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Turbinando o sevel 1.9

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #515

    meu palpite é que tenha ficado perto dos 200cv mesmo…

    baixou taxa pra 9,5 e baixou ponto, mas duvido que seja uma perda maior do que uns 10%... 125cv de base ...descontando o aquecimento do ar se vc vai de 1 para 1,5bar no coletor de admissão espera-se que aumente 50% ou seja uns 185~190cv...mas como tem suplementar (esfria o ar admitido) acho que encosta muito perto dos 200cv dependendo do acerto de avanço e qto vc esteja no fio da navalha (leia fator lambda mais baixo do que 0,85)

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #516

      eu tb acredito que chegue aos 200cv com somente 0,5 bar de pressão e um pouco mais de rotação… teria que ver no dino até onde o motor rende, eu chuto que até 7k rpm tenha uma boa faixa de potência

      quanto ao comentário do rapaz do dino, tem uma palavra que resume isso: desconhecimento

      esse rapaz não conhece linea por acaso??? o que vc fez foi nada além do que a fiat fez no motor do linea e que os hermanos fazem a décadas.

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      • S Offline
        S Offline
        svcglobal
        escreveu em última edição por
        #517

        valeu gente, como sempre excelentes comentários, muito obrigado.

        menegotto, sabes como é a arrogância de quem vende unichip lá no rio.

        eles tem clientes que chegam lá com porshe, lamborghinis, bmw, mercedes e outro bichos mais então com isso criam um rei na barriga.

        então fiat sevel 1.9 é ralé e precisam explodir pois para ele isso não é carro.

        mas vai pagar uma nota preta, depois te conto os detalhes por email.

        bom, hoje aqui é um dia de sol, barômetro indicando pressão atmosférica em 902.4 hpa ou seja, não deve haver precipitações pelo menos até o final da tarde.

        vou voltar a pista que infelizmente é um sobe e desce danado pois estamos a 1000 metros de altura e por isso tenho que manter muita atenção na estrada.

        mas agora estou muito menos ansioso que ontem e já apertei o parafuso da wg no chutômetro para subir a pressão por volta dos 0,7kg/cm2.

        um ponto positivo para a spa que faz a wg é que a informação da gama de ajuste informado é 0,5 a 1,5 kg/cm2 e é exatamente isso o que ela está apresentando.

        pena que o hdi boost electronic controller foi perdido nos correios pois com ele essa coisa de nível de pressurização ficaria extremamente fácil e perfeita.

        já comprei outro com a devolução do dinheiro pelo ebay, é um bcu+ e desta vez está vindo por fedex e estará aqui na sexta-feira com certeza, finalmente.

        curiosamente, quando inicio qualquer projeto, faço um pert justamente para ter as peças na hora certa. aí, me some um componente indispensável e fica-se apertando parafusos à galega.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #518

          huuuummm até já sei que é hehehehehehe

          sabe que essa turma do unixip tem o rei na barriga mesmo… tem um rapaz de um ford ka que subiu aqui do rs pra sp fazer o ka aspirado, unixip e tal... gastou uma nota, coisa de 8 mil reais pra um cabeçote retrabalhado e uma unixip que altera mapa por celular...

          resumindo... o carro voltou de sp com uma falha... chegou aqui na oficina com os cabos de vela msd partidos por descuidado ao puchar eles...

          resumo dois... alinhou com um ka montado nos pedrão da vida aqui, com comando nacional, escape feito na morsa de oficina e megasquirt... foi deprimente ver a surra que levou... isso que tinha 145cv na folha do dinamometro... o montado nos pedrão da vida nem conhece dinamometro... deve ter uns 180cv, civic si que se cuide hehehehehehehehe

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #519

            essa turma entrava aqui…

            acabaram saindo porque não gostavam de ser questionados....todos os carros originais que eles passavam no dinamômetro deles davam potência maior que o declarado pela fábrica....até um dia que passaram um mazda rx8 e sumiram 21 cv do nada...

            começaram a falar por aqui que os 21 cv roubados do mazda eram pra compensar os cv a mais que apareciam nos outros carros e aí tchau...heheheheheheehehe

            lancia...vai lá e posta aqui depois os resultados hehehehehe

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            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #520

              até que eu gosto do léo como pessoa mas infelizmente os métodos comerciais da empresa não são muito ortodoxos.

              essa do dino eu sei pois tem muitos parâmetros a serem lançados no pc para configurar o ambiente antes de usá-lo. basta errar dois ou três que o cliente sai lesado e feio.

              a mim não enganam pois conheço dinamômetros quando eles ainda tinham que nascer. tem um laboratório fiat de testes de bancada de motores em ivrea, itália, e fui eu que instalei o dino, lá pelos nos anos 70.

              dei a volta, fiz um filminho com câmara na mão da minha mulher como co-piloto e no fim de tudo não deu muito certo não.

              mantive os 0,5 kg/cm2 porque lembrei que não tinha testado ontem em 2ª e 3ª e acelerador pisado ao chão.

              precisava ver com calma a variação da wide lambda durante as acelerações neste filme e não se vê nada, mesmo gravando em 720p.

              o velocímetro em lcd também desapareceu já que o obturador da câmara trabalhou fechado devido a insolação.

              são quase 5 minutos na teresópolis-friburgo uma das mais vazias neste horário e em três ocasiões consegui 180 km/h mas em curtíssimo tempo.

              na próxima levo a lente anti-shake , dou um jeito melhor de fixar a câmara e ajusto o obturador em fixo e mais aberto que deve funcionar melhor.

              [media]http://www.youtube.com/watch?v=wxshoetdjvo[/media]

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              • J Offline
                J Offline
                jonas_102
                escreveu em última edição por
                #521

                ainda não vi o video pois meu celular não reproduz, mas estou ansioso.

                para fixar a câmera use um suporte com ventosa que vende no ml que fica bem presa.

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #522

                  boa ideia, vou procurar.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #523

                    naooooooooooo

                    som editado nao

                    parei em 3 segundos kkkkkkk, posto o original :p

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      svcglobal
                      escreveu em última edição por
                      #524

                      holly shit, amanhã ponho o original, ok? e estou achando que ficou longo demais sem as informações do painel. talvez encurte ele também.

                      chegou o boost controller, fedex entregando adiantado de três dias, muito bom.

                      chegou também pela fedex (coincidência) a fralda de titânio da t3, com pó rocha vulcânica, lunar, marciana, sei lá o que mais tem.

                      amanhã coloco os dois.

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pellegrino
                        escreveu em última edição por
                        #525

                        cara, sabe pq eu gosto de acompanhar teu projeto? pq é um projeto de engenharia se todo carro fosse turbinado nesse esquema (calma + escolhas acertadas), as coisas seriam beeem mais fáceis…

                        1 Resposta Última resposta
                        • H Offline
                          H Offline
                          Hanks
                          escreveu em última edição por
                          #526

                          engenharia é engenharia né, sou suspeito p/ dizer, curso eng. mecânica aqui na minha cidade, federal de uberlândia (ufu)

                          :pix:

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            G u s t a v o
                            escreveu em última edição por
                            #527

                            até que eu gosto do léo como pessoa mas infelizmente os métodos comerciais da empresa não são muito ortodoxos.

                            essa do dino eu sei pois tem muitos parâmetros a serem lançados no pc para configurar o ambiente antes de usá-lo. basta errar dois ou três que o cliente sai lesado e feio.

                            a mim não enganam pois conheço dinamômetros quando eles ainda tinham que nascer. tem um laboratório fiat de testes de bancada de motores em ivrea, itália, e fui eu que instalei o dino, lá pelos nos anos 70.

                            **bah lancia, tu realmente é um cara que entende muito do assunto, o meu preparador por meio da fiat e da ferrari conheceu um velhinho dono da borghi & saveri que fabrica dinamometro de bancada pra ferrari, fiat, lamborghini e afins e trouxe pra brasília um desses e deve trazer outro logo em breve.

                            realmente é outro mundo pra mapear e acertar motores.**

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #528

                              lancia, tu é de petrópolis?

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                maurício
                                escreveu em última edição por
                                #529

                                deveria ir pro hot topics….

                                já to providenciando uma cópia dos posts do lancia, menegotto, overspeed, etc.... vai virar um pdf com imagens do processo e as dicas do pessoal...

                                assim q eu chegar em casa vejo os vídeos com calma, mas já agradeço por compartilharem o conhecimento aqui...

                                abraço....

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  svcglobal
                                  escreveu em última edição por
                                  #530

                                  cara, sabe pq eu gosto de acompanhar teu projeto? pq é um projeto de engenharia se todo carro fosse turbinado nesse esquema (calma + escolhas acertadas), as coisas seriam beeem mais fáceis…

                                  obrigado pellegrino, é por isso que eu quando me cadastrei pensei de não passar de 100 mensagens mas aqui no pp nós nos sentimos em casa.

                                  engenharia é engenharia né, sou suspeito p/ dizer, curso eng. mecânica aqui na minha cidade, federal de uberlândia (ufu)

                                  :pix:

                                  não quero desmerecer os práticos pois também chegam ao mesmo destino só que aprendendo a teoria primeiro todos os caminhos de aprendizado são mais curtos.

                                  até que eu gosto do léo como pessoa mas infelizmente os métodos comerciais da empresa não são muito ortodoxos.

                                  essa do dino eu sei pois tem muitos parâmetros a serem lançados no pc para configurar o ambiente antes de usá-lo. basta errar dois ou três que o cliente sai lesado e feio.

                                  a mim não enganam pois conheço dinamômetros quando eles ainda tinham que nascer. tem um laboratório fiat de testes de bancada de motores em ivrea, itália, e fui eu que instalei o dino, lá pelos nos anos 70.

                                  **bah lancia, tu realmente é um cara que entende muito do assunto, o meu preparador por meio da fiat e da ferrari conheceu um velhinho dono da borghi & saveri que fabrica dinamometro de bancada pra ferrari, fiat, lamborghini e afins e trouxe pra brasília um desses e deve trazer outro logo em breve.

                                  realmente é outro mundo pra mapear e acertar motores.**

                                  e posso afirmar que os dinos italianos estão entre os melhores do mundo.

                                  lancia, tu é de petrópolis?

                                  teresópolis.

                                  bom, ontem não tive tempo de fazer nada pois dois clientes me tomaram toda a manhã e a tarde também.

                                  hoje de manhã instalei o boost controller p.i.t. bcu+.

                                  o solenoide eu fixei numa saliência da gaiola do comando como se vê na foto.

                                  preferi afastá-lo da zona da churrasqueira (no caminho da convecção da turbina) para mantê-lo menos quente.

                                  este solenóide é um modelo que chega a 31 hertz e no pequeno teste que já fiz já percebi uma diferença muito grande nas acelerações.

                                  o controlador eu coloquei preso sob o his e a grata surpresa é que o display de pressão dele mede tanto o vácuo como a pressurização.

                                  isso é muito interessante pois sabe-se exatamente quando a turbina entra, ao valor cruzar de negativo a positivo.

                                  ele mede somente em psi (+ e -) e eu até prefiro pois sempre usei este parâmetro e estou mais acostumado com ele.

                                  mas como o his que está bem em cima mede em kg/cm2, é só escolher…

                                  menegotto, como se vê na foto, o cabo da bateria não encosta mais no tubo de alumínio da pressurização.

                                  foi só dar um giro e acabou o risco, valeu a dica.

                                  outra coisa, eu já confessei aqui que incrivelmente nunca tinha dirigido um carro turbo.

                                  não que não faltasse possibilidade ao decorrer da minha carreira profissional mas sempre deixei isso aos que gostavam mais.

                                  dito isso, confesso de novo que não escuto nenhum surge, nenhum espirro e a wg operando. nada só o ronco do motor.

                                  acredito que é falta de prática e vou colocar um apito preso com durex na saida da prioridade só para conhecer o evento hehehehehehe

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    Pellegrino
                                    escreveu em última edição por
                                    #531

                                    esse boost controle é esse relé preso na tampa de válvulas?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      marcossilvass
                                      escreveu em última edição por
                                      #532

                                      está muito lindo a sua montagem, gostei das cores também.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
                                        S Offline
                                        svcglobal
                                        escreveu em última edição por
                                        #533

                                        esse boost controle é esse relé preso na tampa de válvulas?

                                        não, na tampa não. está na gaiola que abriga o comando, numa aba que que está disponível.

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                                        • P Offline
                                          P Offline
                                          Pellegrino
                                          escreveu em última edição por
                                          #534

                                          ah tá a mania de chamar de tampa de válvulas vem do peugeot que ali, realmente ele tampa as válvulas mesmo. no sevel, as válvulas ficam lá embaixo.

                                          1 Resposta Última resposta

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