Gol cht 1.0~1.6+
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bom dia! sou novo aqui no fórum e me registrei para ter uma ajuda de vocês,
pesquisando no google vi um tópico de 2011 onde falavam sobre um gol 1.0 onde iriam fazer o motor o transformando em 1.6 e tals.
seguindo a mesma linha, tenho um gol bolinha 96 com motor cht 1.0 injeção monoponto.
bom, o carro está meio fraco (mais do que o normal) e começando a fumar, foi ai que começou as pesquisas na internet, procurando alguém que tem esse motor, e fiquei sabendo que da pra transforma-lo em 1.6, 1.3.
após muitas pesquisas, comprei algumas peças.
kit camisa e pistão mahle 1.6
kit distribuição mahle.
embreagem sachs.
bomba de óleo shadeck.
bomba de água magnet-marelli.
filtros, cabos, velas, tampa distribuidor, rotor, válvula termostática, correia alternador.
e por ultimo um cabeçote já retificado e montado 1.6 do gol quadrado de mesmo motor.
mesmo sabendo que o motor é limitado, gosto dele por causa da economia, já que uso no dia a dia, e não pretendo troca-lo agora, pois está quitado e documentado, tudo certinho.
não pretendo turbinar, aspirar ou algo do gênero, apenas quero um pouco mais de torque para subir serras, ladeiras, e mais força na saída.
até então já gastei em torno de r$1.500,00.
e ainda tenho que comprar:
mangueiras de Água.
bico injetor 1.6
bronzinas.
minha dúvida.
alguém aqui já fez essas alterações no motor, fica realmente bom? falta alguma peça que eu tenha esquecido?
preciso mexer na injeção? remapeá-la, trocar central?
hoje o motor tem 55cv, depois de feito quantos cv ele vai ter mais ou menos?
bom pessoal é isso, espero que possam me ajudar.
muito obrigado.
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vc vai fazer o motor 1.6, vai ter praticamente a mesma força/potencia do 1.6
realmente o motor cht é bem interessante para economia (teve 2 la em casa ja)….. É motor ford apesar de estar no gol.
por sinal vc terá mais força que o 1.6 original pq acho que acaixa de marcha é diferente e a sua é mais curtinha.
já sobre a injecao acho que você tem que mudar sim inclusive o bico. (é outro motor entao outro tipo de servico que a injecao tem que entregar). não sabia que tinham saido gol cht com injecao nao, só com tdlz.
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a respeito dessa famosa conversão do motor cht/ae 1.0 em 1.6 com a troca do kit, principalmente nos gols e escort 1000, há de se fazer algumas ponderações importantes. primeiro, para ter um motor verdadeiramente 1.6 (1555 cm³, cilindrada original do cht/ae 1.6), é necessário a troca de praticamente todo o miolo do motor, ke seria:
- kit de pistões e camisas do 1.6, diâmetros diferentes do kit para 1.0
- virabrequim do 1.6, curso diferente do virabrequim do 1.0
- bielas do 1.6, comprimento diferente das bielas do 1.0
- cabeçote do 1.6, maior fluxo
apesar da diferença de fluxo do cabeçote de 1.6 (maior), se pode manter o cabeçote do 1.0 sem grandes problemas. e, é bom saber que o câmbio do 1.0 é muito curto pra um motor 1.6, de modo que você teria um carro estúpido no desempenho, mas beberrão, gostoso pra brincar de uma lombada na outra apenas. desse modo, do 1.0 original aproveitaria-se praticamente só o bloco, e fica evidente como essa conversão para 1.6 "de verdade" sairia um pouco cara, devido à compra de quase todas as peças do motor e mais o câmbio.
o que o povo mais costuma fazer é, na hora da retífica, trocar apenas o kit de pistões e camisas pelos do 1.6, mantendo bielas e virabrequim de 1.0, obtendo-se assim um motor 1.2 mais ou menos. se for um carro carburado (gols quadrados e escorts hobby), fica bom e o ajuste é bem simples. o carro fica mais "torcudinho" e esperto, ao custo de um consumo pouca coisa maior.
o problema são os cht/ae 1.0 injetados, os gols bola 95 e 96. nestes essa conversão causa dores de cabeça consideráveis, pois a injeção não casa mais com a nova configuração do motor, e ela não é fácil de ajustar como um carburador. surgem os mais diversos problemas de funcionamento, fazendo muita gente desanimar. vejo muitos erros cometidos nesses casos. colocar bico de 1.6 não adianta, pois o motor não é 1.6, é 1.2… o correto seria colocar um bico de 1.2 (não existe) ou de algum carro 1.3 (esse existe) ou aumentar a pressão do bico de 1.0.
ainda assim, mesmo que o motor ficasse 1.6 com bico de 1.6, a central de injeção ainda porta a configuração de 1.0, e aí que residem todos os problemas. seria preciso remapeá-la para a nova condição do motor, (1.2 ou 1.6) ou trocar a centralina por alguma outra adequada à nova condição do motor. a correspondência mais próxima seria a injeção monoponto do renault 19, veículo cujo motor é, na prática, um cht/ae 1.6 injetado. ou partir pra módulos programáveis, como megasquirt, fuelltech e pandoo, dentre outras. mais custo e mais complicação, por causa de um desempenhozinho duvidoso de 200 cc a mais... por isso é bom ponderar até que ponto vale a pena fazer essa conversão, principalmente se o carro for com injeção "burra" monoponto.
há a opção de inutilizar a injeção original do motor cht/ae 1.0 e meter um carburador no novo motor convertido, por ser barato e facílimo de ajustar comparado à injeção original. mas duvido que a maioria simpatizasse com a idéia.
resolvi postar essas informações aqui, pra ajudar aqueles que porventura vierem a querer se aventurar nessa conversão de motor cht/ae 1.0 para outras cilindradas, para que possam avaliar com embasamento os procedimentos a fazer, avaliar se vai valer a pena, e evitar os erros mais comuns em cada caso.