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Turbo mitsubishi td025-5t em um peugeot 106 1.0

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    P Offline
    Pellegrino
    escreveu em última edição por
    #1

    galera,

    pintou esse turbo à venda, 0km, que era usado nos ford ka 1.0t da souza ramos, que tinham aí seus 90cv na gasolina comum sem intercooler.

    eu estava olhando o mapa dela, e pensei em como ficaria ela num peugeot 106 1.0. pelo mapa, e o resultado no ka, acredito que ela daria o comportamento próximo de um carro 1.6 original.

    aos que conhecem mais de turbo, o que dizem?

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #2

      é minuscula, se vc for usar até 1bar tá de boa…vai tirar ai uns 120~125cv e fica dentro do mapa ( 2,1 de sobrelevação e uns 0,08m³/s)... se sua intenção for mais do que isso esquece que ela ta no limite.

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      • P Offline
        P Offline
        Pellegrino
        escreveu em última edição por
        #3

        no caso, como eu interpreto sobreelevação e vazão?

        se chegar nessa potência, tá ótimo transmissão do meu carro não aguentaria mto mais do que isso mesmo, pelo que tenho visto os 106 com swap por aí, fora que meu objetivo seria mais um carro em que eu pudesse pegar uma serra com reserva de potência, sem trancos na entrega da potência, nada de altas rotações, intercooler, pique coisa original, hehe

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #4

          quiéiiiissooo….

          vai pressurizar estacionando? :hauhau:

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #5

            no caso, como eu interpreto sobreelevação e vazão?

            se chegar nessa potência, tá ótimo transmissão do meu carro não aguentaria mto mais do que isso mesmo, pelo que tenho visto os 106 com swap por aí, fora que meu objetivo seria mais um carro em que eu pudesse pegar uma serra com reserva de potência, sem trancos na entrega da potência, nada de altas rotações, intercooler, pique coisa original, hehe

            sobrelevação é a razão entre a pressão na entrada do compressor e na saida:

            digamos que vc esteja em sampa, aonde a pressão é de cerca de 940mbar, se vc usar um filtro na boca da turbina ele será um impedimento ou seja qdo tiver pressuzirando existirá vacuo entre a boca da turbina e o ambiente por menor que seja… num carro de fabrica com duto de ar geralmente este valor fica entre uns 0,05 a 0,01bar

            da mesma forma o ar que sai da turbina pressurizado sofre perda de carga na pressurização até entrar no coletor (borboleta, pressurização e intercooler) a garret fala entre 0,07 a 0,15bar de perda em média

            se usar 1,0bar

            assim: p2/p1 (sobrelevação) = (pboost + perdaspressu+patm)/(patm - pperdasadm)= (1,0 + 0,07+0,94)/(0,94-0,01) = 2,16

            obvio que tem muitos valores ai que são estimados e variam de caso a caso..mas da pra ter uma ideia da ordem de grandeza, no caso eu arredondei pra 2,1 mas poderia ser 2,2... afinal não temos certeza de alguns dados.

            já a potencia é melhor simplificar... em média, no alcool cada m³/s de ar rende uns 1.600~1.650cv ou seja 0,08m³/s são uns 130cv... obvio que qto mais fora de lambda 0,86 estiver mais existira diferenças, muda tbm o bsfc (tem q ver com o aproveitamento do motor) e outras coisas (curva de ponto) mas é uma boa aproximação.

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              Pellegrino
              escreveu em última edição por
              #6

              curti a explicação over, obrigado mesmo, vou deixar salva aqui

              flavio, essa turbina é aplicada nos accent de fábrica lá fora, e meu projeto é algo bem próximo de um turbo original, ou trocar o motor dele por um de 205 1.4 ou 1.6 8v 206

              1 Resposta Última resposta

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