[em progresso] corsa econoflex
-
parabéns, poucas vezes vi um projeto bem montado, e com uma imagem tão limpa e discreta como esta.
obrigado!
mto bacana!!!!!
se pensa em por um tubo na boca da turbina?
talvez da proc posionar e pegar ainda mais ar frio!
vou fazer um intake, falta só achar uma redução de 4" para 3" para a boca do compressor :)
cara parabéns, sei o quanto é complicado um projeto deste, confiavel e forte. massa.
nem me fala, de uns tempos pra cá que tenho me animado mais com o carro…as vezes dá vontade de tocar fogo haha.
dificil ver um projeto bem montado como o seu rapha, parabéns
valeu!
-
fui num dinamômetro novo para experimentar, o resultado foi um pouco estranho ao meu ver.
34kgfm de torque e 254whp (ambos nas rodas)…passaram outros dois carros e os resultados foram meio estranhos também...será que é só isso mesmo?
-
rapha, cuidado pq tem mt dinamômetro cliente feliz…
passei meu carro 1.4 com 1.1bar e veio 166whp num dino confiável... se eu tivesse ido em um dino cliente feliz, certamente teria dado mais de 200whp, hahahaha
parece q tá certo sim
-
quero ir em outro para confirmar.
tem dois bem diferentes que medem a potencia na roda e depois descontam a perda medida na desaceleração que deram resultados bem parecidos (potencia no motor).
este mede somente na roda, mas não é conhecido. vou tentar ir em algum dinojet, lá no sapinho sei lá hahaha.
apzão 2.0 bloco alto, turbinão, cabeçote feito, comando, intercooler etc etc deu 300whp com 1.3 bar….sei lá. quem sabe depois vou em outro para ver se chego em alguma conclusão.
edit: só aferi a potência também, não houve nenhuma calibração depois da troca da turbina / intercooler.
-
isso é uma coisa que eu vejo com frequência povo falando "ah…foi no disney-race la é dina turbinado" "ah, mediu no dinojet então é lei" "ah, aqui na minha oficina é dina a depressão...da menos que todos os outros"... e ai vai
meus 2 cents:
meço meus carros geralmente na dinosrace, mas medi muitos na dinojet e muitos num dastek da union... viajo o país inteiro e medi carro de natal a porto alegre...o que vejo é que se usar a mesma norma de correção com os valores corretos sempre da um resultado equiparável e na mesma ordem de grandeza... não esper eprecisão milimétrica porque não é a função de um dina de rolo...mas de 300 vir 290 ou 310 representa menos de 5% e levado em conta mudanças na temperatura, altitude e até mesmo combustível ou mesmo o simples ato de uma ventoinha ligar no meio da medição 10cv não irão mudar a sua vida.
a ultima coisa...vejo sempre nego falando com desdém..."ah mediu no fulano, lá é da alegria... da cavalos a mais"... na minha concepção, melhor vc ter 300cv e ouvir que tem 350 do que ter 350cv ouvir que tem apenas 300 e ainda de quebra ver um pedaço da biela atravessar o bloco...
já vi nego ir no dina e saie decepcionado com o valor medido... ainda de quebra acaba com bloco furado porque biela num aguenta... e num sabe o porquê disso...
dina é ferramenta de calibração, pra vc num correr risco de vida, num correr risco de multa, apreensão de carteira, acidente, atropelar alguem...e ainda de quebra tem um laudo pra saber com é o formato da sua curva de torque/potencia e pdoer aproveitar o motor.... sem falar da possibilidade de fazer log e fica com a cara la no capot aberto e identificar se tem manugueira rasgada, valvula que num suporta pressão e coisas assim...
-
bem falado biba-speed.
sobre a curva, o operador do dinamômetro salvou um arquivo no pendrive que ao abrir fica bem nada a ver, então não vou conseguir mostrar aqui.
mas ficou bem diferente da curva com a k16, deu até para subir um pouco o limitador…muito melhor em alta e perdeu muito pouco em baixa.
dia desses passo aí na sua casa.
-
achei o mangote que precisava com redução de 4" para 3" afim de fazer o intake pro compressor:
alguém reparou nos cabos de vela dos ea-111? encaixam normalmente e tem comprimento de certa forma compatível…e a princípio são bem melhores que os cabos da gm que começam a dar fuga a cada 3 meses. vamos ver.
o filtro abafou bem a gritaria que essas turbinas com refluxo fazem:
http://www.youtube.com/watch?v=-wxohbmciiq
e como sempre alguma coisa tem que dar problema...:
válvula mcs-i da spa turbo, primeira vez que quebra comigo, mas tenho um amigo que em 2 meses quebrou da mesma forma 2x. (e eles não deram garantia, alegaram mau uso.)
postei no fórum hotcampinas e a spa entrou em contato comigo. critiquei quando achei que deveria, mas se eles agirem com honestidade vou relatar aqui também.
ah, vídeo aleatório que fiz durante uma revisãozinha cotidiana (verificar fluídos, ruídos etc..)
http://www.youtube.com/watch?v=jc68y6vgvve
marcha lenta estável com lambda 1,00 e bicos deka de 80lbs @ 4 bar de linha de combustível :d :d
-
:d
-
precisa levar esse carro p interlagos …. dar umas voltas nos time attacks
-
coisa linda de projeto…
valeu!
precisa levar esse carro p interlagos .... dar umas voltas nos time attacks
como é meu único carro, de dia a dia, fico com medo de estragar já que não sou piloto. mas um dia vou andar em trackday, tá na lista haha.
precisa é se convencer de que ja ultrapassou o limite seguro do projeto, vender e abraçar um carro com potencial pra 500cv kkkkkk
qué comprá?? :d
-
achei uma solução para o problema da válvula da spa:
válvula beep turbo + adaptador :d :d
-
não conseguiu resolver nada com a spa?
pq já não comprou uma mack mt300? to achando que esse adaptador vai estrangular…vai vir no mínimo 2 bar... kkkk
o pascoal da spa entrou em contato comigo e foi atencioso. explicou que nestes casos a spa troca a válvula numa boa, mas que no meu caso não daria pois já havia terminado a garantia.
comentei com ele e até mandei as fotos da válvula do meu amigo que támbém quebrou duas vezes do mesmo jeito, no período de garantia, e foi negada pela spa. ele achou estranho e ficou tudo nisso aí.
se eu quisesse comprar outra válvula na spa eu teria desconto...mas no final de tudo, resumão...cliente saiu no preju.
não comprei a mt300 por que na verdade vou testar essa solução com essa válvula da beep, e saiu exatamente a metade do valor de uma mack. como é um teste, com chance de ficar vazando, ou ficar ruim por qualquer outro motivo...fui na mais barata (e o rossi da beep turbo, pelo menos a princípio, foi bem prestativo).
outra coisa, apesar de ser barata me falaram muito bem dela.
pode ser mesmo que a pressão fique alta. amanhã na hora eu decido se uso assim mesmo e vejo no que dá, ou se já faço um porting na flange!
-
instalei a válvula, fui no escape-man refazer a saída e deu tudo certo, mas vou fazer algumas observações:
por falta de experiência eu não reparei na furação da válvula de escape quando peguei o coletor…não imaginava que uma loja que tinha um certo nome não faria um controle de qualidade.
bom, olhem a furação onde a wastegate vai fixada...bem desalinhada né? por isso que sempre vazou pela wastegate e nunca consegui resolver. se eu for reclamar lá...será que vou ouvir o que? hehehe.
como a flange tem bastante parede, mesmo com a furação deslocada no coletor, vedou bem:
...
não tirei nenhuma foto da válvula em si da wastegate da beep turbo, mas a válvula que usam é de cabeçote, com o raio de adoçamento bem grande até na junção da "moeda" com a "haste".
só para deixar mais claro para quem não conhece, para evitar falha de qualquer peça/componente por fadiga e/ou acúmulo de tensão, não pode-se deixar nenhum "canto vivo" em nenhum tipo de aresta, junção, canto, etc... a válvula da spa, onde tem a junção da haste com a moeda, não existe raio de adoçamento, um "arredondamento" no momento da usinagem para evitar acúmulo de tensão.
a pressão com a mola mais dura ficou em 1.4 bar com o parafuso todo solto, e a pegada melhorou uns 500rpm. por enquanto pelo menos só vantagens rsrs.
voltando ao assunto da haste:
esta e á válvula da spa:
essa é uma válvula de cabeçote:
dá pra ver que na junção da "moeda" com a "haste" existe uma diferença entre elas?
-
rafa na época que eu tinha minha parati t eu tive problemas com a valvula e troquei por uma de cabeçote de tempra 8v ela tem 42mm… problema resolvido...