Fake in china
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fotos: divulgação
república popular da china. o maior país da Ásia oriental, terceiro maior do mundo e o mais populoso, abrigando mais de 1,36 bilhões de pessoas (quase 1/5 da população do planeta), governado pelo maior partido comunista do globo terrestre, sediado em pequim. faz fronteira com a coréia do norte, vietnam, laos, burma, butão, nepal, pakistão, tajiquistão, kyrgystan, casaquistão, mongólia e Índia. entre todos os seus vizinhos, os únicos que os tolera são os indianos; os demais variam entre detestar e odiar os chineses. sua topografia contém todos os elementos possíveis, como florestas, desertos, estepes, montanhas, planícies, pântanos e o oceano pacífico. logo, seu clima varia entre o calor desértico, chuvas torrenciais e o frio congelante, com direito a uma fusão disso tudo em algumas regiões.
com tudo isso de bocas para alimentar, as pessoas tem de se virar e ganhar algum yuan (algo em torno de u$ 0,1611) de algum jeito. quem pôde, abandonou as regiões agrícolas e os territórios inóspitos e migrou para as cidades mais industrializadas. só que com uma mão de obra de baixíssimo nível e cultura beirando o zero, aprendeu um novo ofício: a falsificação. devido a uma combinação de baixo custo de produção, mãodeobra barata e razoável infraestrutura, o sucesso comercial e industrial da china, com sua alta produtividade, sua economia hoje é a segunda maior do mundo e continua crescendo, onde a cada dia descobrese mais alguma coisa para se falsificar, vender aos milhares e abarrotar os bancos com dinheiro muitas vezes falso também.
só que todo esse mar de rosas tem um oceano de espinhos por onde navegam os industriais, comerciantes e funcionários menos honestos, que com suas técnicas ilegais e sonegação de pagamentos de licenças industriais e comerciais, transformaram a china na capital mundial da falsificação em geral. não fosse a china, o paraguai e os muambeiros brasileiros não existiriam. perfumes, relógios, baterias, eletroeletrônicos, roupas, calçados, ferramentas, peças de reposição de aviões (!), de automóveis e carros inteiros são falsificados na cara mais do que dura, vendidas aos quatro cantos do mundo na cara mais dura ainda e o world trade organization (omc organização mundial do comércio) não mexe uma palha para impedir essa pirataria descarada e, por vezes, assassina. parece que o presidente xi jinping é mais aterrorizante do que gengis khan o fora. seu país faz o que acha mais bonito e fica tudo por isso mesmo.
lógico que existem empresas sérias e honestas em todos os setores na china, e o setor automobilístico está presente nesse rol. tem coisas que, para nós ocidentais, são meio embananadas de se entender, como a indústria automobilística nacional chinesa, que sofre grande interferência do governo e as fusões entre montadoras é uma constante, além de incontáveis joint ventures entre montadoras nativas e de outros países, que começam e acabam num espaço de tempo mínimo. com a chegada de montadoras como bmw, mercedesbenz, land rover, volkswagen, general motors e tantas outras no país, os falsificadores ficaram em estado de graça. afinal, basta comprarem um modelo original, desmontar tudo, copiar tudo, produzir igualzinho mas com matériaprima ridiculamente inferior e vender o carro por menos da metade do preço. bom negócio, não?
as falsificações chinesas de automóveis mostram que os fabricantes não têm medo de copiar o que quiserem. conseguiram copiar marcas como mercedes, bmw e, prêmio nobel da cara de pau, a haunghai automobile violou os direitos autorais da sulcoreana hyundai, criou um santa fe chinês chamado cuv e surpreendentemente apresentaduo no beijing auto show com o slogan custa metade do preço do original!
mais caradura ainda é a geely holding group co. ltd, cujos designers chineses construíram uma réplica rolls royce phantom rebatizado como geely ge (general excelence) apresentado no shanghai motor show. pelo seu lado, a chongqing lifan industry não copiou apenas o nome do bmw série 3, mas sim o carro todo. para não deixar barato, clonou grotescamente o anglobritânico mini clubman, renomeado 320. e tem quem compre.
de cair o queixo é o cinismo da tsinchuan automobile company, controladora da byd auto co., ltd., que construiu seu próprio mercedesbenz clk coupé e é comercializado como byd f8. mas esse exfabricante de baterias não se contenta com pouco, e também está clonando modelos da toyota, daihatsu, honda, buick, subaru e bmw!já a shijiazhuang shuanghuan automobile co, ltd. não tem a menor vergonha em anunciar que seu shughuan custa a metade do preço do bmw x5 que fabrica na china. teve processo judicial, e o juiz decidiu que os dois carros não têm nada em comum. não deixa de ser uma meia verdade, porque enquanto o bmw x5 ptima pela excelência, o shughuan é a porcaria que seu valor determina. mas não parou por aí. a byd s6 suv é uma cópia descarada da última geração do suv lexus rx350.
a última afronta às leis mundiais de propriedade e registro de projetos foi promovida pela jiangling motors corporation, que apresentou seu landwind x7 no salão do automóvel de guangzhou, e o carro nada mais é (além da qualidade inferior onipresente nas cópias) um range rover evoque. outras aberrações de clnagem industriais que podem ser analisadas são o daewoo matiz x chery qq, vauxhall frontera xs landwind x9, honda crv x laibao srv, mercedes c x geely merrie 300, rollsroyce phantom x hongqi hqd, smart x chinese smart, toyota prado x dadi shuttle, nissan xtrail xs greatwall sing e bmw 7 x byd f6.
para alguns, é pura falta de respeito pelas leis de comércio mundiais; para outros, é uma maneira de se trabalhar em alguma coisa que garanta um prato de comida. para a esmagadora maioria, no entanto, é o resultado do que décadas de comunismo extremo pode fazer com a criatividade. basta observar como união soviética, de quem a china plagiou seu regime, copiou quase tudo que havia de bom no ocidente. assim como os chineses, os russos clonaram de carros a aviões. mal feitos e mal acabados aos extremos, mas copiaram.
as limusines chaika utilizadas por membros do politburo soviético foram copiadas de um packard sedan de 1950. o avião tupolev tu154 é a versão soviética do boeing 727, assim como o illushyin il62 (com 4 motores a jato montados na parte de trás era uma imitação barata do britânico vickers vc10. tanto os tupolev quanto os illushyn caiam mais do que voavam. carros falsificados não voam, mas se destroem por completo ao mais leve toque, e o destino dos passageiros é o mesmo dos que estavam a bordo dos aviões falsificados. fique de olho!