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    svcglobal
    escreveu em última edição por
    #1

    até que enfim uma mudança radical no centenário ciclo otto.

    saiu no estadão de hoje:

    _tecnologia: revolução no mundo dos motores

    10 de fevereiro de 2012 | 13h00 |

    categoria: toyota, tecnologia

    diego ortiz

    turbo, injeção direta de combustível e apenas três cilindros. essas são as principais características do 1.0 ecoboost, motor desenvolvido pela ford. a novidade, que faz estreia no focus europeu, é o primeiro até 1 litro com essa combinação de tecnologias, que permite reduzir o peso e baixar consideravelmente as emissões de poluentes.

    em 2014 esse propulsor será feito também na fábrica que a ford vai erguer em camaçari, na bahia, para equipar o fiesta e, possivelmente, a nova geração do ka, em uma versão de 100 cv. o do focus europeu gera 125 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, bem mais que o moderno 1.6 sigma do fiesta mexicano, que rende 110 cv. mesmo com potência superior, os níveis de consumo e emissões são ótimos, com 20 km/l e 114 g/km, respectivamente.

    a tendência de motores com injeção direta e turbo começou com a mitsubishi, em 1996. a marca não prosseguiu com a tecnologia, que passou a ser usada em larga escala com o grupo volkswagen nos anos 2000. ford e fiat investiram nessa solução para motores de baixa litragem.

    eis o segredo: o turbocompressor comprime o ar antes de ser admitido pelo motor, e joga um fluxo maior para dentro dos cilindros. nesse momento, entra a injeção direta de combustível, que é mais precisa e espirra os jatos de combustível diretamente na região das velas de ignição, como nos motores a diesel, o que melhora a queima.

    isso já geraria um ganho de potência significativo e melhora ainda mais nos motores de três cilindros. isso porque os pistões trabalham rápido aumentando a quantidade de explosões na câmara de combustão. é esse conjunto que torna o 1.0 ecoboost da ford tão eficiente.

    a marca norte-americana vinha apostando no quatro-cilindros 1.6 de 160 cv a 180 cv, potência maior que boa parte dos 2.0 disponíveis no mercado. com o 1.0 feito em saarlouis, na alemanha, a ford está promovendo uma revolução.

    na fiat, o sistema é semelhante, mas há uma série de válvulas que são ligadas e desligadas pela rotação do virabrequim para melhorar potência e consumo._

    esse lance de turbo + injeção direta até que seria interessante de se implementar, tendo os componentes certos (tecnologia) não seria tão difícil de se fazer…

    1 Resposta Última resposta
    • K Offline
      K Offline
      Ktulu
      escreveu em última edição por
      #2

      no brasil o combutível tem muita quantidade de olefinas, que entopem os injetores usados na injeção direta.

      só daqui a uns anos a petrobras vai diminuir a quantidade de olefinas no combustível vendido aqui, permitindo o uso de injeção direta sem danificar nada no motor…

      1 Resposta Última resposta

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