Avaliação - volkswagen move up 2 portas 2015
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fotos: marcus lauria
carro 1.0 não anda. na verdade, não andava. já se foi o tempo em que andar com um 1.0 era sinal de sofrimento, e definitivamente sofrimento é uma palavra que fica longe da experiência de conduzir o vw up!, especialmente nessa versão move de duas portas que pudemos avaliar.
o up! é uma aposta da vw para crescer no mercado, bem como mostra ao consumidor que um carro não precisa abandonar um design agradável, um projeto moderno e uma estrutura segura (5 estrelas no latinncap) para figurar no segmento de entrada. o único ponto negativo é que o up! fica caro demais quando equipado, mas vejamos se seus predicados são suficientes para justificar o preço elevado.
esta versão move é a intermediária dentre as inúmeras versões disponíveis para o compacto, e é a versão mais cara que você pode equipar com carroceria de duas portas. seu preço começa em r$ 30.140, com câmbio manual, e pode chegar a indigestos r$ 39.918 se for equipado como o modelo que testamos. lembrando que o move up! básico não traz ar-condicionado (r$ 2.940) nem direção assistida (r$ 1.330).
mas deixemos o preço de lado, por enquanto, e vamos analisar as virtudes do pequeno modelo. a começar pela vida a bordo, aonde o motorista tem facilidade para encontrar uma boa posição, graças ao banco e à coluna de direção com amplas regulagens em altura. a visibilidade é ótima, com retrovisores amplos e boa área envidraçada. isso somando-se à direção levíssima e às dimensões compactas, fazem com que o up! seja um carro muito fácil de manobrar.
a vw alterou o projeto do up! brasileiro em relação ao europeu, possibilitando maior espaço interno na traseira e no porta-malas, mas não há como se fazer milagre em um carro de 3,60 m de comprimento com entre-eixos de 2,42 m. portanto, apesar do bom espaço nos bancos dianteiros, passageiros mais altos irão viajar apertados na traseira, e isso sem contar com a ligeira dificuldade em acessar o local. o porta-malas de 285 litros é aceitável, e traz uma prática prateleira para dividir o espaço em dois níveis.
rodando na cidade, o motor 1.0 de 3 cilindros e 12 v começa a mostrar o seu brilho. são 82 cv @ 6500 rpm de potência e 10,4 kgfm @ 3000 rpm de torque, com a missão de carregar enxutos 920 kg. não bastasse o excelente motor, o já conhecido câmbio mq200 da vw orquestra o desempenho do carro com louvor. não há falta de força em ambientes urbanos, e o carro parece puxar como se fosse 1.4, ou algo do tipo. a suspensão trata bem os ocupantes, filtrando bem as irregularidades, e o isolamento acústico do carro faz com que seu habitáculo seja um bom lugar para estar em meio ao trânsito pesado. o único senão é o cinto de segurança, que sem regulagem de altura, encostava de forma incômoda no meu pescoço.
já na estrada, o modelo volta a empolgar, com o pequeno três cilindros empurrando o up! com vivacidade. o único momento em que falta força é em retomadas, e algumas subidas, mas basta reduzir marcha e fazer o giro subir, que o up! volta a satisfazer. por sinal, subir o giro do pequeno motor é alto extremamente prazeroso, visto o ronco metálico que o motorzinho produz acima das 3500 rpm. outro ponto positivo é o seu comportamento dinâmico, com ótima estabilidade. seus freios são bons, com excelente resposta do pedal e reações seguras.
não bastassem tantos predicados dinâmicos, o up! também se mostrou extremamente frugal no teste de consumo. com gasolina no tanque, o carro superou os 13 km/l na cidade e chegou a interessantes 18 km/l no circuito urbano, sempre com ar-condicionado ligado. e eu sequer utilizei as dicas de condução econômica que o carro dá, seja pelos indicadores de troca de marcha no visor do cluster ou pelo aplicativo no maps & more que auxilia a redução no consumo.
em suma, o volkswagen up! é um carro caro? sim, é, ainda mais comparando-o com rivais como o novo ford ka, que por um preço semelhante traz controles de tração e estabilidade na versão sel. mas suas qualidades são tantas, que com o passar do tempo o motorista acaba por relevar o dinheiro gasto com o compacto diante de tantas qualidades do mesmo.
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