Turbinando o sevel 1.9
-
tudo na spa e ftx são cópias da china mas de qualidade razoável.
-
tudo na spa e ftx são cópias da china mas de qualidade razoável.
cópia por cópia eu compro no dealextreme que custa 5x menos.
cópia por cópia eu compraria a mais barata só pra colocar pra rodar e depois compraria o produto bom, mas eu mesmo espero um pouco mais e compro a peça boa, é certeza de diminuir as dores de cabeça.
-
ai, ai, ai, assim não dá… até na spa não se pode acreditar? hks fajuta, sejá lá como for, boa ou ruim? vou ter que ir ao japão conseguir uma bov que preste?
então dou toda a razão ao jonas, compra-se três na dx, troca-se uma a cada ano e ainda se leva lucro.
jonas, um despachante meu amigo me pediu o crv, as notas fiscais da turbina e de acessórios da modificação que o motor tiver e deverá agendar uma visita ao inmetro no rio (acho que é na barra) para uma seção de fotos.
espero que não seja a minha senão queima o filme…
agora o que virá escrito para o documento ainda não sei mas contanto que me permita andar com o ic exposto à frente e sem aborrecimentos, tudo bem.
-
tudo na spa e ftx são cópias da china mas de qualidade razoável.
cópia por cópia eu compro no dealextreme que custa 5x menos.
cópia por cópia eu compraria a mais barata só pra colocar pra rodar e depois compraria o produto bom, mas eu mesmo espero um pouco mais e compro a peça boa, é certeza de diminuir as dores de cabeça.
prá rodar eu já tenho a titica da bt com mola reforçada mas é que eu fico aflito para ter tudo certo o mais rápido possível.
eu não quero ficar dando uma de aspirador de pó por muito tempo nas ruas limpinhas de teresópolis.
e agora que desisti da spa voltei a ficar no mato sem cachorro ou morro em 500 pratas na mackteck, sacanagem não? duas mackteck compram uma turbina?
-
é verdade lancia, não to aqui falando que macktech é a melhor do mundo, mas eu gosto tanto dela que num próximo carro é só ela que usarei. e salvo me engano a blow off da macktech tb regula pressão de turbo.
-
lancia… eu to achando muita preocupacao com detalhes que nao influenciam em turbo mottadela...
-
lancia, o que acontece é que em alguns casos vêm escrito aumento de cilindrada/potencia e mudanca de combustível eu pensei que o que mandava era de cada detran, mas como o cara me disse que o que manda é o que o eng. mecânico coloca no laudo do inmetro mais fácil ainda, só dialogar que resolve-se.
jakka, blow off é mesmo a válvula que regula pressão através da pressurização, diz a lenda que reduz a vida útil do turbo por trabalhar sempre com rotação elevada.
-
lancia… eu to achando muita preocupacao com detalhes que nao influenciam em turbo mottadela...
montar um turbo para durar anos e anos, usar sistema de filtro nos moldes do original e deixar um buraco fazendo um trabalho de limpeza das ruas de teresópólis é detalhe?
meu projeto que já tá fudido, e turbina já começa a apresentar folga, por isso que ando sem filtro nem nada, o importante pra mim agora é tirar o tudo que dá no que eu tenho em mãos.
agora o projeto do lancia feito com a precisão de um relógio suisso merece tudo do melhor.
montar um baita projeto desse e economizar numa prioridade é como diz o outro lavar a cara de deixar a bunda suja.
-
qto à spa, a minha blow off que veio junto no kit que comprei lá não prestou.
ela deixa vazar qdo pressuriza, pois apesar de parecer ser guiada, a membrana nem sempre encosta paralela ao assento.
por enquanto estou andando sem ela, mas pretendo comprar uma da forge.
não é barata (u$ 175,00 nos eua), mas pelo menos é certeza que funciona.
-
na hora de fazer o laudo vale alguns artificios, primeiro é que vc deve ir com pressão o mais baixa possivel, segunda é que vc deve se preocupar com o estado geral do carro porque é o que costuma reprovar (no seu caso já sei que não será o caso, mas pneus, step, extintor, luzes, etc devem ser fielmente vistoriados antes do inspetor), segunda coisa é que o visual do cofre é importante (aonde passam mangueiras, como são presos valvulas, fios, etc) o que tbm no seu caso ja sei que não será caso pra nenhuma reclamação.
coloque suas credenciais como ex-funcionário da área de desenvolvimento a conhecimento do engenheiro e tenho certeza de que ele irá ter um respeito ainda maior pelo seu ótimo projeto…
-
qto à spa, a minha blow off que veio junto no kit que comprei lá não prestou.
ela deixa vazar qdo pressuriza, pois apesar de parecer ser guiada, a membrana nem sempre encosta paralela ao assento.
por enquanto estou andando sem ela, mas pretendo comprar uma da forge.
não é barata (u$ 175,00 nos eua), mas pelo menos é certeza que funciona.
ricardo, primeiro essa informação de que as hks da spa não seriam, vamos dizer assim, merecedoras de crédito me entristeceu.
e agora essa que comprastes deles vedam ma non troppo , piorou a situação.
a forge que você mencionou aparece no site deles o seguinte:
unlike single piston or diaphragm diverter valves, this uses counter balanced springs and dual pistons to prevent the valve from leaking air into the intake system at idle.
ao contrário das válvulas com pistão simples …, esta (forge) usa molas contrabalanceadas e dois pistões para evitar que a válvula vaze ar no sistema de admissão em marcha-lenta.
é isso que gostaria de ler a respeito das prioridades brasileiras.
a impressão que dá é que somos todos ignorantes no assunto e qualquer coisa que se pareça com uma válvula de prioridade é vendida sem problemas, contanto que faça barulho.
bastaria não comprarmos estas porcarias, logicamente com as exceções já mencionadas aqui, que algo deveria mudar e para melhor.
no ebay achei essa forge , é um pouco diferente da sua imagem mas seria equivalente, não?
vem via ups, ou seja, em uma semana estará aqui, é pequena, cabe no espaço que tenho e que se lasque o imposto.
-
lancia, o que acontece é que em alguns casos vêm escrito aumento de cilindrada/potencia e mudanca de combustível eu pensei que o que mandava era de cada detran, mas como o cara me disse que o que manda é o que o eng. mecânico coloca no laudo do inmetro mais fácil ainda, só dialogar que resolve-se.
valeu pela info, quando estiver lá levo um lero com o cidadão e resolvo conforme nos convém mais.
-
na hora de fazer o laudo vale alguns artificios, primeiro é que vc deve ir com pressão o mais baixa possivel, segunda é que vc deve se preocupar com o estado geral do carro porque é o que costuma reprovar (no seu caso já sei que não será o caso, mas pneus, step, extintor, luzes, etc devem ser fielmente vistoriados antes do inspetor), segunda coisa é que o visual do cofre é importante (aonde passam mangueiras, como são presos valvulas, fios, etc) o que tbm no seu caso ja sei que não será caso pra nenhuma reclamação.
coloque suas credenciais como ex-funcionário da área de desenvolvimento a conhecimento do engenheiro e tenho certeza de que ele irá ter um respeito ainda maior pelo seu ótimo projeto…
posso ir compressão baixa sim mas, porque? o infeliz lá vai saber medi-la? tem dinamômetro no inmetro?
estado do carro é zero, fico até sem graça falar isso aqui, peço que desculpem a falta de modéstia.
o cofre está feito com o mesmo esmero que eu gerenciava e exigia da minha equipe. logicamente hoje não disponho dos mesmos materiais e ferramentas…
quando eu estava na ativa em cassino, protótipos descartados depois dos testes eram disputados a braço pelos diretores em geral. era uma festa quando saia um do depto p&d.
-
só acrescentando, na vistoria eles além de olhar tudo (aparência) eles testam emissões de gases e reprova mesmo (com pressão alta isso vai para as cucuias, vão levar em consideração o valor do modelo do carro (o meu aceleraram pra cacete até soltou uma mangueira que não estava muito presa, testam também suspensão em geral, outra coisa o que vem escrito no documento exemplo: aumento de cilindrada/potencia e mudanca de combustível ou turbo ou sei la oque, na prática é a mesma coisa tem o mesmo valor, ai é só não deixar um policial pegar correndo que pode ser parado em qualquer lugar e por qualquer policial.
-
posso ir compressão baixa sim mas, porque? o infeliz lá vai saber medi-la? tem dinamômetro no inmetro?
estado do carro é zero, fico até sem graça falar isso aqui, peço que desculpem a falta de modéstia.
o cofre está feito com o mesmo esmero que eu gerenciava e exigia da minha equipe. logicamente hoje não disponho dos mesmos materiais e ferramentas…
quando eu estava na ativa em cassino, protótipos descartados depois dos testes eram disputados a braço pelos diretores em geral. era uma festa quando saia um do depto p&d.
aqui em são paulo tem que passar no dinamometro sim, e fazem emissões de poluentes… ou elo menos éra pra ser assim de uns tempos pra ca ( a uns 3~4 anos eu parei de acompanhar isso)
sim imagino pelas fotos e pelo que vc descreve o total prezo pelo tecnicamente correto... é um dos motivos de eu estar acompanhando o topico de perto, aprende-se muito vendo quem vc percebe saber do que esta falando, mesmo que as vezes esteja com duvidas... duvidas estas que a gente que mexe com isso a muito tempo ou nunca deu valor adequado ou as vezes ia no que a manada fazia . alguns soluções que vc encontrou soam exageradas pra muita gente aqui, mas fazem todo o sentido pra quem fez engenharia e sabe o que fator de segurança, confiabilidade, soluções de contorno, etc. são importantes num projeto...
-
só acrescentando, na vistoria eles além de olhar tudo (aparência) eles testam emissões de gases e reprova mesmo (com pressão alta isso vai para as cucuias, vão levar em consideração o valor do modelo do carro (o meu aceleraram pra cacete até soltou uma mangueira que não estava muito presa, testam também suspensão em geral, outra coisa o que vem escrito no documento exemplo: aumento de cilindrada/potencia e mudanca de combustível ou turbo ou sei la oque, na prática é a mesma coisa tem o mesmo valor, ai é só não deixar um policial pegar correndo que pode ser parado em qualquer lugar e por qualquer policial.
quanto as emissões, tipo sempre passa e sempre esteve sem catalizador.
se utilizarem o mesmo roteiro e parâmetros das inspeções anuais, onde medem em ml e a 2500 rpm, 3%, 6% e 700 ppm não vejo problemas, mesmo com o motor em carga de dinamômetro.
em 1993 o tipo estava de acordo com todas as normas do proconve e não creio que eles, por lei, possam exigir mais.
outro assunto em aberto: como o ic deverá chegar em duas semanas reagendei o dino para o início de maio.
assim mede-se o projeto completo, inclusive com uma prioridade nova.
-
posso ir compressão baixa sim mas, porque? o infeliz lá vai saber medi-la? tem dinamômetro no inmetro?
estado do carro é zero, fico até sem graça falar isso aqui, peço que desculpem a falta de modéstia.
o cofre está feito com o mesmo esmero que eu gerenciava e exigia da minha equipe. logicamente hoje não disponho dos mesmos materiais e ferramentas…
quando eu estava na ativa em cassino, protótipos descartados depois dos testes eram disputados a braço pelos diretores em geral. era uma festa quando saia um do depto p&d.
aqui em são paulo tem que passar no dinamometro sim, e fazem emissões de poluentes… ou elo menos éra pra ser assim de uns tempos pra ca ( a uns 3~4 anos eu parei de acompanhar isso)
sim imagino pelas fotos e pelo que vc descreve o total prezo pelo tecnicamente correto... é um dos motivos de eu estar acompanhando o topico de perto, aprende-se muito vendo quem vc percebe saber do que esta falando, mesmo que as vezes esteja com duvidas... duvidas estas que a gente que mexe com isso a muito tempo ou nunca deu valor adequado ou as vezes ia no que a manada fazia . alguns soluções que vc encontrou soam exageradas pra muita gente aqui, mas fazem todo o sentido pra quem fez engenharia e sabe o que fator de segurança, confiabilidade, soluções de contorno, etc. são importantes num projeto...
muito obrigado pelas palavras mas você está aqui porque és um cara muito bacana (desculpe as gírias antigas mas são as que eu tenho. meu avc de 9 anos atrás andou apagando muita coisa.), sempre prestativo e disposto a ajudar.
percebe-se nas entrelinhas que você vibra com os vários tentos alcançados e alertando sabiamente todos os becos sem saída à tempo de se desviar.
reconheço que isto é uma simbiose muito legal onde todos saem ganhando.
-
mais uma novidade. hoje de manhã fui à cidade e no meio do caminho o display do his apagou.
sem o his, tomei cuidado de dirigir sempre com vácuo e voltei sem problemas.
aí o dilema, abro ou não abro, exijo garantia e leva-se semanas de espera ou meto a mão e vamos em frente.
abri o bichinho e não havia nada visivelmente queimado e procurei por um fusível que seria bom mas é inexistente.
na bancada, simulei a alimentação de 12 volts com uma fonte e, efetivamente nada de ligar - descartei a cabeação do carro.
mede aqui, mede ali e, para facilitar fiz um rascunho da fonte que é super simples por sinal.
na fonte de alimentação, colocaram um bc327 em série com o regulador de tensão 7805 que alimenta os ci digitais de modo que aquele interrompa a alimentação quando não há tensão de 12v no fio laranja que é o fio da pós-chave (ignição).
o fio laranja alcança o bc327 através do ci uln2003 que nada mais é do que um array de darlington.
como todas as tensões estavam corretas e nada do bc327 saturar enviando tensão ao 7805 desconfiei dele e, tiro e queda. bc327 queimado.
substitui por um bc177 que é um equivalente mas é metálico, dissipando melhor a corrente que passa por ele e que não é baixa.
qual será o próximo? urucubaca?