Avaliação “ lifan x60 2013
-
fotos: marcus lauria
a lifan está investindo pesado no brasil, primeiro chegou com os modelos menores, passou para os sedans e agora chega com um suv com preço convidativo. pensando desta forma a marca chinesa pretende conquistar a confiança do consumidor brasileiro oferecendo mais ofertas nos vários segmentos do mercado. após o encerramento da representante da marca por aqui, o grupo effa, a prórpia lifan resolveu assumir a administração em nosso país, em outubro do ano passado. desta forma, os modelos 320 e o sedã 620 deixaram de ser vendidos.
o x60 é produzido em skd “ montagem final de veículos que chegam parcialmente desmontados “ no uruguai e chega aqui importado com um preço muito competitivo em relação aos seus principais concorrente, por r$ 52.777, o bem equipado suv chinês disputa o acirrado mercado com também chinês chery tiggo e os já conhecidos renault duster e ford ecosport.
com um preço bem convidativo, o x60 não faz feio comparado aos seus concorrentes em relação aos seus equipamentos de série. ele traz direção hidráulica com coluna de direção regulável em altura, trio elétrico, ar-condicionado, navegador gps, sistema multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque com rádio/cd/dvd/mp3 e bluetooth com comandos no volante ou por controle remoto. além da útil câmera de ré, muito bem vinda para esse tipo de veículo.
pensando em segurança, a marca chinesa não despreza nada, o x60 está equipado com e freios a disco nas quatro rodas com abs e ebd e duplo airbag. o modelo não tem itens opcionais, sendo vendido em uma versão única em nosso mercado. o espaço interno é bem agradável, apesar da qualidade duvidosa dos plásticos aplicados no painel, portas e volante, que parece ser de plástico usado em brinquedos.
a manopla não fica fixa, e a cada passagem de marcha o pomo da manopla se mexe para os lados, comprometendo a segurança nas trocas. também foi percebido um chocalho vindo do porta-malas, principalmente me ruas mais esburacadas, mesmo com o bagagito aberto.
o x60 é empurrado por um elástico motor movido a gasolina de quatro cilindros, 1.8 vvt 16v ( comando variável de válvulas). o propulsor desenvolve 128 cv de potência a 6 mil rpm e torque de 16,8 kgfm a 4.200 rpm. em conjunto está uma transmissão manual de cinco velocidades com bom escalonamento das marchas. seu consumo médio foi de 8,2 km/l, com uso somente na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado.
para segurar o grandalhão nas curvas, a chinesa lifan usa suspensão independente nas quatro rodas, do tipo mcpherson na dianteira e com braços triplos na traseira, que ajudam a deixar o carro sempre na trajetória, mas não é bom abusar muito, ele tem tendência a sair de frente em curvas mais fechadas. a marca pretende vender cerca de 400 unidades mensais do x60 até o final do ano. para atender o consumidor, a marca tem 25 concessionárias no país, mas deve aumentar para 50 até dezembro.
continua na página 2
-
eu vi um exposto no salvador shopping faz tempo e gostei do que vi.
compraria e levava pra itabuna-ba