Sensor map
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os utilizados em carros sem sobrealimentação costumam ler até 110 ou 120kpa. pressão atmosférica em torno de 93kpa em são paulo.
no brasil somente dos carros turbo originais. claro que verificando qual a pressão máxima de trabalho deles.
no meu caso, não tinha nenhum carro no brasil que utilizasse o sensor do modelo do meu carro, que tivesse leitura para mais de 120kpa. mas fácil de resolver comprando pelo ebay.
se não quiser comprar do modelo embutido no coletor de admissão, existem os modelos externos, iguais os utilizados nos corsas antigos.
este é o externo universal para 3 bar:
este é o bosch que uso no carro, 20-300kpa absoluto:
raphael, muito obrigado por tirar minhas dúvidas. meu carro é um celta e queria saber mais sobre o sensor map dele. se eu turbinar o celta e fizer o acerto pela injeção original, eu teria que substituir o map né?
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olha, acertar pela injeção original em um carro que não é turbo originalmente é quase sempre impraticável.
converse bastante com o overspeed, jajá ele aparece por aqui.
qual o ano do seu celta?
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o que dificulta no caso do celta é não poder emular em tempo real… ai um tempo monster porque é tentativa e erro e cada gravação leva em torno de 8 minutos
mas é possivel....
overspeed, tudo bem? queria mesmo falar com vc pois já percebi que você saca muito de reprogramação queria saber o que eu preciso pra começar a reprogramar centrais. queria começar com a do meu carro, um celta queria saber que ferramentas devo adquirir, se tem algum tutorial ou material que eu possa ler e talz. se você puder me ajudar, agradeço muito moro em natal-rn e aqui não tem nada sobre reprogramações.
abraço
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cara, é uma coisa ardua… não existe nenhum curso realmente bom no brasil... a unica coisa que tem é do pradopowerchips...vc compra o software e hardware pra fazer e ganha um curso que honestamente num ensina nada...
cada carro ou familias de carro usam metodos diferentes, alguns só substituindo o chip, alguns só via obd, alguns só em bench (na bancada sem o imobilizador) e outros apenas em boot (abre a central, solda alguns resistores pra que ao energizar a ecu ela entre em modo de comunicação em vez de rodar o programa dentro)...cada um requer uma ferramenta especial...
tome muito cuidado qdo for comprar pra num pegar um clone, que muitas vezes funciona pra uns e não pra outros (eu tenho um monte aqui de clones que alguns coelgas usam pra alguns carros e não funcionam comigo..e tem carro que eu faço aqui e que outros não conseguiram) e isso pode levar a travar um modulo (fica em modo de comunicação e o carro não liga ou simplesmente trava outra memoria, eeprom que não permite mais o uso da ecu no carro sem revirginizar...e algumas mais novas trava e perde a central)
a uns 40 dias eu peguei uma oficina que o cara comprou um cabo destes clone e travou duas centrais de astra 2.0... uma delas eu consegui desbloquear pra fazer o carro funcionar...a outra esta aqui e num tive tempo ainda, mas o mesmo proecdimento que salvou uma não surtiu efeito na outra...
pra aprender o que mexer e como mexer depende de cada familia de central...isso só se aprende mexendo ou debugando o software...
vc precisa ter bons conhecimentos de hardware e software (linguagem de máquina, funcionamento de um sistema de gerenciamento eletrônico) razoáveis de eletrônica (solda, medição de sinais, etc) e profundos de mecânica (pra saber o que fazer pra melhorar em cada caso)
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cara, é uma coisa ardua… não existe nenhum curso realmente bom no brasil... a unica coisa que tem é do pradopowerchips...vc compra o software e hardware pra fazer e ganha um "curso" que honestamente num ensina nada...
cada carro ou "familias" de carro usam metodos diferentes, alguns só substituindo o chip, alguns só via obd, alguns só em bench (na bancada sem o imobilizador) e outros apenas em boot (abre a central, solda alguns resistores pra que ao energizar a ecu ela entre em modo de comunicação em vez de rodar o programa dentro)...cada um requer uma ferramenta especial...
tome muito cuidado qdo for comprar pra num pegar um clone, que muitas vezes funciona pra uns e não pra outros (eu tenho um monte aqui de clones que alguns coelgas usam pra alguns carros e não funcionam comigo..e tem carro que eu faço aqui e que outros não conseguiram) e isso pode levar a travar um modulo (fica em modo de comunicação e o carro não liga ou simplesmente trava outra memoria, eeprom que não permite mais o uso da ecu no carro sem revirginizar...e algumas mais novas trava e perde a central)
a uns 40 dias eu peguei uma oficina que o cara comprou um cabo destes clone e travou duas centrais de astra 2.0... uma delas eu consegui desbloquear pra fazer o carro funcionar...a outra esta aqui e num tive tempo ainda, mas o mesmo proecdimento que salvou uma não surtiu efeito na outra...
pra aprender o que mexer e como mexer depende de cada familia de central...isso só se aprende mexendo ou debugando o software...
vc precisa ter bons conhecimentos de hardware e software (linguagem de máquina, funcionamento de um sistema de gerenciamento eletrônico) razoáveis de eletrônica (solda, medição de sinais, etc) e profundos de mecânica (pra saber o que fazer pra melhorar em cada caso)
overspeed, sobre os conhecimentos que você disse que era bom ter, tenho quase todos. os únicos que não manjo muito são os de elétrica, mas já conversei com um amigo que entende e ele pode me ajudar. o que eu queria era um direcionamento inicial de como mexer com a injeção eletrônica do meu carro, no caso, um celta 2005! pois como é o carro que eu tenho, é o único que eu posso mexer e aprender mais sobre reprogramação! queria saber mais sobre que ferramentas usar, que sofware usar etc. se você puder me ajudar, agradeceria muito! :)
abraço e valeu pela força
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celta usa central microhíbrida, vc não consegue fazer sem ter uma ferramenta "flasher" que faz via obd ou na bancada, alguns clones corrigem automaticamente o checksum, porém pro padrão europeu (que não funciona em algumas centrais do brasil, vc consegue gravar, mas o carro não liga por erro de cks)… eu recomendaria começar mexendo numa de corsa mpfi antigo que é "similar" nas curvas e estrategia de funcionamento e num "trava", basta colocar o chip de volta... qdo estiver bom nessa vc pega uma de celta e tira de letra
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celta usa central microhíbrida, vc não consegue fazer sem ter uma ferramenta "flasher" que faz via obd ou na bancada, alguns clones corrigem automaticamente o checksum, porém pro padrão europeu (que não funciona em algumas centrais do brasil, vc consegue gravar, mas o carro não liga por erro de cks)… eu recomendaria começar mexendo numa de corsa mpfi antigo que é "similar" nas curvas e estrategia de funcionamento e num "trava", basta colocar o chip de volta... qdo estiver bom nessa vc pega uma de celta e tira de letra
overspeed, então a central do corsa mpfi não é microhíbrida?!
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overspeed, onde posso comprar ferramentas pra começar a ler e reprogramar centrais?
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vc e o overspeed do ipiranga? ???
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po overspeed gostaria de uma grande ajuda sua tenho um monza turbo e to com dificuldade de regular ele gostaria de uma luz rs…. de prwferwncia xenon para iluminar bem kkkk meu carro uso a injeccao original e uma pandoo pulser plus no suplementar com bico de monza alcool na pressurizacao seguintw c eu carco o pe ele em 02 ate 05 ele vai como c tivesse dando falta no hallmeter a ymistura nao fica nem pobre e nem rica fica mo meio depois de 05 ele deslancha tava uusando um hpi mas tirei e coloquei um dosador de kadett mpfi com 3 bar a pressao ta ok bomba de gti mas ele nao vai pode ser prroblema no map da i jecao original? ??
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o que dificulta no caso do celta é não poder emular em tempo real… ai um tempo monster porque é tentativa e erro e cada gravação leva em torno de 8 minutos
mas é possivel....
overspeed, não há mesmo nenhuma forma de emular em tempo real a central do celta?! nem usando um kess?! pergunto pq li que era possível. e como vc entende bastante, resolvi perguntar
abraço