pro teu carro ve se nao tem umas green stuff, red stuff ou yellow stuff a black stuff seria a mais comum mas tb, muito boa sei que uma dessas tem composto ceramico axo q a yellow
-
-
só para encerrar o tópico, a sugestão do menegotto para passar para dot 5.1 deu certíssimo. só não achei óleo da motul mas coloquei o da elf.
na sexta-feira passada tiver que ir à petrópolis e na descida da serra os freios se comportaram perfeitamente, sem fading e completamente diferente da última vez.