Rebaixar pistão
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eu jamais retiraria material de cabeça nenhuma de pistão.
o tratamento térmico da superfície não acompanha todo o material.
em suma, isso enfraquece muito o pistão.
mas dependendo da potência que se quer alcançar pode ser que até funcione mas não é uma decisão técnica que se preze.
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o lancia já falou o que eu ia dizer. o tratamento desses pistões é superficial (no máximo 1mm da superfície é endurecida, para que o miolo suporte as tensões decorrentes do uso). uma junta mais espessa não resolve? pessoal dos honda usa mto isso…
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eu, mandaria refazer a camara de combustão do cabeçote, ou até mesmo encher ele para baixar a taxa. é uma prática que muita gente torce o nariz, mas todo cabeçote recondicionado é enchido com solda e rodam tranquilamente.
0,40mm do pistão é pouco, porém é menos material. e com a junta de aço, a taxa vai ir perto dos 12…
este método de encher o cabeçote não conhecia, mas também não me parece ser uma boa saída.
inclusive se seu amigo preparador for quem eu imagino, a um tempo atrás vi ele criticando esse recurso de rebaixar pistão, pois estava com problema num uno com pistão rebaixado que estava amolecendo a cabeça do pistão com o calor e ele criticou veemente o outro preparador que tinha rebaixado.
ele mesmo.
mas pelo que ele me mostrou ontem, o outro preparador rebaixou muito o pistão para poder destaxar, o que deixou a cabeça do pistão muito fina, derentendo ele. segundo ele, os 0,4mm não traria problemas.
eu jamais retiraria material de cabeça nenhuma de pistão.
o tratamento térmico da superfície não acompanha todo o material.
em suma, isso enfraquece muito o pistão.
mas dependendo da potência que se quer alcançar pode ser que até funcione mas não é uma decisão técnica que se preze.
estou resistindo a fazer isso por esses motivos.
usa 4 juntas dessas,,, uhahuauh não é melhor usar uma original?
acho que não rola não.. mesmo pq custa r$150,00 cada. hehehe
o lancia já falou o que eu ia dizer. o tratamento desses pistões é superficial (no máximo 1mm da superfície é endurecida, para que o miolo suporte as tensões decorrentes do uso). uma junta mais espessa não resolve? pessoal dos honda usa mto isso…
essa está sendo a melhor alternativa. o problema é encontrar juntas de aço de boa qualidade.
o que galera acha daqueles o´ringsó
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biriba compra junta de aço mais espessa de outro fabricante.
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biriba, sugestão pra desencargo de consciência:
o normal da fábrica é usar o mesmo molde de forja e usinar a cabeça de acordo com o modelo do pistão (cabeça reta, turbo, 16v, nitro e bruto)
peça pro fernando medir a espessura de um pistão 8v para turbo, aquele com a bacia funda. mede da saia até o fundo da cabeça,por dentro, e da saia até a cabeça por fora. a diferença te dá a espessura.
faça a mesma medida no seu. é possível que o 16v tenha mais material na cabeça que o turbo. se assim tiver, pode cortar os 0,40mm sem medo.
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falei todo mundo torce o nariz pra cabeçote soldado hehehehehe
é uma prática comum e mais que testada e aprovada. inclusive muito cabeçote top (paula faria, dudu, jj) é tapado de solda pra modificar duto, camara, etc
abaixo foto de cabeçote sevel com câmaras preenchidas em fábrica para testes de aumento de compressão.
logicamente após nova retifica das válvulas pois tudo cede devido ao calor foi retificado de novo e funcionou perfeitamente.
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show de bola a foto lancia
em competições, pessoal paga 5mil reais por um cabeçote de motor ap com camara emisférica… mas ninguém se pergunta como é transformada a camara de cunha para emisférica... dale solda
é o velho ditado, o que os olhos não veem, o coração não sente hehehehee
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menegotto, vc deve saber, mas, acredito que o pessoal pegue cabeçotes condenados pra derreter e fazer o material pra encher, certo?
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show de bola a foto lancia
em competições, pessoal paga 5mil reais por um cabeçote de motor ap com camara emisférica… mas ninguém se pergunta como é transformada a camara de cunha para emisférica... dale solda
é o velho ditado, o que os olhos não veem, o coração não sente hehehehee
com certeza é preenchida, ou o pessoal pensa que ele (o cabeçote) é novo e foi fundido assim? seria muita ingenuidade…
se pensam, não conhecem como se faz a fundição de um cabeçote, é algo extremamente complicado e existem fundições (das fábricas) exclusivas para isso.
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pelegrino, na verdade a solda é realizada através do processo tig, um dos melhores existentes e com uso de arame de aluminio puro, material muito melhor do que o aluminio usado na fabricação do cabeçote (com liga de silicio)
quanto à tig, eu sei que é foda, acabei de concluir o curso de tig no senai, um sonho antigo, heheh. já era contra, hj, se pudesse, sucateava todas as soldas oxy-acetileno hehehe
perguntei se era com o uso da liga de cabeçotes condenados mais por manter a mesma liga em td.
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não recomendo nenhum fabricante de juntas.
o ring funciona, mas custa uma nota.
uma solução seria vc abrir a junta do linea, no meio dela tem uma chapa lisa de aço baixo carbono. retira essa chapa, e manda cortar outra com a espessura que vc quiser. depois monta novamente as chapas superiores e inferiores.
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essa junta que estou não tem essa chapa no meio.: eu andei pensando nessa solução, colocar uma chapa entre elas… parece ser uma boa saída...
vou pesquisar sobre o preço dos o rings.
o fernando me ligou hoje, e mais uma vez recomendou o rebaixamento do pistão. estou numa dúvida terrível.