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Ford ka 1.6 turbo

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    menegotto
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    #5

    essa 4cfr é derivada das eec-v se não me engano, esse sistema parece que fareja turbo aahahahahaha

    montamos um kit supercharger num fiestinha, e depois gravava falha falha sensor de pressão - turbocompressor hahahahahahahahah queria saber como ela entendia que tinha pressão positiva…

    bom, voltando ao problema... resolvemos o nosso usando o sensor map do fiesta supercharger era um fiesta 2001, porém não percebi mudança no sensor para os novos então vale a pena o teste

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      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #6

      essa 4cfr é derivada das eec-v se não me engano, esse sistema parece que fareja turbo aahahahahaha

      montamos um kit supercharger num fiestinha, e depois gravava falha falha sensor de pressão - turbocompressor hahahahahahahahah queria saber como ela entendia que tinha pressão positiva…

      bom, voltando ao problema... resolvemos o nosso usando o sensor map do fiesta supercharger era um fiesta 2001, porém não percebi mudança no sensor para os novos então vale a pena o teste

      hehehehehehe, dessa eu não sabia se for isso nenhum clamp vai dar jeito, só a troca do sensor mesmo conforme a experiência do menegotto.

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        matheus299
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        #7

        essa 4cfr é derivada das eec-v se não me engano, esse sistema parece que fareja turbo aahahahahaha

        montamos um kit supercharger num fiestinha, e depois gravava falha falha sensor de pressão - turbocompressor hahahahahahahahah queria saber como ela entendia que tinha pressão positiva…

        bom, voltando ao problema... resolvemos o nosso usando o sensor map do fiesta supercharger era um fiesta 2001, porém não percebi mudança no sensor para os novos então vale a pena o teste

        legal einh por essa eu não esperava no entanto, creio que meu carro tenha a injeção diferente, justifico porque a descrição do erro no scanner foi diferente, na minha não apareceu a descrição falha sensor de pressão - turbocompressor e sim falha no map .

        mesmo considerando o fato que possa ser isso menegotto, se eu colocar um map com esta escala, a injeção tenderá a tentar colocar combustível até mesmo com pressão positiva, saturando os bicos. isso não acarretará em nenhum outro efeito?

        pesquisei rapidamente por este sensor no ml e me veio o seguinte anúncio, no qual o vendedor diz serem o mesmo sensor tanto pro rocam aspirado quanto para o supercharger. pelo visto então estão vendendo gato por lebre.

        http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-432002168-sensor-map-ford-fiesta-street-supercharger-10-16-99-0-_jm

        se é o mesmo quer dizer que já era pro meu sensor estar lendo pressão na admissão e eu estou bloqueando?

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          matheus299
          escreveu em última edição por
          #8

          quanto ao clamp eu não aconselho usar estes automáticos . os que você pode regular a tensão funcionam melhor.

          nestes, você precisa primeiro medir com um multímetro (digital, de preferência) a tensão que sai do map com chave ligada porém com o motor parado.

          em seguida ligue o clamp e ajuste-o inicialmente em 0,2v abaixo da tensão que achastes na primeira medição.

          se, com este ajuste, a ecu continuar a apresentar falhas então reajuste o clamp com 0,3v e vá assim incrementando até estabilizar a coisa.

          lembre-se que esse macete nunca será o ideal pois com o clamp pendurado na saida do map, a ecu perde a informação da pressão barométrica que ela lê cada vez que se liga a chave de ignição pois esta informação passou a ser limitada pelo clamp.

          ficarei atendo lancia, quem sabe fazendo um teste com o map e o clamp existente antes da troca, penso em verificar a tensão com a chave ligada e após, com o carro desligado, com o clamper já configurado utilizar um gerador de tensão em sua entrada aumentando gradativamente a tensão como no map, afim de verificar a tensão limiar que o clamp está restringindo. creio que deva funcionar e verificarei se encontra-se em situação semelhante a citada por ti.

          se me permite a pergunta, qual o motivo de regular o clamp 0,2v abaixo da tensão máxima do mapo não deixar que chegue nem próximo à saturação?

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
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            svcglobal
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            #9

            quanto ao clamp eu não aconselho usar estes automáticos . os que você pode regular a tensão funcionam melhor.

            nestes, você precisa primeiro medir com um multímetro (digital, de preferência) a tensão que sai do map com chave ligada porém com o motor parado.

            em seguida ligue o clamp e ajuste-o inicialmente em 0,2v abaixo da tensão que achastes na primeira medição.

            se, com este ajuste, a ecu continuar a apresentar falhas então reajuste o clamp com 0,3v e vá assim incrementando até estabilizar a coisa.

            lembre-se que esse macete nunca será o ideal pois com o clamp pendurado na saida do map, a ecu perde a informação da pressão barométrica que ela lê cada vez que se liga a chave de ignição pois esta informação passou a ser limitada pelo clamp.

            ficarei atendo lancia, quem sabe fazendo um teste com o map e o clamp existente antes da troca, penso em verificar a tensão com a chave ligada e após, com o carro desligado, com o clamper já configurado utilizar um gerador de tensão em sua entrada aumentando gradativamente a tensão como no map, afim de verificar a tensão limiar que o clamp está restringindo. creio que deva funcionar e verificarei se encontra-se em situação semelhante a citada por ti.

            se me permite a pergunta, qual o motivo de regular o clamp 0,2v abaixo da tensão máxima do mapo não deixar que chegue nem próximo à saturação?

            sempre que ligas a chave de ignição a ecu lê imediatamente a tensão emitida pelo map ainda com motor parado. normalmente fica em torno dos 4,5v variando conforme a altitude de onde se encontra o carro.

            e a ecu assume isso como a pressão barométrica local e gerencia a injeção de acordo.

            quando entra pressão positiva no map ele gera uma tensão acima daquela lida no ato da ligação do motor, (normalmente sobe para 5,1v) aí a ecu pensa que o map ficou maluco e entra em segurança dando alerta de problema.

            com o clamp bem ajustado e mesmo entrando pressão positiva, o map fica preso na mesma leitura que a ecu aprendeu e não ocorre o erro.

            os 0,2v seria para ter uma margem de segurança que nunca a ecu irá receber tensão maior que ela espera receber.

            neste link http://www.mazdas247…emade-map-clamp ensinam a fazer um clamp para map em casa, ajustável e barato.

            se bem que o uso que o autor faz é diferente - com este clamp eles aumentam a pressão do turbo de fábrica e não para eliminar erros de ecu.

            mas o princípio é o mesmo e funciona, já testei.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              matheus299
              escreveu em última edição por
              #10

              quanto ao clamp eu não aconselho usar estes automáticos . os que você pode regular a tensão funcionam melhor.

              nestes, você precisa primeiro medir com um multímetro (digital, de preferência) a tensão que sai do map com chave ligada porém com o motor parado.

              em seguida ligue o clamp e ajuste-o inicialmente em 0,2v abaixo da tensão que achastes na primeira medição.

              se, com este ajuste, a ecu continuar a apresentar falhas então reajuste o clamp com 0,3v e vá assim incrementando até estabilizar a coisa.

              lembre-se que esse macete nunca será o ideal pois com o clamp pendurado na saida do map, a ecu perde a informação da pressão barométrica que ela lê cada vez que se liga a chave de ignição pois esta informação passou a ser limitada pelo clamp.

              ficarei atendo lancia, quem sabe fazendo um teste com o map e o clamp existente antes da troca, penso em verificar a tensão com a chave ligada e após, com o carro desligado, com o clamper já configurado utilizar um gerador de tensão em sua entrada aumentando gradativamente a tensão como no map, afim de verificar a tensão limiar que o clamp está restringindo. creio que deva funcionar e verificarei se encontra-se em situação semelhante a citada por ti.

              se me permite a pergunta, qual o motivo de regular o clamp 0,2v abaixo da tensão máxima do mapo não deixar que chegue nem próximo à saturação?

              sempre que ligas a chave de ignição a ecu lê imediatamente a tensão emitida pelo map ainda com motor parado. normalmente fica em torno dos 4,5v variando conforme a altitude de onde se encontra o carro.

              e a ecu assume isso como a pressão barométrica local e gerencia a injeção de acordo.

              quando entra pressão positiva no map ele gera uma tensão acima daquela lida no ato da ligação do motor, (normalmente sobe para 5,1v) aí a ecu pensa que o map ficou maluco e entra em segurança dando alerta de problema.

              com o clamp bem ajustado e mesmo entrando pressão positiva, o map fica preso na mesma leitura que a ecu aprendeu e não ocorre o erro.

              os 0,2v seria para ter uma margem de segurança que nunca a ecu irá receber tensão maior que ela espera receber.

              neste link http://www.mazdas247…emade-map-clamp ensinam a fazer um clamp para map em casa, ajustável e barato.

              se bem que o uso que o autor faz é diferente - com este clamp eles aumentam a pressão do turbo de fábrica e não para eliminar erros de ecu.

              mas o princípio é o mesmo e funciona, já testei.

              o meu clamp, sendo automático está regulando a tensão máxima igual a tensão máxima do map, e que por alguns milésimos de segundo permite a passagem de uma mínima tensão, suficiente para a injeção reconhecer?

              obrigado pela sugestão do clamp diy lância, colocarei em prática, afinal quero ter certeza de que o problema pode ser este antes de gastar à toa.

              o diagrama é bem simples, e já estou providenciando os diodos, só estou com dificuldades no potenciômetro, creio que possa utilizar um qualquer com característica semelhante. também não ficou claro na ilustração qual a ligação nos terminais do potenciômetro, é no terminal comum (do meio) que ligarei os diodosó não entendi seu funcionamento.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #11

                para o clamp caseiro, o potenciômetro (ou trimpot) seria aconselhável que seja multi voltas (20).

                o normal de 270° não tem a precisão necessária, nem a estabilidade em manter a tensão constante ao longo do tempo e alterações de calor produzido pelo motor.

                na foto está claro que o fio vermelho irá para o pino do map ondem chegam os +5v estabilizados que vem da ecu.

                o preto é o terra ou chassi e deve ser ligado no mesmo fio terra que vai ao map para não haver diferenças de potencial que poderiam falsear a leitura.

                e o fio do centro, os dos diodos, cor branca, vai no terminal de saída do map.

                não conheço o seu map da ford senão indicaria com mais clareza exatamente quais terminais a ligar.

                sim, a ligação dos diodos vai no meio do trimpot de 1k, siga exatamente como está na foto que funciona.

                [veja se compra um igual como este nesta loja de materiais eletrônicos on-line solda fria (nome horroroso ).](veja se compra um igual como este nesta loja de materiais eletrônicos on-line solda fria (nome horroroso ).)

                custa só r$1,20

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  a 4cfr num tem absoluta e totalmente nada a ver com a eecv…a estrutura e tudo mais difere completamente, ela é da mesma linha de injeções baseados no processador stf10 de toda a linha flex da marelli com sistema sfs (software flex system)... é parente de injeções usadas em gol e fox 1.0, kombi 1.4, palio e outras...mas nada a ver com eecv naum.

                  qto ao clamper, ele deve saturar o sinal sem interferir no mesmo (sem alterar o resultado antes do valor de saturação), caso contrário trará modificações no acerto original do carro.

                  vamos alguns conceitos basicos (e algumas vezes resumidos ao extremo), qdo vc liga o carro a central imediatamente lê o map para saber qual a pressão atmosférica, como sistemas speed density são baseados numa tabela de ve (eficiencia volumétrica) todos os calculos de carga baseiam-se em saber ve x pressão atmosférica para saber quanto de combustivel terá que ser injetado e qual o ponto adequado para queima.

                  qto maior a voltagem => maior pressão => melhor enchimento (maior ve) da câmara => mais massa de ar sendo admitida => mais combustivel

                  por outro lado, qto maior o enchimento, menor o avanço necessário para a queima ser ideal (pressão máxima da câmara ser atingida em cerca de 14° dpms)

                  assim, digamos que ao ligar a chave vc encontre um valor no map de 3,8v que represente digamos 940mbar...a central tem uma tabela que correlaciona qual a ve por rotação e carga do motor, assim multiplicando a ve pela pressão atmosférica e sabendo a temperatura do ar ela sabe qual a massa estimada de ar que entrou (atenção, apenas centrais que possuem maf podem medir a massa de ar que entrou, as demais estimam com certo grau de precisão).

                  se o seu clamper for acertado com exatamente 3,8v a central não poderá por exemplo saber se vc estiver ao nivel do mar (teoricos 1010mbar) e haveria uma diferença a menos massa de ar sendo enxergada pela ecu do que realmente admitida (empobreceria a mistura em cerca de 6%) além do maiso avanço seria respectivamente o correspondente a essa % a menos de massa de ar (mais pobre e mais avanço), não chega a ser proporcional 100% ma a grosso modo de 950 para 1010mbar seriam uns 6% dependendo da correção por temperatura, etc.

                  digamos que seja acertado com 3,6v...o processo é o mesmo, vc empobrece a mistura e da mais avanço, por isso tem que tomar cuidado com o acerto do clamper...

                  um exemplo:

                  regular com 3,5v em vez de 3,8v faz com que seja diminuida a pressão (e portanto o que a ecu consegue estimar de massa de ar) em 8% (um empobrecimento razoavelmente elevado).

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    matheus299
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    excelente explicação overspeed ficou muito claro.

                    concluo pelo que estás dizendo, que não surtirá efeito algum se colocar um clamp regulável saturando antes do necessário, além de afetar o acerto da injeção.

                    agora pergunto:

                    há maneira de contornar o problema?

                    qual seria uma justificativa para o que aconteceu?

                    ps.: claro, não quero abusar, fique a vontade para responder ou não.

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      excelente explicação overspeed ficou muito claro.

                      concluo pelo que estás dizendo, que não surtirá efeito algum se colocar um clamp regulável saturando antes do necessário, além de afetar o acerto da injeção.

                      agora pergunto:

                      há maneira de contornar o problema?

                      qual seria uma justificativa para o que aconteceu?

                      ps.: claro, não quero abusar, fique a vontade para responder ou não.

                      surte efeito sim só tem que tomar cuidado pra num colocar um valor muito fora da realidade, caso contrário o ponto fica maior do que deveria e a mistura mais pobre… como tem suplementar a parte da mistura ainda acaba nem sendo um problema tão grande, exceto se a central perceber que precisa de uma grande correção em carga máxima (não confundir com wot) porcausa deste empobrecimento.

                      bem regulado ele faz o efeito necessário sim... dependendo da central (esta eu não faço ideia) vc tem como evitar o problema via software ou desligando o codeword que habilita a proteção ou mexendo na curva de calibração do sensor

                      1 Resposta Última resposta

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