Bardahl completa 60 anos de brasil
-
foto: divulgação
o slogan tudo anda bem com bardahl , os produtos de qualidade e uma campanha publicitária que ficou marcada na história da propaganda brasileira, e mundial, consolidaram a marca bardahl no brasil. há 60 anos, a bardahl foi a responsável pela introdução dos aditivos de óleo, combustível e radiador no brasil. os produtos da marca chegaram ao país em 1954, aproveitando a instalação das primeiras montadoras de veículos no país. os produtos bardahl não tinham concorrentes e trouxeram uma nova tendência mundial, que era a questão do tratamento dos combustíveis, da melhora da performance dos óleos lubrificantes, e do fluido de arrefecimento com propriedades antifervura, anticongelante e anticorrosiva.
aos poucos, a indústria automobilística e o próprio segmento de lubrificantes e aditivos foram incorporando as ideias de ole bardahl (o fundador da marca, em 1939, nos eua). é o que se vê com a indicação dos aditivos de radiador pelas montadoras, o aumento dos níveis de desempenho api, isto é, aditivação do óleo lubrificante, e com os combustíveis aditivados. todas estas mudanças, que entendemos como evolução, só vêm atestar a funcionalidade dos aditivos, afirma o químico sérgio ambrus, coordenador técnico e industrial da bardahl brasil, que está à frente da formulação de novos produtos automotivos, que serão lançados no início de 2015.
a marca bardahl é conhecida pela propaganda e pelos produtos, mas a história da empresa vai muito além disso. além de ter introduzido os aditivos no brasil, a bardahl lançou o primeiro lubrificante com o conceito long life no salão do automóvel de 1968, o maxoil long life; foi a primeira empresa do segmento de lubrificantes e aditivos a envasar seus produtos em embalagens plásticas, na década de 1980; também foi a primeira empresa a lançar o aditivo para carros flex e, na década de 1970, lançou o primeiro aditivo para o etanol.
é uma história de pioneirismo que precisa ser celebrada, porque meu pai antônio leme nunes galvão e meus tios evânio galvão e mario galvão começaram um pequeno negócio, experimental, em 1954. a frota brasileira era muito pequena e, por força de contrato, a bardahl lubrificantes de são paulo só podia revender os produtos bardahl na cidade de são paulo, lembra roberto andrade galvão, hoje diretor presidente da promax, única empresa que tem a licença para fabricar e comercializar os produtos bardahl no brasil. sob a sua gestão, a empresa ampliou muito o seu portifólio de produtos, principalmente no segmento industrial, modernizou e padronizou suas embalagens, passou a importar a linha industrial para a américa do sul e tornou-se distribuidora de matérias-primas de alta tecnologia da exxonmobil, petronas, lubrizol e ucm.
a promax está localizada em cajamar, interior de são paulo, e graças à rede de distribuidores e revendedores constituída ao longo destes 60 anos é possível encontrar os produtos bardahl em todo o brasil.
fonte: comunicação bardahl