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D.i.y. - contruindo um coletor plenum e um coletor para itbs em casa

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  • S Offline
    S Offline
    svcglobal
    escreveu em última edição por
    #3

    alguns links interessantes:

    [intake manifold](intake manifold)

    [intake runner calculator](intake runner calculator)

    [runner s lenght](runner s lenght)

    [turbo intake manifold](turbo intake manifold)

    e tem muitos outros. genericamente, para começar, vá estudando o que você achar no google pois tem muita informação a respeito.

    quando as dúvidas começarem a ficar menos genéricas e mais específicas, usualmente em relação a qual tecnologia usar, traga-as ao pp.

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    • N Offline
      N Offline
      NERP
      escreveu em última edição por
      #4

      quais são os motores?

      com especificações?

      para o coletor plenum: motor fiat fire 1.4 original

      para o coletor para as itbs: motor fiat sevel 1.9

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      • J Offline
        J Offline
        JMZ
        escreveu em última edição por
        #5

        o coletor de admissão do fire para o projeto original é bem legal ja tem uns dutos longos

        priorizando o torque em baixa e é bem lizinho por dentro e é de plastico.

        para o sevel tem que ver e que vai ter a mais, porque se for só 1.9 feito apartir de um 1.6 com comando de 1.6

        original, sem cabeçote trabalhado e etc.. 4 borboletas é muita coisa para pouco motor..uma tbi original de tempra 16v

        ja daria e sobrava..tem que ver o que vc realmente vai fazer no conjunto inteiro. cabeçote,comando,escape,combustivel,turbo?

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #6

          blasfêmiaaaaaaa chamar sevel 1.9 de pouco motor

          o coletor original já é pequeno para o 1.6… imagina 1.9...

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #7

            só lembrando, na argentina é comum sevel 1.6 com dupla de w40 andando na rua

            1 Resposta Última resposta
            • N Offline
              N Offline
              NERP
              escreveu em última edição por
              #8

              o sevel vai ter cabeçote preparado, válvulas maiores e retrabalho geral, vai usar comando circelli 310º.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #9

                o sevel vai ter cabeçote preparado, válvulas maiores e retrabalho geral, vai usar comando circelli 310º.

                o amigo irá usá-lo em arrancada ou para carro de rua?

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  blasfêmiaaaaaaa chamar sevel 1.9 de pouco motor

                  o coletor original já é pequeno para o 1.6… imagina 1.9...

                  é pouco sim, menegotto. só consegui 140hp com ele aspirado e cabeçote todo original só mudando a admissão. ;)

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    JMZ
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    blasfêmiaaaaaaa chamar sevel 1.9 de pouco motor

                    o coletor original já é pequeno para o 1.6… imagina 1.9...

                    é pouco sim, menegotto. só consegui 140hp com ele aspirado e cabeçote todo original só mudando a admissão. ;)

                    qual admissão e taxa utiliza? atualmente para 140hp

                    1 Resposta Última resposta
                    • N Offline
                      N Offline
                      NERP
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      o amigo irá usá-lo em arrancada ou para carro de rua?

                      o carro vai ser usado para track days e pra rodar pouco nos fins de semana.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #13

                        blasfêmiaaaaaaa chamar sevel 1.9 de pouco motor

                        o coletor original já é pequeno para o 1.6… imagina 1.9...

                        é pouco sim, menegotto. só consegui 140hp com ele aspirado e cabeçote todo original só mudando a admissão. ;)

                        qual admissão e taxa utiliza? atualmente para 140hp

                        atualmente deve estar bem acima de 200hp já que está turbinado com uma t3 @ 1,0 bar. ainda não o levei para o dino e ter o valor certificado.

                        a admissão multiponto foi feita em casa e aspirado estava com 10,1:1 andando só com pódium. com turbo reduzi a compressão para 9,3:1.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #14

                          o amigo irá usá-lo em arrancada ou para carro de rua?

                          o carro vai ser usado para track days e pra rodar pouco nos fins de semana.

                          com 310° de comando, que é bom para track day, ele não vai ficar muito fácil de se andar na rua, mesmo só em fins de semana.

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
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                            #15

                            blasfêmiaaaaaaa chamar sevel 1.9 de pouco motor

                            o coletor original já é pequeno para o 1.6… imagina 1.9...

                            é pouco sim, menegotto. só consegui 140hp com ele aspirado e cabeçote todo original só mudando a admissão. ;)

                            qual admissão e taxa utiliza? atualmente para 140hp

                            atualmente deve estar bem acima de 200hp já que está turbinado com uma t3 @ 1,0 bar. ainda não o levei para o dino e ter o valor certificado.

                            a admissão multiponto foi feita em casa e aspirado estava com 10,1:1 andando só com pódium. com turbo reduzi a compressão para 9,3:1.

                            poisé, só cm a taxa 10,1:1 esse cabeçote, o resto todo original.

                            estranho o linea que tem a parte de baixo similar mas tem mais taxa, cabeçote 16v so rendeu 130hp..na gasolina.

                            sera que a fiat errou tanto assim no projeto da admissão do linea ou ali tem uns 25% de potencia escondida.

                            se fosse seguir a linha de cv/litro tirando como base o mpi 1.6 do tipo que tem 92 cv o teu 1.9 com esse pequeno aumento de taxa teria na base de 110~115cv. isso com um acerto de ecu semelhante ao original.

                            realmente não sei como tirou 140hp. com resto todo stock. mas se tirou meus parabéns

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #16

                              atualmente deve estar bem acima de 200hp já que está turbinado com uma t3 @ 1,0 bar. ainda não o levei para o dino e ter o valor certificado.

                              a admissão multiponto foi feita em casa e aspirado estava com 10,1:1 andando só com pódium. com turbo reduzi a compressão para 9,3:1.

                              lancia, vi teu tópico onde você passou o seu motor pra 1.9, me diz uma coisa, estes pistões da s10 são bonsó por que eu conversando com meu preparador, ele disse pra eu já montar com pistões forjados de cabeça chata.

                              com 310° de comando, que é bom para track day, ele não vai ficar muito fácil de se andar na rua, mesmo só em fins de semana.

                              não me incomodo de ter problemas quando for andar na rua, afinal, este não será meu carro para o dia-a-dia, pra isso eu tenho outro.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                #17

                                poisé, só cm a taxa 10,1:1 esse cabeçote, o resto todo original.

                                estranho o linea que tem a parte de baixo similar mas tem mais taxa, cabeçote 16v so rendeu 130hp..na gasolina.

                                sera que a fiat errou tanto assim no projeto da admissão do linea ou ali tem uns 25% de potencia escondida.

                                se fosse seguir a linha de cv/litro tirando como base o mpi 1.6 do tipo que tem 92 cv o teu 1.9 com esse pequeno aumento de taxa teria na base de 110~115cv. isso com um acerto de ecu semelhante ao original.

                                realmente não sei como tirou 140hp. com resto todo stock. mas se tirou meus parabéns

                                tem alguns outros pequenos macetes como injeção 100% sequencial com ecu com programas e tabelas ajustados especificamente no dinamômetro assim como ignição também sequencial cd com bobinas cop e comando de 128 rallye.

                                os pistões gm também fizeram uma grande diferença pelo desenho que possuem na parte superior e que forma a câmara de explosão.

                                esse tipo de câmara é apropriado para taxas elevadas de compressão e utilizado em motores superquadrados (diâmetro do pistão maior que o seu curso).

                                quando o pistão sobe, e na fase final do tempo de compressão, o bordo superior do pistão provoca uma turbulência sob forma de um jato intenso na mistura gasosa, da periferia do pistão para o centro da câmara dando origem a uma excelente combustão sem detonação.

                                a câmara pelo fato de apresentar uma forma de taça e se encontrar na cabeça do pistão conserva o calor contribuindo para uma mais rápida vaporização da mistura.

                                estes da gm são mais modernos e possuem um desenho muito mais atual do que os dos pistões sevel 1.6.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  #18

                                  atualmente deve estar bem acima de 200hp já que está turbinado com uma t3 @ 1,0 bar. ainda não o levei para o dino e ter o valor certificado.

                                  a admissão multiponto foi feita em casa e aspirado estava com 10,1:1 andando só com pódium. com turbo reduzi a compressão para 9,3:1.

                                  lancia, vi teu tópico onde você passou o seu motor pra 1.9, me diz uma coisa, estes pistões da s10 são bonsó por que eu conversando com meu preparador, ele disse pra eu já montar com pistões forjados de cabeça chata.

                                  com 310° de comando, que é bom para track day, ele não vai ficar muito fácil de se andar na rua, mesmo só em fins de semana.

                                  não me incomodo de ter problemas quando for andar na rua, afinal, este não será meu carro para o dia-a-dia, pra isso eu tenho outro.

                                  resposta acima.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • N Offline
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                                    #19

                                    resposta acima.

                                    muito boa informação, o que você acha destes pistões pra minha configuração?

                                    virabrequim do linea aliviado

                                    cabeçote preparado em bancada com válvulas maiores

                                    comando 310º

                                    4 itbs 45mm

                                    fueltech ft200

                                    acha que vai bem? os pistões aguentam? se o seu carro gerou 140cv, tem alguma estimativa para esta minha configuração?

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #20

                                      resposta acima.

                                      muito boa informação, o que você acha destes pistões pra minha configuração?

                                      virabrequim do linea aliviado

                                      cabeçote preparado em bancada com válvulas maiores

                                      comando 310º

                                      4 itbs 45mm

                                      fueltech ft200

                                      acha que vai bem? os pistões aguentam? se o seu carro gerou 140cv, tem alguma estimativa para esta minha configuração?

                                      bela config já decidiu taxa, comprimento de dutos de adm, escape, etc.?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • N Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        ainda não sabemos o que iremos usar de taxa, só quando darmos início a montagem, os dutos de admissão do coletor eu preciso calcular como fazer, mas ainda não descobri como fazer estes cálculos para um coletor para as itbs.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #22

                                          resposta acima.

                                          muito boa informação, o que você acha destes pistões pra minha configuração?

                                          virabrequim do linea aliviado

                                          cabeçote preparado em bancada com válvulas maiores

                                          comando 310º

                                          4 itbs 45mm

                                          fueltech ft200

                                          acha que vai bem? os pistões aguentam? se o seu carro gerou 140cv, tem alguma estimativa para esta minha configuração?

                                          efetivamente esse seu sevel deve ser outro sucesso e acredito que irás começar com a potência em onde eu acabei com o motor aspirado.

                                          quanto a aliviar o vira não vejo o porque. só se pretendes ir acima dos 7000 giros.

                                          os 140hp eu consegui indo @ 6700 rpm e sem mexer no vira, coisa que a fiat nunca ousaria em comercializar o linea nesta configuração.

                                          para a fiat e para os ajustes originais na ecu do linea eles pararam em 5750 rpm para potência máxima e tem muito chão além disso para carro preparado e não comercializado.

                                          e mais um pequeno detalhe: o linea tem 1838cc enquanto o sevel modificado com cilindros a 87,56mm de diâmetro chega a 1890cc. é pouco mas faz diferença.

                                          o motor antigo do linea está mais para 1.8 do que 1.9.

                                          um tritec por exemplo, mais moderno com 1.8 aspirado consegue 132hp a 5250 rpm. imagine esse a mais de 6500

                                          pistões gm 2.4 (e seus anéis) são sensacionais porém se o seu preparador já bateu pé em forjados siga a receita dele porque se não der certo ele irá te culpar.

                                          casamento com preparador é do tipo ame-o ou deixe-o. se não gostar do que ele pretende fazer procure outro pois são poucos que tendem a confabular em caso de discordâncias deste tipo, ainda mais se você disser que viu isso num fórum…

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