Rebaixar o cabeçote - recomendo
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olá galera, venho aqui apenas relatar com foi minha primeira semana com um carro com o cabeçote rebaixado, os prós e os contras…
o veiculo em questão é um chrysler stratus lx 2.5 v6 com 163cv, 0-100 em 9.5s, e vel maxima na reta de 220 km/h e consumo médio de 6 km/l na cidade e 10 na estrada com gasolina. numeros com o motor original.
após um alagamento e ter entrado água no motor tive que desmontar o motor para reparar as avarias, como tinha que fazer retifica, mandei rebaixar até o limite que fosse possivel, e também troquei tudo o que precisava trocar, 1 pistão estourado + 1 biela que havia entortado, anéis, juntas, bicos novos e tudo mais e instalei também um filtro esportivo. após montado e uma semana rodando já fiz os testes:
0-100 em 8.8s, vel maxima marquei 235 km/h no gps tava sobindo mas faltou pista, e o consumo foi para uma média de 7.7 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, nem quando o carro saiu da concessionária fazia isso, eu recomendo
o unico contra que tenho a dizer é que o motor apresenta maior vibração que antes em giro baixo, mas também um maior torque compensa.
tô pensando em fazer no vectra 2.4 ao invéz de vender, será que terei o mesmo resultado?
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a expectativa de ganho aumentando a taxa (o que acontece qdo vc rebaixa o cabeçote) pode ser estimada em raiz(t2/t1) ou seja se vc tinha lá digamos 9,5:1 (uma taxa normal pro ano do carro) e subiu pra 11:1 ´(só rpa fazer a conta)…
vc deve ter um ganho médio de 7,6% em torque e potencia... como melhora a eficiencia termodinamica tbm melhora consumo... mas vai ficar mais sujeito a detonação caso use gasolina ruim...
os ganhos exacerbados são uma mistura da maior taxa e tb do motor retificado com menores folgas de cilindro e certamente melhor vedação...
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over, pela minha experiência que tenho com retificadora, dificilmente eles cumprem esses pedidos … o que no máximo eles fazem é deixar na medida minima especificada pelo fabricante, ainda mais em motores 16v com alto risco de atropelamento de válvula
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foi só pra fazer a conta hehehehehe e com certo exagero, dificilmente aumenta tanto assim sem causar outros problemas como ficar com o esticador da correia estrangulado hehehe
eu tive problemas sérios com o ponto da correia dentada tanto que necessitei colocar uma polia ajustável.
até no suporte da bomba da dh que fica preso no cabeçote do tipo houve necessidade de retrabalho.
mas estava consciente disto quando fiz o corte no cabeçote e não senti na prática lá grandes mudanças com o aumento da compressão.
eu faço do motor do meu carro um laboratório de experiências e/ou um hobby pois se explodir jogo fora e compro outro.
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foi só pra fazer a conta hehehehehe e com certo exagero, dificilmente aumenta tanto assim sem causar outros problemas como ficar com o esticador da correia estrangulado hehehe
eu tive problemas sérios com o ponto da correia dentada tanto que necessitei colocar uma polia ajustável.
até no suporte da bomba da dh que fica preso no cabeçote do tipo houve necessidade de retrabalho.
mas estava consciente disto quando fiz o corte no cabeçote e não senti na prática lá grandes mudanças com o aumento da compressão.
eu faço do motor do meu carro um laboratório de experiências e/ou um hobby pois se explodir jogo fora e compro outro.
sem duvidas, é bom usar uma polia regulável pra poder enquadrar o comando de novo…
aumento de taxa é aquele negócio... se vc tem gasolina com 8,5:1 de taxa e vai a 10:1 (valores tipicos de gasolina) a expectativa de ganho é de uns 8,5%... isso é claro se vc num tiver que mexer muito em avanço (diminuir) pra compensar o aumento na pressão média efetiva... mas como disse é uma boa antecipação da ordem de grandeza envolvida...
exemplo celta mpfi (9,2:1 de taxa e 60cv) e vhc (12,8:1 e 70cv) raiz (12,8/9,2) = 1,18 x 60 = 70,77cv uma aproximação bem razoável...
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foi só pra fazer a conta hehehehehe e com certo exagero, dificilmente aumenta tanto assim sem causar outros problemas como ficar com o esticador da correia estrangulado hehehe
eu tive problemas sérios com o ponto da correia dentada tanto que necessitei colocar uma polia ajustável.
até no suporte da bomba da dh que fica preso no cabeçote do tipo houve necessidade de retrabalho.
mas estava consciente disto quando fiz o corte no cabeçote e não senti na prática lá grandes mudanças com o aumento da compressão.
eu faço do motor do meu carro um laboratório de experiências e/ou um hobby pois se explodir jogo fora e compro outro.
sem duvidas, é bom usar uma polia regulável pra poder enquadrar o comando de novo…
aumento de taxa é aquele negócio... se vc tem gasolina com 8,5:1 de taxa e vai a 10:1 (valores tipicos de gasolina) a expectativa de ganho é de uns 8,5%... isso é claro se vc num tiver que mexer muito em avanço (diminuir) pra compensar o aumento na pressão média efetiva... mas como disse é uma boa antecipação da ordem de grandeza envolvida...
exemplo celta mpfi (9,2:1 de taxa e 60cv) e vhc (12,8:1 e 70cv) raiz (12,8/9,2) = 1,18 x 60 = 70,77cv uma aproximação bem razoável...
só tem mecanico nesse site é kkkkkkkkkkk
mexo com preparacao de moto soh, to querendo compra uma saveiro quadrada com motor ap1.6 que tem pra vender aki. sera que vale a pena esse motor ?