Turbinando um bravo e.torq 1.8 16v flex com câmbio dualogic
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pela subida de giro, e com o freio do dino tudo ok parece muito bom contudo, esta descrito 0,9kg/cm2, praticamente o dobro dos 0,5kg/cm2.
interessante tb o golf gti deles com k16, pressurizando 1,3kg/cm2 gerando 54kg de torque e 370hp. ja li aqui no preparados que k16 acima de 320hp entra em overspeed.
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caro barcellos, minha intenção não foi desanima-lo não viu….kkkk
minhas palavras seguem o propósito do fórum, que é dividir informações corretas relativas a preparação de motores e etc, para que todos nós integrantes estejamos bem informados e atualizados.
eu particularmente acho esse modelo lindo, com toque de alfa romeo, e que na configuração de suspensão/rodas descrita deve estar com uma estabilidade excelente
monta sim um kit turbo sim que ficará muito legal
por ser um projeto novo , e preciso arriscar em certos aspectos e ver até onde o cambio aguenta.
no exterior não tem nada a respeito ??
toca o tópico meu amigo, e faça do bravo um veiculo ainda mais bravo hehehe
abraço
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galera, a princípio de conversa ainda tenho o carro e o projeto!
andei sumido quase um ano do fórum porque estive viajando bastante a trabalho, ainda bem!
pra vocês terem uma ideia, no início do ano o hodômetro marcava algo como 35.000 km. agora são mais de 80.000 km e rodando…
vou responder a cada um de vocês!
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acho que neste caso você deveria procurar alguém que acerte com piggyback.
liga para o cristiano da dastek - 96837-1130
boa sorte.
fala raphael, beleza? a propósito, andei vendo seu corsão… "corça" o kct né, tá mais pra jaguar, tigre... tá forte hein? li o seu tópico inteiro e a saga foi bacana, hein? parabéns!
vou ver se ligo pra lá... nesse caso a dastek cuidaria apenas do acerto ou de todo o projeto?
brigadão!
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gente boa, dobrar a potencia de um motor com 0,5kg/cm2 (130hp para 250hp)parece um tanto estranho nao ?
ja vi isso ocorrer em motores 1.8 com cabeçote 20v, turbina muito bem escolhida e pressurizando 1kg/cm2, e todo o restante muito bem montado/acertado.
os 39,1 kgfm com essa pressao nem se fosse a diesel….
o pessoal do forum deve concordar com minhas palavras.
como disse anteriormente, achei bem estranho mesmo!! mas pessoalmente eu confiaria em algo como 200-220 cavalos com 0,6 bar de pressão (dependendo da turbina escohida).
quanto ao torque, entre 28 kgfm e 34 kgfm, na minha (leiga) opinião.
tudo isso no motor, é claro.
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irmão, cheguei a ver essa stradinha e inclusive conversar com o proprietário e infelizmente…
há uns 7 meses atrás esse carro quebrou, se não me engano rodando com o acerto do vídeo: 0,92 bar vindo 280 cavalos e 42,7 kgfm... desbielou e furou o bloco em vários lugares.
o carro não durou dois meses, aconteceu no último cilindro. o mauricio (dono) acha que foi falta de óleo, os caras da cc também. parece que o filtro foi deslocado com uma linha de aeroquipe muito longa, mas eu pessoalmente não acho que influenciaria tanto.
na realidade eu acho que não teve nada a ver com óleo. 1 kg é muita coisa pra motor (novo) original, creio que um limite natural seja 0,6 bar, concordam? e mais, falta de óleo poderia causar superaquecimento e até fundição, mas nunca vi um motor desbielar por causa disso... ainda acho que foi "olho maior que a barriga", mas vai saber né? o que vocês acham?
ele disse tava montando original na cc (não sei se montou original mesmo, não acompanhei). ficou meio revoltado com a situação também (segundo ele "uma coisa eu apredi, se quer um carro turbo, o melhor é comprar um original!!!").
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pela subida de giro, e com o freio do dino tudo ok parece muito bom !!! contudo, esta descrito 0,9kg/cm2, praticamente o dobro dos 0,5kg/cm2.
interessante tb o golf gti deles com k16, pressurizando 1,3kg/cm2 gerando 54kg de torque e 370hp. ja li aqui no preparados que k16 acima de 320hp entra em overspeed.
falando em gti, acho que uma boa seria uma k24 ou k27, não? andei vendo mapas delas outro dia e acho que bate bem com o fluxo dos 20v turbo…
voltando ao assunto, eu particularmente ainda acho que poderiam ter acertado melhor esse motor... esperaria tipo uns 310 cavalos com 1 bar.
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caro barcellos, minha intenção não foi desanima-lo não viu….kkkk
minhas palavras seguem o propósito do fórum, que é dividir informações corretas relativas a preparação de motores e etc, para que todos nós integrantes estejamos bem informados e atualizados.
eu particularmente acho esse modelo lindo, com toque de alfa romeo, e que na configuração de suspensão/rodas descrita deve estar com uma estabilidade excelente !!
monta sim um kit turbo sim que ficará muito legal !!
por ser um projeto "novo", e preciso arriscar em certos aspectos e ver até onde o cambio aguenta.
no exterior não tem nada a respeito ??
toca o tópico meu amigo, e faça do bravo um veiculo ainda mais bravo !!! hehehe
abraço!
fala amigão, parece que te deixei numa situação delicada por não responder! desculpa aí! agora já está explicada a minha ausência (um pouco mais que temporária).
gostei muito da sua ajuda, foi de enorme valia!
gosto bastante do bravo, ele tem um torque bastante bom em baixa (80% @ 1.500 rpm, 93% @ 2.500 rpm e máximo @ 4.500 rpm, demostrando ótima elasticidade), boa potência numa boa rotação e um design que apesar de datado (6 anos na europa e 3 anos aqui no brasil), continua bonito e atual, bem italiano
quanto à estabilidade, realmente é exemplar, ainda mais com o conjunto de suspensão do t-jet. estou usando uns pneus ruinzinhos (pirelli phantom) e mesmo assim é dificílimo fazer esse carro cantar pneu, inclusive em curvas de alta na estrada.
estou empenhado em turbina essa criançinha, vai ficar bem sleeper e mal-intecionado!! hahahah
vou arriscar mas nem tanto... pretendo andar a no máximo 0,6 kg/cm², não quero desbielar e nem quebrar uma marcha na estrada... de qualquer jeito vai ser u campo a desbravar...
infelizmente não cara! o e.torq só é vendido aqui e tudo que tenho são informações sobre o tritec do mini cooper, que não sei até que ponto é igual ao meu motor.
sobre a transmissão, sei que é a c510, usada em todos os fiats brasileiros (com motores a partir de 1.4-litro) atualmente (à excessão do bravo t-jet que usa c635). originalmente vem com, no máximo 21,1 kgfm (punto t-jet), o que não é base pra nada!! lá fora não há muita informação, mas a minha esperança é encontrar alguém por aqui com um palio, tipo 1.8r (ou stilo, ou siena...) turbo forte pra saber até quanto de torque esse câmbio aguenta na boa!!
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sobre o meu projeto galera, a continuo sondando, mas talvez eu troque de carro. se não trocar, o turbo sai, e por isso continuo sondando por aqui!!
andei sondando e parece que a genesis motorsport é boa opção, não? eles tem um know-how bacana em marea e devem saber se virar bacana com o e.torq! a propósito, quanto fica uma mão de obra de um projeto básico desses?
mas será que o acerto do meu carro só poderia ser feito por meio de piggy-back mesmo? primeiramente eu não sei se há uma central pro dualogic e outra central pro motor. no caso de serem separadas, tudo bem, não? mantemos a central do dualogic e mandamos uma outra no lugar da ecu do motor.
mas no caso de serem uma mesma unidade, será que eu não encontro nenhuma central capaz de controlar um sistema simples como o dualogic? será que uma central complexa como a fuelbox do amigo lost não conseguiria controlá-lo?
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galera, li varios posts sobre problemas em turbinar o 1.8 e.torq, o principal deles o fato de o bloco não ter dimensões extras para retifica em caso de quebra de pistão ou biela, mas alguém já turbinou aqui e poderia comentar sobre as dificuldades encontradas?
atenciosamente,